Qual as baterias mais aconselhadas?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Qual as baterias mais aconselhadas?

Mensagempor Américo » quarta Oct 17, 2012 4:10 pm

Companheiros, numa de ir ganhando já algum tempo,qual o tipo de baterias que me aconselham para a celula(habitac)?
pode ser qualquer uma desde que tenha os mesmos amperes das que estão lá,(100 amperes e 75 amperes)ou existe algumas mais apropriadas para esses fins?
disseram-me que as que se aplicam no arranque do motor tambem davam,mas que existiam umas melhores,que eram de descarga mais lenta,penso ser isso
o amigo que foi lá comigo aconselhou-me a ir ao hipermercado,que era muito mais baratas e tinham igualmente 2 anos de garantia,que me dizem da sugestão?
aceito sugestoes dos meus sabios companheiros :D ....

abráços rolantes
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: Qual as baterias mais aconselhadas?

Mensagempor spedy » quarta Oct 17, 2012 4:14 pm

Marcas não lhe sei dizer, até porque é controverso, mas para ficar com uma referencia, coloquei uma de 100A descarga lenta e ficou por 150€ com IVA .

http://www.fiplaco.pt/BATERIA_105AH_PORBAT_CAMPING

Consulte esse site para ter uma ideia.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor c.lima » quarta Oct 17, 2012 7:46 pm

Boas noites
Américo não sei se será boa ideia colocares as duas baterias em paralelo visto uma ser de 75 e a outra de 100, na minha ideia elas deveriam ser da mesma amperagem.
Aqui na nossa zona tens vários locais onde te podes informar sobre os valores. Campilider,ovar. Albicampo, angeja,,
Posso te dizer que na Campilider as baterias Agm andam dentro dos 200 euros.
Se colocares uma nova aconselho que não a coloques em paralelo com as que tu tens.
Espero que tudo corra bem, nesta altura começam os problemas com as ditas.
Comprimentos
C. Lima
c.lima

Registado: quarta abr 11, 2007 9:44 pm

Mensagempor Américo » quinta Oct 18, 2012 10:32 am

c.lima Escreveu:Boas noites
Américo não sei se será boa ideia colocares as duas baterias em paralelo visto uma ser de 75 e a outra de 100, na minha ideia elas deveriam ser da mesma amperagem.
Aqui na nossa zona tens vários locais onde te podes informar sobre os valores. Campilider,ovar. Albicampo, angeja,,
Posso te dizer que na Campilider as baterias Agm andam dentro dos 200 euros.
Se colocares uma nova aconselho que não a coloques em paralelo com as que tu tens.
Espero que tudo corra bem, nesta altura começam os problemas com as ditas.
Comprimentos

Boas companheiro;
por acaso,(segundo me foi dito pelo ex. proprietário da autocarava com quem falei estes dias,todo o processo das baterias foi feito mesmo na campilider,daí ficar sem saber o que dizer e pensar
tem uma te 100 amperes de manutenção,na célula,e outra de 75 de marca diferente debaixo do banco do passageiro junto com um carregador que segundo me disse o ex. proprietario também é da celula e estão de facto ligadas entre si...
de qualquer das formas obrigado pela opinião e ajuda,tenho de ponderar as informaçôes e ver o que irei fazer...

abráços rolantes
Américo Pereira
Américo

Mensagempor curto » quinta Oct 25, 2012 10:56 pm

Caro companheiro.

Na AC que recentemente comprei tinha uma bateria normal a acido de 100Ah.
Quis aumentar a capacidade e depois de analizar todas as hipoteses que tinha optei por uma bateria tambem a acido de 180 Ah de marca conceituada que me custou €160.
Claro que tinha possibilidade de espaço para a instalar e que me disseram logo que não havia garantia para este tipo de utilização, e que ela tinha menos tempo de vida que as de gel e de descarga lenta, etc
Mas esta questão da longevidade tem a ver principalmente com os ciclos de descarga pelo que tendo paineis solares esses ciclos não são tão acentuados e por isso estará mais salvarguadado, pois ela raramente descarrega a niveis preocupantes.
E já agora o preço: quanto custa uma bateria de gel desta capacidade? Quantas baterias destas posso comprar pelo preço de uma de gel?
Então quando chegar ao fim do tempo de vida util fico a ganhar pois posso voltar a comprar outra e sobra dinheiro.
Tambem na minha anterior AQC tinha duas baterias a acido de 110Ah cada e nunca tive qualquer problema
Uma nota final: se um dia precisar da bateria do habitaculo para arrancar o motor, as de descarga lenta abafam e não o conseguem.
SEi que pode ser controverso o que disse mas é um contributo que me pareceu oportuno
Boas saidas
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor Américo » sexta Oct 26, 2012 10:22 am

curto Escreveu:Caro companheiro.

Na AC que recentemente comprei tinha uma bateria normal a acido de 100Ah.
Quis aumentar a capacidade e depois de analizar todas as hipoteses que tinha optei por uma bateria tambem a acido de 180 Ah de marca conceituada que me custou €160.
Claro que tinha possibilidade de espaço para a instalar e que me disseram logo que não havia garantia para este tipo de utilização, e que ela tinha menos tempo de vida que as de gel e de descarga lenta, etc
Mas esta questão da longevidade tem a ver principalmente com os ciclos de descarga pelo que tendo paineis solares esses ciclos não são tão acentuados e por isso estará mais salvarguadado, pois ela raramente descarrega a niveis preocupantes.
E já agora o preço: quanto custa uma bateria de gel desta capacidade? Quantas baterias destas posso comprar pelo preço de uma de gel?
Então quando chegar ao fim do tempo de vida util fico a ganhar pois posso voltar a comprar outra e sobra dinheiro.
Tambem na minha anterior AQC tinha duas baterias a acido de 110Ah cada e nunca tive qualquer problema
Uma nota final: se um dia precisar da bateria do habitaculo para arrancar o motor, as de descarga lenta abafam e não o conseguem.
SEi que pode ser controverso o que disse mas é um contributo que me pareceu oportuno
Boas saidas

Boas companheiro:
sim foi de facto um bom contributo,e pensando bem tem até logica tudo o que mencionou,e ja tenho varias opiniôes iguais a sua ca na minha zona e será muito provavelmente essa a atitude que tomarei pelos factores ate que mencionou,aínda não as meti porque no fim semana passado estive a luz,tenho a autocaravana ligada a luz estes dias para ver se carrega as baterias e no fim semana(amanhã) irei sair se tudo correr normalmente e então irei testar a carga e ver com o que posso contar...
obrigado companheiro pela sua opinião
abráços rolantes e boas voltas.. :D

"surja a oportunidade e a Ramona rola"
Américo Pereira
Américo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes