que tipo de gás utilizar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

que tipo de gás utilizar

Mensagempor Candido Pinheiro » quinta set 06, 2012 9:12 am

bom dia amigos depois de ouvir algumas opinioes gostaria tambem da vossa opiniao sobre que tipo de gas utilizar na ac.butano ou propano?neste momento estou a usar o butano só pela simples razao de tirar peso á pobre ac pois botijas de butano daquelas leves arranja-se com facilidade não é?repsol bp etc mas propano não há corrijam-me por favor se estiver errado pois já andei a verificar nos fornecedores e das botijas leves ninguem tem no propano.pela simples razao do peso das botijas é que estou a usar butano.a minha pergunnta vai no sentido de saber se por ser butano nao estraga os aparelhos que funcionam a gas nomeadamente o boiler e o frigorifico...pelo que li pelo menos o frigorifico diz que se torna mais eficiente uncionando a propano...disseram-me tambem que os bicos ficam pretos...e o boiler?portanto se me puderem tirar esta duvida agradeço...em suma...butano ou propano(só botijas de ferro infelizmente)?desde já obrigagos pelas respostas e abraços.
Candido Pinheiro

Registado: quinta jul 12, 2012 9:50 am

Re: que tipo de gás utilizar

Mensagempor cookie » quinta set 06, 2012 12:18 pm

olá companheiro

pelo que sei o propano é um tipo de gás que danifica menos os equipamentos, é mais limpo e "queima melhor". tambem já li que as botijas de propano conseguem gastar-se até ao fim enquanto que as de butano não.

para alem disso, o butano aos 5ºc de temperatura ambiente começa a congelar... o propano aguenta até aos -30ºc salvo erro.

infelizmente propano só nas botijas de ferro pesadíssimas. quando questionados sobre isso, alguns revendedores o que nos disseram foi que como não há procura que justifique o investimento em botijas leves, não as fazem. é uma pena...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Re: que tipo de gás utilizar

Mensagempor nelsontiago » quinta set 06, 2012 1:54 pm

Um pouco de quimica:

Fomulas químicas simplificadas; Propano = C3H8 Butano = C4H10

Basicamente os dois gases são compostos apenas por dois elementos, o Carbono e o Hidrogenio, podemos analisar em separado a combustão destes dois elementos quimicos de uma maneira muito simplista, ou seja, o Hidrogenio que é um gas presente na nossa atmosfera tem uma combustão limpa com chama quase invisivel, ao passo que o Carbono (se me for permitido diremos aqui que Carbono=carvão) com chama alaranjada, tem uma combustão incompleta e que liberta resíduos sólidos.

De uma forma simplista fica assim explicado que o lixo acumulado nos bicos de queimador e chaminés são os resíduos de Carbono presente em ambos os gases.

Ora pela análise da fórmula química, e sabendo que no caso do Propano temos 3 moleculas de carbono juntas com 8 de hidrogenio, isto significa que

Propano= 37,5% Carbono

Já o Butano = 40% Carbono

assim 40% - 37,5% = 2,5%

Conclusão; O Gás Propano é 2,5% mais limpo que o gás butano.

quanto aos pesos das garrafas, etc. isso serão factores que cada um deverá equacionar por si.

P.S.- Houve dois elementos que não foram esquecidos, mas sim deixados de fora destas contas dada a relativa irrelevancia;
1- A todos os gases de consumo (Propano, Butano, Gas natural e LPG) é adicionado um agente odorante por motivos de segurança(Off topic).
2- Pureza do gas; Os valores e contas apresentados foram feitos pelos valores de referencia de gases puros, na realidade isso não acontece.

Saber mais:

Propano http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/gas-propano-granel/Paginas/Gas-propano-granel.aspx (no final da pagina Ver ficha de dados de segurança do produto)

Butano http://www.airliquide.pt/pt/produtos-e-servicos/fichas-de-seguranca/fichas-de-seguranca-de-gases-puros.html?themesleft=&themesright=&themesyear=&page=3#.UEiqUKDWpvk
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes