Instalação painel Solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Instalação painel Solar

Mensagempor Peixoto » segunda jun 11, 2012 12:05 pm

Boas, aqui estou eu com a minha 1ª dúvida!

É o seguinte, comprei um painel solar de 100w e um regulador de 15A para instalar na minha carrinha. Agora estou com dúvidas em relação às ligações, visto que nunca montei nenhum.

Já tenho a instalação eléctrica concluída e a funcionar a 100%, agora quero "encaixar" lá o painel. A minha ideia é mais ou menos esta:

Imagem

Agora vêm as dúvidas:

1) Posso ligar a saída (-) à chapa para evitar mais cabos, ou convém ligar directamente à bateria?
2) Posso ligar a saída (+) como está no esquema ou convém ligar directamente à bateria?
3) Vou precisar ligar alguma coisa à saída "load"?
4) Se ligar assim vai haver algum problema com o alternador, visto que a corrente "volta para trás"?
6) É preciso mais algum fusível?
5) Outras sugestões serão bem vindas!

Desculpem lá tanta pergunta, mas queria ver se punha isto tudo a funcionar direitinho e sem queimar nada!

Cumprimentos!
Peixoto

Registado: sábado jun 09, 2012 9:07 pm

Re: Instalação painel Solar

Mensagempor Peixoto » domingo jun 17, 2012 1:50 pm

Ninguém me dá uma ajudinha?
Peixoto

Registado: sábado jun 09, 2012 9:07 pm

Mensagempor txinho » segunda jun 18, 2012 8:59 am

Companheiro tente enviar uma PM para o alexandrechora, ele ajuda-o certamente. :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor alexandrechora » quarta jun 20, 2012 6:26 pm

Boas a todos

Por motivos de força maior tenho estado afastado aqui do forum e só agora me apercebi do seu post companheiro Peixoto, mas mais vale tarde do que nunca.... aqui vai o que penso do seu esquema:

Globalmente está correcto, no entanto, pessoalmente eu ligaria directamente o regulador solar, á bateria com um circuito exclusivo para o painel solar, tanto para o positivo como para o fio negativo, sei que o obrigará a passar mais fios e a maior trabalho, mas eu era o que faria, especialmente se for um painel solar de maior produção energética. Atenção á espessura de fios utilizada na instalação e ao comprimento dos mesmos.

Já sabe para maior eficiência e segurança aplique um circuito exclusivo para o painel solar, existem reguladores de carga, especialmente os computorizados que querem estar em contacto directo com os bornes das baterias. No seu esquema o negativo do regulador fará massa no chassis da AC, isso deve ser evitado sob pena de potênciais maus funcionamentos do regulador utilizado.

Se tiver duvidas pode ligar-me 916590586.

Cumps e espero ter ajudado.
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes