Bola para volante

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bola para volante

Mensagempor woodsduarte » segunda abr 23, 2012 11:26 pm

Boa noite a todos.
Depois deste fim de semana ter "sofrido" para tirar a minha casinha de um estacionamento por causa de certos "artistas" :evil: , pergunto: é proibido ter no volante aquelas bolas de ajuda à manobra? É que a minha fiat ducato é assistida a braço e posso dizer que tive que me pôr em pé e fazer uma ginástica do caraças para a tirar do estacionamento :cry: . Disseram-me que não é permitido andar com essa dita peça, é verdade?
Obrigado desde já.
Cumprimentos

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Re: Bola para volante

Mensagempor Aleluia » segunda abr 23, 2012 11:48 pm

Boa noite, João.
A maçaneta de volante que falas, tenho-a na carrinha de serviço e, só te digo que faz cá um jeitão !
Não tenho conhecimento que seja proibido. Já por vários anos, que vou á inspecção com ela posta e nunca me chamaram á pedra. Até que, é raro o camião que a não tem e, não estou a ver os choferes a tirar a maçaneta, para levar o carro á inspecção.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor THOR » terça abr 24, 2012 6:19 am

Boas,
pelo que eu conheço nunca ouvi dizer que é proibido e, colegas meus têm e nunca tiveram problemas.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor 5 De Outubro » quarta abr 25, 2012 12:33 pm

boas
companheiro eu tinha isso nos camioes em que conduzia e dava muito jeito nos ate lhe damos o nome a essa peça do priguiçoso, fui parado varias vezes e mesmo ma inspeção que é de 6 em 6 meses nunca me falaram nada disso. mas ja ouvi falar que nos ligeiros nao era premitido, agora é como lhe digo nao sei se será verdade ou nao, mas durante esta semana vou tentar saber e darei noticias assim que tiver certezas para nao enganar os companheiros...
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
5 De Outubro

Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm

Mensagempor danibeja » quarta abr 25, 2012 5:55 pm

Boa tarde,

Estive para não comentar mas.........

Caros companheiros, se tiverem um acidente e baterem com a cabeça no volante, provavelmente ficam em muito mau estado, agora imaginem que para agravar a situação existe um objecto fixado no volante e batem lá com a cabeça... , pois é se de uma forma ficam mal da outra podem perder a vida....

Em Portugal é habitual copiarmos os maus exemplos... não é por os outros utilizarem, que nós também podemos... é preciso consultar o IMTT, questionar se existe ilegalidade...

Mas adianto que no Centro de inspecções não tem competência para fiscalizar a maçaneta no volante, essa fiscalização compete aos agentes fiscalizadores de Transito, que podem autuar por alteração de características como abaixo apresento:

Artigo 114.º
Características dos veículos
1 - As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas
em regulamento.
2 - Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
3 - Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.
(DL n.º 311/03, de 12DEC/DL n.º 225/01, de 11AGO/DL n.º 46/2005, de 23FEV/DL n.º 178/05, de 28OUT)
4 - O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação a que se refere o número anterior ou infringindo as normas que disciplinam o seu fabrico e comercialização é sancionado com coima de 600 € a 3 000 € se for pessoa singular ou de 1 200 € a 6 000 € se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos no momento da verificação da infracção. (Ofício DGV n.º 2731/04, de 10FEV)
5 - É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.
6 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 250 € a 1 250 €, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

Posto isto , dou umas dicas para que sinta a sua direcção mais leve:
Encha um pouco mais os pneus da frente, nota logo diferença.
Quando pretende virar engate uma mudança e dê toques de acelerador e embraiagem de maneira a que circule só um pouco.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor 5 De Outubro » quarta abr 25, 2012 6:03 pm

boas
Ora sendo assim mais vale nao meter isso no volante, e fazer o que o companheiro danibeja referiu, pois eu faço o mesmo quando sinto necessidade para tal...
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
5 De Outubro

Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm

Mensagempor woodsduarte » quarta abr 25, 2012 11:54 pm

Boa noite a todos.
Obrigado pelas dicas e pelo post do companheiro Danibeja.
Depois da experiência deste fim de semana, nem esses toque de embraiagem resultam, é mesmo pesada.
Resumindo e complicando, compro uma dessas maçanetas e quando precisar coloco e depois tiro.

Cumprimentos

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
woodsduarte

Mensagempor danibeja » quinta abr 26, 2012 1:17 pm

Boa....

Não acredito que o autuem nessas circunstancias...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor F.Ramos » quinta abr 26, 2012 9:39 pm

Boa noite a todos/as
Companheiro Woodsduarte, pode comprar a maçaneta, monta-la e até lhe dar jeito. Eu andei com pesados, já velhos anos 70, caixa não sincronizada e direcção assistida pelo "pendura" (eu voltava ele assistia). Na minha modesta opinião, a maçaneta é muito útil para veículos modernos, com direcção leve, que eu mais tarde, também conduzi com ela.
O companheiro, nas suas viagens, pode parar junto a uma sucata de camiões, muitos têm a maçaneta. Aquilo encaixa de um lado, tem um parafuso do outro. Monta, faz umas manobras, se gostar compra, se for caro diz que não gosta e vai comprar novo.
A dica do companheiro Danibeja, (desde que respeite a pressão escrita nos pneus pelo fabricante) é muito boa, pois fica mais leve.
Aproveito para agradecer, ao referido, companheiro Danibeja, pois os seus sábios esclarecimentos, são de grande valor, para muitos de nós.
cumprimentos
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta abr 27, 2012 4:25 pm

Boa tarde,

danibeja Escreveu:Posto isto , dou umas dicas para que sinta a sua direcção mais leve:
Encha um pouco mais os pneus da frente, nota logo diferença.

Aqui o Danibeja esqueceu-se de um pequeno pormenor :wink:

É que, tendo em conta que o peso de uma autocaravana vai todo ou quase todo situado atrás...ao aumentarmos a pressão dos pneus da frente e não tendo reguladôr da altura dos faróis...vai haver aí muito gajo a chamar-nos tudo menos... paisinho... :mrgreen: :mrgreen: quer vá á nossa frente ou venha em sentido contrário porque vai levar em cheio com as nossas luzes mesmo os médios... :shock:
Por isso se seguirem o conselho do Danibeja façam de seguida a regulação dos faróis manualmente no vão do motor ou no habitáculo.
Eu, e muitos condutores agradecemos. :wink:
E segundo sei penso que isso também dá multa...o encandeamento dos outros condutores.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor spedy » segunda abr 30, 2012 12:31 pm

Boas

Creio que o aumento de pressão de pneus não vai elevar assim tanto os faróis, não estamos a falar de um ligeiro onde se coloca três sogras no banco de trás... :twisted:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Carlos Perdigão » segunda abr 30, 2012 1:35 pm

Amigo Spedy, concordo plenamente consigo. Ao nosso companheiro que quer por a bola no volante deixo-lhe aqui uma sugestão: deixe de pensar na dificuldade de manobrar e pense nesse momento que tem a sua sogra dentro da AC, que mora num 4º andar sem elevador e que vai ter que levá-la para cima ao colo!
A direção vai ficar muito mais leve!!!!!
Abraço.
Carlos Perdigão

Pilote 3.0 Jtd
Carlos Perdigão

Registado: sexta set 09, 2011 2:30 pm

Mensagempor woodsduarte » segunda abr 30, 2012 11:24 pm

Companheiro Carlos,
Graças a Deus que a minha sogra ainda se mexe bem.
Mas achei piada à hipótese, mas pode crer que foi duro, por acaso foi só uma vez, trancaram-me completamente e imagine uma fiat de 1992 sem espaço de manobra. Foi complicado.

Cumprimentos

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
woodsduarte

Mensagempor Carlos Perdigão » terça mai 01, 2012 5:13 pm

Companheiro Woodsduarte, a minha mensagem foi apenas um momento de boa disposição, não faço a menor ideia da vantagem ou desvantagem da utilização da bola, no entanto parece-me que com a viatura parada poderá ser uma ajuda substancial para virar o volante. Não há nada como experimentar!
Cumprs.
Carlos Perdigão

Pilote 3.0 Jtd
Carlos Perdigão

Registado: sexta set 09, 2011 2:30 pm

Mensagempor spedy » terça mai 01, 2012 8:40 pm

companheiro Carlos momento de boa disposição nao pode ser, o companheiro tentou que imaginasse-mos que andamos com a sogra ao colo, isso é puro terror!!!!! :evil: :mrgreen: :roll:

bem eu ca estou a brincar porque a minha ate é boa pessoa, por vezes ate a comparo com as nuvens... quando desaparecem o dia fica lindo :D

em relação a bola pensado bem acho que nao trará vantagem dado que vai tem que mexer uma determinhada massa a partir de um ponto de apoio muito pequeno logo fara um esforço maior. funciona nos camioes porque tem direçao assistida.penso eu...

abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes