funcionamento do frigorifico a Gás e as respectivas grelhas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

funcionamento do frigorifico a Gás e as respectivas grelhas

Mensagempor fj2011 » quinta set 01, 2011 10:58 pm

Como existe esta comunidade recheada de bons ompanheiros e pelo que já me apercebi, alguns dos membros estão sempre dispostos a dar umas dicas para ajudar a quem só há poucos dias entrou neste Mundo do AC, aproveito assim para expor mais umas dúvidas...

quando o frigorifico está a trabalhar a Gás é necessário (obrigatório?) retirar a(s) grelha(s) exteriores???...
Há pouco qd finalmente consegui ligá-lo a Gás, vim à rua e da grelha superior saía imenso calor...é normal?

Do Boiler já sei q tenho q retirar a proteção exterior para funcionar, do frigorifico não tenho a certeza.

Cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor fj2011 » sexta set 02, 2011 12:15 am

Uma bOA NOITE a todos!!....
amanhã volto para ler então as vosas dicas :)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor Calita » sexta set 02, 2011 8:17 am

Companheiro
No que diz respeito ao frigorifico,esse calor que sente a sair da grelha é perfeitamente normal quando está a trabalhar e ao contrário do boiler,não necessita retirar as respetivas grelhas.

Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Grelhas

Mensagempor psalreta » sexta set 02, 2011 9:07 am

Boas. Relativamente às grelhas não precisa retirar, mas as tampas de proteção das grelhas sim. Dê uma vista neste tópico:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... c&start=15
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta set 02, 2011 9:12 am

Boas

Não retire as grelhas. Verifique se o calor que sai é mais ou menos inodoro. Se estiver a cheirar a "queimado" e deitar fumo, mesmo ligeiro, então proceda à limpeza da chaminé e cachimbo do frigorífico.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Re: funcionamento do frigorifico a Gás e as respectivas grel

Mensagempor time_out » sexta set 02, 2011 1:19 pm

fj2011 Escreveu:...da grelha superior saía imenso calor...é normal?

Boa tarde

O calor é perfeitamente natural e dependendo da capacidade de arrefecimento dessa zona o frigorifico fará mais ou menos frio.

Durante o verão evite colocar o lado das grelhas ao sol e verá que o frigorifico trabalhará melhor, caso deseje pode ajudar a ventilação do frigorifico aplicando ventoihas de 12v (como as que se usam nas torres dos computadores). A aplicação pode ser mais ou menos complicada se desejar montar termostátos para regular a velocidade das ventoinhas ou sonda para ligar ou desligar em função da temperatura ou então um simples interruptor liga/desliga!!!!

Há tópicos no forum que explicam em mais detalhe a instalação.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor fj2011 » sexta set 02, 2011 11:02 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

Não retire as grelhas. Verifique se o calor que sai é mais ou menos inodoro. Se estiver a cheirar a "queimado" e deitar fumo, mesmo ligeiro, então proceda à limpeza da chaminé e cachimbo do frigorífico.

está tudo OK!!...e sem cheiros estranhos
Cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fj2011 » domingo set 18, 2011 2:23 am

companheiros...
dada a minha falta de experiencia em matéria de acessorias e seus nomes, confesso q cometi um erro e induzi-vos tb nesse erro.

quando referi grelhas, deveria ter escrito tampa das grelhas...
a minha AC tem umas tampas e só depois as grelhas e só após retirar estas temos acesso ao interior e ao exterior do frig

interrogo-me:
ora bem! existindo aquecimento nestas grelhas é sinal q o frigorifico refresca?? ou não é tanto assim?

hoje, enquanto estive com a AC ligada a 220v eis q por acaso resolvi ligar o frigorifico (q como sabem não refrescava qd ligado à corrente) qual não foi o meu espanto, q já do lado exterior ao passar junto às grelhas vinha de lá um bafo de calor, q só podia ser obviamente do frigorifico.

poderá então o frigorifico trabalhar a 220v mas não refrescar como o faz a 12v e a gás??.. :? .

o meu problemas principal é o facto de ter receio de ter a AC ligada à corrente muito para além da 1h30m , só assim saberia se o frig refresca mesmo :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor time_out » domingo set 18, 2011 8:44 am

Bom dia

Passo a responder:

fj2011 Escreveu:...quando referi grelhas, deveria ter escrito tampa das grelhas...

Há autocaravanas que efectivamente possuem tampas para colocar nos ventiladores quando a mesma não está a uso. Obviamente que são para retirar sempre que se quiser colocar o frigorífico, boiler, etc em funcionamento.

fj2011 Escreveu:...poderá então o frigorifico trabalhar a 220v mas não refrescar como o faz a 12v e a gás??...

Normalmente o frigorífico deverá ter o mesmo comportamento a 220V e a gás. Se consegue obter bom frio a gás também deverá obter a mesma resposta quando ligado a 220V.

fj2011 Escreveu:...o meu problemas principal é o facto de ter receio de ter a AC ligada à corrente muito para além da 1h30m , só assim saberia se o frig refresca mesmo

Porque motivo tem receio de ligar a sua autocaravana a 220V? Se tudo estiver bem feito a nível de instalação eléctrica não há nenhum inconveniente até porque mantém as baterias em carga evitando que as mesmas se descarreguem. Sempre que tenho uma saída de autocaravana ligo o frigorífico a 220V (tenho-a ligada sempre a 220V mas o frigorífico desligado) no dia anterior para assim estar à boa temperatura quando lhe coloco os produtos, passando depois para 12V quando coloco o motor em marcha (claro que previamente desligo a alimentação de 200V à autocaravana).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor fj2011 » segunda set 19, 2011 12:40 am

Time_out

em a ver com o q escrevi anteriormente "neste tópico"

fj2011 Escreveu:peço desculpa, mas tenho q Voltar a este tema...num novo post

tenho uma bateria de 70Ah...hoje ao montar um led TV tive q ligar a tomada 220v à AC...
durante o espaço de tempo q levei a montar o suporte, led e fazer um chicote para a antena e respectivas ligações, sintonia, visionamento dos canais, etc julgo não ter estado mais de 1h30m ligado a 220v.
Como ja tinha referido, a minha bateria sempre q ligo a 220v, mais de 1 hora, ouve-se o barulho do tipo parece q está a agua a ferver..
Resultado da manutenção:
- uma semana de descanso, medi 12,8 v
- A bateria tem agua ao nivel
- tem carga e não a perde ao longo de uma semana ou até 2, mesmo q não a carregue
- quando está em carga chega a atingir 14.95 (será/é normal?)..é por aí q começo a ouvir a agua com o barulho tipico de qd algo está a ferver e nessa altura desligo dos 220v.

Hoje surgiu mais uma anormalidade ou então não:
- enquanto estava ligada a 220v reparei/ouvi q as luzes do tecto fazia um zumbido, desliguei o dijuntor de 220 e deixou de fazer esse barulho.
será/é normal este barulho???

- e facto do carregador/transformador (não sei se é assim q se chama)fazer igualmente um zumbido irritante (imagino q no sossego da noite deverá ser mto pior) pode ser a razão para a carga "excessiva" da bateria e tal resonância das luzes?

Companheiros...
estou a pensar em usar uma 2ª bateria, não é nova, pois era de um veiculo meu, mas tem igualmente 70 Ah, só q este bateria
não me parece que mantenha a carga como antes, mas por enquanto recebe carga, embora ao fim de dias sem utilização baixe aos 11.20v ou se passar mais dias, chega aos 10.50v (valores registados por mim).

Pergunto a alguém q seja entendido...
se usar as duas baterias ligadas e na hipotese de ligar a 220v demoraria assim mais tempo a carregar???
se sim, talvez não houvesse a tal 1ª bateria com carga completa em tão pouco tempo (1h30m aprox)....mas tb se pode dar o caso da 2ª bateria descarregar a "principal"

nota: montar uma bateria nova, pode não resolver o problema..digo eu! :?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

carregador de bateria a carregar em escesso

Mensagempor joao rafael santos » segunda set 19, 2011 10:27 pm

Companheiro fj2011 Eu tambem tenho o mesmo problema, tirei o carregador /transformador e mandei o para um electrecista que tem bons conhecimentos de eletronica .Ainda nao está reparado mas foi me informado que a avaria era em dois diodos que o carregador tem que nao cortam quando a bateria já esta carregada,
Se o meu ficar emboas condicoes logo lhe digo
Cumps Joao Rafael
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Re: carregador de bateria a carregar em escesso

Mensagempor fj2011 » segunda set 19, 2011 10:48 pm

joao rafael santos Escreveu:Companheiro fj2011 Eu tambem tenho o mesmo problema, tirei o carregador /transformador e mandei o para um electrecista que tem bons conhecimentos de eletronica .Ainda nao está reparado mas foi me informado que a avaria era em dois diodos que o carregador tem que nao cortam quando a bateria já esta carregada,
Se o meu ficar emboas condicoes logo lhe digo
Cumps Joao Rafael

ok!!!

hoje vi mais uma curiosidade, :? :? penso não ser normal:

para meu espanto, o carregador/transformador q está colocado debaixo do banco do pendura, está ainda como "novo", envolto numa pelicula colada na chapa ...ou seja tapando as próprias ranhuras. Em minha opinião, estas deveriam ser para passagem de ar e/ou para arrefecimento, caso contrário seria apenas uma caixa estanque...
por acaso tive mesmo para arrancar a pelicula, mas como agora (por enquanto ) não posso sair com a AC , depois irei observar com mais calma e ... de dia!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes