Frigorifico Electricidade

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico Electricidade

Mensagempor siacaras » quarta dez 15, 2010 12:28 am

Boa noite meus caros,

sou um novato nestas andanças de AC e estou com algumas duvidas que passo a citar.

Comprei 2 baterias de 95ah para a célula (ligadas em paralelo), pois não tinha nenhuma a funcionar...mas o frigorifico não funciona.
Não deveria ser automatico após a instalação das baterias o funcionamento do frigorifico?

Também tenho a opção do gás mas desconheço a sua utilização...volto a referir que sou um novato :)

Abraços e desde já obrigado!
Siacaras.

Volkswagen Lt35 D - 1981
siacaras

Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm

Mensagempor barrio » quarta dez 15, 2010 12:50 am

Caro companheiro,

Também não sou entendido no assunto, mas penso que o frigorifico a electricidade só funciona com uma ligação externa à corrente electrica de 220v (tipo num parque de campismo), ou então a gás. Desconheço se funciona por bateria.

Cumprimentos.
barrio

Registado: segunda mai 03, 2010 9:14 am

Mensagempor maprista » quarta dez 15, 2010 3:26 pm

Só funciona a 220 se estiver ligado á corrente ou com gerador ligado,a 12 v so trabalha ou deve trabalhar se o motor estiver a trabalhar e o alternador a debitar 13,8 v,caso contrario rapidamente deita abaaixo as baterias,ou pode trabalhar a gaz,se for destes modernos, ele escolhe automaticamente a energia disponivel,logicamente tem de ter o gaz aberto na eventualidade de não ter alimentação exterior 220,nem ter o carro a trabalhar ele vai buscar a alimentação a gaz
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor nelson » quarta dez 15, 2010 6:43 pm

Boa noite Amigo siacaras

o frigorifico só trabalha a 12v com o motor a trabalhar.
Também trabalha a gas .
E por sua vez a 220v se tiver ligado ao exterior ex: parque de campismo ou em casa.

uns frigorificos são automaticos ,mas esses são muito recentes, Acredito que o seu seja manual, terá que ser voçe a escolher.

Mas nada mais facil de dar um pequeno passeio ,encontrar outros autocaravanistas haverá sempre algem para explicar o funcionamento.

um abraço

Nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor siacaras » quarta dez 15, 2010 11:43 pm

Boa noite, obrigado pelos esclarecimentos, vou testá-los asap!

No meu painel de controlo reparo que o meu indicador de baterias, apesar de estas serem novas, quando tenho a AC desligada estão nos 11v e acende apenas uma luz vermelha... isto é normal?

ainda não circulei com a AC após a instalação das novas baterias...
siacaras

Mensagempor txinho » quinta dez 16, 2010 9:34 am

siacaras Escreveu:Boa noite, obrigado pelos esclarecimentos, vou testá-los asap!

No meu painel de controlo reparo que o meu indicador de baterias, apesar de estas serem novas, quando tenho a AC desligada estão nos 11v e acende apenas uma luz vermelha... isto é normal?

ainda não circulei com a AC após a instalação das novas baterias...

Bom dia companheiros

Siacaras, no painel de control se as baterias estiverem 100% carregadas deve sempre apresentar valores acima dos 13 V (o valor ronda este, senão alguem que me corrija, só falo por experiencia não por conhecimento da matéria :? ), no painel se lhe aparece uma luz vermelha, pode significar 2 coisa ou as baterias estão com pouca carga ou é somente indicativo que está a consultar os valor da intensidade das baterias. Contudo penso que em todos os paineis quando as baterias ficam muito descarregados acende uma luz vermelha que fica intermitente e no meu casa emite um sinal sonoro(sem certezas, como já disse só falo por experiencia :wink: )

Bom Natal e um Bom Ano Novo a todos :lol:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor siacaras » quinta dez 16, 2010 10:04 pm

Olá amigo txinho,

as baterias que tenho são novas e a luz mantêm-se vermelha nos 11v, ou seja, sendo novas não deveria automaticamente aparecer o sinal de 13v a verde assim que as liguei na célula?

têm 95ah e estão ligadas em paralelo ( + + / - - ) na célula.

obrigado
siacaras

Mensagempor alexandrechora » quinta dez 16, 2010 10:26 pm

Boas

Para o ajudar responda ás seguintes perguntas.

1- Quando é que montou as baterias?
2- Já circulou com a AC com as baterias novas?
3- Colocou as baterias á carga antes das montar?
4- São baterias de ácido com manutenção? viu o nivel do electrolito?
5- Tem um multimetro?
6- As ligações estão correctas ++ com --
7- os bornes das baterias estão limpos sem zebro e com massa consistente?
8- O alternador da AC está a funcionar correctamente ou a coorente produzida pelo alternador chega ás baterias.
9- Tem algum fusivel queimado na AC?
10- Já verificou se existe passagem á massa?
11- o sistema de medição das baterias está ligado? não se esqueceu de ligar algum fio, quando desapertou os bornes das baterias para as substituir?

perante estas dicas verifique todas e diga alguma coisa para eu tentar excluir possibilidades.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor siacaras » quinta dez 16, 2010 11:32 pm

Olá amigo,

vou responder às questões que consigo, as restantes manifesto a minha ignorância :)

1 - na 3a à tarde montei as baterias
2- ainda não circulei após a instalação
3- não coloquei à carga, assumi que sendo novas estariam totalmente carregadas
4- são semi estacionárias, pelo que calculo que não necessitam de manutenção
5- não tenho multímetro
6- penso que estão correctas as ligações(estão como estavam anteriormente), mas não consigo decifrar os + dos - (não sei como o fazer)
7 - estão limpos mas não coloquei massa consistente
8- penso que funciona correctamente, mas sem certeza pois não circulei com a AC após a instalação das baterias
9- que saiba não tenho fusíveis queimados
10- não sei o que quer dizer nesta questão :)
11- desconheço o que é o sistema de medição, mas tenho um fio amarelo solto (já estava antes de instalar as baterias)...de qualquer forma liguei tal e qual...

Muito obrigado Alexandre!
cumprimentos
siacaras

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 17, 2010 9:02 am

Boas

Lamento as minhas seguintes palavras poderão ser de alguma forma duras para o seu ouvido, mas aqui vai, os seus procedimentos na substituição das baterias foram globalmente erraticos e espero ainda conseguir a resolução do seu problema, muito provavelmente as suas baterias já não ficaram a 100%.

São muitas pontas soltas no processo. Ligue-me 916590586 mas antes de ligar, diga-me a marca, modelo e caracteristicas técnicas das baterias para eu procurar a ficha técnica e esclarece-lo adequadamente.

Fico a aguardar

Cumps
alexandrechora

Mensagempor Cristovão » sexta dez 17, 2010 9:40 am

siacaras Escreveu:Olá amigo,

vou responder às questões que consigo, as restantes manifesto a minha ignorância :)

1 - na 3a à tarde montei as baterias
2- ainda não circulei após a instalação
3- não coloquei à carga, assumi que sendo novas estariam totalmente carregadas
4- são semi estacionárias, pelo que calculo que não necessitam de manutenção
5- não tenho multímetro
6- penso que estão correctas as ligações(estão como estavam anteriormente), mas não consigo decifrar os + dos - (não sei como o fazer)
7 - estão limpos mas não coloquei massa consistente
8- penso que funciona correctamente, mas sem certeza pois não circulei com a AC após a instalação das baterias
9- que saiba não tenho fusíveis queimados
10- não sei o que quer dizer nesta questão :)
11- desconheço o que é o sistema de medição, mas tenho um fio amarelo solto (já estava antes de instalar as baterias)...de qualquer forma liguei tal e qual...

Muito obrigado Alexandre!
cumprimentos

Bom dia companheiro

Gostaria de também poder dar desde já a minha ajuda, muito apesar de os restantes companheiros já terem dado a sua valiosa contribuição.

Quanto a sua pergunta 6- penso que estão correctas as ligações(estão como estavam anteriormente), mas não consigo decifrar os + dos - (não sei como o fazer) Nas Baterias o sinal + (Positivo) é facilmente identificado mesmo quando não tem a sinalética, isto por que o borne mais grosso é sempre o + (Positivo)

Para um melhor contacto deverá ser usado nos bornes da bateria um Spray que se vende próprio para o efeito, ou vaselina, e deverão os mesmos estar sempre bem apertados.

Os cabos que usou para ligar uma Bateria a outra também deverão ser de boa qualidade e de preferência com a mesma grossura dos que estão a conectar a 1º bateria.

Não tendo um voltímetro poderá contudo usar uma pequena lâmpada de 12v que apesar de não dar indicação da voltagem, pode, pelo menos indicar se chega corrente ao local pretendido.

Se colocar a AC com o motor a funcionar, o indicador de carga das baterias deverá mencionar uma carga nunca inferior a 13v que poderá ir até 14.5v.

Gostaria ainda de acrescentar que nem sempre uma bateria nova vem com a sua totalidade de carga, isto por que muitas das vezes estão em armazém muito tempo até serem vendidas proporcionando a sua perda de corrente.

Espero de alguma forma ter ajudado
Imagem
Cristovão

Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm

Mensagempor siacaras » sexta dez 17, 2010 1:32 pm

Olá amigos,

as baterias estão bem ligadas (++ --).
Alexandre, eu não usei as baterias, apenas instalei, e espero que isso de alguma forma minimize os "estragos"...

De qualquer forma aqui estão marca, modelo:

Varta Hobby 90 ah (E33 12v 90ah (20ah))

obirgado até breve.
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 17, 2010 11:12 pm

Boas a todos

Companheiro siacaras, vamos por partes:

As baterias que comprou de ácido/chumbo parecem ter abertura dos vasos, verifique o nivel de electrolito, o nivel tem de estar um dedo acima das placas, na propria bateria deve ter os limites minimo e máximo de electrolito. Se necessitar coloque uns oculos de protecção e adicione água desmineralizada ou destilada até atingir o nivel indicado.

Desligue os bornos da bateria e coloque á carga durante 12horas através de um carregador convencional (utilizado nos automoveis á venda em qualquer hipermercado), depois da carga espere uma hora e faça a leitura da bateria com um multimetro (custa 5eur em qualquer chinês).
A bateria carregada terá de ter entre os 12,85 e 13volts.

Repita a operação na outra bateria, se as duas baterias aceitarem carga, então o problema não é das baterias, assim serão boas noticias...

Agora vamos verificar se existe alguma passagem para a massa ou perdas de corrente que origine a descarga das baterias. Liga os bornes das baterias e todos os fios respectivos, no entanto desligue todos os aparelhos nos interruptores, frigorifico, luzes, bomba de água tudo se tiver um interruptor geral melhor ainda desligue, faça a leitura das baterias e registe o valor de cada uma. Duas horas depois faça nova leitura e registe, seis horas depois nova leitura registe e depois 24horas após a montagem e ligação das baterias.

Após este procedimento poste aqui os resultados. De certeza que vamos chegar a algumas conclusões.

Em qualquer momento que a leitura da bateria seja abaixo dos 11,9 volts desligue os bornes das duas baterias e diga alguma coisa.

Tenho um conjunto de suspeitas de origem do problema, que não vou por agora adiantar, preciso dos dados que estou a solicitar.

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor siacaras » sexta dez 17, 2010 11:30 pm

Olá Alexandre,

obrigado pelas dicas!

vou fazer isso o mais rápido possível e coloco os resultados aqui.

Se verificar que as baterias, antes de as submeter à carga, apresentam os 12.8 / 13 v, escuso de carregá-las? Quererá dizer que o problema não é das baterias?

Elas já estão desligadas dos bornes...
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras

Mensagempor alexandrechora » sábado dez 18, 2010 12:24 am

Boas companheiro

Sim, se, antes de começar a consumir energia carregada-as com a tomada de 220v volts da ac. Ainda assim só tem a ganhar se as carregar antes de iniciar o teste, através de carregador normal de automovel, é que uma das potenciais fontes do problema pode ser o carregador da ac de 220v, percebe?.

Qual a marca, modelo e ano da sua ac?

Cumps
alexandrechora

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes