Lâmpadas fluorescentes

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Lâmpadas fluorescentes

Mensagempor António Esteves » quarta nov 10, 2010 8:24 pm

Caros companheiros
Peço desculpa pela minha ignorância, por isso me dirijo a quem me possa ajudar.
A minha AC tem uns focos que funcionam a 12 volts, mas na cozinha, sala e WC tem umas lâmpadas fluorescentes. Uma dessas lâmpadas deixou de funcionar (fundiu). Ao tirá-la para substituir não vi referência se ela é de 12 ou de 220 volts. Só diz 11 watts. Agora quero substitui-la mas não sei que lâmpada adquirir. Desconfio que é de 12 volts mas não tenho a certeza.
Que tipo de teste terei que fazer para verificar se a lâmpada é de 12 ou 220 volts (não tenho a ac aqui próximo, mas amanhã já poderei ver)
Obrigado a quem me puder esclarecer.
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Mensagempor time_out » quarta nov 10, 2010 10:40 pm

Boa noite

Que tenha conhecimento não há nenhuma autocaravana que possua iluminação a 220V, o que não quer dizer que numa usada o antigo proprietário tenha feito, incorrectamente, a modifcação.

Nunca acendeu essa lampada sem ter a autocaravana ligada a 220V? Se aconteceu é a garantia que esses candeeiros funcionam a 12V.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor RMartins » quinta nov 11, 2010 1:14 am

time_out Escreveu:Boa noite

Que tenha conhecimento não há nenhuma autocaravana que possua iluminação a 220V,

Na cozinha umas das 2 luzes que tenho só acende com 220v ligado.
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor time_out » quinta nov 11, 2010 8:37 am

RMartins Escreveu:

Que tenha conhecimento não há nenhuma autocaravana que possua iluminação a 220V,

Bom dia

Qual a marca e modelo da autocaravana. O circuito electrico é o original? Tal como disse só tenho conhecimento de autocaravanas com circuito de 220 v para alimentar o carregador de baterias e o frigorifico, o resto é tudo a 12v.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor jgomes » quinta nov 11, 2010 9:12 am

Bom dia

Atenção companheiro Esteves, há lâmpadas fluorescentes nas nossas Acs, que à primeira vista parecem ser de 220 volts, mas, efectivamente são de 12 volts. Possivelmente é o seu caso.
Boas viagens
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor MFerreira » quinta nov 11, 2010 7:21 pm

Saudações companheiros(as)

Não se preocupe com a tensão, simplesmente substitua a lampada por outra igual. Dentro do suporte tem um circuito semelhante a um conversor, que partindo dos 12 voltes da bateria, fornece a tensão necessária à lampada.
Parto do princípio que é fluorescente, como diz, ou seja, tubular com dois pernos de cada lado, como as domésticas, embora mais pequenos

MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor António Esteves » quinta nov 11, 2010 7:37 pm

Obrigado a todos pela Vossa disponibilidade.
Efectivamente este forum é um espectáculo. Todos dispostos a ajudar.
As lâmpadas fluorescentes acendem sem a ac estar ligada a 220v, pelo que presumo que será a 12 volts ( é uma FFB Classic e está toda original, em cerca de 10 anos é a 1ª lâmpada a fundir, daí a minha dificuldade).
A minha dúvida colocou-se porque não tenho a ac presente agora (está recolhida), e a lâmpada ser em tudo igual às fluorescentes e só ter visto a tensão de 11 Watts.
Vou no Sábado buscar a lâmpada para adquirir uma igual na próxima semana.
António Esteves

Mensagempor time_out » quinta nov 11, 2010 8:31 pm

António Esteves Escreveu:....
As lâmpadas fluorescentes acendem sem a ac estar ligada a 220v, pelo que presumo que será a 12 volts ....

E presume bem. Terá de comprar uma lampada fluorescente de 11W ou porque não pensar em aplicar uma fita de leds? Penso que já há quem venda ou fabrique lampadas de substituição de leds. O consumo será ainda menor e com luz mais intensa.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor António Esteves » quinta nov 11, 2010 11:39 pm

Se estiver enganado corrijam-me por favor (uma vez mais).
Posso comprar uma lâmpada fluorescente de 11 watts que funcione a 220 v que o candeeiro fará de inversor ( transforma os 12 v da ac em 220 v para a lâmpada funcionar).
Estarei certo?
Mais uma vez obrigado
António Esteves

Mensagempor NOGUEIRA » sexta nov 12, 2010 1:37 am

boa noite
é isso, ta certo.
Cumprimentos e boas viagens

Nogueira
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Mensagempor jgomes » sexta nov 12, 2010 9:36 am

Bom dia

Já agora uma pergunta de um leigo na matéria: então ao transformar a corrente de 12v para 220 não vai aumentar o consumo, logo maior descarga na bateria!?

Boas viagens

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor RMartins » sexta nov 12, 2010 11:46 am

time_out Escreveu:
RMartins Escreveu:

Bom dia

Qual a marca e modelo da autocaravana. O circuito electrico é o original? Tal como disse só tenho conhecimento de autocaravanas com circuito de 220 v para alimentar o carregador de baterias e o frigorifico, o resto é tudo a 12v.

Companheiro time_out, sou completamente leigo nesta matéria, penso que seja tudo original, apesar de já ser de 1993.
Nunca abri para ver, pois nunca tive necessidade. mas tenho 2 luzes dentro do "candeeiro".
Uma de led's que acende só com 12v ligado e outra que até é uma luz "amarela" que só acende com os 220v.
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor time_out » sexta nov 12, 2010 11:04 pm

Caro Rmartins.

É verdade que já tem uns aninhos e não conheço nenhuma dessa época mas pelo que conta então nesse tempo faziam instalações para as lampadas de maior uso ( a da cozinha é efectivamente de muito uso) a 220v de modo que o carregador de bateria não tivesse que trabalhar tanto e por conseguinte aquecer a bateria (eram baterias menos eficazes para descargas lentas).

Se continua a ter tudo de origem então coloque uma lampada de 220v. Penso serem faceis de encontrar.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor ZecaSantos » segunda nov 15, 2010 11:19 am

Companheiros Bom Dia,

Existem AC que têm armaduras para lâmpadas fluorescentes de 220V, de dois pernos de cada lado ou de 4 no mesmo lado. Estas armaduras já vêm equipadas com um pequeno conversor 12/220.

Por isso atenção que até à entrada da armadura são os 12V do outro lado como é lógico já dá choque.

Oi Time-Out, em relação aos leds eu prefiro usar as "barras" em vez das "fitas", ... gostos.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes