Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 29, 2018 5:14 pm

Boas a todos

Aqui fica as conclusões de 8 anos de experiência a instalar e utilizar chips de potência em ACs... Se em 2010 existia alguma margem para duvidas, hoje tenho certezas e conclusões:

Conclusões:
1- O chip de potencia que utilizo e tenho montado a muitos companheiros, tem uma reprogramação especifica para baixos e médios regimes de motor. Não é um chip modelo que se pode adquirir na net.
2- Nem todos os chips são iguais, uns podem entrar exageradamente na margem de segurança do motor, outros podem ter um poço de resposta entre o carregar no acelerador e o acelerar. Outros podem estar mais vocacionados para velocidade e desempenho e só o condutor notar a diferença do meio pedal para baixo, o que não interessa a quem conduz uma AC...
3- O Chip adequado para uma AutoCaravana, deve mostrar o seu desempenho em binário a baixos regimes e economia. Neste caso sente se a diferença desde as 1200rpms até cerca das 2800rpms. É precisamente a faixa de utilização de um motor de uma AC em estrada... O que me interessa? se um chip mostra o seu desempenho apartir das 3500 ou 4000 rpms... simplesmente não interessa, porque não utilizo esses regimes em AC...
4- O que se deve esperar de um chip? Poder rodar em estrada em 5ª ou 6ª velocidade apartir dos 50 a 60Kms/h sem ter necessidade de recorrer á caixa de velocidades para subir ou ultrapassar. basta carregar no pedal.
5- Economia e consumos, pelo feed back que tenho dos companheiros com estes chips instalados, a economia varia entre 0,5L a 2litros... Sendo que as Acs perfiladas tem menores economias e as ACs Capucine com as maiores, existindo relatos de companheiros 3 litros de economia, tendo estes consumos sem chip de 15l e passaram para uma media de 12l... Ainda assim afirmo que 2l de economia em ACs de capucine é o que deve ser esperado..
6- Velocidade de ponta, aumenta em todas as ACs em 20 a 30Kms/h... Existe um companheiro nosso que não vou identificar que tem uma 2.8jtD que já marcou em recta 170kms/h... Segundo ele experiência a não repetir porque foi devida a uma situação de emergência... Na minha modesta opinião nem sei como o capucine não voou... Atenção ao seguinte, este chip não está vocacionado para melhorar a velocidade de ponta, no entanto este é o real desempenho... Neste caso não existe economia e o consumo aumenta...
7- Justifica se o investimento num chip, sem duvida... depende da economia real verificada, mas entre 5000 a 20000kms percorridos o chip está pago... E o prazer e a experiência de condução é totalmente diferente, com ou sem..
8- Este Chip demonstrou ser totalmente seguro, ninguém teve qualquer avaria devido á utilização do chip, em 8anos e muitos instalados em companheiros aqui do forum, ninguém teve qualquer avaria no chip ou devido ao chip..
9- Grau de satisfação do utilizador Chip, deve rondar os 99%, acrescento que existiram companheiros que trocaram de AC e já instalei chips nas novas máquinas de 2016.
10- Todos os argumentos que utilizei ao longo destes 8 anos de post, considero válidos e reforço, que prefiro este Chip a qualquer reprogramação de centralina, seja ela feita por um especialista ou um mero curioso e neste ultimo caso nem sequer arriscaria...

Esta experiência tem como base todos os motores da gama Fiat JTD desde 2001 a 2016.

Cumps a todos, qualquer duvida disponham...
Editado pela última vez por alexandrechora em quinta nov 29, 2018 5:20 pm, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Euroviajante » sábado dez 01, 2018 9:27 pm

Caro companheiro seja bem regressado ao fórum. Quem sabe se um dia destes não lhe envio um particular para colocar um chip na minha AC FIAT 2,0 de 115 CV, do ano 2013 .
Abraço
Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 07, 2018 5:24 pm

Boas
Companheiro Euroviajante, no caso do motor da sua AC, ficará com cerca de 140Hps e o consumo para a mesma condução de rolamento, baixará entre a 0,5 a 1 litro a cada 100kms.
Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor leugims » quinta abr 18, 2019 11:58 am

Bom dia a todos.

Gostaria de saber se o companheiro Alexandre ainda realiza as encomendas dos chips ou as encomendas passaram a ser efectuadas directamente no site: www.racechip.com ?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
leugims
 
Mensagens: 29
Registado: quinta jul 26, 2018 9:21 pm
Localização: Odivelas

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor OTACUD » sábado set 21, 2019 7:16 am

Bom dia,depois de ler parte das mensagens a este topico sinto-me tentado a comprar um deste "milagres" para a minha ducato.No entanto custa a compreender como os muitos engenheiros dos fabricantes de motores não conseguem logo no lançamento de um novo veiculo anunciar 160cv e consumos de apenas 7.5L!!! (exemplo para a minha Ducato de 120cv).
Qualquer marca de automoveis gosta de indicar o max de potencia com o min de consumo e por consequencia o min de emissões.
Os bons engenheiros foram todos parar aos fabricantes de chips ?
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor germanii » domingo set 29, 2019 3:29 pm

Eu consselho mais fazer Reprogramaçao que meter um Chip .
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes