Boas tardes a todos.
Estou com um problema na alimentação do frigorífico da minha AC , e venho recorrer a quem tenha experiência nos circuitos de alimentação destas nossas casas rolantes.
O frigorífico funciona bem a gás e a 220Vac, mas os 12V não chegam lá.
Depois de desmontar o quadro eléctrico e seguir cablagens, fiz um "levantamento" do esquema eléctrico da instalação, mas há um cabo que não consigo identificar.
Então ao quadro (painel) eléctrico chegam:
-2 cabos para os testes das baterias (1 e 2)
-2 dois cabos que ligam o relé do separador de baterias para o Corte geral
-1 cabo de massa
-2 dois cabos de corrente (grossos). Um desses cabos de corrente vai ligar a 3 disjuntores (iluminação, bomba de água, e não sei para que serve o 3º). O segundo cabo de corrente, liga directo ao disjuntor que por sua vez vai ligar ao frigorífico. O problema é que este não trás corrente, nem com a ignição ligada.
Todos estes cabos vão ligar ao carregador/separador de baterias.
Ao carregador/separador de baterias, para além da bateria da célula, chega um cabo da bateria de arranque, e chega também um outro (mais fino), o tal que não consigo identificar, mas que vem do compartimento do motor também. Não tem 12V seja com ignição ligada ou desligada.
A primeira dúvida é: a alimentação separada do frigorífico é para este trabalhar somente com a ignição do veículo ligada? Será esse fio mais fino vindo do compartimento do motor para activar um dos relés dentro do carregador/separador de baterias? (o carregador/separador é um Cramer e tem 4 relés internos, mas queria ver se não tinha que fazer o levantamento do esquema do equipamento!).
Toda a ajuda será bem vinda e desde já os meus agradecimentos.
Bons passeios
Carlos