12V Frigorífico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

12V Frigorífico

Mensagempor RuckFules » segunda Oct 04, 2010 6:06 pm

Boas tardes a todos.

Estou com um problema na alimentação do frigorífico da minha AC , e venho recorrer a quem tenha experiência nos circuitos de alimentação destas nossas casas rolantes.

O frigorífico funciona bem a gás e a 220Vac, mas os 12V não chegam lá.
Depois de desmontar o quadro eléctrico e seguir cablagens, fiz um "levantamento" do esquema eléctrico da instalação, mas há um cabo que não consigo identificar.

Então ao quadro (painel) eléctrico chegam:
-2 cabos para os testes das baterias (1 e 2)
-2 dois cabos que ligam o relé do separador de baterias para o Corte geral
-1 cabo de massa
-2 dois cabos de corrente (grossos). Um desses cabos de corrente vai ligar a 3 disjuntores (iluminação, bomba de água, e não sei para que serve o 3º). O segundo cabo de corrente, liga directo ao disjuntor que por sua vez vai ligar ao frigorífico. O problema é que este não trás corrente, nem com a ignição ligada.

Todos estes cabos vão ligar ao carregador/separador de baterias.

Ao carregador/separador de baterias, para além da bateria da célula, chega um cabo da bateria de arranque, e chega também um outro (mais fino), o tal que não consigo identificar, mas que vem do compartimento do motor também. Não tem 12V seja com ignição ligada ou desligada.

A primeira dúvida é: a alimentação separada do frigorífico é para este trabalhar somente com a ignição do veículo ligada? Será esse fio mais fino vindo do compartimento do motor para activar um dos relés dentro do carregador/separador de baterias? (o carregador/separador é um Cramer e tem 4 relés internos, mas queria ver se não tinha que fazer o levantamento do esquema do equipamento!).

Toda a ajuda será bem vinda e desde já os meus agradecimentos.

Bons passeios

Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor paulobraz » segunda Oct 04, 2010 6:36 pm

A 12v só trabalha com a viatura em funcionamento.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor RuckFules » segunda Oct 04, 2010 6:56 pm

Mas nem com a viatura em funcionamento.
Deduzo então que o segundo cabo que vem do compartimento do motor seja um "remote" para activar os 12V que alimentará o frigorífico e será então esse o problema (os 12V que activam a alimentação do frigorífico). Resta-me descobrir para onde vai esse cabo.

Obrigado PauloBraz
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor joao rafael santos » segunda Oct 04, 2010 8:17 pm

No frigorifico existem 2 interruptores um para 220v e o outro para 12v.
Com a ponta de uma chave de fendas fina tire para fora o interruptor dos 12v sem desligar os fios e ponha o motor a trabalhar e com um busca polos
veja se chega alguma corrente.Se não chegar deve de haver alguma interrupção o que faz que não chege lá os 12v
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Mensagempor RuckFules » segunda Oct 04, 2010 8:43 pm

Desde já obrigado pela ajuda João Santos.

Os 12V não chegam sequer ao disjuntor do frigorífico no painel eléctrico da AC. Ou seja, nem saem do carregador/separador de baterias, visto que a alimentação do frigo vem num cabo separado desde aí.

Eu não sei se o termo certo será "carregador/separador de baterias", mas é pelo menos nesse equipamento que convergem as várias alimentações eléctricas: bateria 1 e 2 (arranque e célula) e os 220Vac onde é transformado em 12V para carregar a bateria da célula e alimentar todo o circuito de 12V. Desse equipamento saem 2 cabos grossos de alimentação. 1 para iluminação, bomba de água, etc, e outro específico para o frigorífico. Neste existe algum problema pois não debita tensão. Resta-me saber se necessita alguma informação da ignição para activar o frigorífico apenas com a ignição ligada (pois nem com a ignição ligada ele funciona).
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

motor ligado

Mensagempor NOGUEIRA » terça Oct 05, 2010 1:54 am

boa noite.
o motor está ligado e a luz do alternador está como?
a minha AC o frigorifico so trabalha a 12 v com o alternador a funcionar.
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Mensagempor RuckFules » terça Oct 05, 2010 7:43 am

Bom dia Nogueira.

Por acaso ontem não experimentei com o motor da AC a trabalhar (apenas com a ignição ligada), mas mesmo em viagem o frigorífico não funciona a 12V.

Ontem, numa busca exaustiva pela net consegui encontrar um esquema eléctrico de um carregador/separador de baterias e consegui perceber para que serve o tal 2º cabo que vem do compartimento do motor. É precisamente um cabo que vem do alternador, apenas para dar a informação que o alternador está a trabalhar e assim activar o relé da alimentação para o frigorífico.

Hoje vou voltar a analisar a instalação a ver se dou com o problema.
Depois partilho aqui as conclusões.

Um bom feriado a todos.
Carlos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor RUYMORAIS » terça Oct 05, 2010 10:37 am

companheiro o frigorífico so trabalha com o motor a trabalhar e a uma certa rotação

eu nas minha Ac e na AV so depois de apagar a luz da bateria que esta no painel de manómetros e que acende a luz do frigorífico

tenho de dar um toque no acelerador para ela se apagar

o fio pequeno que você diz que vem do compartimento do motor esta ligado ao conector D+ do alternador e serve para activar o rele onde esta o frigorífico ligado , assim como serve para activar o rele separador que faz a gestão do carregamento da bateria da célula

veja se esse fio tem corrente com o motor a trabalhar , mas tenha atenção que a luz do tablier da carrinha tem de estar apagada
Editado pela última vez por RUYMORAIS em quinta Oct 07, 2010 7:23 am, num total de 1 vez.
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor RuckFules » terça Oct 05, 2010 11:28 am

Resolvido.

Obrigado por todas as dicas.
Acabei de tirar um curso prático de instalação eléctrica da minha AC.

De facto o frigorífico só funciona a 12v com o alternador da AC em funcionamento (a luz da bateria na minha AC apaga logo assim que o motor começa a funcionar, sem ser necessário acelerar).
O problema estava num terminal que se descravou por baixo do tablier que trás a informação do alternador (não o da alimentação para carga da bateria) e que vai ligar no D+ do carregador/separador de baterias.
Este D+ (não sei se terá a mesma designação em todos os equipamentos. Este tem tudo em alemão) é a informação que o alternador está em funcionamento, e assim activar a alimentação do frigorífico.

E agora só falta ver que frio aquilo fará a 12V. Pelo que já li, não será grande coisa. Espero que pelo menos dê para manter algum frio.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Bons passeios.

Carlos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor joaquim » terça Oct 05, 2010 6:37 pm

É isso mesmo amigo Carlos, os 12 V é mesmo só para manter...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes