podem ajudar-me a melhorar o frigorifico a gaz?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

podem ajudar-me a melhorar o frigorifico a gaz?

Mensagempor NOGUEIRA » sábado set 25, 2010 3:17 am

Companheiros,
pedia a ajuda para o seguinte:
o meu frigorifico velhote, têm muitos dias que não quer trabalhar, depois de ver algumas dicas e alguns sites na net, agora ja sei que vou ter que mudar de gaz e limpar bem o queimador.
A chaminé tem um tubo de saida inclinado para cima, mas é aberto tambem do lado que fica de dentro, e acontece que a parede da traseira do frigorifico fica preta e dentro da AC cheira a gaz queimado.
Resolvi colocar 2 ventoinhas na grelha superior e consegui tirar em grande parte o cheiro e o imenso calor que fazia na traseira e no tampo do frigorifico .

para o frigorifico ter um bom desempenho devo instalar um termostato nas ventoinhas? ou deixo sempre ligadas sempre que ligo o frigorifico a gaz?
que devo fazer mais para que o frio trabalhe a 100%?
a temperatura exterior têm muita influencia para o rendimento do frigorifico?

estou a pensar colocar mais uma ventoinha pequenina na chaminé para empurrar o cheiro e o fumo para fora, que dizem?
ou tapo a saida de dentro?

Cumprimentos
Nogueira
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Mensagempor Nuno Sousa » sábado set 25, 2010 6:31 am

Olá Bom, dia.
Vou explicar o que fiz no meu, também de 1991 de marca Electrolux rm (não me lembro dos números).
Funcionava a gás, 12 voltes e electricidade, no entanto não fazia frio quase nenhum.
Após várias pesquisas e conversas com outros colegas realmente percebi que funcionam com eficácia os frigoríficos das auto caravanas recentes, agora os mais antigos é difícil fazer um frio digno desse nome principalmente no verão.
Primeiro com muita paciência tirei as grelhas e o frigorifico também, coloquei-o 24 horas virado ao contrário, em cima da mesa da autocaravana, novamente mais 24 horas na posição normal, 24 horas outra vez ao contrário, isto porque segundo um técnico de reparação de electrodomésticos estes frigoríficos quando são já antigos e devido ao facto de estarem muito tempo desligados possuem um liquido chamado amoníaco e água que se deposita no fundo das tubagens que tem na traseira do frigorifico o que origina o mau funcionamento.
Ao virá-lo de pernas para o ar, ouve perfeitamente esse liquido a movimentar-se.
Vou-lhe dizer que fiquei admiradíssimo com os resultados, informo também que para além de funcionar bastante bem, no congelador até faz gelo. Fiquei 100% satisfeito.
Disse -me também o tal técnico que devo fazer essa operação de dois em dois anos aproximadamente.
Também coloquei as duas ventoinhas na grelha de cima a extrair o ar, que ligo quase sempre. Evito que o sol dê directamente nas grelhas exteriores do frigorífico.
Também limpei o queimador e aquele tubinho (chaminé) em metal que existe na parte de trás do frigorífico.
Depois de tudo feito, também coloquei entre a parte de trás do frigorifico e parede da auto caravana uma vedação em esponja uma vez que a existente se encontrava muito danificada.
Fiquei muito satisfeito. No entanto e por opção tenho um frigorífico de marca electronia que se vê á venda nas worten e rádio popular de 99.00Euros, de dimensões pequenas que também levo comigo e só funciona a 220 Voltes, mas isto já se prende com o facto de normalmente estar sempre em parques de campismo e com diversos familiares, o que me interessa ter uma maior e melhor capacidade de frio, no entanto se não precisar disso vai ver que fica satisfeito com o rendimento do seu após estas operações de manutenção.
Boa sorte.
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Mensagempor caraujo » sábado set 25, 2010 7:38 am

Bom dia Nogueira,

A sua chaminé não tem um "T" no cimo?
Ou seja, normalmente a chaminé vem desde acima do queimador e sobe até à grelha superior do frigorífico, onde tem um "T", que faz de chaminé para o exterior, em que um dos lados está virado para o interior (aberto) e o outro está virado para a "boca" de saída da célula da autocavana, na grelha superior.

A chaminé também tem que ser limpa por dentro, pois ao longo dos anos vai acumulando muita fuligem, principalmente se trabalhou a botano, durante muitos anos, o que parece ser o caso. Para isso procure uma esfregona de limpar os biberões dos bébés e prenda-o nas pontas com cordel, para depois de ter tirado o tal "T", de que falei anteriormente, poder passar o esfregão para o interior da chaminé e ter a capacidade de o puxar até baixo e voltar a puxar para cima. Vai ver a quantidade impressionante de fuligem que sai. Essa fuligem quando a chaminé está quente, vai provocar o cheiro a queimado para o interior da autocaravana.

Se precisar de um esfregão diga, pois como moro perto, na Póvoa Santa Iria, não me importo de lhe esprestar um que tenho grande que encontrei num Supermercado, e é bem mais áspero, do que o dos biberões.

O truque de tirar o frigorífico e virá-lo ao contrário, também já tinha ouvido falar e parece que resulta.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

limpeza

Mensagempor NOGUEIRA » sábado set 25, 2010 8:12 pm

boa noite...companheiros...obrigado por as dicas.
hoje limpei tudo e soprei com o compressor e depois aspirei a chaminé.
este fim de semana como vou sair, vou ver se esta a fazer bom frio.
o que se passa é que já li algures que os frigorificos devem ter uma certa temperatura na parte traseira, para o que o amoniaco ou o gaz que vai fazer o frio esteja na temperatura correcta.
por isso, não sei se ao ligar as ventoinhas nos dias frescos, posso estar a tirar rentabilidade ao frigorifico.

cumprimentos
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Melhorias

Mensagempor Rula » segunda set 27, 2010 9:29 pm

Boas companheiros.
Tambem tenho um electrolux datado de 1993, mas o problema que tive é que a grelha de aluminio da parte de conservação não fazia frio nenhum.
O congelador gelava mas a outra grelha nada. Tinha que manter o congelador aberto para obter algum frio.
Então o que fiz foi tirar a placa, limpar os restos de massa condutora (que já estava ressequida) entre o tubo do frio e o aluminio, e por fim comprei massa condutora que normalmente é usada nos computadores, coloquei entre as duas peças e apertei.
fiquei fascinado com os resultados. Agora no lado de conservação faz tanto frio como no lado de congelação.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes