Grelhas de frigorífico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Grelhas de frigorífico

Mensagempor hpinheiro » terça ago 10, 2010 12:49 pm

Tenho uma duvida a colocar. Nesta ultima viagem que fiz, reparei em muitas caravanas e AutoCaravanas nos parques de campismo que tinham retiradas as grelhas exteriores dos frigoríficos. A minha questão é: isso traz algum tipo de beneficio/vantagem?
Obrigado pela ajuda.
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça ago 10, 2010 2:10 pm

Boas companheiros,

Com este calor a circulação de ar na trazeira do frigorifica por vezes não é suficiente e a retirada das grelhas ajuda a uma melhor ventilação.

Também há uns conjuntos de ventoinhas que funcionam em automático ou manual para forçar a ventilação e por isso o frigorifico tem melhor rendimento com temperaturas altas. Estes conjuntos custam cerca de 60€.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor adelsilva » terça ago 10, 2010 9:39 pm

Caros
Companheiros
Eu tenho duas ventoinhas para fazer a ventilação ao frigorifico e com estes dias de muito calor e excelente
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
adelsilva

Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm

Mensagempor Rula » sexta ago 13, 2010 9:19 pm

Infelizmente já acabaram as minhas férias que passei em idanha-a-nova e onde fizeram uns abrazadores 45ºc. Pois o meu frigo nem com as ventoinhas conseguia ganhar algum gelo. Foi então que me lembrei de tirar a grelha de baixo do circuito de ar e, para meu espanto, vi alguns resultados positivos.
Resumindo: O gelo que fazia durante a noite, anteriormente durava só até às 13h +/- e só voltava com o caír da noite.
Depois de tirar a grelha, já consegui que o gelo durá-se o dia todo.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

frigorifico

Mensagempor psalreta » segunda ago 23, 2010 9:28 pm

Boas. Adquiri 2 ventoínhas e um termostato que vou montar no frigorifico. Já vários companheiros disseram ser eficaz, vou experimentar na próxima saída. Já agora vou colocar as minhas dúvidas, para quem já tem este sistema, as ventoinhas deverão ser "apontadas" para que zona do frigorifico, estou a pensar coloca-las na grelha de ventilação superior, junto à chaminé, será assim? E quando em funcionamento será necessário retirar as grelhas? Qual a temperatura que deve estar regulada no termóstato? Obrigado e até breve.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor joaquim » terça ago 24, 2010 11:55 am

Se são duas eu cá punha uma por debaixo do condensador, que é aquele radiador de palhetas que tem e a outra mesmo na grelha de cima e isto porque o ar quente desloca-se de baixo para cima...Esta é a minha opinião, claro!
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça ago 24, 2010 12:22 pm

Companheiros boa tarde,

Psalreta as ventoinhas que comprou são as duas juntas e o comando de 3 posições? assim sendo deverão ser colocadas na grelha superior ao centro, para uma melhor extração do ar e assim provocar uma boa ventilação da trazeira do frigorifico, de baixo para cima.

Não será necessário tirar as grelhas e normalmente o arranque em automático já vem calibrado, salvo erro para disparar aos 36º .

Normalmente usa-se em automático porque assim é mais eficaz, mas se por qualquer motivo (excesso de calor) poderemos passa-las para manual.

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor psalreta » terça ago 24, 2010 11:31 pm

Boas Companheiro ZecaSantos. As ventoinhas são as duas juntas e vem calibrado para disparar em automático, sendo que podemos escolher a temperatura entre os 28º e os 35º, e também o modo manual para o seu funcionamento. Agora colocando as ventoinhas, elas deverão funcionar como extractor? Tinha ideia de que elas "sopravam" ar fresco para a traseira do frigorifico.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 25, 2010 9:33 am

Boas

As ventoínhas deverão ser colocadas na parte superior do frigorífico (grelha de cima) no sentido de extrair o ar. Mas se assim o entenderem poderão acrescentar mais duas ventoínhas na grelha de baixo a soprar ar para dentro, porque assim vai provocar uma corrente de ar contínua e como consequência o melhor desempenho do frigorífico.

Cumprimentos
Editado pela última vez por Fernando Dias Silva em quarta ago 25, 2010 6:01 pm, num total de 1 vez.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor ZecaSantos » quarta ago 25, 2010 10:25 am

Companheiro Psalreta

As ventoinhas são montadas na grelha superior para extrair ar e desta forma uma depressão aumentando a ventilação na traseira do frigorifico, e assim entra o ar frio.

Entra ar frio pela grelha inferior e sai ar quente pela grelha superior.

Julgo que esse conjunto resolve o problema, e normalmente assim é, em casos extremos poder-se-á usar a técnica do Fernando D. Silva.

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor paulobraz » quinta ago 26, 2010 7:14 am

As ventoinhas são colocadas na grelha superior, nunca na grelha inferior, pois não interessa colocar ainda mais ar quente na zona de dissipação do frigorifico, o que interessa é retirar o ar quente que se acumula.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor RMartins » quinta ago 26, 2010 11:48 am

Já agora aproveito para ficar informado, qual será o valor das ditas grelhas?
Depende de modelo da AC ou é tamanho universal!?

Cumprimentos,
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Frigorifico

Mensagempor psalreta » quinta ago 26, 2010 9:06 pm

Boas. Obrigado pela vossa colaboração. Este fim de semana vou montar o "equipamento" e ver or resultados. Para o companheiro RMartins, as grelhas são as que estão montadas na autocaravana na traseira do frigorifico, o valor que provavelmente quer saber é o das ventoinhas, que custaram, salvo erro 52€. Inclui as ventoinhas com termostato e um pequeno painel de controlo onde pode ligar/desligar e escolher o modo manual ou automático. Convém instalar também um fusivel. Até à próxima.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Ventoinhas

Mensagempor psalreta » sábado ago 28, 2010 1:55 pm

Boas. Estou neste momento na barragem de Belver, no camping Ortiga. Estão cerca de 35 graus, e as ventoinhas estão a trabalhar no modo automático, silenciosas e muito eficazes. Vale a pena o investimento. Saudações.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Mensagempor RMartins » sábado ago 28, 2010 10:40 pm

Para mim, mais que o preço, muito importante é o silencio das mesmas em funcionamento, não acham!?
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes