Ar condicionado

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ar condicionado

Mensagempor rl_feliciano » quarta abr 07, 2010 9:26 pm

Boas,

Tendo adquirido recentemente uma caravana, estou ainda na fase de ultimar os pormenores que me permitirarão usofruir da mesma.

Uma coisa que me preocupa é o calor do verão, até porque tenho uma filhota com 3 anos e não queria que ela sofresse muito nos dias de calor.

Já pesquisei, inclusive neste forum, mas não encontro grandes soluções.
Encontrei esta sensivelmente a 1200€ (mais coisa menos coisa):
http://rolarlivre.pt/stand/index.php?ma ... cts_id=192

A minha caravana tem 6,4 metros. Por um lado era o momento certo para investir (vou ter uns períodos em Junho e Agosto), por outro lado já é qualquer coisa...
Alguém tem experiencia com este tipo de equipamentos? Vale a pena um investimento desta magnitude?

Á parte do A/C em si, e considerando que isto deve trabalhar a 12V, provavelmente haverá lugar a adquirir uma nova bateria para suportar o consumo electrico, certo?

Agradeço a partilha das vossas opiniões/experiencias.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Registado: segunda abr 05, 2010 2:30 pm

Mensagempor las2855 » quarta abr 07, 2010 11:24 pm

Caro Feliciano,

Assunto melindroso o seu.
As baterias não são solução para alimentar um ar condicionado porque necessita de demasiada energia...
A única forma que sei ser possivel é ligando a AC aos 220v externos, num parque de campismo por exemplo, e,só aí, funciona ou a um gerador portátil (ruidoso e caro).

Na minha opinião 1200 euros por um aparelho de ar condicionado é muito principalmente se a utilização vier a ser reduzida.
Mas claro cada um sabe de si...

Eu resolvi de outra maneira. Instalei um ar condicionado compacto de chão comprado em campanha por 100€, fiz a ligações eléctricas 220v e de exaustão de ar quente e ocupa metade do roupeiro.
É menos eficaz, mais ruidoso, mas funciona e retira-se fora de época de calor libertando espaço e peso.
Não esqueça o peso adicional em permamencia do ar condicionado e de um gerador...

Boas compras... :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor rl_feliciano » quinta abr 08, 2010 10:11 am

Pois, a questão é mesmo essa.
Perceber que soluções funcionam.

Qualquer solução que eu opte tem que:
1 - Funcionar! Tem que arrefecer a caravana a níveis aceitáveis.
2 - Funcionar a 12V. A minha expectativa de utilização da caravana será para maioritariamente para as deslocações e pernoitas. Durante o dia, espero estar ausente a visitar os destinos :)
3 - Assim, terá que ser uma solução passível de ser alimentada pelo alternador em andamento, e por bateria quando parada.
4 - Consequentemente e prevendo consumos elevados, presumo a necessidade de instalar uma bateria de grande capacidade e resistente só para o AC.
5 - O peso...pois 30KG do AC, mais alguns 20 de uma bateria, conversor a 220...etc, o impacto aerodinâmico...

São este tipo de questões que pretendo esclarecer. Se o custo e as desvantagens do ponto 5 são facilmente esquecidas, em função de um maior conforto na deslocação.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta abr 08, 2010 11:11 am

Companheiro:
Já dei mil voltas à cabeça por causa do mesmo problema e acabei por desistir do ar condicionado e conformar-me com a escolha de destinos mais compatíveis com essa lacuna...
O primeiro problema é o de acrescentar mais peso a uma AC que já pesa demais.
Tenho um inverter (talvez uns 5 ou 6 kg) que me fornece 220 V até 2000 W, com o motor ligado. Ainda assim, disseram-me que não seria suficiente para fazer funcionar convenientemente um ar condicionado (precisaria de 2200 a 2500 W).
Quanto às baterias para suportar o sistema, aconselho-o a esquecer. Tente manter o frigorífico nos 12 V, com o motor da viatura parado, só com baterias, e verá quanto tempo ele funciona. Agora imagine com o ar condicionado, que consome muito, mas mesmo muito mais.
Sem que me considere propriamente perito na matéria, tenho a ideia - como já foi anteriormente mencionado - que o ar condicionado só funciona 100% bem desde que ligado a um ponto de luz (parques de campismo, por ex.).
Mas outros companheiros informarão porventura melhor do que eu.
Boas rotações e boa sorte.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor danibeja » quinta abr 08, 2010 1:48 pm

Caro companheiro,

Já me questionei várias vezes acerca do mesmo, mas todas as conclusões que tirei foram sempre no sentido de não adquirir um ar condicionado.

No verão passado, nas minhas férias durante o mês de Agosto, apenas arrefeci a AC com uma ventoinha 12V com um diâmetro de 30cm que adquiri na norauto por cerca de 13Euros, deixava sempre ligada a partir do momento em que saía da AC de manha e só desligava ao final da tarde, e o painel solar mais pequeno que tenho aguentava sozinho, pois deve consumir pouca energia.

Juntamente com um bom isolamento nos vidros da frente principalmente, e as clarabóia abertas para ajudar a circular o ar consegue ter temperaturas inferiores ás registadas na rua, mas claro a melhor solução é sempre conseguir estacionar a AC num local em que no período das 12h as 18h esteja á sombra :D .

grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor rl_feliciano » quinta abr 08, 2010 11:08 pm

Pelo que vejo, o peso, sendo um problema considerável, é o menor dos problemas, pois sem estar ligado a um ponto de luz, dificilmente se poderá obter um sistema que funcione.

O link que puz na mensagem inicial, o dometic B1100 anuncia uma capacidade de refrigeração de 3400 BTU, com um consumo de 2.1 A (500W).
Do pouco que percebo, em andamento penso que este talvez pudesse ser suportado. Mas estando parado, findo a luz, ficaria sem bateria (mesmo que fosse dedicada) em pouco tempo (se fiz bem as contas talvez durasse uma hora :( ).

Vou ver se existe um gerador eolico para pôr durante a noite hehe :)

Parece-me que a ventoinha vai fazer as vezes do A/C... :(
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Re: Ar condicionado

Mensagempor time_out » sexta abr 09, 2010 10:11 am

rl_feliciano Escreveu:Boas,

Tendo adquirido recentemente uma caravana, estou ainda na fase de ultimar os pormenores que me permitirarão usofruir da mesma.

Uma coisa que me preocupa é o calor do verão, até porque tenho uma filhota com 3 anos e não queria que ela sofresse muito nos dias de calor.

A minha caravana tem 6,4 metros. Por um lado era o momento certo para investir (vou ter uns períodos em Junho e Agosto), por outro lado já é qualquer coisa...
Alguém tem experiencia com este tipo de equipamentos? Vale a pena um investimento desta magnitude?

Á parte do A/C em si, e considerando que isto deve trabalhar a 12V, provavelmente haverá lugar a adquirir uma nova bateria para suportar o consumo electrico, certo?

Bom dia

Estamos a falar de uma caravana e por esse facto deverá utilizá-la principalmente em parques de campismo que estão dotados de 220 V e por conseguinte a montagem de um ar condicionado 220V é a solução mais obvia e mais económica. Neste campo poderá optar pelos equipamentos especificos para caravanas ou autocaravanas (de tecto) ou mesmo os habituais para casa (vulgo split).

No que diz respeito aos especificos para autocaravanas ou caravanas há que os dividir em dois tipos:
1 - humificadores que permitem baixar a temperatura mas unicamente de alguns graus. Este equipamento funciona a 12V com um consumo diminuto (entre 40 W e 70 W). Ver em http://rolarlivre.pt/stand/index.php?main_page=product_info&cPath=2_11&products_id=190
2 - ar condicionado que permitem reduzir a temperatura para valores bem baixos. Só funcionam a 220 V se bem que já existem conjuntos de equipamento e inversores (12V / 220 V) que fazem com que seja possivel utilizar-los mesmo na ausencia de corrente de rede. Para tal é obrigatório a utilização de baterias de armazenagem e de um sistema de carga (o alternador do automóvel quando em andamento e paineis solares quando em repouso).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Re: Ar condicionado

Mensagempor rl_feliciano » sexta abr 09, 2010 11:10 am

time_out Escreveu:
rl_feliciano Escreveu:Boas,

Bom dia

Estamos a falar de uma caravana e por esse facto deverá utilizá-la principalmente em parques de campismo que estão dotados de 220 V e por conseguinte a montagem de um ar condicionado 220V é a solução mais obvia e mais económica. Neste campo poderá optar pelos equipamentos especificos para caravanas ou autocaravanas (de tecto) ou mesmo os habituais para casa (vulgo split).

No que diz respeito aos especificos para autocaravanas ou caravanas há que os dividir em dois tipos:
1 - humificadores que permitem baixar a temperatura mas unicamente de alguns graus. Este equipamento funciona a 12V com um consumo diminuto (entre 40 W e 70 W). Ver em http://rolarlivre.pt/stand/index.php?main_page=product_info&cPath=2_11&products_id=190
2 - ar condicionado que permitem reduzir a temperatura para valores bem baixos. Só funcionam a 220 V se bem que já existem conjuntos de equipamento e inversores (12V / 220 V) que fazem com que seja possivel utilizar-los mesmo na ausencia de corrente de rede. Para tal é obrigatório a utilização de baterias de armazenagem e de um sistema de carga (o alternador do automóvel quando em andamento e paineis solares quando em repouso).

Certo, no entanto, com as devidas limitações da prática do autocaravanismo, especialmente nos passeios de fds, pretendo usar a versatilidade e autonomia da caravana para passar uma ou duas noites sem pernoitar em parque. Convinha que o sistema permitisse a utilização durante algumas horas sem estar ligado à rede electrica, ao invés de acabar com uma bateria de 100A em poucos minutos

Adicionalmente também estou preocupado com a possibilidade do uso durante a deslocação. Se não puder usar, não acho que compense o investimento. Ora consumos muito elevados poderão constituir um obstaculo.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Mensagempor João Morgado » sexta abr 09, 2010 8:30 pm

Caro Ricardo,

Pelo que escreveu, tudo indca que se trata de uma caravana e não de autocaravana. Como tal, pernoitar uma ou duas noites fora de parques é considerado prática de campismo, que por sua vez é proibido por lei. Por outro lado fico na dúvida se foi o companheiro que não se exprimiu bem e se é realmente uma AC, pois quando diz que não quer que a filhota sofra com o calor (sendo caravana, não pode transportar pessoas e estando parado à sombra o calor não é assim tanto).
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor rl_feliciano » domingo abr 11, 2010 3:34 pm

João Morgado Escreveu:Caro Ricardo,

Pelo que escreveu, tudo indca que se trata de uma caravana e não de autocaravana. Como tal, pernoitar uma ou duas noites fora de parques é considerado prática de campismo, que por sua vez é proibido por lei. Por outro lado fico na dúvida se foi o companheiro que não se exprimiu bem e se é realmente uma AC, pois quando diz que não quer que a filhota sofra com o calor (sendo caravana, não pode transportar pessoas e estando parado à sombra o calor não é assim tanto).
Saudações

Bom, exprimi-me mal. É uma autocaravana, preparação EuraMobil.
Quanto ao resto, não ponho em causa, se realmente sentir necessidade disso, de entrar em parques para pernoitar.

Parece-me no entanto que em determinadas condições, é ser mais papista que o papa, dificultar a pernoita dentro da autocaravana. Logico que não poderei abrir toldo, dispor de mesa e cadeiras no exterior, fazer fogareiros ou despejar águas residuais.
Mas se a unica coisa que vou fazer é dormir lá dentro por uma noite, não vejo como possa perturbar a ordem pública.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo abr 11, 2010 4:03 pm

Caro Ricardo Feliciano:
Claro que pode pernoitar fora dos parques de campismo, em qualquer local disponível e não interdito, desde que cumpra as regras que enunciou: não abrir toldos (eu já retirei o meu da AC...), não esvaziar águas, não abrir cadeiras, etc. O simples degrau eléctrico aberto, as patas estabilizadoras assentes no chão, o uso dos niveladores de plástico nas rodas, ou uma janela lateral levantada (há companheiros que têm janelas de correr no habitáculo da AC para obviar a esta interdição), podem ser motivos para invocação da prática de campismo selvagem por parte das autoridades. Penso que o mesmo não sucederá se abrir/levantar as janelas do tejadilho ou os vidros de correr da cabine de condução.
Terá é, muito provavelmente, de se conformar com a ausência de ar condicionado digno desse nome, como vai sucedendo no meu caso e na maioria dos companheiros. Mas é o preço a pagar pela liberdade de pernoitar onde quiser e puder, face à ausência de tecnologia que permita uma boa relação entre o peso e custo dos equipamentos de refrigeração, de um lado, e a potência debitada, do outro.
Boas rotações.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor time_out » domingo abr 11, 2010 4:23 pm

rl_feliciano Escreveu:Bom, exprimi-me mal. É uma autocaravana, preparação EuraMobil.
....

O post que publiquei como resposta à sua questão inicial é essencialmente destinado a caravanas.

No caso de autocaravanas e para manter fresco a celula enquanto em andamento podera optar pela instalação de um ar condicionado de cabine que usa o motor do carro para fazer mover o compressor que faz funcionar o ar condicionado. Estes sistemas usam o vulgar circuito de ventilação do ar para o habitáculo para fazer sair o ar frio.
Se que há quem use o ar condicionado de tecto (tal como mostra no link) em andamento usando para tal um inversor (que transforma 12V em 220V) que se encontra ligado a baterias que são carregadas pelo alternador do carro enquanto este esta em movimento. No entanto o alternador deve ser trocado por um de maior capacidade já que normalmente carregam menos que o consumo do tal inversor. Chamamos a atenção que passará a ter, enquanto em andamento, corrente de 220V a passar por dentro da celula.
Pessoalmente instalei no meu carro um ar condicionado de habitaculo que permite de, sempre que está muito calor e em andamento, ter possibilidade de baixar a temperatura de toda a celula (menos quente na frente que na traseira). Nos dias de muito calor mantenho, mesmo em andamento, as cortinas do lado do sol fechadas o que limita o aquecimento. As claraboias tambem ficam tapadas.

Há tambem a alternativa de um gerador (não menos de 2000W) que lhe permite passar a ter, enquanto parado, 220V com suficiente amperagem para colocar o ar condicionado de tecto a funcionar. No entanto há o ruido que o mesmo faz (mesmo quando se opta pelos com motor a 4 tempos e ditos silenciosos).

Espero ter ajudado
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor rl_feliciano » terça abr 13, 2010 10:04 am

Obrigado a todos pelas respostas.
Para já, decidi manter como está. Vou testar a caravana no calor, e tentar os pequenos truques já referidos como as janelas tapadas e uso de uma ventoinha.

Usar 220V e geradores, fica fora de questão. É demasiado limitado para as desvantagens que apresenta em custos e peso.
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Conselho

Mensagempor josegon_calves » terça abr 13, 2010 1:09 pm

Boa tarde Companheiro rl_feliciano,

Por último, revelo-lhe um "segredo" que muto tenho usado quando pratico Campismo nos locais apropriados:

Todos os vãos, todas as janelas, todas aberturas, todos os envidraçados, deverão ser "tapados" a partir do exterior e sempre pelo exterior. De preferência com aqueles produtos isolantes térmicos mesmo que forrados a tecido, como é o meu caso. Ganhará assim um mínimo de 10º de diferença entre o interior e o exterior. Isto, por experiência própria e comprovada!

Quanto à ventoinha, coloque-a de forma a que "empurre" o ar frio em direcção ao ar quente e este possa sair de imediato. Basta uma abertura de um centímetro, ou mesmo menos, num ponto mais elevado. Conseguirá assim ganhar ainda mais comodidade mesmo debaixo de um calor tórrido de 45º!!! Comprovei-o em Mértola no ano transacto.

Mais do que isto... nem na farmácia Companheiro!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Re: Conselho

Mensagempor rl_feliciano » terça abr 13, 2010 10:21 pm

josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiro rl_feliciano,

Por último, revelo-lhe um "segredo" que muto tenho usado quando pratico Campismo nos locais apropriados:

Todos os vãos, todas as janelas, todas aberturas, todos os envidraçados, deverão ser "tapados" a partir do exterior e sempre pelo exterior. De preferência com aqueles produtos isolantes térmicos mesmo que forrados a tecido, como é o meu caso. Ganhará assim um mínimo de 10º de diferença entre o interior e o exterior. Isto, por experiência própria e comprovada!

Quanto à ventoinha, coloque-a de forma a que "empurre" o ar frio em direcção ao ar quente e este possa sair de imediato. Basta uma abertura de um centímetro, ou mesmo menos, num ponto mais elevado. Conseguirá assim ganhar ainda mais comodidade mesmo debaixo de um calor tórrido de 45º!!! Comprovei-o em Mértola no ano transacto.

Mais do que isto... nem na farmácia Companheiro!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Obrigado pela dica.
Certamente não a esquecerei!
Um abraço
Ricardo Feliciano
rl_feliciano

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes