|
||
|
|
|
rl_feliciano Escreveu:Boas,
Tendo adquirido recentemente uma caravana, estou ainda na fase de ultimar os pormenores que me permitirarão usofruir da mesma.
Uma coisa que me preocupa é o calor do verão, até porque tenho uma filhota com 3 anos e não queria que ela sofresse muito nos dias de calor.
Já pesquisei, inclusive neste forum, mas não encontro grandes soluções.
Encontrei esta sensivelmente a 1200€ (mais coisa menos coisa):
http://rolarlivre.pt/stand/index.php?ma ... cts_id=192
A minha caravana tem 6,4 metros. Por um lado era o momento certo para investir (vou ter uns períodos em Junho e Agosto), por outro lado já é qualquer coisa...
Alguém tem experiencia com este tipo de equipamentos? Vale a pena um investimento desta magnitude?
Á parte do A/C em si, e considerando que isto deve trabalhar a 12V, provavelmente haverá lugar a adquirir uma nova bateria para suportar o consumo electrico, certo?
Agradeço a partilha das vossas opiniões/experiencias.
time_out Escreveu:rl_feliciano Escreveu:Boas,
Tendo adquirido recentemente uma caravana, estou ainda na fase de ultimar os pormenores que me permitirarão usofruir da mesma.
Uma coisa que me preocupa é o calor do verão, até porque tenho uma filhota com 3 anos e não queria que ela sofresse muito nos dias de calor.
Já pesquisei, inclusive neste forum, mas não encontro grandes soluções.
Encontrei esta sensivelmente a 1200€ (mais coisa menos coisa):
http://rolarlivre.pt/stand/index.php?ma ... cts_id=192
A minha caravana tem 6,4 metros. Por um lado era o momento certo para investir (vou ter uns períodos em Junho e Agosto), por outro lado já é qualquer coisa...
Alguém tem experiencia com este tipo de equipamentos? Vale a pena um investimento desta magnitude?
Á parte do A/C em si, e considerando que isto deve trabalhar a 12V, provavelmente haverá lugar a adquirir uma nova bateria para suportar o consumo electrico, certo?
Agradeço a partilha das vossas opiniões/experiencias.
Bom dia
Estamos a falar de uma caravana e por esse facto deverá utilizá-la principalmente em parques de campismo que estão dotados de 220 V e por conseguinte a montagem de um ar condicionado 220V é a solução mais obvia e mais económica. Neste campo poderá optar pelos equipamentos especificos para caravanas ou autocaravanas (de tecto) ou mesmo os habituais para casa (vulgo split).
No que diz respeito aos especificos para autocaravanas ou caravanas há que os dividir em dois tipos:
1 - humificadores que permitem baixar a temperatura mas unicamente de alguns graus. Este equipamento funciona a 12V com um consumo diminuto (entre 40 W e 70 W). Ver em http://rolarlivre.pt/stand/index.php?main_page=product_info&cPath=2_11&products_id=190
2 - ar condicionado que permitem reduzir a temperatura para valores bem baixos. Só funcionam a 220 V se bem que já existem conjuntos de equipamento e inversores (12V / 220 V) que fazem com que seja possivel utilizar-los mesmo na ausencia de corrente de rede. Para tal é obrigatório a utilização de baterias de armazenagem e de um sistema de carga (o alternador do automóvel quando em andamento e paineis solares quando em repouso).
João Morgado Escreveu:Caro Ricardo,
Pelo que escreveu, tudo indca que se trata de uma caravana e não de autocaravana. Como tal, pernoitar uma ou duas noites fora de parques é considerado prática de campismo, que por sua vez é proibido por lei. Por outro lado fico na dúvida se foi o companheiro que não se exprimiu bem e se é realmente uma AC, pois quando diz que não quer que a filhota sofra com o calor (sendo caravana, não pode transportar pessoas e estando parado à sombra o calor não é assim tanto).
Saudações
rl_feliciano Escreveu:Bom, exprimi-me mal. É uma autocaravana, preparação EuraMobil.
....
josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiro rl_feliciano,
Por último, revelo-lhe um "segredo" que muto tenho usado quando pratico Campismo nos locais apropriados:
Todos os vãos, todas as janelas, todas aberturas, todos os envidraçados, deverão ser "tapados" a partir do exterior e sempre pelo exterior. De preferência com aqueles produtos isolantes térmicos mesmo que forrados a tecido, como é o meu caso. Ganhará assim um mínimo de 10º de diferença entre o interior e o exterior. Isto, por experiência própria e comprovada!
Quanto à ventoinha, coloque-a de forma a que "empurre" o ar frio em direcção ao ar quente e este possa sair de imediato. Basta uma abertura de um centímetro, ou mesmo menos, num ponto mais elevado. Conseguirá assim ganhar ainda mais comodidade mesmo debaixo de um calor tórrido de 45º!!! Comprovei-o em Mértola no ano transacto.
Mais do que isto... nem na farmácia Companheiro!
Um abraço e até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)
Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes