GPL para o frigorífico, boiler e fogão

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

GPL para o frigorífico, boiler e fogão

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 07, 2010 10:32 am

Qual a experiência dos companheiros na utilização de GPL - em vez de Butano ou Propano - para o frigorífico, boiler e fogão da AC?
Ouvi dizer que não é preciso alterar nada ao nível dos equipamentos, que funciona às mil maravilhas, que é mais barato quando se perpectivam os consumos de gás a longo prazo, que permite maior autonomia do que o sistema de botijas de gás, e que - tal como o Propano - não congela.
Não sei se é vantajoso em termos de peso.
O depósito de GPL ficaria instalado no compartimento onde normalmente depositamos as botijas de gás.
Como parece tudo bom de mais para ser verdade, conceda-se a palavra a quem saiba...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mecânica, Manutenção e Bricolage

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 12:42 pm

Companheiro Henrique Fernandes,

Cá estou eu novamente, desta vez neste tópico.

Então, quanto ao GPL, vou relatar-lhe a minha experiência pessoal:

a Minha AC, que mandei construir segundo a orientação no Andrade , em Vila da Feira e que acabou por servir de prototipo aos novos modelos da firma, tem instalado um depósito de GPL com a capacidade de 40 L.
Esse depósito abastece o fogão, o forno, por vezes o frigorífico (de 150L e com congelador separado), boiler para águas e aquecimento.

Tudo isto funciona sem qualquer adaptação prévia.

A comodidade é extraordinária, dado que, numa qualquer bomba de abastecimento com GPL se enche o depósito. Através de um visor de nível existente no habitáculo da AC vamos verificando o consumo do gás.
A minha experiência diz-me que é muito mais barato que as botijas normais, é muito mais prático pois não é necessário andar a substitui-las e com a vantagem de não ser necessário mudar de redutor sempre que ficamos sem gás no estrangeiro. Aliás, um depósito cheio dá-me para os gastos de um ano inteiro. Normalmente saio para fora durante 30-40 dias e quando chego o depósito está sensivelmente a meio, sem ter tido qualquer necessidade de reduzir o consumo.

Resumindo, aconselho vivamente este sistema.

Um abraço e mande sempre.

A. Cunha
Coimbra
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 07, 2010 3:14 pm

Caro companheiro Cunha:
Alguma vez teve problemas com o frio, como acontece por vezes quando se usa Butano?
Henrique Fernandes

Mecânica, Manutenção e Bricolage

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 3:36 pm

Caro companheiro H. Fernandes,

Nunca tive qualquer espécie de problema com o GPL.

Quanto ao frio, não me posso pronunciar, já porque o depósito, colocado sob o chassis, está um bocado resguardado mas também porque nunca me desloquei, no Inverno, para paragens muito frias.

Um abraço

A. Cunha
Coimbra
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Mensagempor RUYMORAIS » domingo mar 07, 2010 11:59 pm

caro companheiro
a minha VW westfalia ja tras de origem um deposito de gaz (gpl) no exterior por debaixo da carrinha

ate a data nunca tive problemas e posso dizer que o fogao e o frigorifico funcionam perfeitamente e muito bem , so uma aparte a minha carrinha como veio da alemanha esta a trabalhar a 50mbars de pressao

ainda no sabado fui a espanha comprar dois depositos iguais

um para montar na minha caravana e outro para vender , sao de pouca capacidade , 8 kg cada um mas tambem existem bombas gpl quaze em todo o lado

eu como costumo alugar a minha VW posso dizer que um deposito chega a durara mais de um mes visto estar sempre a funcionar o frigorifico

quanto a congelar tal se acontecer a mesma tem um dispositivo que se liga e aquece junto a torneira que fecha o gas e assim tenho sempre gas
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor ZecaSantos » segunda mar 08, 2010 12:09 pm

Companheiros,

Em relação ao GPL só tenho boa opinião. Tenho um depósito de 60l (reais 48l) que dura muito tempo no verão, mas no inverno já não é bem assim visto o aquecimento ter um consumo grande, e, no meu caso é muito utilizado. Mas seria o mesmo consumo com a utilização de botijas. As grandes ventagens são o comodismo, ter GPL por aí fora (exepto em Espanha), não ser necessário fazer tantos abastecimentos, e o preço ser muito inferior. O peso de um depósito destes não deve de pesar mais do que duas botijas. Que eu saiba não existe no mercado depósitos que caibam no compartimento do gás.
Há que ter cuidado com o local a instalar, em virtude do espaço disponível e com a altura ao chão, e dever-se-á evitar a instalção de manómetros (leds) electricos, por causa do consumo.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor RUYMORAIS » segunda mar 08, 2010 2:48 pm

existem uma botijas para encher de gpl e que podem ser cheias nas bombas
sei que custaval perto de €180 cada , perdi o link

o meu deposito tem 80cm de comprimento e perto de 23cm de diametro
tem uma tara de 14kg e leva 7,9 kg de gaz
RUYMORAIS

Mensagempor Manuel Soares » sexta mar 12, 2010 6:58 pm

Companheiros.
Venho reçentemente de meter um tanque de gpl no compartimento onde se instala a garrafa de gáz. Fico com o tanque de 30/35 l e ainda espaço para uma garrafa de gáz. Deram-me um livrete de homolugação, (não sei se é palavra exacta) . Só que não fiz, nem faço confiança no instalador. É muito fáçil reçever os € e deixar o trabalho contra a lei e a perder gáz.
Um bom instalador de gáz sabe qual é o material que deve ou não instalar. Falo de tubagem, cones, curvas Ts etc.
Agora penso estar servido e dentro de dias irei experimentar para um país (LUX) frio.
Saudações campistas.
M.Soares
Boas Compaheiros. Espero seja bem vindo neste meio fantastico. Aprende-se m/ uns com os outros. Até sempre por agora.
Manuel Soares

Registado: quinta mar 22, 2007 11:20 pm

Mensagempor Agostinho Maia » quinta mar 18, 2010 4:00 pm

Companheiros,
Sobre o uso de GPL nas autocaravanas, experiencia de companheiros dizem não haver qualquer tipo de problemas no funcionamento, sendo tambem mais economico...
e quanto às questões legais, por cá e por lá, alguem sabe dizer algo?
Cumprimentos,
Agostinho Maia
Agostinho Maia

Registado: domingo fev 14, 2010 9:26 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quinta mar 18, 2010 10:30 pm

quanto as questoes legais , nao sao nenhumas , porque nas inspecçoes nao vistoriam os sistemas de gpl
no fundo e a mesma coisa que transportar uma botija de gas
RUYMORAIS

Mensagempor Agostinho Maia » sexta mar 19, 2010 9:00 am

Pergunto ainda:
Em circulação,
1- pode o sistema de aquecimento do habitaculo permanecer ligado?
2- manter o forno ligado para preparar o almoço?
3- no nosso País ou fora dele?
4- Quanto à insta temos duas botijas de 13 kg propano ligadas com lira ao comutador automático, depois deste o secumotion, de seguida tubo em cobre de 10m.m que alimenta a instalação do habitaculo, fogão, forno, aquecimento de água e aquecimento de ambiente. Para montar GPL retiro as botijas, retiro o comutador automático e ligo o novo depósito ao secumotin. Será assim ou há mais umas voltinhas?
Obrigado
Agostinho Maia
Agostinho Maia

Registado: domingo fev 14, 2010 9:26 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sábado mar 20, 2010 8:28 am

a ligaçao e como se de uma botija de gaz se trata-se

voce tem duas botijas ligadas ao comutador automatico , pode o deixar ficar como o pode tirar , se o deixar ficar pode sempre ligar na outra entrada uma botija da campingas para quando por alguma razao nao tiver gas no deposito
quanto ao secutmotion , esse deve de o deixar ficar , mas pelos relatos de companheiros , ele tem dado enormes problemas , veja topico onde eles falam disso
nao pode circular de forma alguma com o gas aberto a nao ser que o deposito ou botijas se encontrem no exterior do habitaculo e mesmo assim tem de fechar o geral da intalaçao , nao tem e de fechar a torneira do deposito ou desligar o rotor da botija
a minha westfalia tem o deposito fora por debaixo da carrinha , como tal so desligo as torneira no interior
RUYMORAIS

Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 23, 2010 5:17 pm

Companheiros:
Depois de inúmeras pesquisas e contactos, bem como de muita reflexão, parece-me que há a concluir o seguinte:
- O gás butano é o mais fácil de obter, mas é também o que causa mais problemas ao nível dos frigoríficos (menor potência, carbonização e consequente entupimento das chaminés, emanação para o habitáculo de odor relacionado com a mistura de enxofre, sobretudo no caso do gás da Repsol).
- O GPL é uma boa solução de longo prazo, com o inconveniente dos elevados (ou relativamente elevados) custos de investimento e, adicionalmente com o problema de a Espanha não ser uma boa opção em termos de abastecimento. Tem ainda o inconveniente do peso (no mínimo 20 kg entre depósito e peças de fixação, a que se somará o peso do próprio gás). É um sistema seguro, uma vez que devido a um mecanismo de autoregulação não é possível encher mais de 80% do depósito). Pode ser instalado em depósitos (fixos) ou em garrafas portáteis (muito caras). Acresce que o GPL comercializado em Portugal é constituído em cerca de 95% por gás propano...
- O gás propano em garrafa tem o inconveniente do peso e a vantagem de ser mais potente, inodoro e de suscitar uma maior sobrevida dos equipamentos em relação ao butano.

Dito isto pergunto aos companheiros: que tipo de gás propano utilizam (garrafas de quantos quilos)? Alguém dispõe de redutor para propano com entrada universal (como o existente, por exemplo, nas garrrafas de butano da Repsol)?
Ou seja, quais as soluções que melhor serviram os interesses de cada um?

No caso de eu, na minha santa ignorância destas questões, ter cometido alguma grosseira imprecisão técnica, só agradeço que me corrijam.
A palavra a quem souber...
Henrique Fernandes

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça mar 23, 2010 6:00 pm

Boas

Companheiro Henrique, uso gás propano em botijas de 13 kg no período chamado frio (Inverno e parte da Primavera). Mas quando as temperaturas sobretudo à noite já não descem a passar o 5º cêntigrados e eu não me desloco a locais onde há neve e temperaturas baixas, troco para gás butano em botijas de 11 kg.
E porquê? Tudo por uma questão de peso, pois sei que o propano é muito melhor que o butano. A marca que utilizo tem botijas (plástico) de butano muito mais leves que as de propano (ferro). Redutores universais e/ou liras universais que sirvam todas as marcas não conheço, tenho sim um redutor que dá tanto para propano como para butano mas dentro da mesma marca.
Felizmente é uma marca que se encontra fácilmente quase em todas as terras cá em Portugal.

O GPL é uma boa opção, mas realmente tem elevados custos.

Com este sistema dá-me jeito até porque também gasto a mesma marca cá em casa e assim posso gerir melhor o consumo, e nunca deixo acabar o gás na AC, pois quando compro botijas mudo sempre a da AC.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor spinto » domingo dez 05, 2010 2:24 pm

desculpem desenterrar o tópico mas tenho algumas questões que os companheiros me irão esclareçer certamente.
- quem faz e por quanto fica instalar um deposito de GPL no local das botijas?
- o funcionamento do frigorifico é bom, é melhor ou piora em relação ao gaz de botija dan repsol por exemplo.
- é possivel em viajem manter o frigorifico em funcionamento ou é de todo desaconselhado?
- em termos de consumo é igual ?

já ouvi dizer que há gente que enche as botijas convencionais com gpl, alguém daqui o faz, resulta, é seguro?

obg
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes