por Paulo » domingo Oct 29, 2006 12:14 pm
Esta questão é pertinente e pode levar a sérias dúvidas na hora da tomada de decisão pela marca/modelo.
Temos determinadas marcas como a Knaus, a Hymer e a CI que não "arredam pé" do alumínio (e muitas outras que já o fizeram).
Falemos por exemplo no caso da Hymer, que dificilmente irá aderir ao Polyester, dado que tem uma patente registada, inerente à técnica de realização da assemblagem dos paineis interior e exterior. Neste caso o enchimento de isolante é feito a quente no momento da construção do painel/veículo, segundo uma técnica própria. Nas outras marcas o mais habitual é a utilização de painéis já constituídos e cortados à medida.
Não me desviando da questão colocada, posso dizer que tenho verificado que no que refere ao alumínio são apontadas vantagens como a durabilidade em bom estado, um brilho duradouro ao longo dos anos e uma maior durabilidade da "colagem" painéis-isolamento interno. A desvantagem é que o painel de alumínio não tem uma reparação local, isto é, em caso de algum rasgão tem que ser todo substituído.
Relativamente ao Polyester, este não terá por norma o acabamento do alumínio bem como o aspecto de "sempre novo" ao longo da vida da AC. Sobre a fibra de vidro, já reparei em algumas ACs, ao fim de algum tempo começam a apresentar pequenas fissuras (especialmente em zonas forçadas, como a da fixação dos porta bicicletas).
Tem uma vantagem grande que é a reparação do local danificado, evitando uma remoção total do painel ou parte do mesmo, se este for sub-dividido.
Há um material hoje em dia, que dizem ter o melhor dos dois (alumínio e fibra) que é o Alufiber. A RAPIDO e a HOMECAR (p. e.) utilizam este material e garantem o tal brilho especial de novo ...eternamente.