instalação de gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

instalação de gás

Mensagempor Fonseca » quarta jan 13, 2010 11:12 pm

Olá Companheiros
A minha AC é uma CI, tem cerca de 5 anos e queria renovar a minha instalação de gás de modo a que esta me ofereça total garantia.
Estou a planear uma viagem ao Cabo Norte, que penso me levará uns dois mesitos, e não queria ter surpresas desagradáveis.
Peço-vos conselhos sobre quais os melhores equipamentos a instalar, ou sobre onde levar a AC para que saia de lá com garantia.
PS: A AC equipa com duas garrafas.
O meu m uito obrigado
Fonseca
Fonseca

Registado: domingo abr 22, 2007 3:20 pm

Mensagempor Mario » quinta jan 14, 2010 1:11 pm

Olá

Caro Fonseca ,compreendo as tuas preocupações salvo melhor opinião aparentemente numa autocaravana com 5 anos que não tenha registado qualquer anomalia com a instalação referida,não necessitará de uma intervenção de fundo.
Os pontos a verificar,passarão fundamentalmente pela confirmação das validades inscritas nos rekords de ligação ás garrafas de gás,pontos de aperto,inspecção visual de tubos,principalmente nos pontos onde possa existir fricção e ligações.

Depreendo que não irás em Janeiro para o Cabo Norte,portanto as condições que irás encontrar serão as "normais" propano,redutor/secumotion de reserva e desejos de boa viagem.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Manel » quinta abr 08, 2010 9:40 am

Bom dia a todos.

Especialmente aos companheiros mais viajados, peço uma ajuda:

Qual a marca de gás, que sugerem como mais fácil de trocar as botijas no estrangeiro.

Será propano! Sobre isso já estou convencido!

Obrigado e.. boas viagens!
Eugénio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor nuno soares » quinta abr 08, 2010 1:15 pm

O Ideal é ter uma derivação para 2 garrafas. uma normal de 13 kg, que no meu caso de verão é uma pluma, e uma garrafa camping gás.
Caso falte o gás, facilmente arranjo a trocar a camping gás.

Cumprimentos,
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Gáz

Mensagempor psalreta » quinta abr 08, 2010 2:14 pm

Eu utilizo repsol, mas como diz o companheiro Nuno Soares, para uma eventualidade tenho sempre um redutor da Campingaz que facilmente encontra em qualquer lado.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Manel » quinta abr 08, 2010 4:31 pm

Boa tarde!

Ok! Já percebi que a melhor soluçao será 1 Botija grande e outra pequena (mais fácil de trocar).

Mas...

Se a grande for Propano, como quero, nao passa a haver imcompatibilidade com a pequena (Camping Gás) ?

Obrigado pelas dicas
Eugénio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor cookie » quinta abr 08, 2010 4:39 pm

companheiros, este tópico está a levantar-me sérias dúvidas... quando falam em redutor é mesmo redutor que querem dizer ou é uma saída livre?

é que a minha AC tem um redutor instalado, pregado ao topo da zona de armazenamento das botijas e nesse eu não posso mexer. Só posso mexer na lira que na outra extremidade tem uma saída livre e que depois encaixa nas botijas.

já agora, as botjas maiorzitas da campingaz dão para quanto tempo? vamos imaginar que é verão e que será usada para o frigorífico e cozinhar jantar... alguém tem ideia?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor fluis » quinta abr 08, 2010 5:07 pm

Boa tarde,

Na página principal do portal (http://www.campingcarportugal.com), na secção de “Técnicas e Bricolages” encontram um documento que poderá ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

A norma que regulamenta o gás nas AC’s estipula uma pressão de 30 MBar quer para o butano quer para o propano, sendo que essa é a pressão normal dos redutores de Butano que são disponibilizados pelos fornecedores de gás, contudo o de propano é 37 ou 50 MBar. Por isso o correcto é ter um redutor de pressão genérico que normalmente vem instalado na AC de 30 MBar e ter um adaptador de pressão livre para a botija do gás e, não um redutor já que é proibido a redução de pressão em 2 passos (para 37 e depois para 30).
Atenção que a lira entre este adaptador e o redutor deve ser de alta pressão.
Não existe qualquer incompatibilidade entre o uso de butano e propano, desde que os 2 estejam a 30 Mbar, para além disso atenção ao ponto de ebulição do butano é muito mais elevado do que o de propano, razão pelo qual o propano é mais adequado para o Inverno. Uma garrafa de Camping Gaz no verão durará bastante, uma vez que os maiores consumidores são o mesmo o aquecimento do ambiente e o forno, se não usar nenhum dos 2 é de esperar uma boa duração.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes