Ajuda Travão de Montanha

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda Travão de Montanha

Mensagempor mrrv » segunda nov 16, 2009 10:57 am

Alguém me pode ajudar sobre como usar o Travão de Montanha da autocaravana.

Eu experimentei e não me pareceu fazer qualquer diferença.

É uma Moncayo 360SL de 2000.
mrrv

Registado: terça fev 13, 2007 9:44 pm

Mensagempor time_out » segunda nov 16, 2009 3:13 pm

Boa tarde
Desconheço o tipo de travão de montanha que experimentou, os que conheço são sobretudo usado nos camiões e podem ser de dois tipos:
1 - electrico - este travão ou melhor dizendo abrandador funciona utilizando campos magneticos gerados pelo proprio movimento do veículo obrigando este a abrandar diminuindo asim o esforço dos travões tradicionais que teem tendencia a aquecer quando sujeitos a esforços longos, o que é o caso em descidas sucessivas ou pronunciadas.
É accionado por um comando interno pelo condutor
2 - escape - funciona através do bloqueio parcial da saida de escape obrigando o motor a reduzir a velocidade pois os gases de escape ao terem dificuldade a serem expelidos para fora dos cilindros obrigam todo o movimento da cambota a ser menor e por conseguinte "travando" o veiculo.
Assim consegue-se um abrandamento temporário deixando os travões normais em descanso de modo a poderem arrefecer.

Resumindo, são acessórios que servem para ajudar a travagem quando em estradas com inclinação acentuada e sobretudo descidas longas.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor pirix » segunda nov 23, 2009 7:24 pm

Boa Tarde
Eu tenho travão de montanha na minha AC e tem sido muito útil em descidas acentuadas.
O sistema funciona com borboleta no escape e uma centralina que actua ao nível da injecção .
Ou seja nessas descidas utilizo 1ª ou 2ª velocidade quando faço actuar o travão de montanha o motor fica como se tivesse mais compressão, não deixando que a AC embale.
Mas atenção travar não trava, ajuda a manter a velocidade.

Um abraço
pirix

Registado: quarta jan 16, 2008 11:09 am

Mensagempor oguh » sexta dez 04, 2009 4:48 pm

Eu tenho uma carrinha que é em todo identica as autocaravanas. tem um travão abafador de escape e nota-se perfeitamente o "prender" quando se aciona. será que o seu travão esta a funcionar?
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Mensagempor pirix » sábado dez 12, 2009 11:56 am

Companheiro Oguh.

Quando digo ,mais compressão poderia dizer prender, mas o efeito é esse.

Um abraço
pirix

Mensagempor cookie » segunda dez 14, 2009 8:45 am

já agora, quanto custa instalar uma "brincadeira" dessas?

nós vamos usar muito a AC em montanha e é uma coisa a pensar muito seriamente...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor pirix » segunda dez 14, 2009 11:48 am

Companheiro Cookie,

O preço do travão pode variar entre os 600 e 900€ segundo o tipo de motor. acrescento que só funciona nos motores com bomba injectora ,para os modelos de alta pressão não funciona.
Informação prestada pela pessoa que montou o meu travão de montanha.

Um abraço
pirix

Mensagempor nelson » segunda dez 14, 2009 6:20 pm

Boa noite

Travão de montanha ,do tipo afogar o motor ,não creio seja uma das melhores suluções .
Este tipo de travão que trava os gases não e uma coisa muito util favoravel para o motor .
O travão electrico e dos mais eficazes ,mas só utilizado para mercedes e ford ,para carros de tracção traseira.
0 travão de montanha como dizia ,tem como sistema o corte de combustivel , e o estrangulamento da saida de gases de escape , tem um manipulo que vai actuar no descompressor da bomba injectora , e do colector de escape e estrangula a saida de gases .
além de favorecer um maior desgaste motor , em situações de chuva ou neve ,risca a parragem do motor dificultando a condução .
deixo aqui um link sobre travao electrico

http://3cso.9online.fr/telma.htm

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor pirix » terça dez 15, 2009 3:48 pm

Boa tarde
Estou de acordo com Nelson, mas no meu caso e como reconheço que os travões da minha Ducato (+3.500Kg) em situações extremas vai travando. não encontrei outra alternativa.
Acrescento que utilizo basicamente a caixa, travar só para ajustar a velocidade e travão de montanha muito pontualmente.

Um abraço
pirix

Mensagempor nelson » terça dez 15, 2009 6:27 pm

Boa tarde ,Pirix

Penso que para quem tem problemas ,com a travagem do seu veiculo ,devendo este ser mais ou menos do que 3500kg , penso que antes por o travão de montanha como disse ,e disseste muito bem ,aumenta a compressão no motor , o que não e nada bom para o motor .
Para mim a sulução melhor seria por discos ventilados , e se atras são de tambor,mudar para discos ,e por um repartidor de travagem que se pode modificar ,fazendo aumentar mais au menos a eficasia de travagem no eixo traseiro .
Este custo seria mais barato e adaptado a todos os veiculos .

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Mensagempor pirix » sexta dez 18, 2009 11:19 am

Bom dia Nelson.

"Piano piano on va lontano" isto para dizer que se começou pelo travão de montanha e já estamos em discos ventilados ,repartidores. etc.

Obrigado pela dica

Abraços
pirix

Mensagempor nelson » domingo dez 20, 2009 10:13 am

Olá pirix

Eu aqui no topico levei o pessoal um pouco em erro !
Pois mais habituado a lidar com automoveis :wink:
Na minha analise ,sobre o travão de montanha está correcta , o melhor e mesmo utilizar a caixa de velocidades , quando tiramos a carta de pessados é nos dito que a mudança que precisamos para subir e a mesma para descer :idea:
Eu aqui fui mais ao encontro e eficásia de travagem ,fugi um pouco ao topico:
Realmente o que levou a este esquema foi o facto da minha ac ter uma travagem muito má ,en caso de travagem de urgencia parece uma enguia ,as rodas traseiras nada travam , pois a minha ideia de por um eixo a discos .
Mas chamado a atenção de uma amigo que viu este topico , realmente ,e eu sabia mas ... ja me tinha esquecido , pois o facto de por mais umas molas na traseira mudei a eficásia de travagem .

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Mensagempor pirix » terça dez 29, 2009 11:37 am

Olá Nelson.

Molas na traseira altera eficácia na travagem.

Agora sim.
a ideia será mais mola, maior carga, mais aderência.?

Um abraço
pirix

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes