motores

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

motores

Mensagempor psalreta » terça set 01, 2009 5:33 pm

Boas. Quem adquir uma autocaravana deveria desde logo pensar na motorização que a equipa e não apenas na estética ou no equipamento que esta traz. Olhando ao peso que as AC atingem, quase sempre a rondar os 3000kg um motor 1.9 mesmo que c/ turbo é insuficiente para manter uma média razoavel, acusando mesmo um desgaste superior, pois tem sempre de fazer mais rotação, aumentando os consumos em relação a um motor de maior cilindrada e binário. Fiz algumas viagens com uma Ducato 2.0 Jtd, 86cv, de um familiar e serviu-me de lição... Apesar de ter adquirido o modelo anterior estou plenamente satisfeito com o 2.8 idTD, de 122cv, que consegue boas médias e consumos satisfatórios.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Joel Lourenço » terça set 01, 2009 7:35 pm

eu estou satisfeito com 2.2cc e 140cv :D
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor zejorge » terça set 01, 2009 9:27 pm

Boa noite companheiro PSalreta

Tenho uma AC há cerca de 5 anos equipada com motor 1.9 TD, e naturalmente que reconheço que o motor é fraco, mas no entanto e até à data nunca me deixou mal visto, tendo já sido testada em estradas dificeis.
Por isso companheiro, nestas como em muitas outras coisas da vida, quem não tem cão, caça com gato.....
Ainda bem que o companheiro tem cão, e de raça............

Cumprimentos
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta set 02, 2009 7:05 am

Bom dia,

Não queria voltar a "comentar" este tema em concreto, porque já o tinha comentado aqui à atrasado, mas...

Como já tive um cão rafeiro (durante quase 4 anos), como aponta o Companheiro Zejorge, uma viatura 1.9 td, e tenho hoje em dia um cão de raça (há quase 7 anos), uma 2.8 iJTD, posso dar uma opinião , a minha opinião, conhecedora do assunto.

É assim:

Para quem pretenda fazer uso de uma autocaravana em regime de "borda de água", no país ou no estrangeiro, uma viatura equipada com 1.9 td serve perfeitamente. Vai aos mesmos locais que todas as outras, talvez um pouco mais devagar, mas vai. E também vai à Serra, da Estrela ou do Marão, que eu já lá fui e lá cheguei. Mais devagar, mas cheguei! E também atinge velocidades superiores às permitidas no nosso país, convém não esquecer!!! E convém também não esquecer que a seguir veem as famosas multas!!!

Para quem querira um regime mais de "montanha", ou pretenda mais rapidez, e consequentemente mais conforto, apesar de este conforto ser um tanto ou quanto discutível, é óbvio que uma 2.8 iJTD é o topo, é a "raça", como aponta o Companheiro Zejorge.

A diferença, no meu entender, é que a potência está lá para uma situação de maior aperto. De resto, chegam as duas motorizações aos mesmos locais.

Em "borda de água" chegam as duas mais ou menos ao mesmo tempo, em "montanha", não! Mas chegam as duas lá!!

Bom! Este é apenas o meu testemunho. Nada mais do que isso, tá?

Boas voltinhas para todos e até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor joaquim » quinta set 03, 2009 8:55 pm

Pois, lá terei que dar uma achega a este tópico...Sou muito maçarico nestas andanças do ACaravanismo e tenho muito que aprender nesta área, aliás, já estou a fazê-lo todos os dias, aqui neste site, noutros e no campo e posso dizer que tenho aprendido muito...Mas, uma coisa que verifico é que a prioridade e preocupação nº 1 de quase todos os companheiros é, MOTOR e noto que até alguns geram uma certa elite e vaidade, tipo, olhar de lado quando têm motores potentes ou seja, parece que há uma separação de "classes", os que têm motores 1.9 TD e os outros dos 2.8i JTD.
Será que estou a raciocinar bem, ou estarei enganado...?
Um abraço!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor joaquim » quinta set 03, 2009 9:02 pm

Ah! Uma coisa que me está a agradar muito é o cumprimento que "quase" todos os companheiros fazem na estrada, acho isso maravilhoso. tambem sou motociclista e como sabem existe, ou existia, essa saudação na estrada mas agora está um pouco perdida, portanto, quando iniciei aa minhas viagens de AC fiquei supreendido com essa atitude pois desconhecia que ela existia, ainda bem que assim é!!!
A minha suadação para todos e boas viagens!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

luz acessa da ignição

Mensagempor fnunes » quinta set 03, 2009 10:02 pm

Boas Noites!

a todos os Ilustres companheiros, um bom regresso de férias e para aqueles que andam ás voltas com os novos itenerários, uma boa estadia e um bom regresso.
Isto só é possivel se a nossa "menina" se portar bem , tanto a nível de comodidade, como a n´vível técnico.
E é sobre este assunto que vos questione se com as "vossas" acontece o mesmo, isto é : a luz da ignição da minha Fiat Ducato de 3000cm3 de cilind. continua acesa após duas idas á oficina e preparo-me novamente para a 3ª visita.
Apesar da luz activada, não note á prior falta de rendimento, nem barulho estranho a nivel de ruido do motor.

Da 1º vez disseram que poderia ser alguma impureza no filtro.
Da 2º adiataram que havia troca de circuitos eléctricos, após a permanência de dois dias para o diagosnóstico tecnico!!!!!1
Mas esta situação não me agrada, e desconfio que o computador não quer dizer a verdade.......
Quem pode dar notícias, relativas a esta anomalia técnica, e que se tivesse passado com as vossas viatuturas?

Os Meus agradecimentos
Fnunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Classes

Mensagempor josegon_calves » sexta set 04, 2009 6:08 am

Companheiro Joaquim,

Não! Não creio que haja "classes" no meio autocaravanistas no que toca a motorizações.

Não creio! Penso eu!

Claro que como em tudo na vida vamos tentando "evoluir" no sentido de obter a melhor comodidade possível.

Comecei com tenda, e "evolui" até chegar onde estou, ao longo de mais de um quarto de século.

Isto para lhe dizer que o ser humano é mesmo assim, nunca está satisfeito com o que tem. Nunca! Se tem pequeno, quer maior, se tem maior, quer maior ainda, e por ai fora...

Daí a haver discriminação entre classes de autocaravanas, não creio!

Quanto à saudável saudação que quase todos praticamos ao nos cruzarmos na estrada, é interessante, é saudável e creio que é útil. Demonstra espirito de partilha e de entre ajuda, e isso creio que deveriamos manter.

Já parei para prestar ajuda a "desconhecidos", já fui ajudado, igualmente por "desconhecidos", isso é muito gratificante e representa o espirito de união que existe nesta "classe". Pena é que não haja o mesmo espírito de entre ajuda no meio "automobilista".

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor JorgeUMM » sexta set 04, 2009 10:38 am

Boas Companheiros

Permitir-me-ei acrescer a minha modesta opinião ao tópico.

Assim, no que diz respeito à saudação :D entre autocaravanistas, eu pratico-a e saúdo-a (passo a redundância). Constato que uma grande maioria e, em particular os estrangeiros, fazem questão de cumprimentar os companheiros de estrada. Considero tal prática saúdavel e desejável, constiuindo a mesma uma manifestação do que se convencionou designar como exemplo de uma boa prática. Tenho, aliás para mim que aqueles que não cumprimentam ou não respondem à saudação, constituirão uma minoria que se calhar pode ser incluída naqueles que têm, revelam e praticam comportamentos, muito pouco dignificantes para as boas práticas do autocaravanismo.

No que diz respeito aos motores, gostaria de tentar fazer uma analogia futebolística. Existem motores de 1.ª e 2.ª divisão. Todos almejamos alcançar naturalmente o topo e, quando alcançamos esse desiderato, temos alguma relutância em nos "darmos" com clubes de divisões secundárias.
Eu possuo um modesto 1.9 TD e naturalmente que consigo ir onde todas as outras vão, apenas com uma discrepância temporal algo significativa. Em concreto, quando as estradas são planas ou com pouca inclinação, com uma utilização correcta da caixa de velocidades consigo atingir velocidades médias de 80 / 90 Km/H. No entanto quando me deparo com uma subida mais inclinada (por exemplo a subida do IP4) a AC não anda arrasta-se.Inúmeras vezes é necessário recorrer à 3.ª e mesmo à 2.ª velocidade para vencer a inclinação. Para além de que nestes casos particulares os Kms percorridos em subida são indirectamente proporcionais à descida do manómetro de combustível.
Assim, com esta AC tenho ainda alguma relutância em me deslocar (como gostaria) para o estrangeiro, no entanto para quem possui AC à cerca de um ano devo referir que estou satisfeito para já, ainda que sonhe naturalmente acrescer alguns cavalos de força à minha próxima aquisição, quando a mesma se proporcionar. Desculpem o testamento.

Um abraço e Boas Viagens
Jorge Figueiredo
JorgeUMM

Registado: quarta Oct 01, 2008 11:24 am

Mensagempor Nuno Sousa » sexta Oct 23, 2009 9:46 am

Bom dia ao ler este tópico identifiquei-me com um problema que também me tem preocupado um pouco.
Tenho uma autocaravana fiat ducato 1.9 TD, e já dei alguns passeios com a mesma (Algarve, Ponte de Lima etc), embora ultimamente não tenha tido grande disponibilidade para a utilizar.
Já reparei que o motor realmente nas subidas tem alguma dificuldade, noto que se sente bastante o efeito do peso, normalmente tenho que utilizar a 4 e a 3 velocidade, mas isso até compreendo e depois de alguma habituação já se faz bem o percurso, embora devagar.
No entanto o que me está a preocupar é o facto de o ponteiro da temperatura nessas grandes e prolongadas subidas se aproximar muito do vermelho (embora não passe daí), já pensei e ouvi falar em recorrer a um electricista para ligar as ventoinhas através de um botão manual, ou seja quando eu desejar através desse mesmo botão poderia ligar as duas ventoinhas e desligar quando quisesse, por ex. antes de iniciar uma subida, isto sem afectar o seu normal funcionamento, pois as mesmas ficam a funcionar e disparar automaticamente através do termóstato.
Alguém tem ou teve este problema e como o resolveu?

Relativamente á suspensão traseira reparei que as molas estão quase planas.
Sei que aqui em Vila Nova de Gaia, existe uma empresa de reparação de molas.
Acrescentar mais uma mola e arquear as outras.
Já alguém fez este serviço?
Será muito dispendioso?
Obrigado pela vossa atenção.
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Molas traseiras

Mensagempor josegon_calves » sexta Oct 23, 2009 10:13 am

Bom dia Companheiro Nuno Sousa,

Em relação ao aquecimento/arrefecimento aquando de subidas prolongadas, não me posso pronunciar muito, ou mesmo nada. Já tive uma AC de 1.9 td e apenas tinha alguma limitação de velocidade em trânsito de "montanha". No resto, tudo como qualquer outra, querendo respeitar os limites de velocidade normais, máximo 90Km/hora.

No que respeita a acrescentar uma lâmina no sistema de suspensão traseiro tenho a informar que foi a operação mais simples que já mandei realizar na minha AC.

De facto, a "minha traseira" andava demasiado baixa e quando em carga total as lâminas chegavam à horizontal. Coloquei a questão a uns técnicos de suspensões que me aconselharam a colocar apenas o reforço das lâminas com o acrescento de mais uma em cada suspensão.

Trabalho logo realizado, há cerca de 4 anos, custou-me na altura 150€, a traseira "subiu" cerca de 10 centimetros. Nunca mais arrastou em certas transições de plano/subida.

Pormenor mais interessante, a AC passou a ter um comportamento em curva muito mais continuo, não balançando tanto o que permitiu um melhor comportamento.

Na minha opinião foi a melhor coizinha que coloquei na minha AC.

Conjuntamente com a barra de torção, passou a ter um comportamento em curva muito mais seguro e de agradável condução. Aconselho. Mas consultem sempre um técnico especializado em suspensões!!! Não se pode "brincar" com segurança!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor JorgeUMM » sexta Oct 23, 2009 10:46 am

Companheiro Nuno Sousa

No que diz respeito à questão da temperatura devo dizer que nunca tive qualquer tipo de contratempo. Efectivamente em subidas mais prolongadas que exigem um acréscimo significativo de esforço do motor, a temperatura sobe de forma considerável, no entanto nunca ultrapassa os limites do razoável. Devo acrescentar que tive o cuidado de rever toda a parte eléctrica do motor e, inclusivé procedi à substituição do líquido de refrigeração (coisa de que nem sempre nos lembramos de substituir de 2 em 2 anos) e que tem naturalmente influência nos "equílibrios" da temperatura do motor.

Companheiro José Gonçalves

Obrigado pela "dica" é uma coisa que agora equaciono fazer e que confesso nunca me tinha passado pela cabeça.
A traseira da minha AC vai passar a dar mais nas vistas (se me é permitida a expressão).

Um abraço para todos e boas curvas
Jorge Figueiredo
JorgeUMM

Registado: quarta Oct 01, 2008 11:24 am

Dar nas Vistas

Mensagempor josegon_calves » sexta Oct 23, 2009 11:55 am

Boa tarde Companheiro Jorge UMM,

A traseira da sua AC vai dar mais nas vistas :P e verá que deixará certamente de balancear tanto :cry: , quer quando parada nos movemos lá dentro, quer quando em adamento que passará a ter um comportamento muito mais estáve :P :P :P l.

Mas cuidado, cada caso é um caso, convém ser tratado por alguém que saiba bem o que está a fazer, um técnico de preferência :wink: .

Boas curvas também para si e até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor Aleluia » sexta Oct 23, 2009 3:21 pm

Boas taedes, companheiros.

Nuno Soares, eu com a minha AC, ainda não tive problemas de aquecimento. Tive sim, no Opel da minha mãe, em que estando parado nos samáforos da cidade, o manometro da temperatura, começáva a subir e, ia até quase ao vermelho.

Solução; Optei por por substituir a valvúla de temperatura, do radiador, por uma com a abertura mais cedo, foi remédio santo, resolvi o problema.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor JorgeAlmeida » sexta Oct 23, 2009 8:40 pm

Nuno Sousa Escreveu:...No entanto o que me está a preocupar é o facto de o ponteiro da temperatura nessas grandes e prolongadas subidas se aproximar muito do vermelho (embora não passe daí),Obrigado pela vossa atenção....

O radiador pode estar entopido.
Numa ocasião em que a temperatura suba demasiado,pode ligar a chaufage na posição de quente,vai suar um bocado mas ajuda a baixar a temperatura do motor
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes