Boas Companheiros
Permitir-me-ei acrescer a minha modesta opinião ao tópico.
Assim, no que diz respeito à saudação

entre autocaravanistas, eu pratico-a e saúdo-a (passo a redundância). Constato que uma grande maioria e, em particular os estrangeiros, fazem questão de cumprimentar os companheiros de estrada. Considero tal prática saúdavel e desejável, constiuindo a mesma uma manifestação do que se convencionou designar como exemplo de uma boa prática. Tenho, aliás para mim que aqueles que não cumprimentam ou não respondem à saudação, constituirão uma minoria que se calhar pode ser incluída naqueles que têm, revelam e praticam comportamentos, muito pouco dignificantes para as boas práticas do autocaravanismo.
No que diz respeito aos motores, gostaria de tentar fazer uma analogia futebolística. Existem motores de 1.ª e 2.ª divisão. Todos almejamos alcançar naturalmente o topo e, quando alcançamos esse desiderato, temos alguma relutância em nos "darmos" com clubes de divisões secundárias.
Eu possuo um modesto 1.9 TD e naturalmente que consigo ir onde todas as outras vão, apenas com uma discrepância temporal algo significativa. Em concreto, quando as estradas são planas ou com pouca inclinação, com uma utilização correcta da caixa de velocidades consigo atingir velocidades médias de 80 / 90 Km/H. No entanto quando me deparo com uma subida mais inclinada (por exemplo a subida do IP4) a AC não anda arrasta-se.Inúmeras vezes é necessário recorrer à 3.ª e mesmo à 2.ª velocidade para vencer a inclinação. Para além de que nestes casos particulares os Kms percorridos em subida são indirectamente proporcionais à descida do manómetro de combustível.
Assim, com esta AC tenho ainda alguma relutância em me deslocar (como gostaria) para o estrangeiro, no entanto para quem possui AC à cerca de um ano devo referir que estou satisfeito para já, ainda que sonhe naturalmente acrescer alguns cavalos de força à minha próxima aquisição, quando a mesma se proporcionar. Desculpem o testamento.
Um abraço e Boas Viagens
Jorge Figueiredo