Frigorifico de Absorção

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico de Absorção

Mensagempor Mario » terça Oct 02, 2007 2:57 pm

Vamos conhecer melhor o nosso frigorifico da autocaravana/caravana.

O frigorifico da autocaravana/caravana é um dos elementos sem o qual o autocaravanismo não seria o que é hoje.
A autonomia proporcionada permite-nos estacionar em lugares remotos, contribuindo para o armazenamento de perecíveis durante alguns dias em óptimas condições de conservação.

O sistema de absorção é o mais adequado para as autocaravanas/caravanas pois o seu funcionamento é silencioso podendo utilizar várias fontes de energia, 220V-12VCC-gás ,pois não utiliza motor compressor como os vulgares equipamentos de frio domésticos.

O principio de funcionamento de forma resumida baseia-se num elemento de absorção de calor que tem no seu interior,sem produzir frio,a absorção de calor resulta do processo de circulação em circuito fechado de um gás amoniacal,que é aquecido.
Parece confuso pois precisamos de frio e produzimos calor.
As características frestas de arejamento que se encontram nas nossa acs permitem ventilar a parte posterior do frigorifico,e nunca se devem tapar mesmo no inverno.
Também não é aconselhável utilizar mais que uma fonte de energia em simultâneo pois a sobrecarga térmica vai influenciar negativamento o funcionamento.

Liberdade de utilização bom desempenho são vantagens que nos oferecem os frigoríficos de absorção,no entanto também sofrem de limitações que se podem minimizar seguindo alguns procedimentos:
Quando a temperatura exterior é muito elevada (+35ºC) o aparelho tem dificuldade em manter a temperatura interna desejada,isto está directamente relacionado com com a técnica que o sistema utiliza pois funciona com base no diferencial de calor existente na unidade de aquecimento e a temperatura ambiente,nesta situação devemos tentar que a zona de frestas arejadoras esteja á sombra,para isso o toldo ou elementos naturais como as árvores são uma boa ajuda,em casos extremos recomenda-se o uso de micro ventiladores que asseguram uma optimização do rendimento do sistema.
Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorifico pois as perdas de frio são difíceis de recuperar.
Ter alguns cubos de gelo no congelador acrescenta uma inercia térmica que ajuda a manter o frio,
O funcionamento com gás é tão eficaz como as outras alternativas,contudo o seu uso pode sujar o queimador deixando de produzir uma chama azulada,passando a amarela o que vai diminuir significativamente o seu desempenho,a solução passa por uma adequada manutenção do queimador ,limpando-o.
Nunca viaje com o frigorifico ligado a gás,é muito perigoso em caso de acidente para além das infracções em que possa ocorrer.
O cumprimento destas regras fará com que o aparelho esteja sempre em boas condições de funcionamento proporcionando um conforto acrescido ás actividades inerente ao autocaravanismo/caravanismo.

Fonte Super caravaning

Mário&Teresa[/b]
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Ricardo76 » terça Oct 02, 2007 7:16 pm

Excelente explicação !
Por acaso uma das funcionalidades que gostei do frigorífico além de refrigerar muito bem , foi o facto de ser silencioso.Agora após ler esta post fiquei a perceber melhor pois gosto também de perceber como funcionam as coisas .
Cumprimentos caravanistas.
Ricardo76
Avatar do Utilizador
Ricardo76
 
Mensagens: 288
Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm
Localização: Santa Maria da Feira


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid e 47 visitantes