Painel solar e regulador (novo) a preço de custo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » sábado mar 19, 2011 12:55 am

Boas Companheiro Manuel

Efectivamente pouco tenho a acrescentar ao que afirmou o companheiro Ruckfules, relativamente á sua questão.

Todos os inversores DC (corrente continua 12volts) para AC (corrente alterna 220 a 230volts), não são 100% eficientes, ou seja existem inversores mais eficientes que outros, quer seja de Onda Pura ou de Modificada, no entanto todos têm perdas na transformação da corrente. Nos melhores inversores e estamos a falar em inversores com uma eficiência superior a 90% isto quer dizer que para transformarmos 90ah em corrente alterna 220volts precisamos de consumir 100ah ou seja existe uma perda de 10ah no processo de transformação.

Portanto e concluindo a conversão de corrente tem sempre perdas, pelo que se possivel e economicamente viavel, devemos preferir aplicações de 12volts, isto é o aspecto teorico da questão, mas como já me conhecem eu valorizo mais o pragmatismo e os resultados dos processos...

Pelo que eu opto por um inversor porquê.... todos os equipamentos electricos de 12volts desde um simples carregador de telemovel até um microondas a 12volts (que pode custar 250euros). São muito mais caros na sua aquisição que os equipamentos electricos de 220volts, que por exemplo um microodas de 220volts pode custar 50eurs ora só aqui já paguei o inversor e sobrou muitos euros. Tudo o resto de equipamentos electricos apresentam as mesmas dinamicas, pelo que afirmo que um inversor compensa largamente do que ter os equipamentos a 12volts. Eu nem sequer comento a instalação electrica de 12volts numa AC, que requer fios de maiores espessuras e fusiveis muito mais potentes de menor sensibilidade e com maior risco de sobreaquecimento.

Efectivamente ando á procura no mercado de um inversor fiável de onda pura de 100 a 300w, para resolver a questão de equipamentos mais sensiveis ou de fontes alternadas como por exemplo, um carregador de camera fotografica.

Para tudo o resto utilizo o inversor de 1000w de onda modificada da gama Effekta, que até á data é o melhor compromisso preço/qualidade.
Como por exemplo, playstaion2, DVD, computador, varinha mágica, carregadores de telemoveis, berbequim, ferro de soldar a estanho, secador de cabelo.... etc o unico cuidado a ter é não ultrapassar os 1000w de consumo continuo.

Por isto tudo digo que o investimento de 130euros num inversor de 1000w compensa largamente do que ter tudo a 12volts. Apesar de ter conhecimento que sem termos conversão energética o sistema é mais eficiente, mas neste caso a eficiência é o menos importante.

Mas não se esqueçam que tudo isto só é possivel se tivermos capacidade de armazenamento de energia (baterias) e capacidade para produzir energia suficiente (paineis solares).

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Alimentação para portátil a 19,5V e 6,2A

Mensagempor Manuel Coutinho » domingo mar 20, 2011 10:06 pm

Boa noite companheiros RuckFules e Alexandre.

Obrigado a ambos pelas opiniões.

Como o companheiro Alexandre já sabe está decidido que lhe irei fazer uma visita para a obtenção do painel solar e provavelmente também da bateria AGM e adequado regulador. Tenho estado a adiar por motivo de solicitações familiares que se sobrepõem mas terá de ser muito em breve (para poder usufruir da autonomia que tanto prezamos) porque neste fim de semana em que estive ligado 18 horas a 220 (e alternador por mais de 300km) o indicador no painel da AC não sobe além dos 12,7 para nenhuma das baterias (motor e célula).

Se para o micro-ondas ou mesmo para o secador (poucos minutos) me disponho a usar o incomodativo gerador não é de todo viável para ver tv mas um inversor de 1000W pareceu-me excessivo para essa finalidade.

E o inversor que tenho (referido anteriormente) foi uma opção que tomei antes de ter aprendido o muito que está disponível neste forum e deixei de o considerar opção para o computador por ter lido que não devia usar no computador sem ser onda pura.

Não sendo o seu proposto inversor de 1000w de onda pura, sente-se confortável (atendendo à análise que fez do mesmo e inclusivamente divulgou) em usá-lo para computador com este consumo e utilização também como tv?

Desde fico mais uma vez grato

MC
Manuel Coutinho

Registado: terça set 14, 2010 10:57 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda mar 21, 2011 12:35 am

Boas a todos

Companheiro Manuel

As conclusões que retirei com base em testes práticos, relativamente aos inversores foram as seguintes:

O inversor da Effekta de 1000w, que é de onda modificada e não pura, é o melhor compromisso preço qualidade para a maioria dos autocaravanistas relativamente á utilização que regularmente fazemos. É na maioria do tempo completamente silencioso e apenas de estar ligado muito tempo, claro depende da potência que estejamos a solicitar, é que por breves momentos é que lhe ouvimos a ventoinha de arrefecimento, que se desliga assim que a temperatura do inversor baixa, é um equipamento e já estão inumeros montados em diversas ACs, ao contrario de outros que testei, não mostra agressividade para as fontes de alimentação para determinados equipamentos electricos, como por exemplo os computadores portáteis, a playstaion etc.

Muitas vezes eu trabalho com o computador na minha AC, em vez de ir para o escritorio e estar com regularidade a ser interrompido, na minha Ac tenho a tranquilidade que preciso para trabalhar. Isto para dizer que este inversor serve perfeitamente para ligar-mos os nossos pc`s, sem os prejudicar.

Os 1000w do inversor não são excessivos, por exemplo para ligar uma máquina de café Nespresso não chegam, para ligar um microondas chega mas apenas para aquecimento nunca em função grill. Os 1000w estão lá e essa é a opção máxima de potência, o que não quer dizer que eu com regularidade retire por exemplo 800w, a verdade é que apenas retiro com regularidade do inversor cerca de 150w, mas tenho a opção de retirar 1000w, mais uma vez é uma questão de opção.

A conclusão que eu e o Ruckfules chegamos com os testes com o osciloscopio, foram os seguintes:

Para equipamentos electricos realmente sensiveis á pureza da onda do inversor, deveriamos ter um pequeno inversor de onda pura, e chegariam 200 ou 300watts, para operar equipamentos cujas fontes de alimentação são alternadas.
Mas este pequeno inversor de onda pura que tenho andando a sondar o mercado e custam uma pipa de massa, só será viavel para alguns autocaravanistas tipo Ruckfules, que tem máquinas fotograficas profissionais e equipamentos electronicos com as tais fontes alternadas, muito sensiveis ao tipo de onda electrica.

Por exemplo; para o meu caso, eu dispenso o pequeno inversor de onda pura, chega-me perfeitamente o effekta de 1000w. Depende das necessidades energéticas de cada companheiro, cada caso é um caso.

E o importante é efectivamente criar soluções á medida de cada um, para isso tenho de analisar caso a caso. Que aqui no forum é dificil terá de ser á vista, para se observar e ajuizar adequadamente.

Espero ter elucidado....

Cumps
alexandrechora

Cablagem para Painel Solar

Mensagempor psilvadel » quarta mar 23, 2011 10:36 pm

Bom noite Companheiros,

Um colega hoje colocou-me a seguinte questão, que apesar de eu próprio estar a ponderar a montagem de um kit na minha AC, não lhe consegui responder:

Que tipo de cabo usar para conectar o painel ao controlador de carga, e depois deste até á bateria?

POdem por favor ajudar a esclarecer esta questão.

ABRAÇO
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
psilvadel

Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am

Mensagempor alexandrechora » quarta mar 23, 2011 11:41 pm

Boas

A espessura do fio depende dos seguintes aspectos:

1- Potência produzida esperada em watts do, ou dos paineis solares que pretende montar.
2 - O sistema de voltagem 12 ou 24volts.
3 - O comprimento em metros de cabo necessário entre o painel e o regulador, e entre a bateria.
4 - O tipo de cabo utilizado.

A titulo de exemplo, eu recomendo para um painel de 80 a 100watts um cabo de secção de 4mm entre o painel e o regulador (2 a 3 metros de distancia) e entre o regulador e a bateria a secção de 6mm (2 a 3metros de cabo).

A secção entre o regulador e a bateria é de 6mm, porque geralmente o dono de um painel solar, quando verifica as vantagens do painel, mais cedo ou mais tarde monta o 2º painel solar.

Estas medidas é para um sistema solar de 12volts se for para 24volts a secção do cabo pode ser menor porque existem menos amperes envolvidos e menor resistência, e naturalmente menos perdas de corrente.

Por ultimo, não se esqueça de montar um fusivel em série logo após a ligação no borne positivo da bateria.

Espero ter ajudado.

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Tipo de Cabo

Mensagempor psilvadel » quinta mar 24, 2011 9:53 am

Bom dia Alexandre,

Antes de mais, o meu muito obrigado pelo pronto esclarcimento.

Quanto á montagem:
1. Painel de 60W
2. 12V
3. Cumprimento de 3M entre o Painel e o controlador e 3M entre o Controlador e a Bateria
4. Quanto ao tipo e espessura de cabo - é aqui que tenho as minhas dúvidas...

Em relassão á espessura já sei que será então de 4mm e 6mm de secção, e quanto ao tipo de cabo?

Cumprimentos,
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
psilvadel

Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am

Mensagempor alexandrechora » quinta mar 24, 2011 11:23 pm

Boas

Relativamente ao cabo pode ser zincado ou cobre, ainda pode ser especifico para energia solar, mas o preço não compensa a sua utilização na minha opinião, eu compenso pela secção, aumento 1mm de secção e faz praticamente o mesmo que o especifico cabo solar, sem prejuizo no desempenho, segundo testes que efectuei, no entanto deve estanhar as pontas das extermidades do fio.

Se mantiver essa potência solar e se não quiser colocar outro painel em paralelo, pode instalar tudo com cabo de cobre multifilamento de 4mm de secção.

Com 60w de potência solar, depende da utilização mas pode ser curto, o ideal era colocar outro de 50 ou 60w.... mas atenção que é melhor que não ter nenhum... infelizmente o dinheirinho não chega para tudo...

Cumps se tiver mais questões disponha.

Alexandre
alexandrechora

Novos testes de paineis solares

Mensagempor alexandrechora » sábado mar 26, 2011 1:45 am

Boas a todos

Desde já o meu obrigado, pelas manifestações de motivação que tem surgido de diversos quadrantes.

Naturalmente que o vosso interesse sobre o assunto, faz com que estude e teste mais, se assim não fosse, não estaria aqui para vos falar do seguinte tema:

Efeito de sombra parcial nos paineis solares

Este fenomeno relacionado com os paineis solares surgiu por mero acaso, não foi porque tivesse lido em algum lado, apenas surgiu quando estava a testar um painel policristalino de uma conhecida marca, e de repente um painel que estava a fazer 3,7amperes passou a fazer 0,3amperes.
Comecei a pesqusar o porquê, o que levaria o painel ao sol, a cortar quase totalmente a carga.
A bateria tinha cerca de 12,7volts o regulador corta aos 13,7volts, só poderia ser do painel.

A unica diferença seria uma pequena sombra que batia numa pequena área do painel solar cerca 150cm2, a sombra não tinha mais que três celulas fotoelectricas do painel, completamente insignificante pensava eu....

Mas assim que desloquei o painel totalmente para o sol lá estavam a marcar no amperimetro cerca de 3,5ah, o que mudou apenas desapareceu apenas o ensombreamento parcial do painel. Voltei a testar e a confirmar os rmesmos resultados.

Preocupado testei um painel de 90w monocristalino, sujeitei-o ás mesmas condições e as leituras foram as seguintes; totalmente ao sol 5,4Ah, com sombra parcial com sensivelmente as mesmas células
do outro painel e a leitura dos amperes produzidos pelo monocristalino era cerca de 2,5ah. Fiquei satisfeito e senti-me com sorte, porque acreditem que quando escolhi este tipo de paineis solares, não equacionei este teste... pura sorte, estou a aguardar um painel que encomendei seguindo a dica de um companheiro aqui do forum para testar e ver resultados.

Pragmatismo e interesse da sombra parcial nos paineis solares

Imaginem que têm parte da AC á sombra, depende do tipo de paineis que tiverem, mas em alguns casos o painel solar não está a carregar praticamente nada...

Imaginem que têm a parabolica em funcionamento ou a antena de tv subida e parte destes equipamentos fazem sombra ao painel....

Imaginem que teêm as claraboias subidas, de modo que faça parte de sombra no painel, e chegam á noite a bateria não está suficientemente carregada... começam logo a pensar que a bateria foi, o painel ou regulador não está a funcionar correctamente, etc...

Na realidade só têm de ter cuidado com a escolha do ou dos paineis solares que montam, devem preferir paineis solares com resistencia à sombra parcial, mesmo por minima que seja a sombra tem influência na produção energética....

Tecnicamente existem paineis solares que têm by-pass e estes resistêm melhor á sombra parcial....

Vou continuar a investigar e darei mais noticias em breve...

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 27, 2011 11:14 am

Boas Companheiros

Eis a prova da minha carolice, vejam os preços, praticados por este site, os equipamentos são os mesmos de que tanto tenho falado e testado.

Paineis solares

http://www.solar-kit.com/epages/6203599 ... 687&Page=2

O Inversor de 1000w da effekta

http://www.solar-kit.com/epages/6203599 ... er-modify-

A bateria AGM

http://www.solar-kit.com/epages/6203599 ... -12v-100Ah

O regulador simples de 12ah

http://www.solar-kit.com/epages/6203599 ... laire-12A-

Apenas postei isto para provar a todo o forum, que, o que faço é por carolice e para ajudar o proximo, não se trata de nenhuma actividade empresarial como afirmado.... lamento e peço desde já desculpa á administração deste magnifico forum, se estiver a infringir alguma norma de funcionamento. Isto apenas objectiva uma informação tecnica e para que todos compreendam e as minhas motivações, ainda serve para provar e defender a minha palavra e honra, do que tenho vindo a afirmar sobre estes assuntos e que não fiquem restem duvidas de que, estou no autocaravanismo para o servir e não para ser servido.

Desculpem mas não resisti.... eu ainda acredito que é possivel fazer mais e melhor...

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor Calita » domingo mar 27, 2011 7:25 pm

Olá a todos
Pretendo instalar um painel solar de 50W na A/C e uma duvida me assiste:

1º-Ligar os cabos do regulador à bateria
2º-Ligar os cabos do regulador ao painel solar

Até aqui creio estar certo :?:

Estou a utilizar cabo com 4mm de secção

Que tipo de fusivel e qual a amperagem do mesmo, que devo colocar junto ao polo positivo da bateria?

Cumpts
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 27, 2011 7:59 pm

Boas Calita

Deve ligar em primeiro lugar, o regulador á bateria e só depois ligar o painel ao regulador. Isto é obrigatorio especialmente se montar o painel à luz do dia.

O fusivel deve ser de corrente continua e a amperagem do fusivel para esse painel entre os 5 e 6 amperes.

Cumps
alexandrechora

Mensagempor Calita » segunda mar 28, 2011 8:01 am

Companheiro Alexandre
Uma vez mais,obrigabo por a sua explicação.

Qual será a melhor forma de fixar o painel à A/C?

Estava a pensar em aparafusar o suporte diretamente,mas alguem me referiu colá-lo com prego liquido,o que vos parece?

Cumpts
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor caracolambulante » segunda mar 28, 2011 10:38 am

Calita Escreveu:Companheiro Alexandre
Uma vez mais,obrigabo por a sua explicação.

Qual será a melhor forma de fixar o painel à A/C?

Estava a pensar em aparafusar o suporte diretamente,mas alguem me referiu colá-lo com prego liquido,o que vos parece?

Cumpts

Boas amigo na minha opinião é colar com sicaflex.
ver produto:
http://www.casapassos.pt/pt/produtos/produtos_show/scripts/core.htm?p=produtos&f=produtos_show&lang=pt&idcont=1243
caracolambulante

Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm

Mensagempor danibeja » segunda mar 28, 2011 2:16 pm

Boa tarde,

Há quem fixe os suportes do painel solar só com prego liquido, eu quando montei o meu Policristalino, nas duas peças de alumínio que fixam ao tejadilho coloquei cola & veda e depois fixei com seis rebites de inox (tb embebidos em cola&veda), tendo fixado também com rebites de inox o painel solar.

Cada um tem a sua forma de fazer as coisas, mas o importante é que não entre água, por isso, quanto menos furos fizer melhor, tendo em conta que tem que ficar bem fixo...

Sempre que fizer furos, o melhor para garantir a estanquidade é o cola&veda, alem de ajudar muito a fixar.

Companheiro Alexandre, em Portugal também se compra a bom preço, mas claro que com o IVA e a margem de lucro, não são tão competitivos como os seus, ora veja:

http://www.agges.net/loja/product_info. ... 5c3b391736

O painel, se não é igual é muito semelhante, porque esta loja vende as mesmas marcas que o companheiro tem referido no forum, por exemplo a Effecta :

Este inversor de onda pura parece-me ter um bom preço / qualidade :

É claro que comprando nesta loja tem a desvantagem do preço, mas já em relação a reclamações, garantias e portes de correio, etc... , são muitas as vantagens.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » segunda mar 28, 2011 2:25 pm

Companheiros

Calita o amigo Caracolambulante, quando veio buscar o material dele (painel, regulador, AGM), apenas lhe dei algumas explicações, tiramos umas duvidas, referi alguns aspectos de maior importância na montagem, nada que já não esteja neste topico referênciado. Arregaçou as mangas como eu gosto e montou sozinho o seu material na integra.

Isto é o que eu defendo que todos os autocaravanistas sejam independentes, e a minha missão é ajudar em prole deste objectivo, daí as minhas intervenções e a minha participação neste forum. Contribuir para que todos tenham acesso a uma qualidade de vida a bordo agradavel e ecologica.

A recomendação que o nosso Caracol lhe está a dar é uma possibilidade de fixação do painel. Mas Não se esqueça que o painel deve ficar a uma distancia do tejadilho da AC entre 0,5 a 2cm, para poder arrefecer quando está muito sol e continuar a produzir amperes adequadamente.

A Silkaflex de exterior é uma possibilidade comprovada, em termos de pegamento e durabilidade. Não se esqueça de desengordorar o sitio da colagem, eu utilizo alcool etilico, porque que cumpre a missão e não é agressivo para a pintura da AC.

Cumps

Alexandre
alexandrechora

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes