|
||
|
|
|
Salazar Escreveu:lmascarenhas Escreveu:Entretanto já recebi a proposta da CCBS.
É importante fazer a ressalva que antes de elaborarem esta proposta fizeram-me algumas perguntas relativas à utilização que iria dar e a autonomia que queria ter .
As únicas coisas que tenho que podem pesar mais na utilização são o frigorífico (que também funciona a 12V) e o boiler que funciona a 220-230V e utiliza 1.5kW (?) - vou deixar uma imagem da etiqueta da boiler e frigorífico para esclarecer.
Pedi autonomia de 48h.
Esta foi a proposta da CCBS:
- 2 painéis solares fotovoltaicos monocristalinos 100W (200W);
- 5mt de cabo solar de 4mm2;
- 1 Regulador de carga MPPT 15A 12/24V;-
- 1 cabo de ligação da bateria ao regulador, com 1 fusível de 20A;
- 1 Inversor de onda pura 2000W 12V;
- 1 bateria 170Ah/C100 12V;
Este material anda perto dos 1200€, sem os apoios dos painéis. Sem montagem obviamente.
Foi-me comunicado também que não conseguiria ter o boiler e o frigorífico em simultâneo.
Ora, este valor está um pouco acima do que queria gastar em material.
A minha pergunta aqui é: Acham viável substituir o boiler eléctrico por um a gás? desta forma ia necessitar de menos energia e por consequência menos material. e já tenho a instalação do gás feita, para o fogão e aquecimento.
Se sim, aconselham algum ?
Terá sido a questão de pedir uma autonomia muito grande e daí colocarem 2 painéis (quando só pedi 1) e uma bateria de 170A?
Aconselharam também a compra de um combinador de baterias, que ronda os 90€.
Potência frigorífico: https://imagizer.imageshack.com/img921/2075/me9bSP.jpg
Potência boiler: https://imagizer.imageshack.com/img921/60/CEeLMB.jpg
Obrigado a todos pela vossa ajuda,
Cumprimentos
Desse orçamento, só para a bateria e para o inverter, são cerca de €700.
De facto, o boiler eléctrico restringe em muito a utilização offgrid. Ou implica um investimento considerável para o poder usar sem estar ligado à rede.
Um boiler a gás fica-lhe pelo preço desses dois equipamentos, mais a mão de obra da instalação.

Bruno_Oliveira Escreveu:Olá Bom dia, conhecem alguém que faça instalação de painel solar e inversor numa Hymer? Comprei todo o material, mas agora (e até percebo) as casas mais conhecidas não querem fazer a instalação do sistema porque o material não foi comprado lá.
Tenho:
Painel solar 150w ( 1480mmx670mmx35mm) com controlador Votronic MPP DUO 350 (para permitir futuras expansões);
Instalação do inversor de onda pura 1500w/3000w - Gostaria de integrar se possível com a rede já instalada da autocaravana;
Já tenho o material todo à exceção dos cabos que ligam do painel ao controlador e do controlador à bateria.
Gostaria que a solução ficasse o mais integrada possível com o EBL101.
Hymer B-654SL de 2007.
Alguem conhece ou recomenda alguém disponível para fazer esta instalação?
Obrigado,
Bruno Oliveira
joao rafael santos Escreveu:Boa tarde companheiro
Pois é e agora as que fizerem devem de pedir um balúrdio pela montagem, porque as firmas também ganham com a margem das peças que vendem.e levam um preço mais leve na montagem.
Cumps e boa sorte João Rafael
Bruno_Oliveira Escreveu:Olá bom dia e obrigado pela disponibilidade.
Sou da Grande Lisboa, mais concretamente da margem sul, concelho do Seixal.
Segue o link com todo o material que tenho:
https://app.box.com/s/7k9hvzn91lkcvzqy497njpm25z0amdnr
Bruno_Oliveira Escreveu:Obrigado por toda a disponibilidade.
Contudo, hoje fui deixar a minha autocaravana a uma casa que gentilmente se disponibilizou para instalar o painel solar + o conversor de corrente. No final do dia dou novidades![]()
Assim sendo, se tudo correr bem foi conseguir iniciar as minhas férias no próximo fim de semana já com energia solar![]()
Obrigado,
Bruno
Bruno_Oliveira Escreveu:Fui hoje buscá-la e fiquei bastante contente com
O trabalho. Instalação do painel + controlador ( embora aqui tenha dado uma ajuda no esquema das ligações porque já tinha lido bastante acerca da ligação do controlador à EBL101) + conversor de corrente com instalação de duas tomadas + switch no interior)
A casa chama-se sportlaser em Fernão Ferro.
Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes