Frigirifico será que está bom?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Frigirifico será que está bom?

Mensagempor j_santos » terça mai 07, 2013 6:40 pm

ate me estava a assustar com as tampas, pois nunca tirei as minhas.. agora vi porque, não sabia que existiam tampas para as tampas :-)
j_santos

Registado: quinta abr 11, 2013 11:30 am

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 07, 2013 6:46 pm

Boa tarde J_santos,

Aquelas tampas a que me referi servem essencialmente para evitar que quando a AC está parada num parque sem utilização, se acumule pó ou sujidade e que se vá depositar na serpentina de arrefecimento diminuindo o desempenho do arrefecimento do frigorifico. Caso esteja a utilizar o frigo deve retirá-las para permitir uma maior circulação do ar e até dos gazes de combustão da chaminé.
Se as colocarmos quando não utilizamos a AC só estamos a prolongar o bom funcionamento do frigo.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Moreira » terça mai 07, 2013 6:49 pm

Boa Tarde Luis Agostinho

OK. estáva um pouco confuso a explicação,a minha só tem as grelhas de arejamento,
obrigado pela informação.

Um Abraço

Moreira
Moreira

Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 07, 2013 7:28 pm

Boa tarde,

Já agora e para complementar a resposta...segundo os experts franceses a remoção das grelhas em dias de muito calor melhora o desempenho do frigo em termos de dissipação de calor na ordem dos 40%...por isso alguns de nós opta pelas ventoinhas (ver imagem) para forçar a saída do ar quente e outros como eu prefiro só tirar as grelhas quando estou parqueado obviamente em dias com temperaturas altas.

http://www.micasaconruedas.com/Accesori ... camping_es

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Moreira » terça mai 07, 2013 8:41 pm

Companheiro Luis

É possivel que deia esse resultado retirando as grelhas,mas elas até têem bastante abertura,
acho que não será preciso, até em termos de estéticos não me parece bem,eu por acaso não
tenho razão de queixa o meu refresca muito bem ,e quanto ás ventoinhas é mais uma
descarga para as baterias,mas só expermentando para ver o resultado,eu como disse o
meu refresca muito bem mesmo todo o dia exposta ao calor, o da anterior não refrescava pouco .

Abraços

Moreira
Moreira

Mensagempor Terrenas » terça mai 07, 2013 9:27 pm

Rui Loureiro Escreveu:Boas sr.Terrenas :D
É esse o nome... esta semana vou limpa-lo, eu penso que seja sujidade já que a caravana esteve algum tempo parada..., e ao acende-lo cheguei a estar perto de 2 minutos mas depois apagava sempre... :( .

Pondo a hipótese de um novo onde compro e qual será o preço do mesmo?

Obrigado

Boas!
Antes de partir para a compra, faca uma limpeza ao dito cujo, verifique se a chama esta em contacto com o mesmo (a chama tem de envolver o termopar ) Se depois de limpo e com a chama com tamanho suficiente para envolve-lo, ainda assim nao se mantiver a chama, tera de ser substituido. Para melhorar o desempenho do frigo é preciso a limpeza da chamine e ventilacao adequada mas isso nao impede a chama de ficar acesa, isso tem a ver com o termopar.
Casas de pecas para electrodomesticos vendem termopares, leve o velho .
A substituicao do termopar é simpes , nao envolve directamente a mexida na linha de gas mas se envolver... parto do principio que e uma pessoa responsavel e que sabe que com o gas nao se brinca.
Terrenas

Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm

Mensagempor João Morgado » terça mai 07, 2013 11:07 pm

Luis Agostinho Escreveu:...por isso alguns de nós opta pelas ventoinhas

Eu por exemplo, quero dizer a minha AC, tem as ditas ventoínhas mas o companheiro Luis é mais de tampas. De vez em quando leva cada uma :lol: :lol: :lol: .
Abraços
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Rui Loureiro » sexta mai 10, 2013 3:39 pm

Boas, a quinta feira de Ascenção já passou e o feriado já foi :D.

Já andei a bricolage na auto, de volta do frigorífico, já trabalha como podem ver na imagem

Imagem

A imagem não é muito boa pois o telemóvel também não é, contudo, o que eu fiz foi,

Limpei o sensor (termopar), cheguei-o um bocado mais à chama, e assoprei tudo, ficou logo a trabalhar :D, desliguei e liguei e estava resolvido, quando quis mostrar à Guida, já não trabalhou, vai de brigar com o mesmo, e penso que é uma manha queo botão tem... agora vai se fazendo experiências... Cada vez gosto mais disto :D :D :D
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm

Mensagempor Aleluia » sexta mai 10, 2013 8:22 pm

Companheiro/a, a limpeza é fundamental, pois a própria fuligem, vai acumulando e entope tudo.
Esta convém fazer de tempos a tempos.7
Saudações rolantes,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor curto » sexta mai 10, 2013 9:24 pm

Companheiro Rui
Tenho estado a acompanhar a discussão deste assunto.
Antes de se aventurar em manutenções deste género, consulte um tecnico avalizado (que os há ).
Por um lado para se ir inteirando dos pormenores, por outro e não menos importante por questoes de segurança.
Não poupe dinheiro (que até nem será muito) para gastar mais deppis

Um abraço
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor MFerreira » sábado mai 11, 2013 6:17 pm

Boas tardes

Não conheço esse frigorífico, nem sou entendido na matéria, mas tive um problema semelhante, ora ligava ora não. O problema estava no selector de energia: não fechava (às vezes) o circuito do termopar, que mantém o piloto aceso.

Pela foto vê-se o termopar incandescente, tenho dúvidas se será aconselhável (em princípio deve estar apenas "muito" quente)

Boas viagens
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor RMGM » sábado mai 11, 2013 9:50 pm

Companheiro Rui Lourenço
Se precisar da ajuda de um técnico especializado aconselho um na Rua António Pedro nº2 é uma paralela da Av: Almirante Reis em Lisboa
agora pelos meus fracos conhecimentos o que me leva a quer é que o seu problema passa pelo mau funcionamento do queimador que depois de trabalhar suja a sonda do termopar e não deixa que este funcione em condições , basta haver um problema no bico (a tal chapinha com um furo ao meio) ou na entrada de ar do bico que ambas podem fazer com que a queima do gás não seja a ideal e que depois de trabalhar alguns minutos suja a sonda e faz com que ela não funcione
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Terrenas » segunda mai 13, 2013 11:35 pm

Rui Loureiro Escreveu:Boas, a quinta feira de Ascenção já passou e o feriado já foi :D.

Já andei a bricolage na auto, de volta do frigorífico, já trabalha como podem ver na imagem

Imagem

A imagem não é muito boa pois o telemóvel também não é, contudo, o que eu fiz foi,

Limpei o sensor (termopar), cheguei-o um bocado mais à chama, e assoprei tudo, ficou logo a trabalhar :D, desliguei e liguei e estava resolvido, quando quis mostrar à Guida, já não trabalhou, vai de brigar com o mesmo, e penso que é uma manha queo botão tem... agora vai se fazendo experiências... Cada vez gosto mais disto :D :D :D

boas!
Pela foto da para perceber que a chama esta com boa combustao (chama completamente azul)
O que chama de termopar é o que aparece em primeiro plano na foto? ou o que se ve em primeiro plano é a vela do insqueiro?
Terrenas

Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm

Mensagempor danibeja » terça mai 14, 2013 1:04 pm

Boa tarde,

Para mim está em boas condições, apesar de achar que é demasiado perigoso fazer bricolages nestas coisas, pois é necessário saber muito bem o que se está a fazer....

A peça metálica que está incandescente é o isqueiro, o termopar está do lado de trás e parece-me bem colocado...

A persistir alguma anomalia, deve contactar um técnico especializado....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Moreira » terça mai 14, 2013 4:04 pm

Boa tarde Companheiro Rui

Afinal já trabalha e com boa chama e limpa, se o isqueiro é dos de precionar eles são um
pouco manhosos,mas se fizer faísca tudo bem, agora se o problema pressistir talvês tenha
que subestituir o termopar, como diz o companheio (terrenas ) porque o termopar é um
sensor de temperatura e se estiver avariado não faz a leitura correta da temperatura,
porque é a função dele,

Abraços

Moreira
Moreira

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes