Conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor woodsduarte » quinta nov 10, 2011 11:14 pm

Obrigado a todos,
Caro Vitor Esteves, para já parece uma boa solução, visto necessitar mesmo de ligar o Pc.
Caro Alexandre Chora, fico contente de o ver de volta ao forum.

Boas Viagens.
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor Napoleão e Josefina » sexta nov 11, 2011 3:21 pm

Será que para alimentar um LCD a 12 V, 4,2 A basta ligá-lo directamente ao isqueiro da cabine ?
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

Mensagempor nomukaiki » sexta nov 11, 2011 5:26 pm

Napoleão e Josefina Escreveu:Será que para alimentar um LCD a 12 V, 4,2 A basta ligá-lo directamente ao isqueiro da cabine ?

O isqueiro de cabine normalmente consome 4A, mas isso depende do valor da resistência que faz o aquecimento.
Se tiver um multimetro, meça o valor de resistência e com a fórmula: V / R = A (12v / resistencia Ohm = Ampere) obtém o ampere habitual da tomada.
De qualquer forma o fusível costuma ser de 10A e a tomada deve estar dimensionada para esse limite.
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor Napoleão e Josefina » sexta nov 11, 2011 9:34 pm

nomukaiki Escreveu:
Napoleão e Josefina Escreveu:Será que para alimentar um LCD a 12 V, 4,2 A basta ligá-lo directamente ao isqueiro da cabine ?

O isqueiro de cabine normalmente consome 4A, mas isso depende do valor da resistência que faz o aquecimento.
Se tiver um multimetro, meça o valor de resistência e com a fórmula: V / R = A (12v / resistencia Ohm = Ampere) obtém o ampere habitual da tomada.
De qualquer forma o fusível costuma ser de 10A e a tomada deve estar dimensionada para esse limite.

Obrigado nomukaiki
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo nov 13, 2011 9:29 am

Boas a todos

Companheiro woodsduarte

Atenção a dica do Vitor pode ser boa do conversor DC/DC que aparece na imagem, mas não aplicavel para o seu computador, pelo menos em parte do uso isto porquê?

Tudo depende os amperes de consumo do seu pc e em que estado está a bateria do mesmo, ou seja, se a bateria do pc estiver totalmente vazia, e quiser ligar o PC através o referido conversor, em principio o pc não inicia, porque o conversor na imagem será de 3 a 4 AH no máximo, terá de deixar carregar em primeiro lugar a bateria e arrancar em seguida o pc, ou então não consumir a bateria do pc e utilizar sempre a energia do conversor DC/DC, este talvez não consiga suportar a carga da bateria e funcionamento do pc em simultaneo.
O meu anterior comentário apenas é uma hipotese, porque na realidade não conheço o output do conversor que o Vitor apresenta nem o input do seu PC.

Companheiro Napoleão

Geralmente a potência das tomadas de isqueiro não ultrapassam os 120watts ainda assim em alguns casos pode ir até aos 180watts ou seja entre 10ah e 15ah. Pode verificar isso no fusivel de origem instalado e recomendado pelo fabricante para esse circuito, por favor não aumente a potência do fusivel, não rebenta o fusivel mas pode derreter a cablagem ou até mesmo a propria tomada de isqueiro, já aconteceu....

A explicação tecnica do companheiro Nomukaik, é a melhor forma de conhecermos a capacidade máxima de trabalho de um determinado circuito, ou verificar a integridade do mesmo.

Atenção que a ficha de isqueiro da cabine, consome directamente bateria do motor, cuidado com o consumo.... o motor no dia seguinte pode não arrancar..... tudo depende da montagem de cada AC, isto é só um alerta tomada de isqueiro de cabine consome da bateria do motor o ideal é instalar uma ficha de isqueiro da bateria da Célula, para não condicionar o arranque do motor.

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor VítorEsteves » domingo nov 13, 2011 4:24 pm

Caro companheiro alexandrechora,
em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha satisfação pelo facto de, apesar de tudo e de alguns, continuares disponível para ajudar.

Em segundo lugar, relativamente ao conversor que referi antes, direi que tem um output (saída) de 15, 16, 18, 19 e 20V e 4Amperes.

Não tenho tido problemas com o meu portátil (um Magalhães que tem um input de 2Amperes) que uso como televisor (com uma placa de TV) mesmo sem a bateria inserida.
Tal como o alexandrechora refere, se usasse um computador com um input superior a 4Amperes, ao ligá-lo teria que ter a bateria colocada e com alguma carga.

Será importante que, se verifiquem as caraterísticas do computador de modo a adquirir um conversor ajustado às necessidades.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Re: Conversor

Mensagempor carlos fernandes » sábado fev 25, 2012 9:38 pm

ola a todos :D estou a ver as indicacoes do meu (PC) que diz 19v-3.42a posso ligar a tomada de esqueiro da celula? Obrigado
Editado pela última vez por fluis em domingo fev 26, 2012 12:17 am, num total de 1 vez.
Razão: Ao abrigo da regra nº16 do fórum. Por favor não escrevam em linguagem msn
limiano , ducato 290 fendt
carlos fernandes

Registado: quarta fev 22, 2012 9:44 pm

Mensagempor spinto » domingo fev 26, 2012 12:26 am

carlos fernandes Escreveu:ola a todos :D estou a ver as indicacoes do meu (PC) que diz 19v-3.42a posso ligar a tomada de esqueiro da celula? Obrigado

nao funcionará, a ficha do isqueiro é 12V, logo é muito inferior aos 19V que pretende.
Terá de usar um conversor de corrente 12V para 220V e usar como usa em casa, com o carregador ligado ao conversor.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor VítorEsteves » domingo fev 26, 2012 10:14 am

Companheiro Fernandes,
se fizer uma leitura deste tópico, desde o princípio, irá encontrar explicações para o conversor que poderá usar.
Um abraço
VítorEsteves

VítorEsteves

Mensagempor barrio » terça mar 27, 2012 10:21 pm

Caro companheiro Vitor Esteves,

Estou a pensar utilzar o Magalhães da minha filha para vêr tv com uma pen usb tdt, tal como se bem entendi acontece consigo.

Tenho a seguinte dúvida, que se me permite gostaria de lhe colocar: quando está com o portátil ligado, tem que ter a chave na ignição "rodada" (com a luz da bateria ligada no painel de instrumentos), ou não, e qual o consumo da bateria do "carro", ou seja, quanto tempo poderei ter o portátil ligado, sem arriscar que depois a viatura não pegue. A bateria depois carrega com o andamento da viatura?

E qual a forma mais económica: se carrego a bateria do magalhaes e gasto-a até ao fim, ou se tiro a bateria, e ligo directamente ao isqueiro?

E já agora, estes carregadores solares, que custam 20-30 euros não servem para isto?

Agradeço-lhe desde já toda a atenção, e ajuda dispensada.

Muito obrigado.
barrio

Registado: segunda mai 03, 2010 9:14 am

Mensagempor VítorEsteves » terça mar 27, 2012 11:24 pm

Boa noite companheiro Barrio,

Respondi-lhe por MP

Um abraço

VítorEsteves

VítorEsteves

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes