Gaz propano nas Ac´s.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor Luismbmp » sexta nov 29, 2013 11:05 pm

Ola, gostava que saber se ao colocar gaz propano nas Ac´s poderá haver prigosicidade? Pois como sabem é proibido transportar garrafas de gaz propano nas Ac´s, mas como dizem que é mais eficiente no inverno, queria utlizar propano. So que onde vou comprar o propano da galp, dizem que tenho que meter redutor de 37mbar para propano. Eu pensava que podia colocar garrafa de propano com redutor de butano 30mbar, para não danificar algum aparelho, ou se a tubagem de cobre não suportar-se mais 7mbar nas uniões, ou nas entradas dos aparelhos, como fogão, aquecedor, frigorifico, boiler.

Aos companheiros que tem propano nas Ac's, que redutor tem nas garrafas, é o de 30mbar ou o 37mbar? Tem tambem algum regulador a seguir ao redutor que esta na garrafa, para protecção de pressão para os aparelhos, caso o redutor por algum motivo rebente e deixe passar uma pressão estrondosa para os aparelhos?
Terei que fazer mais alguma coisa antes de instalar o propano, ou é so comprar o redutor?

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Re: Gaz propano nas Ac´s.

Mensagempor spedy » sexta nov 29, 2013 11:42 pm

Luismbmp Escreveu:Pois como sabem é proibido transportar garrafas de gaz propano nas Ac´s, mas como dizem que é mais eficiente no inverno, queria utlizar propano.

É proíbido???? :? :?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor time_out » sábado nov 30, 2013 9:23 am

Luismbmp Escreveu:...Pois como sabem é proibido transportar garrafas de gaz propano nas Ac´s, mas como dizem que é mais eficiente no inverno, queria utlizar propano...

Bom dia

Encontrei o seguinte no site do IMTT

ESCLARECIMENTO Nº 6

1. O gás butano e o gás propano encontram-se abrangidos pelos critérios de classificação fixados no Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada - ADR.

Consultando o ADR encontrei:

Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada
PARTE 1
Disposições Gerais

CAPÍTULO 1.1
CAMPO DE APLICAÇÃO E APLICABILIDADE
.....
1.1.3 Isenções
1.1.3.1 Isenções ligadas à natureza da operação de transporte
As prescrições do ADR não se aplicam:
a) ao transporte de mercadorias perigosas efectuado por pessoas singulares quando as mercadorias em questão estão acondicionadas para a venda a retalho e se destinam ao seu uso pessoal ou doméstico ou para actividades de lazer ou desportivas, na condição de serem tomadas medidas para impedir qualquer fuga de conteúdo em condições normais de transporte. Quando estas mercadorias são líquidos inflamáveis transportados em recipientes recarregáveis cheios por, ou para, um particular, a quantidade total não deve ultrapassar os 60 litros por recipiente e os 240 litros por unidade de transporte. As mercadorias perigosas em GRG, grandes embalagens ou cisternas não são consideradas como estando embaladas para a venda a retalho;

Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor spedy » sábado nov 30, 2013 9:40 pm

Obrigado companheiro Time_out

cumpts
Imagem
spedy

Mensagempor danibeja » domingo dez 01, 2013 9:45 pm

Boa noite,

Não existe inconveniente nenhum, até porque no certificado de homologação nacional tem que constar o circuito de gás, logo a AC está legalizada como tal....

Até hoje todas as ACs que vi, trabalham com o intervalo de de 27mb a 30mb, e os aparelhos estão preparados para um máximo de 30mb, logo não deve mudar esse redutor, apenas poderá é procurar uma saída livre para apertar nesse redutor, caso pretenda mudar de tipo de gás...

No portal do campingcar :
http://www.campingcarportugal.com/files ... ge/gas.pdf
http://www.campingcarportugal.com/tecnicasBricolage

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Oliventino » segunda dez 02, 2013 12:08 pm

Bom dia.

A minha autocaravana veio com redutor de 50 mlb de origem.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor RuckFules » segunda dez 02, 2013 9:15 pm

Boa noite companheiros.

As ACs importadas da Alemanha (não sei até que ano, ou até mesmo se ainda se aplica às novas) vêm com redutores de 50mbar. Todos os equipamentos vêm preparados para funcionar a 50mbar. A guerra depois cá (para quem as lá foi/vai buscar como foi o meu caso) é encontrar uma torneira de saída directa, e assim conseguir ligar ao redutor que vem na AC.

Quanto ao gas propano, não sei os decretos leis, mas só é proíbido a sua utilização quando a bilha do gás fica em locais fechados (por exemplo em apartamentos).
No caso de uma vivenda ou outra aplicação, se a bilha de gás ficar no exterior e sem qualquer ligação (excepto a canalização) ao interior pode ser utilizado o gás propano. No caso das ACs, se repararem o local para as bilhas de gás dispõem de grelhas no fundo, ou são mesmo abertos (com umas barras para suportarem as bilhas). Logo a utilização do propano é perfeitamente seguro e legal.
Nao só é seguro e legal como é recomendável especialmente durante o Inverno e se forem para sítios frios. O propano funciona com temperaturas até +/- 40ºC negativos. Já o butano deixa de evaporar aos 0ºC. Portanto se forem para sítios (muito) frios, esqueçam mesmo o butano.

Uma explicação mto breve e sem detalhes técnicos (porque também não os sei), é que o gás propano é mais pesado que o ar. Logo em caso de fuga num apartamento o gás ficaria concentrado junto ao chão em vez de "evaporar" pelas janelas. O Gás butano é mais leve que o ar facilitando a sua dispersão em casos de fugas.

Nas instalações domésticas é geralmente utilizado redutores de 30mbar para butano e 37mbar para propano.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Oliventino » segunda dez 02, 2013 9:40 pm

RuckFules Escreveu:Boa noite companheiros.

As ACs importadas da Alemanha (não sei até que ano, ou até mesmo se ainda se aplica às novas) vêm com redutores de 50mbar. Todos os equipamentos vêm preparados para funcionar a 50mbar. A guerra depois cá (para quem as lá foi/vai buscar como foi o meu caso) é encontrar uma torneira de saída directa, e assim conseguir ligar ao redutor que vem na AC.
o.

Boa noite.

As torneiras directas da Galp, são fáceis de encontrar.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor RuckFules » segunda dez 02, 2013 9:55 pm

Por acaso da Galp ainda não procurei (sou daqueles alérgicos a produtos Galp!!).

Quanto a ser fácil... eu percorri uma série de postos de combustíveis, e por mais que explicasse que queria uma TORNEIRA! todos insistiam em vir com redutores. Senti-me a pedir algo que teria que ser importado directamente de Marte. Até que contactei directamente a Repsol. Ironia das ironias, um dos escritórios deles onde poderia adquirir uma saída directa era a 200 metros do meu trabalho.

Já agora para informação dos que ainda não saibam, da Repsol existem dois tipos de bilhas (com a história da aquisição da Shell pela Repsol).
Para uma foi aquele filme para encontrar a torneira que até encaixa directamente no redutor. Mas ainda este fim de semana fui a um posto Repsol e para meu azar tinha das bilhas diferentes das que eu uso (e ainda há distribuidores Repsol que desconhecem o facto de haverem duas bilhas diferentes).

O senhor foi super prestável e até me oferecia uma torneira. O problema é que não encaixava no meu redutor. Teria que colocar um adaptador.

Conclusão...ainda vou ter que me render às bilhas da Galp...
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor spedy » segunda dez 02, 2013 9:58 pm

Eu tenho adaptador (torneira) da Repsol e liga com uma mangueira ao redutor. Ja comprei quer em Portugal quer em Espanha e encaixaram sempre.
Imagem
spedy

Mensagempor Luismbmp » segunda dez 02, 2013 11:24 pm

Boas,
mas, usa-se o redutor 30mbar ou o 37mbar nas garrafas de propano?

usar o gaz propano a 37mbar no boiler, fogao, frigorifico, aquecedor, pode ser prejudicial aos aparelhos ou não?
Estarão preparados para 37mbar?

abraço
Luismbmp

Mensagempor barradas » terça dez 03, 2013 4:25 pm

boas a duvida entre 30mbr e 37mbr, estao a falar de 0,07 bar, eu p€ido com mais pressão que isso,a titulo de curiosidade se a agua da rede publica tem cerca de 3,0 4 bar
barradas

Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm

Mensagempor danibeja » terça dez 03, 2013 5:26 pm

Luismbmp Escreveu:Boas,
mas, usa-se o redutor 30mbar ou o 37mbar nas garrafas de propano?

usar o gaz propano a 37mbar no boiler, fogao, frigorifico, aquecedor, pode ser prejudicial aos aparelhos ou não?
Estarão preparados para 37mbar?

abraço

Usa-se sempre o redutor recomendado para os aparelhos, ou seja de 30mbar (ou que o livro de instruções dos aparelhos recomendar)....

O meu redutor de 30mbar, diz lá Butano/Propano, e julgo que não existe diferença nos redutores quando são 30mbar serve tanto para propano como para butano.

Para os aparelhos pode não ser prejudicial, mas não vão ter um funcionamento regular, por exemplo, o frigorifico com gás a mais, vai aquecer demasiado, produzindo calor em excesso e depois não vai arrefecer como deve ser o interior... já o aquecimento interior, vai aquecer demais...

Como disse, deve ler os livros de instruções dos aparelhos, e usar o redutor aconselhado pelos fabricantes..., se tiver aparelhos com pressão diferente entre eles, nos próprios livros de instruções deve dizer que tipo de bico injetor mudar para alterar a pressão do gás... mas este procedimento deve ser realizado por técnicos especializados.

eu p€ido com mais pressão que isso,
Não rasgue mais que já cabe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A diferença de pressão é muito pouca mas em termos caloríficos, faz muita diferença.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor romão » sexta dez 13, 2013 12:01 pm

bom dia companheiros,
Fui hoje informado por um empregado duma empresa de distribuição de gás de que estão proibidos de fornecer gás para os parques de campismo em bilhas de ferro,
apenas podem fornecer o mesmo em bilhas de plástico(as tais levezinhas).
O cavalheiro não me soube informar se essa proibição se aplicará também às autocaravanas.
Será que algum companheiro saberá mais alguma coisa sobre isto?
O homem disse que saiu um decreto qualquer a impor essa obrigação.
cumprimentos
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta jan 30, 2014 10:44 pm

Pronto, coloquei gaz propano da galp, com redutor de 37mbar.
O tecnico credenciado que me instalou a bilha do gaz, disse-me que não á problema nenhum em ter redutor de 37mbar a funcionar com os aparelhos da autovivenda.
Na verdade a chama do fogao é mais azul, o aquecedor já não se apaga e o boiler e o frigorifico trabalha na perfeição.

Quando chegar o verão, mete-se butano.

Abraço
Luismbmp

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes