Ajuda instalação elétrica

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » quarta mai 01, 2024 4:13 pm

Boa tarde Kimzé,

Ainda bem, fico mais descansado pois estava com receio que houvesse algum problema.
Acerca do bluetooth na altura aconselhou a comprar o módulo e assim o fiz, é muito prático pois pode-se aceder apenas por estar perto da carrinha. (ao contrário do módulo de ecrã)

Agora vou começar a montar tudo com calma e depois deixo fotos + feedback

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
Blatzvid
 
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Blatzvid » sexta nov 15, 2024 3:50 pm

Boa tarde companheiro Kimzé,

Venho atualizar o ponto de situação: projeto a 90%, ensaio dos bancos traseiros teve lugar esta semana e com aproveitamento.

A instalação elétrica começou a ser montada no fim de semana passado, até agora ainda estava tudo ligado provisoriamente. Uma dúvida: durante o verão até agora utilizei os painéis solares + controlador para carregar a bateria de arranque e sempre que coloco a carrinha a trabalhar desligo o disjuntor dos painéis e o controlador também. Este procedimento é obrigatório ou não preciso de desligar nada quando dou arranque, ficando a bateria a carregar pelo controlador e pelo alternador ao mesmo tempo?

Obrigado desde já,
Blatzvid
 
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 18, 2018 8:57 pm

Re: Ajuda instalação elétrica

Mensagempor Kimzé » sábado nov 16, 2024 1:20 pm

Boa tarde amigo Blatzvid.
Ainda bem que está a correr tudo ok.
A questão que colocou, não tem problema nenhum, não precisa de desligar e quando vai em andamento também pode ir ligado.

O que acontece é que o próprio alternador do carro, vai sobrepor a corrente do controlador solar, ou seja o controlador solar ao identificar uma corrente a entrar para a bateria por outra fonte, vai cortar uma grande parte ou quase toda a que vem do painel solar. Vai reparar que no visor do controlador, ao ligar o motor do carro, cai de imediato a corrente (Ah).
Cumprimentos

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 169
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron