Água potável na autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Água potável na autocaravana

Mensagempor Tignoo » sexta fev 24, 2023 4:23 pm

Companheiros,
Antes demais um pequeno resumo:

Challanger Mageo 118 de Novembro de 2011 # Depósito de águas "limpas" de 120 L # Aquecimento Webasto Dual Top RHA100/101/102
Em 2019 comprei um purificador de águas que coloco para evitar o crescimento de microorganismos.
No ano passado notei que o débito de água na minha "Mikas" descia de tal forma que não conseguia usar o duche. Contudo, o débito para a sanita mantinha-se bom e, melhorou após instalação da nova bomba!!!
Fui a uma pessoa quer me recomendaram aqui na margem sul e após análise,. concluiu que o melhor seria dotar a #Mikas de uma nova bomba de água com débito de 10L/H, o que fiz.
Custou-me caro e fiquei com uma bomba extra em perfeito estado, desnecessariamente!
Muito embora haja melhorado, o facto é que o débito se mantinha muito fraco! Decidi, por minha conta e risco, ver o que se passava.
Iniciei o processo pela análise aos tubos todos...e "desatei" a retirar as torneiras, começando pela cozinha... FIQUEI ESPANTADO :roll: :roll: :roll: :shock: :shock:
Quanto tirei o filtro que se encontra na saída da torneira, encontrei o mesmo cheio de uma espécie de "escama" que, enquanto "molhado" é maleável mas, após seco, se desfaz e parte em minúsculas partículas. Junto fotos!

Após limpeza de TODOS os filtros das torneiras, incluindo do duche (tive de desmontar o vidro e as "bichas c/filtro") tudo ficou OK!
Esta semana resolvi verificar como estavam as torneiras da área do WC e da cozinha e verifiquei o mesmo problema.
Muito embora atribua a responsabilidade ao purificador de água, não posso obter uma conclusão correta sem questionar os que se possam encontrar na mesma condição e, sendo a partilha de experiências a melhor forma de evoluir, aqui deixo a principal QUESTÃO; Alguém já teve a mesma experiência? Será que o purificador possui a "faculdade" não indicada de proceder desta forma?

Há algum companheiro com experiência semelhante? Se sim o que foi feito?

Gratos pela contribuição.
Tignoo


Fotos; https://1drv.ms/u/s!AncsyhfEbZF4gdRPUlU ... A?e=XSjaCa
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda

Re: Água potável na autocaravana

Mensagempor Kimzé » sexta fev 24, 2023 7:22 pm

Boa noite amigo Tignoo.

Nunca tive esse problema ou parecido, mas é estranho isso acontecer mesmo depois de rever e limpar como disse todos os circuitos de água.

Vou dizer como eu faço: para beber, na auto caravana, só água engarrafada (já em casa, água da torneira, nunca fui esquisito), para o depósito de de águas limpas, como as minhas viagens são curtas, no regresso a casa, uso um desinfectante MICROPUR ou DEXDA, 10ml para 100 litros de água, mantém a água do depósito, completamente limpa de bactérias e principalmente de limos, durante 6 meses, mas eu uso nessas alturas, menos de 10ml, porque no regresso, nunca fica cheio o depósito e sou contra vazar o mesmo nos momentos de repouso das férias (assim nada de mangueiras e outras borrachas irão ressecar), ao colocar o produto no tanque em caminho, é para chacoalhar bem e uso ainda no circuito, bem como abrir as torneiras de água quente, para desinfectar também o bóiler.

Para o depósito de águas cinzas, também no regresso mas antes de chegar, vaso o mesmo, mas deixo ficar poucos litros e tenho uma garrafa de plástico de 330ml, que coloco 10% do líquido azul da sanita, encho de água e coloco em todas as saídas ( lava louças, lavatório e chuveiro), essa, lava e desinfecta os ralos, passa para o depósito de águas sujas, com a viagem chacoalha bem e quando paro tiro o restante.
Há 6 anos, faço sempre assim, nunca tive mau cheiro ao vazar as águas cinzas e abri o depósito de limpas para saber se teria que limpar, parecia vindo de fábrica, um espelho.

Em relação à bomba de água, mais potente, eu na minha modesta opinião, não aconselho, porque quanto mais pressão mais risco de fugas e a minha sendo de 7 litros/minuto, já acho que tem pressão a mais, ou seja o suficiente.

Amigo Tignoo, não sei se ajudei.

Um grande abraço 

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Água potável na autocaravana

Mensagempor Tignoo » sábado mar 04, 2023 11:42 am

Caro AMIGO Kimzé,

Só respondo agora, porque aguardava a colaboração de mais algum companheiro, o que não aconteceu!
Quanto aos procedimentos, faço o mesmo, isto é, quando parto de regresso despejo tudo e preencho sempre com o produto "ELSIL DRINKING WATER PURIFIER, BOTTLE 365 ML que é um desinfetante e evita a criação de micro-organismos no tanque de águas limpas. :roll:
No restante, o meu procedimento é igual...só não entendo porque se cria este tipo de "aglomeração". Mais parece uma escama de peixe, que quando molhado é maleável, mas quando seco é duro e parte com facilidade.
Creio que este produto deve ter a faculdade de "cristalizar" as substâncias/bicharocos que sendo nocivos se encontram na água...mas não deixo de admirar este procedimento, porquanto, o filtro que tenho antes da bomba não o consegue reter. Estranho...muito estranho mesmo!
Vou adquirir outra marca e experimentar para ver no que dá.

Grato pela colaboração com abraços e boas VIAGENS!

Tigno
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda

Re: Água potável na autocaravana

Mensagempor vitor » segunda abr 03, 2023 10:17 am

Os meu procedimento é algo diferente.
Quando a autocaravana está 1 mês ou mais parada (em garagem), esvazio as águas cinzentas completamente, e de seguida dou uma volta com inclinações/curvas, de forma a esvaziar quaisquer resíduos líquidos no depósito.
Obviamente, previamente, com alguma lixívia ou outro desinfetante, faço correr água nas 3 canalizações de esgoto. Mau cheiro, zero! Em viagens longas, após os despejos, circulo muitos kms com a válvula aberta, tendo sempre o cuidado de a fechar, mal paramos e utilizamos água. A ideia é "limpar e secar" o depósito, de forma a dificultar o trabalho das bactérias, responsáveis pelos maus cheiros.
Quanto à água limpa, não a usamos para beber, apenas para cozinhar, banhos e lavagens. Substituo a água, às vezes acrescento alguma água oxigenada (que se diz ser um bom desinfetante), faço-a correr em todas as torneiras e deixo o depósito cheio ou meio. Porquê? Porque, de outro modo teria o alarme de reserva sempre a piscar ou apitar :D ...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes