Chassi ou suspensão AL-KO?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Chassi ou suspensão AL-KO?

Mensagempor luisms » sexta mai 23, 2014 3:49 pm

Boas caros companheiros.
Venho aqui colocar uma questão um bocado duvidosa no que respeita a estes sistemas.
Ter suspensão AL-KO é a mesma coisa que chassi AL-KO?
Li recentemente que a AL-KO tem uns novos amortecedores para AC´s que melhoram a condutibilidade das mesmas.
Ora então fiquei com uma duvida, será que ao ler os anúncios de usados quando se referem a suspensão AL-KO estão a dizer-me que a frente tem os amortecedores desta marca ou o chassi é que é desta marca?
Cumprimentos.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
luisms

Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm

Re: Chassi ou suspensão AL-KO?

Mensagempor Oliventino » sexta mai 23, 2014 4:53 pm

Boa tarde.
A alko fabrica várias coisa. O chassis é mesmo o chassis e tem suspensão incluída com o sistema de barras de torção dentro de uma bainha.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor time_out » sexta mai 23, 2014 5:48 pm

Chassi AL-KO
http://www.al-ko.co.uk/pages/amc-motorhome-chassis.html

Suspensão AL-KO adaptável a qualquer veículo
http://www.al-ko.co.uk/pages/air-top.html

Amortecedores de nivelação AL-KO (para eixo traseiro)
http://www.al-ko.co.uk/pages/alc.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Luismbmp » sexta mai 23, 2014 11:10 pm

Oliventino Escreveu:Boa tarde.
A alko fabrica várias coisa. O chassis é mesmo o chassis e tem suspensão incluída com o sistema de barras de torção dentro de uma bainha.

E ja agora chassi rebaixado, diferenciando os chassis normais.
ALKO é ALKO :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor Oliventino » sábado mai 24, 2014 12:02 am

Luismbmp Escreveu:
E ja agora chassi rebaixado, diferenciando os chassis normais.
ALKO é ALKO :)

Abraço

Certo, e mais leve, mas agora já quase todas as marcas têm o chassis rebaixados para autocaravanas, e via traseira mais larga o que melhora muito em estrada sem lombas.

Vi uma auto com muita dificuldade em sair de um parque, ângulo ventral difícil, assentava no chão, e um outro disse-me que tinha que ter muito cuidado até com as lombas grandes, sendo excelente em estrada limpa.
Oliventino

Mensagempor Duarte » sábado mai 24, 2014 9:33 am

Uma coisa é certa, quando as Ac's são de gama alta são todas equipadas com chassis AL-KO, será que os construtores não fazem isso por alguma razão?

Deixem-se de histórias AL-KO não tem nada a ver com resto, para mim não quero outra a não ser com AL-KO.
Já entrei em ferris já fui a muito sítio e só uma vez ela em França é que tive uma situação mas complicada ao sair de uma area de serviço, mas nada que não fosse de fácil resolução.
Para mim a estabilidade que este chassis dá em condução, bem como o conforto, é deveras compensador em relação ás situações muito esporádicas de o chassis roçar no chão.

há....! já me esquecia o chassis AL-KO têm um problema, acresce o preço final da Ac em 10.000 €........... :(
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Oliventino » sábado mai 24, 2014 4:13 pm

Vamos continuar a colaborar com o Luisms, que procura usada. (sem desmontar o chassis)

Muitos dos topos de gama não têm AL-KO, até porque às vezes são Mercedes ou Iveco, e só muito recentemente a Mercedes apareceu com AL-KO.
A Ducato não só por ser a mais vendida, mas também por ser de tracção, é fornecida sem chassis e com os furos já prontos para aparafusar o AL-KO, poupando no transporte,armazenamento e não deita fora o chassis original.
Custando cerca de 10 000€, como é óbvio também desvaloriza com o conjunto, como convém ao Luísms.
Segurança e conforto em estrada, dizem que é tipo Porche,mas quando roçar no chão, estraga.

A definição de histórias é : narração de factos verdadeiros ocorridos uma só vez, apontando as suas causas e consequências.
Ocorridos uma só vez porque tem data, se repetir a história não repete a data ou hora.
Oliventino

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mai 24, 2014 4:26 pm

Boa tarde luisms,

Oliventino Escreveu:é fornecida sem chassis e com os furos já prontos para aparafusar o AL-KO, poupando no transporte,armazenamento e não deita fora o chassis original.

É assim que elas chegam da fábrica da Fiat...e depois é acopolado o chassis ALKO e por aí fora...!!

Imagem

Entretanto tem aqui para se entreter.

https://www.google.pt/search?q=chassis+ ... =775&dpr=1

Oliventino Escreveu:Certo, e mais leve, mas agora já quase todas as marcas têm o chassis rebaixados para autocaravanas, e via traseira mais larga o que melhora muito em estrada sem lombas.

Oliventino, desculpe-me a expressão...mas comparar chassis camping da Fiat e o chassis ALKO é o mesmo que comparar, m.... com sabão de cheiro!!! :mrgreen: :mrgreen:

Tenho neste momento chassis camping Fiat...antes tive chassis ALKO e a comparação está feita. :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Oliventino » sábado mai 24, 2014 4:57 pm

Companheiro Luis Agostinho concordo com a metáfora do sabão macaco e do sabonete, em que a semelhança é lavar (função base), mas talvez a razão porque não se vende só Al-KO e sabonete seja não serem ao mesmo preço.
Quando refiro que actualmente as marcas nos carros de tracção também rebaixaram e alargaram vias traseiras, é só para dizer que melhoraram o desempenho, não encarecendo por isso, mas roçando mais.
Oliventino

Mensagempor Duarte » sábado mai 24, 2014 8:02 pm

Companheiro para contar historias destas convêm experimentar o AL-KO, será que já conduziu uma com AC chassis AL-KO?
Eu posso conta-la sempre que saio com a minha AC pois felizmente o AL-KO safou-me de uma situação dificil na auto-estrada em que tive que dar um guinão violento a 120 km á hora e a Ac nem adornou se tivesse outro chassis tinha quase de certeza capotado.

Neste momento as que podem levar AL-KO são as Fiat Ducato, as Renault Master, e as Mercedes Sprinter. Ja agora investigue quantas mercedes sprinter com chassis mercedes já partiram as molas da suspensão traseira. Os donos delas não dizem nada, e a seguir lá montam uma suspensão AL-KO pneumática para tentar remediar o assunto mas não e a mesma coisa, simplesmente o conjunto lamina, mola, amortecedor dos chassis convencionais nada podem fazer contra o sistema de barras de torsão dos chassis AL-KO.

Aqui tem uma Sprinyer com chassis AL-KO mas o sistema é um pouco complicado e é por isso que gosto mais do da Fiat embora a nivel de motor e material toda a gente sabe que a Mercedes-Benz é imbativel, e tambe´m não gosto nste chassis da Alko da Mercedes a distançia enorme que tem depois do eixo traseiro
Imagem

aqui o tem o AL-KO da Fiat
Imagem

Mas antes de tecer comentários sobre o AL-KO experimente , vai ver que não vai querer outroe certamente vai mudar de opinião.

boas navegações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Oliventino » sábado mai 24, 2014 8:56 pm

Companheiro Duarte, calma, não me percebeu talvez porque não me expliquei suficientemente, eu não dei opinião, até porque não a tenho, não conduzi AL-KO e já não vou conduzir, porque nesta crise prolongada e já profunda perdi fôlego, azar.
O termo contar histórias aparece na sua mensagem, eu só mostrei a definição, e ele voltou a aparecer na sua mensagem, eu não contei história nem fábula nem ídolopeia, se contasse penso que seria clara.
Afinal dei alguma resposta ao Luisms que fez uma pergunta bem distante do nosso conhecimento sobre o assunto,( o meu teorico e o seu pratico )se suspensão AL-Ko é o mesmo que chassis AL-KO,(sem desmontar o chassis, o que também sei fazer) e informação de autocaravanas também já estava muito bem actualizado.

Há 34 anos num carro que eu conduzia em Lisboa partiu-se uma barra de torção, coisa rara,
mas grande susto, não era AL-KO claro mas também era aço de torção. Esta é a única história que aqui conto.
Oliventino

Mensagempor curto » sábado mai 24, 2014 11:25 pm

Tenho um chassis AL KO rebaixado numa Fiat Ducado.
Simplesmente excelente em conforto segurança e robustez
Só no ferry de Aveiro S Jacinto é que não consegui entrar devido à lomba na entrada.
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor chicojo » domingo mai 25, 2014 8:06 am

bàm domingo a todos;caros ,na minha vida proficional ,sempre tive que utilizar veicules utilitarias= chassis renault peugeot iveco et outros nada a comparar com o chassis Alko, galvanizado , rodas independentes,um comforto routier, inconstetavel ,et le must é se juntar a suspenção pneumatica Alko
depois que pratico autocaravanismo //1985// comecei com uma utlitaria //SHERPA LEYLAND//e 4 autocaravanas as quais sempre com chassis Alko, e nas minhas andanças tive ocasião de embarcar em ferrys ,plataformas//barches//e nunca me aconteceu de raspar o chão,à que tomar as devidas precauções
actualmente existe chassis Alko que não necessita luberificação//MASSA CONCISTENTE// que deve ser feita ao menos uma vez por ano /20000 KM//important
as rodas traseiras devem estar delestadas ao fazer a operação,os copos estão na manga de eixo,é verdade que é mais caro,na compra e nas reparações
exemplo ,escape cabos de travões et outras peças ter que passar pela farmàcia Alko, -----eu se voltar a comprar uma outra,autocaravana continuarei a ser a
Adepto d'Alko pelo conforto et segurança: boas viagens com ALKO E SEM ALKOpara todos------------chicoJo

Exemplo o cabo de travão de mão existe em 9 tamanhos diferentes para chassis eixo duplo e simples desmontar e medir/ o preço é por volta dos 100 EU
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor Oliventino » domingo mai 25, 2014 11:10 am

Estou-lhe grato pelo melhor contributo para este tema, com a leveza eficaz com que o companheiro chicojo costuma contribuir.
Oliventino

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes