Tipo de fusível

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Tipo de fusível

Mensagempor Passeante » segunda nov 05, 2012 10:37 am

Caros companheiros

após pesquisar aqui vi muitas referências a fusíveis mas que não respondem à dúvida que tenho. Por isso, aqui vai:

Instalei há poucos dias um painel solar (graças às dicas que encontrei aqui no fórum). Tenho então um painel solar policristalino de 100W, 200h nas baterias da célula (normais de ácido) e tudo está a funcionar bem. Sei que devo instalar um fusível de 10 ha junt0 da bateria, mas a questão é essa mesma... Que tipo de fusível? Até já fui a uma casa de eletrónica e mandaram-me para uma casa de baterias. Daí encaminharam-me para uma loja de acessórios de automóvel, que também não me soube ajudar...
Que tipo de fusível devo usar? Um normal de automóvel? Fiquei com essa dúvida, pois ao usar cabos de 6mm2, quando chega ao fusível (de 10 ha) o fio que está lá dentro é tão fino que esta diferença me faz ter a sensação que não é o adequado...

Alguém me dá uma dica?

Já agora, sou de Azeitão, Setúbal, pelo que essa é a área onde irei à procura da coisa.

Muito obrigado antecipado

Passeante
Passeante

Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm

Re: Tipo de fusível

Mensagempor danibeja » segunda nov 05, 2012 12:37 pm

Boa tarde,

Qualquer porta fusiveis deste genero : http://www.siterja.pt/Dados/VII%20-%200 ... siveis.htm serve....

Se continuar a achar as secções de fio muito fracas, compre manga termo retractil, e faça você mesmo, colocando a manga no fio de origem, aperta um bom terminal, puxa a manga termo retractil para cima do terminal e aqueça (ficando isolado), do outro lado faz o mesmo, e depois só tem que fixar o fusivel, de maneira a que não se desloque....

Sei que na Cotovia, na estrada principal que vai para Sesimbra, existe uma casa de material electronico e provavelmente encontra lá...

Em Lisboa tem a Matelec, e muitas outras mais, em Queluz tem a Servelec...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 05, 2012 2:23 pm

Boas a todos

Amigo danibeja, realmente é o que eu penso, és aquela "velha" máquina apesares de seres um jovem.ehheheheheh
Ao companheiro Passeante, se seguiu parte das minhas dicas, não se esqueça que o fusivel de 10ah é para um painel de 100watts, se por ventura mais tarde montar outro painel de 100w o fusivel que aconselho é de 20ah, porque se colocar de 15ah é curto.... e claro atenção á capacidade do regulador solar.... O fio de 6mm que aconselho deve-se ao facto que em regra geral os companheiros montam sempre mais tarde o segundo painel e isso serve para não ter de substituir os fios de 4mm, que seriam suficientes apenas para um painel.

Atenção ainda que existem portafusiveis apenas para suportarem 10ah, o melhor é comprar os que suportam até 40ah que é os que eu uso para montar o material ao pessoal.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Passeante » segunda nov 05, 2012 7:36 pm

Muito obrigado pela vossa disponibilidade para me responderem tão prontamente.
Segui de facto muitas das vossas dicas e segui com atenção as discussões deste fórum antes de tomar as minhas decisões. Desde a compra à aplicação, tudo veio deste fórum. Qualquer "bricolageiro" que se queira aventurar nestas coisas consegue aqui o apoio técnico dos nossos "técnicos" de serviço.
Agradeço uma vez mais a vossa disponibilidade para esta entreajuda que considero espetacular.
Um abraço a todos.

Passeante
Passeante

Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes