Eu gosto de seguir estes temas e ir aprendendo pois antes de ser autocaravanista já era automobilista e sempre fui eu a levar os meus carros ás revisões e sempre apanhei os "barulhinhos" e consegui acertar nos diagnosticos das doenças dos meus "amigos" de 4 rodas... Estas questões tecnicas das ACs só vieram ensinar-me ainda mais e aguçar o meu gosto por aprender.
Andei na net durante horas para tentar ter 1a prova do que vou falar, mas só consegui parte da prova.
O meu Polo tem uns pneus Firestone made in Japan. Os pneus têm á volta varios simbolos (data, tamanho,pais de fabrico,modelo,etc) mas também um simbolo que parece um I cortado ao meio e o nº 19. Estarei eu correcta ao pensar que são o numero de telas?
Quanto aos pneus da AC o mesmo simbolo é acompanhado do nº23!
Posso então concluir que os pneus do Polo têm 19 telas e os da AC 23 telas... Será que apanhei o busilis da questão?
Segundo as marcas os pneus camper são reforçados para aguentarem muito tempo sempre no mesmo lugar tendo a carga maxima do veiculo, ao contrario dos outros veiculos de carga que podem estar completamente carregados ou não, conforme o trabalho do veiculo. Se os pneus não fossem reforçados teriamos que ir ás nossas ACs de X em X dias andar 1 pouquinho para a frente ou para trás de modo a rodar o pneu e não ganhar formas ovais, além do facto de ressequirem em demasia expostos ao clima do local. Também são reforçados para sofrerem impactos de pedras e outro materias que se encontram ao rodar no campo ao contrario dos impactos do uso de uma estrada de alcatrão normal. Um pneu mais resistente com mais dificuldade de rasgar ou rebentar é sempre bom, pois substituir um pneu a 1 veiculo de 3500kg não é coisa facil com os macacos que os nossos veiculos trazem e arranjar 1 reboque que tenha em conta que uma AC ao subir fica a arrastar a traseira no chão, não é facil. A minha AC não tinha pneu suplente só o kit de espuma que em caso de rasgo de pneu não serve para nada, pelo que fui a 1 socateiro e comprei 1 pneu com jante, serve para desenrasque e para não ter que acabar 1 fimsemana a meio por 1 pneuzito.
Concluindo: se o pneu é reforçado, se tem mais telas... Então certamente terá que ser mais caro porque tem mais material. Estou errada?
O problema é que de momento os Vanco camper andam esgotados em Portugal, Espanha, França...
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler