Ajuda p/bateria de portátil

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda p/bateria de portátil

Mensagempor barrio » quinta dez 09, 2010 11:32 pm

Caros companheiros,

Peço a V/ajuda para o seguinte:

Gostaria de saber o que fazer para poder ligar o portátil nas minhas viagens. Não tenho qualquer fonte alternativa de energia, e não sei que tipo de equipamentos devo comprar (se conversor, se inversor, ou alguma bateria extra).

O carregador do portátil tem a indicação de ser de 19V, e a sua utilização será para vêr televisão.

Desculpem, mas não percebo nada deste tema e por isso peço-vos toda a ajuda que puderem.

Muito obrigado a todos.
barrio

Registado: segunda mai 03, 2010 9:14 am

Mensagempor GOLFINHO » sexta dez 10, 2010 12:12 am

Caro companheiro

Conheço duas altermativas.

1- utilizar um conversor de 12v/220v , ligado de preferência ao isqueiro
do veículo, sempre em andamento .

2- utilizar um adaptador de corrente auto para computador portátil, ligado ao isqueiro.atenção às polaridades.

3- os preços são sensívelmente idênticos.

Prefiro o conversor de 12v/220v, aliás utilizo um de 500w que dá para carregar baterias de máquinas etc.. mas um de 150 w serve perfeitamente para o fim pretendido.

bem haja
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor RuckFules » sexta dez 10, 2010 12:23 am

Companheiro barrio
Comprei na Worten um alimentador (quase) universal, que tanto pode ligar a 12V como a 220V. Tem várias fichas adaptadoras e um selector de tensão conforme o portátil. Também já vi disso numa loja dos chineses, mas como costumo dizer, lojas dos chineses só mesmo Chop Suei.
Disse quase universal porque o mesmo não tem a ficha adaptadora para o meu Dell (que é muito recente) , mas funciona perfeitamente no Acer. É uma questão de dar uma vista de olhos numa loja Worten, e ver a compatibilidade com o seu portátil.
Não sei a marca do adaptador. Está na AC, mas se houver dúvidas amanha poderei colocar aqui a marca e modelo. Não me recordo quanto custou, mas se a memória não falha muito não chegou a 50 euros (o preço de um alimentador universal).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

inversor

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 10, 2010 12:24 am

Boas companheiro

A melhor solução para si e para todos os autocaravanistas é ter um inversor 12volts DC para 230v AC. existem outras designações para o inversor de corrente, como por exemplo conversor, convertidor etc. Todas elas em regra geral refletem a mesma necessidade converter corrente continua de 12volts no nosso caso em corrente alterna 230v com 50herts de ciclos.
O custo de comprar um bom inversor de corrente supera largamente em termos economicos e de comodidade, se tiver de comprar adaptadores de 12volts para os seus aparelhos de uso regular, como por exemplo para o PC, telemovel, tv, câmara fotografica e de filmar, box da parabólica etc.
Para dar mais relevância ás vantagens de ter um inversor, é por exemplo:
Se comprar um microondas de 12volts para a AC custa 300eur depende do modelo, se tiver inversor compra um microodas de 230v e custa-lhe apartir de 40eurs mais uma vez depende do modelo. Poderia-lhe dar inumeros exemplos, mas acredito que já percebeu...

Para resolver apenas questão do portátil um inversor de 150 a 200w chega e sobra qualquer coisa. Mas depois vai sentir alguma frustação porque quer ligar outras aplicações e paciência não dá... este foi o percurso que fiz ou melhor o erro que cometi...

Eu actualmente tenho um inversor de onda modificada (quase pura) 1000w de saída continua e 2000w de pico pesa 2,3kg, têm um consumo de stand by de 0,5ah que é excelente, muito silencioso, custou 120eur. Ligo ou melhor liga a minha esposa, secador de cabelo, torradeira, varinha mágica, etc. Este inversor custa cá mais de 180eur, daqui para cima...

Gastar por gastar gaste só uma vez...

Cumps
Alexandre
Alex
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor barrio » sexta dez 10, 2010 4:56 pm

Caros companheiros,

Obrigado a todos pela preciosa ajuda.

Penso que o inversor que o amigo alexandrechora me aconselha é este: http://www.tekbit.pt/product_info.php?products_id=399

Penso que será uma boa compra, mas aguardo o V/feedback.

Tenho apenas mais uma dúvida: este aparelho liga-se ao isqueiro, certo? Por isso, descarrega a bateria automóvel. Por quanto tempo poderei ter o portátil ligado, com segurança para a bateria? Ou então um microondas, para uma melhor comparação?
Sendo uma bateria de 90Ah, depois ao circular com a AC, quanto tempo será necessário para repôr essa energia dispendida?

Mais uma vez, muito obrigado a todos.
barrio

Mensagempor danibeja » sexta dez 10, 2010 8:39 pm

Boa noite,

Caro companheiro o aparelho que apresenta é de onda senoidal modificada, e é semelhante aos vendidos na Macro e nas lojas dos Chineses, o aparelho que o companheiro alexandrechora propõe é de melhor qualidade, e a onda de corrente alternada ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_alternada ) no aparelho que apresenta é pouco pura, pelo que aconselho a gastar um pouco mais e comprar um conversor em que a onda modificada seja um pouco mais pura, pois não o sendo, pode inclusive avariar os equipamentos que lhe liga.

Numa breve pesquisa encontrei aí no norte este que me pareceu ser bom:
http://loja.cyz.pt/pt/conversor-12v-220 ... kw-12.html

Aqui ao pé de mim, em queluz:
http://www.servelec.pt/pt/index.php?key ... hop.browse

Estes aparelhos já vem equipados para não ter problemas com a falta de bateria, sempre que a bateria chega aos 10,5v os aparelhos começam a emitir um alarme sonoro, mas deve ter o motor do veiculo a trabalhar, pois é suficiente para manter a bateria carregada...

Protecções dos aparelhos acima mencionados:
• Saída de curto
• inverter a polaridade de entrada (por fusível)
• Alta tensão de entrada DC
• Bateria de alarme baixo: DC 10,5 + / - 0,5 V
• Bateria desligamento baixa: DC 10 + / - 0,5 V
• Sobreaquecimento: 60 + / - 5 graus Celsius
• Sobrecarga

E depois também encontra alguns bons no Leroy & Merlin, e empresas semelhantes, mas julgo que será melhor investimento, comprar em lojas que se dediquem ao comercio de electrónica, ou autocaravanas...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 10, 2010 10:43 pm

Boas Companheiro

O companheiro Danibeja como sempre está no red line do conhecimento e do raciocinio e eu também tento estar, a sintonia neste assunto é inquestionavel.
Efectivamente o link do inversor que apresenta o companheiro Barrio é um inversor de baixa qualidade de onda, no entanto é duravel e eficiente, digo isto porque tenho um exactamente igual, sem tirar nem por, posso acrescentar que a potência anunciada 1000w é pura ficção, até aumentei a espessura dos cabos e nada o máximo que tirei foram cerca de 450w nominais dos 1000w anunciados. Mas a questão fundamental é o tipo de onda produzida, e esta onda modificada para LCD, portátil, e outros equipamentos com electrónica, é pessima no minimo origina interferências de funcionamento, pode nem sequer funcionar e efectivamente trata da saude rapidamente a este tipo de equipamentos electronicos. Tal como o amigo Danibeja afirma exemplarmente.

Por isso é que o meu novo inversor que me trazem da Alemanha é uma verdadeira bomba de eficiencia e funcionamento, tem o dobro do tamanho aquele que apresenta de 75euros, pesa 4 x mais, não precisa de ficha adaptadora, tem 2 tomadas tipo portuguesas com terra, e a funcionar nem se ouve, cá custa cerca de 200euros eu tenhos por 120, não tem nada a ver com o inversor que sugere, mesmo aqueles inversores que o amigo Dani sugere, ainda assim é bastante superior.

No inicio do ano conto com o apoio de alguns companheiros do forum para fazermos o workshop sobre as energias renováveis, inversores, sintonia de antenas, etc. Nessa altura posso apresentar os dois inversores a funcionar e vocês decidem se apoiam o que eu e o amigo Danibeja estamos a afirmar.

Directamente da Guarda depois de um dia com pouca neve na Serra da Estrela. Aproveito a oportunidade para agradecer as dicas que postaram no meu post Condução Defensiva em Autocaravana, mais uma vez obrigado...
Até breve

Alexandre

Cumps
alexandrechora

Mensagempor barrio » sábado dez 11, 2010 12:10 am

Caros companheiros Danibeja, Alexandrechora e todos:

Mais uma vez muito obrigado pelos V/esclarecimentos, e pela disponibilidade e amabilidade.

Permitam-me que coloque uma última dúvida (penso eu) para finalizar:

Só poderei ter o portatil ligado enquanto tiver o motor a trabalhar, senão a bateria vai-se descarregar completamente? E se assim fôr, poderei comprar outro tipo de bateria para este tipo de uso, ligando-lhe o inversor?

Desculpem a insistência, e a minha ignorância, mas como referi anteriormente, nada percebo sobre este assunto. E se quiserem podem mesmo fazer um desenho...

Muito obrigado a todos.
barrio

Mensagempor alexandrechora » sábado dez 11, 2010 12:32 am

Caro companheiro

Primeiro aconselhamento tecnico, tem de ler os posts sobre baterias AGM, e paineis solares, está lá praticamente tudo o que é essencial para perceber o elementar sobre estas matérias, que devem ser parte integrante de um autocaravanista.
Como pedagogo que sou de profissão, apenas forneço a cana de pesca e ensino a pescar... Dúvidas depois de estudar....Ok!!!
Ainda assim não lhe consigo deixar de lhe responder á sua questão, então aqui vai...

A sua bateria tem 90Ah (amperes), se estiver em perfeitas condições e sem receber carga (motor desligado, sem painel solar, ou ligado a 220v), quer dizer que:

Pode ter o seu inversor ligado á bateria alimentando o seu portátil durante 5horas consecutivas, sem qualquer tipo de problema de falta de energia para arrancar com o motor da sua AC.

Tem dúvidas quer ver na prática antes de comprar, ligue-me e combinamos um fim de semana para ver com os seus olhos, uma imagem vale mais que mil palavras...

Cumps
Alexandre
alexandrechora

Mensagempor barrio » sábado dez 11, 2010 1:09 am

Caro amigo Alexandrechora,

Muito obrigado pelas informações.

Prometo que vou estudar o assunto, para poder decidir sobre a melhor opção.

Agradeço também a disponibilidade para um dia encontrar-mo-nos para poder ver como isso funciona.

Muito obrigado pela disponibilidade e boa vontade.

E continuação de muitas e boas viagens.
barrio

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes