Consumos das nossas AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

desculpem mas nao tenho ac.

Mensagempor LAURENTINO » domingo jul 06, 2008 8:15 pm

mas tenho uma toyta hiace forgao motor 2500 disel conducao 80/90 consumo 11/l 100km.ford transit topleine forgao normal.consumo 11l,mercdes sprinter 313 cdi 129 cv consumos 10,5l conduçao normal 80-100 nacinais e aut.estrdas normalmente com pesos na ordem de carga 300kg .uma ac com pesos na ordem dos 8ookg de carga com esses consumos e tenho mais de um milhao de km de conduçao, leva-me a concluir que todos estes anos nao acertei nos carros que comprei novos .consumos abaixo de 10l a velocidades 100-110 por favor ensinem-me como se fazz e com os vossos veiculos em que a nivel de aerodinamica fazem mais resistencia ao vento ora quanto mais velocidade mais resistencia, agradeço atençao e ja agora por favor ensinem-me como se faz.laurentino um abraço
LAURENTINO
 
Mensagens: 19
Registado: segunda jun 02, 2008 10:14 pm
Localização: Penafiel

Mensagempor José Fernandes » terça mar 30, 2010 9:45 pm

Companheiros, com a minha AC Citroen C25, Hymer 52 capuccine, com 75 cv, já fiz diversos consumos. Já fiz uma viagem para Barcelona em que tinha o vento por trás e consegui ir a cerca de 110 km/h e incrivelmente o consumo não foi além dos 10. Contudo já me aconteceu o inverso, ou seja, circular com vento de frente, e vento forte, em que não conseguia passar dos 70/80, e o consumo disparou para cerca de 13.

Contudo, as médias que faço são:
- a 80 km/h: 10 l;
- a 90 km/h: 11 l;
- a 100 km/h: 12 l;
- mais de 100 km/h: só se tiver vento por trás :P

Cumprimentos.
José Fernandes
Avatar do Utilizador
José Fernandes
 
Mensagens: 64
Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm
Localização: Pinhal Novo

Mensagempor RicSimoes » quarta mar 31, 2010 11:34 am

Boas a todos

A minha AC é uma Fiat Ducato 2500cc Kaus de 1990 e desde que a tenho (setembro de 2009) já efectuei 6.400km estando a fazer uma média de 12L/100km.

Pelo que tenho lido, ou eu não sei conduzir ou então a minha AC é uma borrachona!!! :shock:
Também não sei como com esta motorização conseguem fazer médias de 100/110km/h, eu para fazer uma média de 90/100km/h já tem de ser em terreno sempre plano e sem vento ou com vento a favor!!! Sei que sou um bocadinho pesado mas... :D

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes
 
Mensagens: 208
Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm
Localização: Leça da Palmeira

consumo de combustivel

Mensagempor danibeja » quarta mar 31, 2010 5:31 pm

Caros companheiros,

A questão dos consumos é difícil de comparar, tanto pela motorização, como pela carga, ou até mesmo a aerodinâmica das ACs.

Ontem levei a minha AC à inspecção (passou sem anomalias:D ), não retirei nada do que costumo usar de dentro da AC, apenas as bicicletas ficaram em casa, e tive a curiosidade de perguntar ao Sr. inspector qual o peso da minha AC, e na altura que entrou nos rolos informou-me onde iria aparecer o peso total da AC quando chegasse com as rodas de trás aos rolos e quando verifiquei que estava com apenas 2275Kg, fiquei espantado pela positiva.

A minha AC nunca consumiu mais de 10 litros aos 100Km, é uma Fiat Talento 290, de 1991, com um motor 1929cc de 66KW, semelhante à AC do companheiro José Fernandes, mas é mais curta e com uma distancia entre Eixos de apenas 3150mm (isto tudo é o que diz o livrete).

Como tive duvidas em relação aos cavalos fui a este site : http://www.ancruzeiros.pt/ancconverte.html , e converti KW em cavalos, se não está errado tem 88.506 HP (89cavalos).

Na minha condução normal (entre os 80km/h e os 100Km/h) faz-me consumos de 8 litros aos 100Km, só quando aperto mais com a AC é que me faz maiores consumos (10l), e apesar de ser apenas 1.9 d nunca me aqueceu, assim como só em subidas muito longas me obriga a colocar a 3ª mudança, pois a 4ª obriga com muita frequencia e tem que ser colocada no momento certo, senão tenho que por duas para baixo :D .

Em relação à velocidade com facilidade em terreno plano atinge os 100Kh, e na autoestrada também vai algumas vezes a 120Km/h, e presumo que dê um pouco mais, mas mais uma vez está tudo relacionado peso-potencia-aerodinamica- e até mesmo as caixas de velocidades, pois carros exactamente iguais podem ter caixas de velocidades diferentes o que lhes altera logo o "rapor", alterando logo os consumos e a velocidade, assim como a potencia de arranque e de recuperação.

E depois existe o factor principal - o Condutor - se esticar muito as mudanças claro que vai consumir muito, no meu caso só estico as velocidades até ao ponto em que eu sei que o motor com a mudança acima vai conseguir desenvolver, e desta forma poupo a minha autocaravana velhinha (mas como nova).

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Napoleão e Josefina » quarta mar 31, 2010 10:28 pm

Confirmo o consumo do companheiro danibeja, pois com a minha fiat ducato 290 de 1991 são por aí os consumos, (7,5 a 10 ) com o peso aproximado de 2700 kg, dependendo do piso da via de circulação, velocidade, pressão e calibragem de pneus, alinhamento de direcção, condições climatéricas de rolamento ( com chuva consome mais ), adequação de mudança à velocidade de circulação.
Avatar do Utilizador
Napoleão e Josefina
 
Mensagens: 62
Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm
Localização: Lisboa

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes