Caros companheiros,
A questão dos consumos é difícil de comparar, tanto pela motorização, como pela carga, ou até mesmo a aerodinâmica das ACs.
Ontem levei a minha AC à inspecção (passou sem anomalias:D ), não retirei nada do que costumo usar de dentro da AC, apenas as bicicletas ficaram em casa, e tive a curiosidade de perguntar ao Sr. inspector qual o peso da minha AC, e na altura que entrou nos rolos informou-me onde iria aparecer o peso total da AC quando chegasse com as rodas de trás aos rolos e quando verifiquei que estava com apenas 2275Kg, fiquei espantado pela positiva.
A minha AC nunca consumiu mais de 10 litros aos 100Km, é uma Fiat Talento 290, de 1991, com um motor 1929cc de 66KW, semelhante à AC do companheiro José Fernandes, mas é mais curta e com uma distancia entre Eixos de apenas 3150mm (isto tudo é o que diz o livrete).
Como tive duvidas em relação aos cavalos fui a este site :
http://www.ancruzeiros.pt/ancconverte.html , e converti KW em cavalos, se não está errado tem 88.506 HP (89cavalos).
Na minha condução normal (entre os 80km/h e os 100Km/h) faz-me consumos de 8 litros aos 100Km, só quando aperto mais com a AC é que me faz maiores consumos (10l), e apesar de ser apenas 1.9 d nunca me aqueceu, assim como só em subidas muito longas me obriga a colocar a 3ª mudança, pois a 4ª obriga com muita frequencia e tem que ser colocada no momento certo, senão tenho que por duas para baixo

.
Em relação à velocidade com facilidade em terreno plano atinge os 100Kh, e na autoestrada também vai algumas vezes a 120Km/h, e presumo que dê um pouco mais, mas mais uma vez está tudo relacionado peso-potencia-aerodinamica- e até mesmo as caixas de velocidades, pois carros exactamente iguais podem ter caixas de velocidades diferentes o que lhes altera logo o "rapor", alterando logo os consumos e a velocidade, assim como a potencia de arranque e de recuperação.
E depois existe o factor principal - o Condutor - se esticar muito as mudanças claro que vai consumir muito, no meu caso só estico as velocidades até ao ponto em que eu sei que o motor com a mudança acima vai conseguir desenvolver, e desta forma poupo a minha autocaravana velhinha (mas como nova).
Grande abraço,
Danibeja