Painel exterior da autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel exterior da autocaravana

Mensagempor portdom » terça mar 09, 2010 10:59 pm

Boa noite,

Ando em remodelações na minha autocaravana devido a umas humidades indesejadas e deparei com um problema que espero os colegas me possam ajudar a resolver.

Tive que substituir algumas das madeiras das paredes exteriores (as que supostamente estão coladas aos paineis de fora) e entretanto disseram-me que para aquilo ficar direito que eu tenho que colar essas mesmas madeiras à chapa do painel exterior.

A minha questão é se isso é mesmo verdade e em caso afirmativo, qual a cola que devo usar e onde a adquirir (na zona do grande porto de preferência).

Obrigado a todos,

Luis Pinto
portdom

Registado: segunda abr 06, 2009 9:11 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta mar 10, 2010 12:29 am

Boas.

Colar vai ter que ser. Mas dependendo do sítio, se implicar formas de "parede" direitas e que a madeira vai fazer de suporte, terá de ser colada e bem apertada à lateral. Não conheço o tipo de colas que utilizam na fabricação das nossas autocaravanas, mas nós os bricolages utilizamos o chamado "cola e veda", que se apresenta em bisnagas e é colocado com aquelas máquinas de colocar silicone.
A vantagem do "cola e veda" é que pode (por vezes deve) ser colocado em sítios húmidos e depois de seco oferece uma excelente resistência.
Este produto encontra-se nas drogarias normais, há de diferentes côres, sendo o branco, cinzento e preto os mais usuais.

Não esquecer que a bisnaga tem de dizer "cola e veda", e não "silicone" ou "não mais pregos", etc.

Mas de certeza que haverá mais companheiros brico-excelentes que lhe vão dar mais dicas.

No grande Porto? Não sei. Mas aqui na minha terra encontro este produto nas drogarias e custa à volta de (+/-) 5 €.

Pistola de aplicar:

Imagem
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor jotas1957 » quinta mar 11, 2010 7:31 pm

Companheiro penso que o que necessita é de mastique hibrido para fazer a colagem e vedação (digo hibrido, por deduzir que não vai ser pintado e para não amarelecer com o sol).
Há varias marcas no mercado (3M,SIKA,TEROSON, ETC) poderá procurar em qualquer casa que venda produtos para a repintura automóvel.
Estes produtos são apresentados em cartuchos de 300 ml e são aplicados com pistolas do tipo apresentado pelo companheiro Fernando Dias.
Poderá ainda tentar numa casa de reparação de caravanas que costumam ter e também vendem.
Espero ter ajudado
Saudações
jotas1957

Registado: sábado jan 10, 2009 6:58 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes