Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Mensagempor time_out » quarta jun 09, 2021 6:31 pm

Boa tarde.

Mais um artigo de opinião do lobby, desta vez no Diário de Notícias pela mão da Secretária-geral da AHRESP Ana Jacinto.

Passo a reproduzir:

Turismo responsável sobre rodas

Portugal tem relevantíssimos produtos turísticos, todos o sabemos. Mas pelas mais diversas ordens de razões, injustas e injustificadas, nem todos têm assumido a mesma importância e relevância. É o caso concreto do campismo e em especial, do autocaravanismo que, sem explicação, são quase sempre um parente pobre do setor do alojamento turístico.

Porém e ultimamente muito se tem falado de autocaravanismo, por força de uma polémica, também ela injustificada, relacionada com uma alteração ao Código da Estrada que mais não vem fazer do que regular uma prática que muitos não querem ver regulada.

Esta alteração veio prever que "são proibidos a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito".

Ora, qualquer pessoa de bom senso não vê aqui qualquer disposição atentatória e muito menos um ataque ao caravanismo ou aos caravanistas. Muito pelo contrário. Vê antes uma forma de o qualificar, de o tornar mais seguro para os próprios caravanistas, e também economicamente sustentável para os empresários que desenvolvem os seus negócios segundo as exigências da lei, para lhes proporcionar bem-estar e segurança.

Todos reconhecemos que não é a mesma coisa estacionar um veículo dito "normal", de passageiros e estacionar uma autocaravana, quer pelas suas dimensões, quer essencialmente pelo uso que lhe é dado, e que é completamente distinto. E é por esta diferença de uso, mas também do impacto que este acarreta, que não percebo a razão pela qual alguns rejeitam a proibição de pernoita e aparcamento de autocaravanas fora dos locais autorizados para o efeito, com exceção dos locais onde essa oferta ainda seja inexistente.

É verdade que Portugal não tem ainda um nível de oferta de locais de acolhimento de autocaravanas ao nível de outros países Europeus, mas o caminho já se iniciou com o Programa de Ação para o Autocaravanismo responsável do Turismo de Portugal e a criação de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA"s), para assegurarem a infraestruturação do território nacional com uma rede de oferta suficiente e qualificada de espaços destinados a autocaravanas.

A referida alteração legislativa, que aconteceu apenas há seis meses, ao contrário da ideia que alguns querem passar, é semelhante ao que vigora já em muitos países europeus e não se deveu a pressões daqui ou dali. Resultou, sim de anos e anos de desrespeito pelas mais elementares regras por parte de alguns caravanistas, o que acabou por levar muitas entidades, nomeadamente Autarquias, Entidades Reginais de Turismo, Associações e populações locais, a pedir a alteração que veio a ser implementada, para que terminassem abusos e verdadeiros atentados ambientais à paisagem e ao ordenamento do território, e que levaram ao levantamento de muitos milhares de contraordenações.

Retroceder agora, sem avaliar o impacto da nova norma (em vigor apenas desde o dia 1 de janeiro), seria conformarmo-nos com a desregulação, o que não protege a atividade turística, o país e as suas populações e apenas beneficia e protege aqueles que querem continuar à margem.

Se autocaravanismo é sinónimo de escolhas e de liberdade, então com ela vem também uma responsabilidade acrescida, porque "Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela" (George Bernard Shaw).

Secretária-geral da AHRESP

In DN
http://www.dn.pt/opiniao/turismo-responsavel-sobre-rodas-13816601.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Mensagempor AnaF » quarta jun 09, 2021 7:54 pm

Boas Companheiros,

"A ignorância é muito atrevida!" E mais engraçado ainda, é querer fazer dos outros parvos … o chamado atirar areia para os olhos ...
Fantástica a prosa desta "piquena" que não tem nada que ver com a Sra. D. Cristina Siza … (são tudo coincidências! LOL!)
Mas o mais giro é mesmo a defesa de que a Legislação não foi feita a pedido!!!???
Em que ficamos? Então não foi a organização da Ana Jacinto que se veio gabar de ter sido por sua insistência que agora se vão pôr os autocaravanistas na ordem?

A tentativa de gerar um movimento de fundo, como se da opinião de muita gente se tratasse, dá nisto. Textos de um e de outro, a fazer de conta que não se conhecem, que são "opinion makers" insuspeitos, independentes, sem agenda própria, muito sensíveis ao ambiente e à sustentabilidade, mas que infelizmente nem sequer sabem a diferença entre uma caravana e uma autocaravana.

A desonestidade intelectual pulula por estas organizações.

Saudações autocaravanistas
AnaF
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Re: Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Mensagempor siroco » domingo jun 13, 2021 3:27 pm

Todos reconhecemos que não é a mesma coisa estacionar um veículo dito "normal", de passageiros e estacionar uma autocaravana


Todos reconhecemos?!? um artigo de opinião e manda uma bojarda destas?

Adoro quando alguém diz "todos"... :roll:

Se é suficientemente imbecil para pretender conhecer e representar a opinião de "todos" não pode ser levada a sério.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Mensagempor vitor » quarta jul 21, 2021 7:00 pm

Conheço a escrita de Shaw mas, invocá-lo neste assunto, demonstra que a senhora pouco conhece dele.
Esta frase, obviamente, todos a subscrevemos. Duvido é que ele, libertário, se ainda em vivo, concordasse com a invocação do seu nome neste contexto.
Vamos lá ver. Penso que ninguém quer ter liberdade para estacionar e pernoitar em frente das janelas de um rés do chão, em dunas protegidas, em frente de uma escola ou hospital, ou noutros locais, nomeadamente os destinados à protecção da Natureza e vida selvagem.
O que se quer é que se não discrimine um veículo só por ser autocaravana! Senão os autocarros, os jipes, os furgões, todos de dimensão semelhante ou maior, deverão também ser incluídos nesta proibição.
Mas passaremos a ter (os que ainda não têm) mais deveres. Nomeio alguns: nada de toldos, geradores, cadeiras, chinelos, pingos ou verter de águas, janelas abertas (temos clarabóias, para quê janelas abertas em parkings?!) degrau de escada aberto, etc. Devemos estacionar e comportar-nos como se de um normal automóvel se tratasse. Se todos se comportassem assim, duvido que este estúpido artº50 tivesse alguma vez surgido...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Art 50 - novo artigo de opinião no DN

Mensagempor Garrbel » quinta jul 22, 2021 8:20 am

Bom dia
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes