Petição no site da Assembleia da República

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor fluis » sábado dez 26, 2020 6:51 pm

Boa noite,

Pela mão do membro Pinto14, chegou-nos este pedido de divulgação:

Pinto14 Escreveu:Boa noite,

Foi publicada hoje uma petição, no site da Assembleia da República, para a alteração ou revogação do art. 50-A do Código da Estrada.
Se a petição tiver 7500 assinaturas o peticionário terá de ser ouvido em plenário.
Se a petição tiver 1000 assinaturas a decisão será publicada em Diário da República.
Para aceder à petição clique em https://participacao.parlamento.pt/init ... nVvpBz85Xw

(pode dar nota desta petição?)
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Salazar » segunda dez 28, 2020 1:27 am

Mesmo eu, que defendo que isto necessita de ordem, não tenho outro remédio senão o de assinar.
Extremamente bem escrita!
Se esta petição não conseguir as 7500 assinaturas, não merecemos mesmo nada.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Passeante » quinta dez 31, 2020 10:42 am

Assinada e divulgada pelos meus contactos.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor EMAN » quinta dez 31, 2020 6:55 pm

Boas
Companheiro Salazar. Se não atingir as 7500 não será espanto. Andam por aí muitas autocaravanas que não são conduzidas/utilizadas por autocaravanistas. São por exemplo por aqueles que "abandalham a coisa", por campistas que defendem a utilização dos parques porque lá é que se faz campismo,(e são associados de clubes de campismo que são associados na FPCM) e as AC's para esses é só um UP GRADE cómodo face a ter que transportar e montar tendas ou "roulotes". Com a AC eu vou acampar e chego lá e é só estacionar, não tenho mais trabalho. :D
Os verdadeiros autocaravanistas, praticantes do turismo itinerante e cidadãos que respeitam e querem ser respeitados, se calhar não são tantos quantos se pensa.
Depois há por aí clubes autocaravanistas com protocolos com parques de campismo. Qual é/será a verdadeira posição/luta contra o famigerado artº 50-A alínea pernoita?
Estou a falar de cidadãos nacionais, porque sabemos que os visitantes são numerosos, e que isto prejudica todos.
Por outro lado os "espertos" deste País são espertos por um lado mas não são inteligentes por outro para verem que assim não "enricam". Ou então se calhar são ninjas e conseguem apanhar moscas com vinagre.

Haja esperança e perseverança e que a inteligência vença.

Boas rolações
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor siroco » sexta jan 01, 2021 12:02 pm

EMAN Escreveu:Andam por aí muitas autocaravanas que não são conduzidas/utilizadas por autocaravanistas. São por exemplo por aqueles que "abandalham a coisa", por campistas que defendem a utilização dos parques porque lá é que se faz campismo,(e são associados de clubes de campismo que são associados na FPCM) e as AC's para esses é só um UP GRADE cómodo face a ter que transportar e montar tendas ou "roulotes". Com a AC eu vou acampar e chego lá e é só estacionar, não tenho mais trabalho. :D
Os verdadeiros autocaravanistas, praticantes do turismo itinerante e cidadãos que respeitam e querem ser respeitados, se calhar não são tantos quantos se pensa.


Essa postura de "eu é que sou o verdadeiro autocaravanista e quem vai para um parque de campismo é um "bandalho"" também não ajuda nada a causa, até porque os responsáveis pela situação não são os que vão para parques de campismo mas sim os que esvaziam águas e largam lixo por todo o lado.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor EMAN » sexta jan 01, 2021 1:21 pm

Bom dia e bom ano a todos

Companheiro siroco talvez o modo como expus a situação não tenha sido adequado, mas passo a esclarecer a minha opinião:
São por exemplo por aqueles que "abandalham a coisa"

Estes são os tais que:
esvaziam águas e largam lixo por todo o lado.
, conjuntamente com os que ocupam espaço para lá do necessário, e são estes que eu agora quero ver o que vão passar a fazer.

por campistas que defendem a utilização dos parques porque lá é que se faz campismo,(e são associados de clubes de campismo que são associados na FPCM) e as AC's para esses é só um UP GRADE cómodo face a ter que transportar e montar tendas ou "roulotes

Estes serão os que não estarão muito preocupados com a alteração do CE artº 50-A.

Os verdadeiros autocaravanistas, praticantes do turismo itinerante e cidadãos que respeitam e querem ser respeitados, se calhar não são tantos quantos se pensa.

Estes serão os que estão ou serão verdadeiramente prejudicados com o que se apresenta actualmente, independentemente que de entre estes também há utilizadores de parques de campismo, porque querem ou que de vez em quando lhe apetecem "aparcar".
Estou a falar só de portugueses. Em relação aos outros também vemos de tudo.
Pessoalmente às vezes e quando me "apetece aparcar", faço uma paragem por esses locais por minha iniciativa e livre escolha.
O problema é que além das situações que nós sabemos, as entidades promotoras desta situação, gostam de chamar campismo ao facto de quererem obrigar as pessoas a irem para parques, quando não sabem o que é campismo (ou fingem que não sabem) e misturam com aparcamento para acharem que têm motivo. (apesar de ambas não poderem ser praticadas em zonas de domínio público ou ambiental não previstas).

Boas rolações
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Passeante » sábado jan 02, 2021 11:51 pm

O site do Parlamento fala em 4000 e não em 7500, para os mesmos efeitos. Mesmo com 1000 assinaturas o peticionário é ouvido por uma comissão ligada à questão proposta...
Pode ser que assim tenhamos resposta favorável.
Caso contrário vão disparar as vendas e furgões sem alterações no chassis, para poderem transportar carga...
Já pesquisei pela net e não se encontram referências a esta petição a não ser aqui e num site de venda de acessórios para ACs. É estranho...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Garrbel » domingo jan 03, 2021 4:40 pm

Passeante Escreveu:Já pesquisei pela net e não se encontram referências a esta petição a não ser aqui e num site de venda de acessórios para ACs. É estranho...


Boa tarde

Está em varios grupos de AC's no facebook
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor joao rafael santos » domingo jan 03, 2021 4:46 pm

Boa tarde.

Algum de passa com os autocaravanistas. Eh pá até o Tino de Rans conseguiu mais de 8.000 assinaturas e nós ainda não se passou das 500 ? Mas que vergonha.

João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Passeante » domingo jan 03, 2021 5:58 pm

Garrbel Escreveu:
Boa tarde

Está em varios grupos de AC's no facebook


Ainda bem.Sou eu que não frequento muito o Facebook.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Passeante » domingo jan 03, 2021 5:59 pm

joao rafael santos Escreveu:Boa tarde.

Algum de passa com os autocaravanistas. Eh pá até o Tino de Rans conseguiu mais de 8.000 assinaturas e nós ainda não se passou das 500 ? Mas que vergonha.

João Rafael


Já passou das 1500.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor joao rafael santos » terça jan 05, 2021 10:37 pm

joao rafael santos Escreveu:
Boa tarde.

Algum de passa com os autocaravanistas. Eh pá até o Tino de Rans conseguiu mais de 8.000 assinaturas e nós ainda não se passou das 500 ? Mas que vergonha.

João Rafael



Já passou das 1500

Pois é mas parece que ainda vão ser precisas mais 5.500 assinaturas. É muita fruta
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor time_out » quinta jan 07, 2021 11:56 am

Boa tarde

Se cada utilizador do Campingcar Portugal dedicar uns minutos a promover directamente a petição junto de familiares e amigos facilmente iremos passar o numero pretendido.
Há mais de 5.000 inscritos mas sei que não estão todos activos ou que frequentem frequentemente o portal. Mas se formos 1.000 (normalmente casais) já duplicamos o numero, acrescentando familia directa podemos multiplicar 4 e com mais um esforço uns mais.

Vamos todos meter a mão nesta empreitada.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor Passeante » quinta jan 07, 2021 4:55 pm

"As petições são apreciadas pelas comissões competentes em razão da matéria. A Comissão deve elaborar um relatório final no prazo de 60 dias que deve incluir a proposta das medidas julgadas adequadas.

Qualquer petição subscrita por um mínimo de 1000 cidadãos é, obrigatoriamente, publicada no Diário da Assembleia da República e os peticionários são ouvidos em audição na comissão. Se a petição for subscrita por mais de 4000 cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia."

Retirado do site da Assembleia da República.
Hoje já vai em mais de 5000. Parece-me que já se conseguiu, mas é bom continuar...
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Petição no site da Assembleia da República

Mensagempor fluis » sexta jan 08, 2021 5:51 pm

Boa tarde,

Saiu no Jornal Público um artigo baseado nesta petição:

viewtopic.php?p=74556#p74556
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes