Notícia: Autocaravanistas estrangeiros obrigados a sair de p

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Notícia: Autocaravanistas estrangeiros obrigados a sair de p

Mensagempor jmg1969 » domingo mar 22, 2020 8:24 pm

https://www.sulinformacao.pt/2020/03/autocaravanistas-estrangeiros-obrigados-a-sair-de-parques-poderao-ser-repatriados-de-aviao/?fbclid=IwAR09GUZFydQ8nd0V-EucemQ1KD5qJbnUWesqw7Xqv0TWqXnm_RwCIeoeCkA

Autocaravanistas estrangeiros obrigados a sair de parques poderão ser repatriados de avião
Por Hugo Rodrigues e Elisabete Rodrigues • 22 de Março de 2020 - 18:30

Associação de Parques de campismo do Algarve e do Alentejo alertou para os perigos do fecho compulsivo de parques de campismo

Os autocaravanistas que tiverem de sair dos parques de campismo e se virem impedidos de regressar aos seus países, devido à impossibilidade de atravessar Espanha, poderão ser repatriados de avião, admitiu Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Depois da Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve (APCAA) ter vindo a público avisar que o fecho compulsivo de parques de campismo decretado pelo Governo poderá «pôr em causa, não só o regime de contenção do Covid 19, como causar um problema humanitário», Paulo Morgado garantiu hoje aos jornalistas que «as autoridades já estão também a lidar com esse problema».

A solução, disse, deverá passar por «encontrar um local para guardar os seus veículos, para que as pessoas possam regressar ao seu país» de avião.

Ontem, e no seguimento da aprovação, a 20 de Março, de um decreto-lei que determinou o «encerramento dos parques de campismo e de caravanismo, bem como das áreas de serviço de autocaravanas, a partir das 00:00 horas do dia 22 de março de 2020», a associação veio a público avisar que esta decisão iria «levar milhares de autocaravanistas e caravanistas estrangeiros para as estradas portuguesas de uma vez só».

Isto sem que tenham garantias «de que conseguirão chegar aos seus países de origem (Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Dinamarca, Suiça, Finlândia, Itália, etc)».

Por outro lado, a APCAA alertou para «as faixas etárias destes estrangeiros. Uma grande maioria é sénior, com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos de idade. Outros são casais jovens com bebés, que ao abrigo de licenças de paternidade dos seus países de origem podem estar um ano sem exercer a sua atividade profissional».

Neste caso, a solução poderá passar pela ideia hoje avançada por Paulo Morgado.

Entretanto, e apesar do encerramento obrigatório já estar em efeito, um despacho de hoje do gabinete da secretária de Estado do Turismo veio regulamentar o decreto-lei de sexta-feira e determinou que «a organização da saída ordeira e tranquila dos utentes dos parques de campismo e de caravanismo, bem como dos utentes das áreas de serviço de autocaravanas, deve ser realizada no prazo de cinco dias úteis», a partir de hoje.

Ou seja, os campistas ainda têm algum tempo para se organizar, abrindo-se, ao mesmo tempo, uma janela temporal para arranjar uma solução para estes casos.

Outra questão levantada pelos representantes dos parques de campismo alentejanos e algarvios é a das «centenas de estrangeiros reformados que residem na sua autocaravana ou caravana residencial, adquiriam-nas e instalaram-nas nos parques de campismo e não têm outro sítio para ir».

O despacho de hoje também esclarece que «os utentes dos parques de campismo e de caravanismo que, no momento da declaração de estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14 -A/2020, de 18 de março, residam a título permanente nestes estabelecimentos turísticos, podem neles permanecer para assegurar a resposta à necessidade habitacional».

Ainda assim, terão de cumprir com aquilo que foi estipulado quando o Estado de Emergência foi declarado.

Quanto à pretensão da associação de «que todos os clientes que se querem manter no nosso país devem ser autorizados a ficar dentro dos parques de campismo onde se encontrem (se o parque de campismo assim o entender), desde que cumpra todas as normas vigentes decretadas pelo Estado de Emergência Nacional», o despacho não prevê esta situação.

Citando números da CCDR do Algarve, a APCAA diz que, em Março, costumam estar na região algarvia «acima de 100 000 autocaravanas».

«Este ano são menos devido ao surto no entanto, constata-se que a grande maioria delas não pernoita em parques de campismo, mas faz campismo selvagem ou estão numa das várias dezenas de estações de autocaravanas ilegais que existem na região onde nada se controla. Estaremos preparados para tamanho êxodo? Compreendemos os esforços que todos temos de fazer, mas a tomada de medidas sem alguma sensibilidade poderá comprometer os esforços que as autoridades nacionais e todos os cidadãos portugueses estão a fazer para conter esta calamidade», concluiu a associação.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Notícia: Autocaravanistas estrangeiros obrigados a sair

Mensagempor vitor » segunda mar 23, 2020 3:50 pm

Um problema bicudo, sem dúvida! Mas pior que este, são os aeroportos e aviões por onde diariamente entra e sai ainda muita gente, contaminada ou não.
Penso que a melhor solução seria obrigar o pessoal que está fora de campings e áreas de pernoita a deslocar-se para estas infra-estruturas onde seriam submetidos a testes. Impor a quarentena, quando for caso disso, e as regras do estado de emergência para todos. Obviamente aos que pretendam regressar de avião, deve ser oferecida essa alternativa.
Caso estas infra-estruturas não comportem tanta gente os autarcas poderiam disponibilizar instalações de recreio e desportivas. Afinal se não há futebol, e se os parques são desaconselhados, porque não utilizá-los para uma boa/humanitária causa?
Repatriar penso ser a pior solução e deixará muito más memórias nestes companheiros... :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes