Perguntas de iniciante

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Perguntas de iniciante

Mensagempor LSDigital » terça mai 26, 2015 1:11 pm

Boa tarde,
antes de mais, parabéns a quem colabora para tornar este projeto uma mais-valia para que um iniciante (como eu) possa tirar todas as suas dúvidas.
Comprei recentemente uma caravana barata para experimentar este estilo de vida nas minhas férias/tempos livres mas tenho algumas dúvidas que gostava que alguém mais experiente me esclarecesse:
1-Na secção da pesquisa categórica das áreas de serviço existe alguma tipologia que se aplique ás autocaravanas mas que não se aplique ás caravanas?
2-Pelo que já percebi, entrar num parque de campismo (onde normalmente as caravanas devem pernoitar) implica pagar pela caravana, mas também pela quantidade de pessoas que lá vão ficar de noite dentro da mesma, certo?
3-Depois de acabar com as limpezas gerais, gostava de a experimentar num local minimamente interessante, seguro e "perto". Alguma recomendação típica/"cliché" na zona centro para quem mora no distrito de Lisboa (mas fora deste distrito)?

desde já obrigado pelas respostas.
LSDigital
 
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 14, 2015 12:57 pm

Re: Perguntas de iniciante

Mensagempor danibeja » terça mai 26, 2015 6:13 pm

Boa tarde,

Como é principiante, eu pergunto, comprou uma caravana ( reboque que se atrela a um automóvel ) ou uma autocaravana ( veiculo automóvel )?

Caso tenha sido um reboque ( caravana ) não deve utilizar as áreas de serviço, pois o estacionamento de reboques é proibido, quando muito poderá parar para fazer manutenção e arrancar para um parque de campismo.....ou outro local onde seja permitido o estacionamento de reboques, mas para tal terá que estar sinalizado como estacionamento de reboques de campismo através do sinal H14b.

Caso subsistam duvidas, deve consultar o código da estrada nos artigos 48º nº 5 ; 50º nº 1 alinea b) ; ou o artigo 50º nº 1 alinea g) que transcrevo:
Artigo 50.º
Proibição de estacionamento
1 - É proibido o estacionamento:
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semirreboques quando não atrelados ao veículo trator, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;

Espero que o tenha ajudado, e lembro que apenas refiro a legislação, cada um depois é responsável pelos seus actos......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Perguntas de iniciante

Mensagempor Mcas » terça mai 26, 2015 8:29 pm

Viva!
Tal como já foi respondido, é necessário precisar que tipo de veículo comprou. Pelo escrito e questões que coloca parece ser uma caravana. Tanto quanto sei há caravanas de todas as formas e feitios, comprimentos e alturas, com mais ou menos equipamentos, tão completas que apenas lhes falta uma unidade motriz própria para serem uma AUTOCARAVANA. Mas, enquanto a não tiverem serão apenas uma CARAVANA, rebocada com um veículo trator. Salvo melhor opinião são um reboque e portanto sujeitas a condicionantes de estacionamento como já foi explicado.
À sua segunda pergunta, a resposta é sim. Os ocupantes adultos pagam individualmente uma diária, as crianças também mas numa tarifa reduzida, assim como o carro. Os animais, às vezes, também pagam, assim como se paga a eletricidade. Ah! E ainda tem que fazer contas à época: baixa,média ou alta, porque os preços variam. Uma sugestão: vá ao site http://www.orbitur.pt e poderá ver todos os campings desta empresa (localizações, facilidades, etc.) e os preços praticados. Mas há outras, basta procurar.
Já agora, também informo que há um portal específico para caravanas: http://www.caravanismoportugal.com
Ali encontrará muitos companheiros caravanistas com que pode trocar/pedir informação mais específica.

Boas estadas por esse Portugal fora... nos campings.


.
Editado pela última vez por Mcas em quarta mai 27, 2015 11:44 pm, num total de 1 vez.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: Perguntas de iniciante

Mensagempor LSDigital » terça mai 26, 2015 11:18 pm

Obrigado pelas respostas e sim foi uma caravana. Pensei que plo menos pudesse pernoitar nas áreas de serviço das autocaravanas, enfim... :cry:
Terei então de me "mudar" para o outro forum. Obrigado pelas sugestões e, quem sabe, até um dia destes ;)
Cumprimentos
LSDigital
 
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 14, 2015 12:57 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes