Peniche - Regulamento de actividades

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Mário Cardoso » quinta mai 29, 2014 4:11 pm

Boa tarde.
Quero dizer aqui 2 coisas que me parecem importantes para a reflexão que estamos a fazer e que, neste momento, centrando-se sobre Peniche, no fundo á sobre o autocaravanismo em geral.
Eu, que gosto de Peniche e que, tal como muitos dos que aqui se manifestaram, tenho lá estado muitos fins de semana em frente aos bombeiros e tinha dado os parabéns à Câmara local pelo ordenamento que fez quando limitou o acesso no parque de estacionamento, mas deixando em aberto uma área significativa para que nós, os autocaravanista, ali pudessemos estacionar, não deixo de ter algumas duvidas.
As duvidas residem de a quem dar razão. De facto, ao mesmo tempo que nós os autocaravanistas ali estacionamos, estacionaram também um conjunto de pessoas que apenas são proprietárias de autocaravanas e que, pelas suas práticas, me custa a aceitar como autocaravanistas. Mesas na ruam, musica ( de gosto duvidoso - (e que o não fosse)) em altos berros, obrigando outros a ouvi-la, toldos, fogareiros, agua dos banhos a escorrer para a rua, em suma, um conjunto de más práticas que desvirtuam o verdadeiro autocaravanismo.
Poder-se-á colocar a questão do que é o verdadeiro autocaravanismo, mas, dizem alguns teorizadores sobre a matéria que é um turismo itinerante que respeita as comunidades e a natureza e, ao contrário dos exemplo atrás citados, se integra e participa na melhoria dos espaços que visita.
Mas é só em Peniche? e na Figueira? e em Porto Covo, onde há espaço dentro da área de acolhimento e a rapaziada faz questão de ficar fora, com os preparos que citei?, e na Praia da Rocha, e na Foz do Arelho antes da área de serviço, e ...... em qualquer terra onde as autoridades sejam inicialmente mais permissivas.
Até os espanhois, os franceses, e até os ingleses, que na terra deles só se fica em parques de campismo, fazem questão de colocar mesas e cadeiras no exterior.como se estivessesm em parques de campismo.
Esas questões deixam-me sempre a duvida se as câmaras municipais, já fartas destas práticas, que em vez de valorizar o território os desvalorizam, não fazem bem em proibir?.
Em principio penso que não. A melhor medida é, a meu ver, gerir a utilização do espaço publico, que é uma competência sua, mas, na impossibilidade de se fazer ouvir, como fez a Câmara de Peniche, que, como primeiro sinal, fechou uma parte do estacionamento e deixou a outra aberta, às tantas, acaba por ter de tomar medidas drásticas, embora as mais faceis.
Em suma, e sobre este aspeto, em vez de proibirem, como se de pequenos e imcompetentes ditadores se tratem, façam o favor de regular as práticas, punindo os infratores e respeitando os cumpridores. Façam um Regulamento que inclua tudo o que este inclui nas proibições, excepto o pernoitar, ou dito de outra forma, retirem o pernoitar das práticas passiveis de punição.
Mas não se esqueçam, os que mandam em Peniche, é verdade que o surf tem levado muito dinheiro ao concelho, mas as atividades económicas vivem da diversidade de mercados, pois que, quando uma falta, é bom que outras se mantenham ativas para assegurar o emprego e as receitas. Também não é prática das Camaras CDU, assumirem práticas ditaturiais. Normalmente ouvem os interessados -por exemplo associações de autocaravanistas - e só depois tomam as medidas corretivas
Os supermercados - pingo doce, minipreço, galinha gorda, os chineses, o intermaché, .. necessitam também de vender aos autocaravanistas. Também os restaurantes, as pastelarias, o pequeno comércio necessitam deste "tuirismo de todo o ano" que, parecendo pouco interessante, quando comparado com o surf, não deixa de movimentar muito dinheiro. Por favor, não se deixem cair no turismo de elite, porque Peniche é terra de pescadores, de gente simples e que sabe receber.
Sobre o parque de campismo, a verdade é que este, não sendo caro, também não tem qualidade, está ao nivel de um bairro camarário, fica fora da população e os autocaravanistas não se deslocam, a pé para fazer compras no comércio local nem para jantar fora.
Mário Cardoso
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jun 16, 2013 3:15 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Mário Cardoso » quinta mai 29, 2014 4:17 pm

Boa tarde.
Quero dizer aqui 2 coisas que me parecem importantes para a reflexão que estamos a fazer e que, neste momento, centrando-se sobre Peniche, no fundo á sobre o autocaravanismo em geral.
Eu, que gosto de Peniche e que, tal como muitos dos que aqui se manifestaram, tenho lá estado muitos fins de semana em frente aos bombeiros e tinha dado os parabéns à Câmara local pelo ordenamento que fez quando limitou o acesso no parque de estacionamento, mas deixando em aberto uma área significativa para que nós, os autocaravanista, ali pudessemos estacionar, não deixo de ter algumas duvidas.
As duvidas residem de a quem dar razão. De facto, ao mesmo tempo que nós os autocaravanistas ali estacionamos, estacionaram também um conjunto de pessoas que apenas são proprietárias de autocaravanas e que, pelas suas práticas, me custa a aceitar como autocaravanistas. Mesas na ruam, musica ( de gosto duvidoso - (e que o não fosse)) em altos berros, obrigando outros a ouvi-la, toldos, fogareiros, agua dos banhos a escorrer para a rua, em suma, um conjunto de más práticas que desvirtuam o verdadeiro autocaravanismo.
Poder-se-á colocar a questão do que é o verdadeiro autocaravanismo, mas, dizem alguns teorizadores sobre a matéria que é um turismo itinerante que respeita as comunidades e a natureza e, ao contrário dos exemplo atrás citados, se integra e participa na melhoria dos espaços que visita.
Mas é só em Peniche? e na Figueira? e em Porto Covo, onde há espaço dentro da área de acolhimento e a rapaziada faz questão de ficar fora, com os preparos que citei?, e na Praia da Rocha, e na Foz do Arelho antes da área de serviço, e ...... em qualquer terra onde as autoridades sejam inicialmente mais permissivas.
Até os espanhois, os franceses, e até os ingleses, que na terra deles só se fica em parques de campismo, fazem questão de colocar mesas e cadeiras no exterior.como se estivessesm em parques de campismo.
Esas questões deixam-me sempre a duvida se as câmaras municipais, já fartas destas práticas, que em vez de valorizar o território os desvalorizam, não fazem bem em proibir?.
Em principio penso que não. A melhor medida é, a meu ver, gerir a utilização do espaço publico, que é uma competência sua, mas, na impossibilidade de se fazer ouvir, como fez a Câmara de Peniche, que, como primeiro sinal, fechou uma parte do estacionamento e deixou a outra aberta, às tantas, acaba por ter de tomar medidas drásticas, embora as mais faceis.
Em suma, e sobre este aspeto, em vez de proibirem, como se de pequenos e imcompetentes ditadores se tratem, façam o favor de regular as práticas, punindo os infratores e respeitando os cumpridores. Façam um Regulamento que inclua tudo o que este inclui nas proibições, excepto o pernoitar, ou dito de outra forma, retirem o pernoitar das práticas passiveis de punição.
Mas não se esqueçam, os que mandam em Peniche, é verdade que o surf tem levado muito dinheiro ao concelho, mas as atividades económicas vivem da diversidade de mercados, pois que, quando uma falta, é bom que outras se mantenham ativas para assegurar o emprego e as receitas. Também não é prática das Camaras CDU, assumirem práticas ditaturiais. Normalmente ouvem os interessados -por exemplo associações de autocaravanistas - e só depois tomam as medidas corretivas
Os supermercados - pingo doce, minipreço, galinha gorda, os chineses, o intermaché, .. necessitam também de vender aos autocaravanistas. Também os restaurantes, as pastelarias, o pequeno comércio necessitam deste "tuirismo de todo o ano" que, parecendo pouco interessante, quando comparado com o surf, não deixa de movimentar muito dinheiro. Por favor, não se deixem cair no turismo de elite, porque Peniche é terra de pescadores, de gente simples e que sabe receber.
Sobre o parque de campismo, a verdade é que este, não sendo caro, também não tem qualidade, está ao nivel de um bairro social desqualificado, fica fora da população e os autocaravanistas não se deslocam, a pé para fazer compras no comércio local nem para almoçar ou jantar fora.
Mário Cardoso
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jun 16, 2013 3:15 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor cfilipe » quinta mai 29, 2014 5:59 pm

Boa tarde
Muito se fala sobre o assunto, mas como bons Portugueses que somos pouco se faz.
Caiu na minha caixa de correio um ficheiro com o regulamento do que foi acordado em França entre o estado e as empresas fabricantes, vendedoras e de aluguer de Autocaravanas e as Associações de Autocaravanistas sobre o correcto comportamento dos autocaravanistas e dos limites de controlo possível por parte das câmaras. Inclusive, regulamento que já fez jurisprudência em alguns caso em França.
Já que somos tão bons a copiar o que vem da Europa, porque não copiar isto também.

https://app.box.com/s/mnubq9yk4nxe9fqrd0v3

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Ana Boialvo » quinta mai 29, 2014 6:34 pm

Faço minhas as palavras do companheiro Oliventino!
Já estive no P.M. de Peniche e realmente não tem condições nenhumas.
Conheço relativamente bem Peniche vivi lá dois anos, há alguns anos atrás. Vou lá muitas vezes ( meu marido é pescador desportivo ) vou sempre por altura da Feira de Artesanato e passagem de modelos com a renda de bilros.
Pelos vistos este ano não terei esse prazer.

Saudações autocaravanistas
Ana Boialvo
 
Mensagens: 176
Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm
Localização: Cacem / Sintra

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Oliventino » quinta mai 29, 2014 7:49 pm

Há muitos anos que a união dos industriais de veículos de lazer (UNIVDL) acompanha as regiões, departamentos e comunidades turísticas a elaborar e por em prática o acolhimento dos utilizadores de autocaravanas , e por isso é regularmente solicicitada para responder às questões dos decisores para os aconselhar em matéria de estacionamento...etc

Jurisprudência: Arcachon em 14-9-2006
Montpellier em 2007
Pau em 2008
Bordeus em 2008
e 17-7-2011
e 6-12-2011

E há mais.

Comecei esta tradução do livro que o companheiro cfilipe aqui acabou de publicar o link, calculando que seja util a alguém e para criar curiosidade.

Vê-se aqui que nem tudo o que se diz é verdade, e que lá as comarcas não são omnipotentes, e que os tribunais administrativos as disciplinam, e assim já pedem ajuda a quem sabe. Os autarcas não são donos da quinta, e nem sempre podem fazer favores, pelo menos se forem travados.

Os utilizadores de autocaravanas não são o parente pobre dos outros munícipes mesmo os eleitos, ou os utilizadores de qualquer outra coisa, são na grandíssima maioria cumpridores e por isso dignos de respeito e liberdade, disciplinem os indisciplinados, não entrem na minha casinha, não apanhem as cenouras todas, escolham que elas não são todas boas.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor time_out » quinta mai 29, 2014 8:30 pm

Boa noite

Em França, país onde o autocaravanismo tem inumeros seguidores há bastantes anos, há inumeras restrições.
No entanto essas restrições tem sido acompanhadas pela criação de inumeras zonas para a pernoita e despejos.
Quem ja viajou por França sabe bem do que se está a falar pois nas zonas mais apeteciveis para viajar, em especial nas temporadas ditas altas, tem muita dificuldade em encontrar estacionamento não so para parar como para passar a noite.
A solução é sempre usar as areas autorizadas para o efeito e nessas muitas vezes é-se surprendido pelas facilidades colocadas à disposição que podem ser água e luz gratuita!
O que se passou em França e não só há uns anos atras está agora a chegar ao nosso país.
O numero de autocaravanistas portugueses aumentou e muitos deles querem usufruir da AC nos melhores locais disponiveis e claro a aglomeração acontece e com isso as proibições não tardam. Mas não são só os nacionais que o fazem, muitos turistas que em casa seguem as regras e usam as zonas autorizadas chegam ao nosso país e usam-no como melhor lhes apetece.
Muitos deles iam anteriormente passar meses em Marrocos usufruindo do baixo custo de vida e calor ameno que as zonas costeiras proporcionavam até que as autoridades marroquinas se viram forçadas a fechar o acesso a zonas costeiras pelo simples motivo que o numero de autocaravanas estacionadas durante largos periodos já ultrapassavam os milhares (exemplo norte de Agadir!).
Regulamentos como este que levou à abertura desde tópico vão começar a aparecer nos locais onde o autocaravanismo de massas está presente.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Oliventino » quinta mai 29, 2014 9:53 pm

Viva o autocaravanismo francês com as restrições e muitos direitos, começou a abrir o dogma, há muito mais informação, é melhor consulta-los directamente. (tanta mentira se conta por cá)

Eu acredito que em Portugal também chegaremos a ser considerados dignos, é inevitável, o tempo é o pai das modas, é necessário que os velhos do Restelo não nos desanimem, os portugueses também têm mérito e muito.

Eu também gosto de disciplina, mas justa e coerente, acompanhada de direitos.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor time_out » quinta mai 29, 2014 9:57 pm

Oliventino Escreveu:Viva o autocaravanismo francês com as restrições e muitos direitos, começou a abrir o dogma, há muito mais informação, é melhor consulta-los directamente. (tanta mentira se conta por cá)

Eu acredito que em Portugal também chegaremos a ser considerados dignos, é inevitável, o tempo é o pai das modas, é necessário que os velhos do Restelo não nos desanimem, os portugueses também têm mérito e muito.


Boa noite

Melhor que ler ou ouvir mentiras é viajar por França e por outros paises.
O que escrevi é a realidade em França e Marrocos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Mario » sexta mai 30, 2014 8:03 am

Olá

A regulamentação é o caminho incontornável nas zonas massificadas.

Conforme já referido por intervenções anteriores é assim em muitos locais com maior pressão turística ou com atractivos para os praticantes de autocaravanismo.

Normalmente as restrições são acompanhadas pela prévia criação de locais apropriados para o estacionamento e pernoita das autocaravanas, com regimes de acesso diferenciados, dependendo do município.

Nos locais mais massificados (França Alemanha) existe normalmente informação á entrada com as restrições em vigor e os locais onde é possível o estacionamento ou a pernoita, curioso é o facto de normalmente apesar das restrições os parques destinados ás autocaravanas estarem completos :shock: , o que invalida as práticas de boicote.

O universo dos praticantes de autocaravanismo terá que entender que algumas restrições e regulamentações são benéficas para a prática da modalidade, até porque acabam por criar espírito competitivo entre municípios :roll: , ou seja ao lado de um restritivo haverá outro mais permissivo que procurará capitalizar esse facto, com claros benefícios, por exemplo com a criação de áreas de serviço algumas até de acesso livre portanto nem tudo é mau. :wink:

Há 20 anos quando decidi pela compra de uma autocaravana, tudo era diferente, não havia restrições, o numero de praticantes seria uma ínfima parte, mas reconheço que as condições de ampla liberdade, afinal não eram as ideais :cry: , principalmente pela ausência de infra-estruturas de apoio, hoje como todos concordarão o panorama é diferente, muito diferente e para melhor :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Oliventino » sexta mai 30, 2014 10:03 am

Mario Escreveu:A regulamentação é o caminho incontornável...
Normalmente as restrições são acompanhadas pela prévia criação de locais apropriados para o estacionamento e pernoita das autocaravanas... algumas restrições e regulamentações são benéficas para a prática da modalidade... reconheço que as condições de ampla liberdade, afinal não eram as ideais :cry: , principalmente pela ausência de infra-estruturas de apoio


Bom dia companheiro Mario e todos os outros.
Gosto muito da sua mensagem e concordo, esclarece em bom tom.
Eu também gosto de regras, são até necessárias, desde que justas, entendiveis e mantendo liberdades, se puderem ser uniformes muito melhor.
Se as regras básicas actuais fossem fiscalizadas combatiam os abusos e talvez já estivéssemos muito melhor.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Paulo MB » sexta mai 30, 2014 2:14 pm

Boa tarde,

Interessante diálogo.
Lembro que já há regras há muito tempo:
Se as autoridades aplicarem com rigor o Código da Estrada e os autocaravanistas respeitarem as Regras de Ouro publicadas no portal do CampingCar Portugal (http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro) e a Declaração de Princípios da Associação de Autocaravanismo de Portugal - CPA (http://cpa-autocaravanas.com/upload/CPA ... tugues.pdf), nada mais é preciso discutir. Está lá tudo.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Helder » sexta mai 30, 2014 9:34 pm

Oliventino Escreveu:Boa noite.
O parque de campismo municipal de Peniche é um bairro da lata com roulotes e tendas instaladas permanentemente como tantos outros, no verão cheio, e sem uma única sombra, deve ser de uma estrela.



Quem não conhece esse "parque de campismo" ficou agora a saber exactamente como é.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Mário Cardoso » sábado mai 31, 2014 9:33 pm

Mas porque nunca é demais dizer onde nos recebem bem, informo, como já o fiz noutro tópico, que a Câmara Municipal Alcacer do Sal, está a organizar um encontro entre os dias 20 e 24 de junho, pela altura da feira da PIMEL. Estimemos os que nos recebem bem se lembram de nós nas iniciativas e ignoremos os que nos querem escorraçar.
Portugal tem 350 e qualquer coisa de municípios. Alguns agradecem a visita dos autocaravanistas enquanto outros os perseguem. VISITEMOS OS QUE NOS ACOLHEM. Bem hajam
Mário Cardoso
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jun 16, 2013 3:15 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor vitaugusto » terça ago 12, 2014 11:04 am

Estive o fim de semana passado em Peniche, mas não fui de AC, e deparei-me com uma imensidão de autocaravanas, em todos os locais nosso conhecidos assim como em outros que não fazia a mínima ideia de existirem como local de estada/pernoita.

Será que o Regulamento aprovado recentemente pela Câmara de Peniche é só para “inglês ver”?

Vi de tudo, nomeadamente no Baleal, num local onde se pode estacionar embora não seja o parque de estacionamento principal, uma AC portuguesa de toldo aberto com avançado montado por baixo do toldo, fogareiro na rua, etc

Infelizmente não tive oportunidade de fazer uma foto para ficar registado e “publicitar” tal situação que não dignifica o autocaravanismo, depois dizem que as autarquias e as autoridades não são nossas amigas.

Embora seja novo no autocaravanismo, sempre defendi que deve de ser permitido o turismo itinerante quando feito de forma correta respeitando as “nossas regras de oiro”, os que prevaricam devem de ser punidos, sejas portugueses sejam estrangeiros, uma vez que ao vivermos nesta “anarquia”, todos temos o rótulo.
Tento ser como o caracol, devagar se chega longe

http://dejesus151160.wixsite.com/deautocaravana
Avatar do Utilizador
vitaugusto
 
Mensagens: 35
Registado: quarta mar 13, 2013 10:50 pm
Localização: Cascais

Re: Peniche - Regulamento de actividades

Mensagempor Euroviajante » terça ago 12, 2014 9:25 pm

Companheiro Vitaugusto, infelizmente também vi companheiros a fazerem essas tristes figuras em Peniche quando estive num fim de semana em Junho. São atitudes dessas que fazem com que qualquer dia nos empurrem mesmo para parques de campismo, proíbam ou condicionem estacionamentos.
Penso que cabe a ca um de nós saber dar bom exemplo e divulgar imagens de más práticas., colocar até fotos, pode ser que as pessoas se envergonhem.
Abraço

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes