Autocaravanismo na RTP

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor hpinheiro » sexta jun 01, 2012 10:23 am

Que me lembre assim de repente, ate existe uma pessoa conhecida dos nossos ecrans que é grande apoiante do autocaravanismo: Francisco Mendes. Até ja foi referido na revista da especialidade: http://1.bp.blogspot.com/_MjxNdIRVR1c/TT3hZI5eaBI/AAAAAAAAAXo/lhvRBf1Upw8/s1600/Digitalizar.jpg

Logo nao acho de todo impossivel a Sonia Araujo também aderir... ;)
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
Avatar do Utilizador
hpinheiro
 
Mensagens: 200
Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm
Localização: Lagos

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor cookie » sexta jun 01, 2012 10:34 am

o manzarra tambem faz férias de autocaravana.

eu continuo a dizer que o autocaravanismo não é low cost, é uma opção de turismo diferente, a meu ver melhor senão não o fazia :mrgreen:

era giro um representante de AC + revista lançar o desafio a umas quantas caras conhecidas. uns faziam viagens cá dentro e outros lá fora, p.ex. pirineus, alpes...

e depois fazer reportagens acerca do sucedido.

pode ser que alguém aproveite esta ideia.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor spedy » sexta jun 01, 2012 10:59 am

As duas caras conhecidas mencionadas inicialmente penso que foram "patrocinadas" pelo menos foi referido em algumas entrevistas...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor spedy » sexta jun 01, 2012 11:05 am

A748-2 Escreveu:Bom dia...pelintras!!! :mrgreen: :twisted:

Vou-vos desvendar um segredo... :oops:

Antes de escrever o que escrevi...não tinha conseguido ver a entrevista porque cada vez que tentava...aquilo bloqueava e nada... :evil: :evil:
Mas se callhar porque ando cá há anos suficientes...aquilo foi mais ou menos como 2 e 2 serem 4...

Finalmente hoje consegui ver na integra a reportagem...e "voilá"!!!! :mrgreen:

Agora mais a sério...eu não tenho o direito de pôr em causa ou sêja o que fôr no desempenho dos entrevistados...o que me dói na realidade é o espirito miserabilista que a entrevistadôra pôe...coitadinhos destes desgraçados pelintrolas que não tem um "tusto" para fazer férias de finos...mesmo que os finos, andem depois a pagar as ditas férias durante meses...

Para o fim da entrevista...pronto, agora já viram como os pelintras passam férias... vamos pôr um bocadinho de música que é para animar que é para não pensarem que qualquer dia estamos todos como o José e a Filomena... :mrgreen: :lol:

Animem-se...qualquer dia encontramos a Sónia a fazer férias de autocaravana... :mrgreen: :mrgreen:

Spedy...o problema do colchão está resolvido...ou já está "alguèm" a dormir na garagem?!?! :mrgreen: :wink:

Um abraço,



Sim sim o desempenho dos companheiros nada se tem a apontar.

Bem o colchão ainda não esta resolvido mas já não tem havido tantas queixas. Provavelmente vou seguir os concelhos dados comprando um e fazendo a respectiva bricolage, afinal de contas os pelintras tem de resolver as situçoes com este espirito!!!!!! :lol:

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor João Morgado » sexta jun 01, 2012 11:32 am

Olá a todos, pelintras ou não.

A única coisa que realmente posso apontar aos entrevistados será o terem aceite o "Low Cost" sem sequer tentarem desdizer, mas acredito que naquelas circunstâncias as pessoas nem sequer reparam nas palavras. Eu se calhar também deixava passar.
Também não sei se eles fazem parte desta famíla do fórum.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor calexandre » sexta jun 01, 2012 11:32 am

:twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta jun 01, 2012 9:32 pm

Já praticamente tudo foi dito pelos companheiros que aqui intervieram.
Mas acerca desta história do "low-cost", e da ponderação que se deve dar a tal expressão, permitam-me que informe aqueles que ainda o desconhecem, que, nalguns países do norte da Europa (Escandinávia), já se pratica uma modalidade que poderíamos denominar, pelo espírito deste Fórum, de "utility-cost" (ou "super-inteligent-cost")...
Muitos hotéis criaram pequenos espaços de acolhimento, para estacionamento e pernoita, dedicados exclusivamente às ACs (!!!).
Depois vendem um produto genericamente constituído pelos seguintes serviços: bar/sala de convívio (à noite) + banho + pequeno-almoço.
Desta forma conseguem atravessar, com sustentabilidade económica, os períodos de mais reduzido movimento, à custa de um certo comportamento anti-cíclico dos autocaravanistas em termos de sasonalidade turística.
Por exemplo, numa população de 5 milhões, cerca de 3 milhões e meio de noruegueses viajam, todos os anos, em férias para o exterior. Isto acontece sobretudo no verão. Esse "vazio de clientes" é compensado pelas condições que esses hotéis disponibilizam aos autocaravanistas que, por acaso, nessa altura invadem a Noruega, sobretudo alemães.
Isto permite-nos olhar para o fenómeno autocaravanista numa perpetiva totalmente nova.
Claro que os proprietários desses hotéis não entendem os autocaravanistas como pelintras. Limitam-se a perceber que, simplesmente, eles não precisam da cama e roupa lavada do hotel, mas são capazes de querer o resto.
Não levo a mal que os jornalistas da entrevista aqui debatida não percebam isto, ou, sequer, que nem saibam que isto acontece noutra qualquer parte do mundo.
A primeira tentativa de implementar um projeto semelhante em Portugal (pelo menos que eu saiba...) ocorreu o ano passado em Celorico da Beira, distrito da Guarda. Mas falhou por falta de condições orográficas dos terrenos envolventes do hotel, muito inclinados e pouco dados ao acolhimento de ACs.
Mas fica a ideia, seja "low-cost", "chic-cost", " inteligent-cost" ou outro "cost-qualquer", para quem queira e possa dar o tiro de partida!
Aí sim, penso que pelo menos alguns dos nossos hotéis passariam de uma crise de "suffering-cost" para "relief-cost"...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor cookie » sábado jun 02, 2012 2:44 pm

spedy Escreveu:As duas caras conhecidas mencionadas inicialmente penso que foram "patrocinadas" pelo menos foi referido em algumas entrevistas...


sim, patrocinadas. julgo que é uma maneira interessante de dar a conhecer o autocaravanismo à população em geral pois as "figuras públicas" chamam mais a atenção do que nós. a iniciativa da visão também foi patrocinada.

considero uma boa estratégia que ainda tem muito para dar.

o que o companheiro henrique descreve é uma postura muito inteligente por parte dos hoteis.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor hpinheiro » segunda jun 04, 2012 9:35 am

Henrique Fernandes Escreveu:Já praticamente tudo foi dito pelos companheiros que aqui intervieram.
Mas acerca desta história do "low-cost", e da ponderação que se deve dar a tal expressão, permitam-me que informe aqueles que ainda o desconhecem, que, nalguns países do norte da Europa (Escandinávia), já se pratica uma modalidade que poderíamos denominar, pelo espírito deste Fórum, de "utility-cost" (ou "super-inteligent-cost")...
Muitos hotéis criaram pequenos espaços de acolhimento, para estacionamento e pernoita, dedicados exclusivamente às ACs (!!!).
Depois vendem um produto genericamente constituído pelos seguintes serviços: bar/sala de convívio (à noite) + banho + pequeno-almoço.
Desta forma conseguem atravessar, com sustentabilidade económica, os períodos de mais reduzido movimento, à custa de um certo comportamento anti-cíclico dos autocaravanistas em termos de sasonalidade turística.
Por exemplo, numa população de 5 milhões, cerca de 3 milhões e meio de noruegueses viajam, todos os anos, em férias para o exterior. Isto acontece sobretudo no verão. Esse "vazio de clientes" é compensado pelas condições que esses hotéis disponibilizam aos autocaravanistas que, por acaso, nessa altura invadem a Noruega, sobretudo alemães.
Isto permite-nos olhar para o fenómeno autocaravanista numa perpetiva totalmente nova.
Claro que os proprietários desses hotéis não entendem os autocaravanistas como pelintras. Limitam-se a perceber que, simplesmente, eles não precisam da cama e roupa lavada do hotel, mas são capazes de querer o resto.
Não levo a mal que os jornalistas da entrevista aqui debatida não percebam isto, ou, sequer, que nem saibam que isto acontece noutra qualquer parte do mundo.
A primeira tentativa de implementar um projeto semelhante em Portugal (pelo menos que eu saiba...) ocorreu o ano passado em Celorico da Beira, distrito da Guarda. Mas falhou por falta de condições orográficas dos terrenos envolventes do hotel, muito inclinados e pouco dados ao acolhimento de ACs.
Mas fica a ideia, seja "low-cost", "chic-cost", " inteligent-cost" ou outro "cost-qualquer", para quem queira e possa dar o tiro de partida!
Aí sim, penso que pelo menos alguns dos nossos hotéis passariam de uma crise de "suffering-cost" para "relief-cost"....


Caro Henrique, gostei muito desta sua informação, e gostaria de saber se pode informar um ou outro nome de hotel que faz esse tipo de iniciativa. Estando eu ligado ao "mundo" do turismo (e ao mesmo tempo autocaravanista), penso que nao seria mal pensado apresentar esta ideia a alguns hoteleiros nacionais.
Obrigado!
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
Avatar do Utilizador
hpinheiro
 
Mensagens: 200
Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm
Localização: Lagos

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jun 04, 2012 9:45 am

Caro companheiro hpinheiro:
Vou contactar o meu irmão norueguês e, apesar de ele não praticar autocaravanismo, tentar que me forneça alguns nomes e endereços de hotéis aderentes.
Se tiver sucesso, depois listo-os aqui no Fórum.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo na RTP

Mensagempor hpinheiro » segunda jun 04, 2012 9:51 am

Desde já obrigado pela pronta resposta. Seria muito bom conseguir 1 ou 2 hoteis, para poder "estudar" o caso, e quem sabe implementar aqui em Cascais (mas talvez mais na época baixa, tipo Inverno/Outono).
Abraços!
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
Avatar do Utilizador
hpinheiro
 
Mensagens: 200
Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm
Localização: Lagos

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes