Parecer publicado no Boletim da FCMP

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta abr 11, 2012 6:13 pm

Companheiro Zé Jorge:
Dá para perceber que ficou "incomodado" com a minha intervenção. Mas vai ter de ganhar paciência e começar a habituar-se, porque daqui para a frente, e enquanto a moderação achar que não me excedo, vai ser sempre assim...
Em primeiro lugar, apressei-me a divulgar aqui, com muita honra, o teor da intervenção do representante do CPA, porque o mérito deve sempre ser defendido e elogiado. Tudo o que é bom deve ser divulgado e enaltecido. E no caso em apreço o CPA assumiu uma posição que entendo dever ser, por todos nós, subscrita. Fi-lo porque foi o próprio CPA quem tomou a iniciativa de me informar antes, pessoalmente, desses acontecimentos, o que muito agradeço e respeito.
Em segundo lugar, completamente ao contrário do afirmado pelo companheiro, eu saudei publicamente, e muito, a referida intervenção do CPA, coisa que o companheiro não fez. Se não acredita, volte a ler: [«Naturalmente com excepção dos agradecimentos que não posso deixar de endossar aqui ao representante do CPA por ter na circunstância "defendido" uma posição sensata e realista sobre o assunto em debate, em oposição aos dislates da autoria de algumas cabeças tontas!»]! Acho assim que fui frontal e digno quanto baste, pelo que o companheiro não tem nenhuma razão naquilo que afirmou. Peço-lhe por isso para de futuro ser mais rigoroso e justo nas interpretações que faz acerca das intervenções aqui efetuadas.
Em terceiro lugar, relativamente ao parecer jurídico da FCMP, fique sabendo que só não fui o primeiro a falar do assunto porque, tendo estado impossibilitado durante algum tempo de aceder ao meu mail (o CPA também me remeteu na altura essa informação) ou ao Fórum, só numa fase mais adiantada da discussão sobre o assunto pude aperceber-me da sua existência.
Mas, fique sabendo, pretender colocar ao mesmo nível a nobreza da intervenção do representante do CPA e o referido parecer da FCMP (entidade que de vez em quando se descai para a verdade...) é tentar vender a banha da cobra a quem não quer comprá-la! O parecer da FCMP vale apenas o papel em que está escrito e a simbologia que o texto em si arrasta, por significar apenas, e nada mais do que isso, o reconhecimento de que o primado da Lei é afinal absoluto e inquestionável, pasme-se, até para a própria FCMP!!!!. O companheiro chame-lhe denegrir, chame-lhe o que lhe apetecer! Garanto-lhe que ninguém vai dar importância a essa adjectivação.
O que importa é que a FCMP parece não ter mão em alguns dos seus associados, os quais revelam de quando em quando (para mim nem sequer é uma surpresa...) aquilo que pretendem: obrigar os autocaravanistas, à força, a recorrerem aos parques de campismo, assim a modos de se pretender obrigar muçulmanos a comer carne de porco só porque nos dá jeito...
E depois quer o companheiro convencer alguém deste Fórum que é nesta FCMP que devemos confiar para a defesa dos nossos interesses???!!!!
Nem pense. Confio, isso sim, na FPA, de quem sou incondicional defensor (aí sim, o companheiro disse finalmente uma verdade...) e com quem colaborarei para dar um tiro na estratégia "obrigacionista" de certos sectores do lobby do campismo.
Relativamente à criação de entidades, criação de "fantasmas", existências e utilidades que já são questionadas, abstenho-me de lhe responder para não ter de baixar o nível da conversa.
É que há coisas tristes que, mesmo quando somos detentores da razão, devemos poupar a quem não tem culpa nenhuma...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Teresa Paiva » quarta abr 11, 2012 10:06 pm

ruca Escreveu:Tambem em relação ao parecer da FCMP depois desta intervenção não é preciso ninguem vir denegrilo pois a intervenção dos membros da FCMP na dita assembleia sobre o autocaravanismo itenerente diz tudo o que esses senhores na realidade pensam e querem, pelo que este parecer dado por essa entidade vale o que vale ou seja NADA.


Não me parece que seja aceitável tomar a parte pelo todo para que as nossas ideias sejam justificadas.

Quando algumas associadas (no caso concreto apenas 1) da FCMP (que tem cerca de 500 associadas) se manifesta para que os autocaravanistas sejam obrigados a pernoitar nos Parques de Campismo poderemos com honestidade intelectual dizer que é a Federação que o diz ou, mesmo, todas as suas associadas?

Então o que dizer do facto o CCL (o maior Clube campista de Portugal) que apoiou uma AS em Lagos e que agora irá apoiar uma em Grândola? Será, na mesma perspectiva, a FCMP e todas as suas associadas que o faz?

Discutamos as questões mas com seriedade e no interesse para o autocaravanismo.

Mesmo que muitos não o queiram reconhecer, a verdade é que desde, pelo menos, Maio de 2010 que a FCMP tem vindo a dar passos para o desenvolvimento do autocaravanismo. E esse são passos importantes para o autocaravanismo.

Saudações

Teresa Paiva
Teresa Paiva
 
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta abr 12, 2012 8:52 am

Começo por pedir autorização para abordar assuntos “internos” de uma federação, invocando o facto de a mesma se arvorar, sistematicamente, em defensora do interesse público. Logo, o que é público é discutível.

Companheira Teresa Paiva:
Claro que a companheira tem razão quando afirma que não se pode responsabilizar toda a FCMP pelas posições radicais, diria mesmo, ilegais, defendidas por alguns (ou por algum) dos seus associados.
Mas há três aspetos sobre os quais convém refletirmos.
O primeiro é que há certamente mais quem pense assim no seio da FCMP, só que não o diz publicamente
O segundo é que, das 500 associadas que referiu, a grande maioria não será a favor nem contra o que quer que seja, porque simplesmente não consideram ter nada a ver com o assunto do autocaravanismo. Ou pertencem ao pedestrianismo, ou ao montanhismo, ou a áreas desportivas, ou a muitas outras coisas que aqui não vamos discutir. É capaz de haver para aí umas 490 associadas da FCMP que, pura e simplesmente, acham que não têm sequer de ter opinião sobre o assunto. Restam umas 10…
O terceiro aspeto relaciona-se com alguma “evolução oficial” da FCMP, reconheça-se, relativamente às questões do autocaravanismo, como bem afirmou a Teresa Paiva, desde Maio de 2010.
Isso aconteceu, nomeadamente, através da subscrição de uma declaração de princípios que, com algumas pequenas alterações, também eu assinaria sem dificuldade. Mas não esqueçamos, e corrijam-me se eu estiver equivocado, que apesar de outras organizações que gravitam na órbita relacional da FCMP também terem aceitado essa declaração de princípios (por exemplo, a AECAMP?), continuam a surgir, de vez em quando, declarações avulsas de pessoas que as integram ou que com elas de alguma forma se relacionam. Sempre para voltarem às mesmas posições retrógradas e “obrigacionistas”! É caso para perguntarmos então o que vale afinal, no seio da FCMP, o ato formal de aceitação da referida declaração de princípios…
Isto remete para a contradição, dentro da própria FCMP, entre forças que já perceberam que os tempos e as circunstâncias estão a mudar e outras que resistem, pura e simplesmente - na minha opinião de forma inútil e grotescamente estúpida - às novas realidades. É, no fundo, a dialética interna entre aqueles que olham, no seio da FCMP, para a adaptação como meio de sobrevivência e aqueles que olham para a sobrevivência como meio de adaptação!
Foi - mais uma vez apenas na minha humilde opinião - neste contexto que uma FCMP com duas caras cometeu o erro capital de abrir uma guerra formal (diga-se, judicial) com a recém criada FPA.
É que não passa de uma questão de fé pretender-se que é a FCMP a única representante do autocaravanismo!
Isto é tão ridículo como se os primeiros cristãos, só porque foram um dia os primeiros, viessem agora pretender que só eles representam o ideário de Cristo. Não haveria, ao abrigo dessa lógica abafadora e do “primeiro a chegar”, lugar, por exemplo, para a existência da fé protestante, surgida após a Reforma dos idos de 1520. Ou, na mesma linha de pensamento, como se os judeus, por terem sido os primeiros monoteístas, quisessem agora objetar à evolução histórica ou à legitimidade de outros monoteísmos, como o cristianismo ou o islamismo…
E é aí que a FPA e a FCMP são totalmente diferentes. A FPA reconhece implicitamente e à partida que há um autocaravanismo que, por assentar na vertente campista, nunca poderá nem quer representar. Mas a FCMP acha, ao contrário, que representa esse e todos os outros autocaravanismos que existam (ou que um dia venham a existir…), incluindo aqueles que jamais passarão pelo campismo! Eu acho isto muito pouco inteligente e, por isso, condenado ao fracasso.
Depois não se admirem que continuem a surgir, dentro da FCMP, arrufos de intolerância e de “obrigacionismo” campista. Acredito que eles só desaparecerão no dia em que a FCMP, em primeiro lugar, começar por reconhecer e respeitar a FPA como interlocutora entre muitos e, em segundo lugar, começar a atuar institucionalmente (seja disciplinarmente ou de outra forma que considere adequada) contra aqueles que, no seu seio, assumindo tais políticas radicais, ilegais e insustentáveis, torpedeiem mediaticamente a própria estratégia “oficial” e “maioritária” (porque, como sugere a Teresa Paiva, é ou foi democraticamente sufragada ou aceite pela grande maioria dos associados da FCMP) consagrada na "alegada" aceitação pela FCMP de uma determinada declaração de princípios. Isto independentemente da maior ou menor “perfeição” que cada um de nós queira atribuir a tal declaração.
Relativamente à posição do CCL, é de louvar! Revela sobretudo inteligência estratégica, qualidade de que alguns autocaravanistas, felizmente poucos, e um maior número de “campistas”, parecem por vezes totalmente desprovidos. Quantas mais AS forem criadas fora dos parques de campismo, melhor para os interesses económicos (legítimos) de tal negócio (o campismo…), pois maior será a possibilidade psicológica de adesão geral da população a uma qualquer forma de autocaravanismo e, por essa via, maior será a probabilidade de alguns desses prováveis novos autocaravanistas virem, nem que seja de vez em quando, a recorrer aos parques de campismo.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor zejorge » quinta abr 12, 2012 2:33 pm

Boa tarde

Companheiro Henrique Fernandes, certamente por se sentir "incomodado" com o meu post, resolveu dirigir-se em termos pessoais, situação que estranho, já que não acredito que seja o único "incondicional defensor" da FPA...
Depois e quanto ao facto de ter elogiado e defendido a atitude do CPA, apenas lhe digo que "as excepções, confirmam as regras", e assim mais uma vez reafirmo que o meu post não se dirigia ao companheiro em particular, mas se entendeu "enfiar o barrete", é possível que lhe assente bem.......
Para terminar, é curioso verificar que quando a argumentação escasseia, se invoca o nível da conversa para não se responder, pois quanto à falta de dignidade e frontalidade a que me referi nem um comentário.

Da minha parte conclui as minhas intervenções sobre este tema.....

Fique bem
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta abr 12, 2012 3:22 pm

Companheiro Zé Jorge:
Eu não sou como o companheiro. Eu sou 100% frontal e directo.
Claro que me incomodam certos aspetos das suas intervenções. Mas só lho explico em privado, se o desejar e se mo permitir. É assunto para resolvermos, querendo, "mano a mano".
Acho que era eu o alvo das suas palavras. Com efeito, depois de mim, só interveio o Ruca. E não era decerto ele a sua "vítima".
Não sei se é boa estratégia, quando se me dirige, tentar fazer passar aqui a ideia de que "a argumentação escasseia". Olhe que riem-se de si...
Relativamente à "falta de dignidade e de frontalidade", só conheço uma: a de certos sectores da FCMP e de uns raríssimos autocaravanistas estrategicamente pouco dotados!
Em relação ao "nível da conversa", o companheiro tem de perceber uma coisa: há respostas que só se dão de acordo com o estatuto do destinatário. E o seu, por muito que lhe desagrade, não é porventura aquele mais adequado a que eu me pronuncie sobre certos assuntos...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Luis Nascimento » quinta abr 12, 2012 5:43 pm

Acerca deste assunto gostaria de dizer o seguinte:
Tenho carta de campista desde os anos 70, já lá vão 40 anos, considero útil pertencer à FCMP porque quando pratico o chamado autocaravanismo campista, a carta é útil, quanto mais não seja pelos descontos nos que nos proporciona em parques de campismo.
Na minha vertente autocaravanista itinerante, não me revejo minimamente na FCMP e portanto sou totalmente a favor da FPA.
São coisas completamente distintas, o campismo é uma coisa e o turismo itinerante praticado em autocaravana é outra completamente diferente e na minha opinião não se devem misturar. Para mim isto é claro e pacifico. Como pratico as duas modalidades, vou como é óbvio, pertencer às duas federações.

Cumprimentos,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta abr 12, 2012 6:04 pm

100% a favor desta sensatíssima posição do companheiro Luis Nascimento!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor cookie » quinta abr 12, 2012 6:19 pm

eu também concordo. congratulo-me por esta declaração da FCMP que indicia uma mudança na sua posição. com que contornos (obscuros)? não faço ideia... espero que nenhuns mas estarei a ser demasiado optimista? talvez...

tendo tido autorização da minha ligação net, hoje andei pelo site da FCMP e até fiquei zonza com o que li, dentro de "autocaravanismo". todo o texto fez-me pensar que os autores do texto ou não fazem a mínima ideia do que estão a escrever ou então é um texto que visa a "manipulação" de opiniões... sinceramente não se percebe, não faz sentido e uma vez mais uma grande salgalhada de CAMPISMO http://www.fcmportugal.com/Presentation ... menuid=784

autocaravanismo NÃO é sinónimo de campismo
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Manel » quinta abr 12, 2012 7:12 pm

Olá
Companheira Cookie... já somos 2! segui a pista, li e fiquei com a sensão que se tentou dizer:

"Somos desta opinião e... também da contrária, se fôr preciso"

ou:

Deus é bom e... o diabo também não é mau..."

A quesdtão será(?) dificil, talvez por ser recente(?)

Já agora a minha posição: "Formei-me" campista com tenda às costas. Agora quando me apetece é a Ac que me leva, quando eu quero usufruir o que os P. Campismo me ofereçem: segurança, espaço para mesas, cadeiras, churrasco, piscina, etc.. Por isso pago e acho bem.

A maior parte das vezes "visto-me" de Autocaravanista e quero (exijo) liberdade para estacionar onde ou outros veiculos de igual gabarito estacionam. Pernoitar onde os outos automobilistas o podem fazer. Em resumo ter os mesmos direitos e deveres que os outros em iguais circunstâncias têm.

Se pelo caminho houver estruturas (Áreas de Serviço) que ofereçam serviços para o efeito... Se precisar, agradeço, sirvo-me e acho que devo pagar.

É evidente que com este fato (de Autocaravanista) as mesas, cadeiras e afins ficam em casa ou dentro do porta-bagagens!

Simples? A mim parece-me!

Fiquem bem
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta abr 12, 2012 9:21 pm

Dando sequência à intervenção da companheira Cookie, e, posteriormente, do Eugênio Reis, não resisto a reproduzir aqui, com os meus gardingos comentários adiante, algumas das pérolas retiradas do referido portal da FCMP, chamando na passada a atenção para o "pormenor" de a foto anexada pela FCMP incluir um ajuntamento de dezenas de ACs (!), coisa de que o nosso combativo companheiro José Gonçalves (a quem endosso desde já as minhas cordiais saudações) não haveria de gostar muito:

«este tipo de material [a autocaravana]não é propriamente uma casa de habitação mas um meio da prática de um desporto, sendo condição primordial que esse espírito exista, apesar de algumas serem quase autênticas casinhas»
Comentário: desporto? Coitado do Ronaldo e companheiros! Mas esta gente vive em que planeta?!

«Uma das grandes vantagens que o Autocaravanismo nos oferece é a sua aptidão para a prática do Campismo no Outono e Inverno».
Comentário: tudo bem, concordo, para quem goste. Mas ficou por dizer que também permite a prática de autocaravanismo no Outono e Inverno, e ainda por cima, longe de parques de campismo.

«Apesar de devido à sua autonomia poder pernoitar fora de parques de campismo, a primeira coisa que um autocaravanista deverá fazer é dirigir-se a um clube campista para recolher informações importantes e úteis sobre o autocaravanismo».
Comentário: sem demérito pela capacidade de os clubes campistas cumprirem (também) tal função, por alma de quem há de ser essa a primeira coisa para um autocaravanista querer fazer?! O portal do Camping Car Portugal, uma FPA, ou os 3 clubes fundadores, não servem?

«São aos milhares as autocaravanas estrangeiras que visitam anualmente o nosso país durante todo o ano e se deparam com o problema da proibição de estacionamento e/ou pernoitar, vendo-se obrigadas a permanecer em Parques de Campismo que, em 80% dos casos estão superlotados na época alta, não dispondo a maioria deles as condições mínimas para receber este tipo de material».
Comentário: ora bolas, descaiu-se a boca para a verdade! Então porque razão “permite” a FCMP que associados seus queiram “obrigar” oficialmente as autocaravanas a irem para dentro dos parques de campismo?...

«Em Portugal as unidades turísticas - nomeadamente os proprietários dos Parques de Campismo – ainda não procuraram uma solução que agrade a ambas as partes e a situação de impasse continua».
Comentário: 100% de acordo, alguém começa a falar verdade!

«Decerto que se estes vierem a considerar uma zona para aparcamento exclusivo de autocaravanas com fornecimento dos serviços mínimos que este tipo de material exige (com pagamento de uma taxa reduzida), os seus utilizadores a eles recorrerão, quanto mais não seja, por uma questão de segurança».
Comentário: começo a acreditar que alguns têm mesmo inteligência estratégica q. b.!

«Mas como tal ainda não acontece os Parques de Campismo continuam a ser a única solução (…)»
Comentário: e se fossem à bradam….?

«Mas não só de parques de campismo vive o autocaravanista».
Comentário: afinal, no fim, sempre se vê a luz!

Aguardarei, divertido, comentários e a habitual chuva de pedras.
E viva aquilo que foi publicado no boletim da FCMP!!!!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor ruca » sexta abr 13, 2012 9:20 am

Boas companheiros, em relação ao que é dito no portal da FCMP, sobre o autocaravanismo, sem comentários.... porque é que estes senhores não reconhecem que esta não é a sua praia, e não se limitam a representar o que é realmente a sua vocação a parte do campismo, o montanhismo, e pensão em reconhecer e interagir com outras entidades que representam outras actividades como o caso da FPA para representarem o autocaravanismo itenerante. Sinceramente não consigo perceber qual é o problema deles em relação a isso.
Eu antes de ter a AC fui campista actividade de que gosto, e mantenho a minha tenda, mas já nessa altura e sem sequer pensar um dia vir a ter a AC que foi uma coisa que surgiu por digamos pancada, sempre disse para mim mesmo quando via ACs nos parques, se eu tivesse uma Ac só vinha aqui para fazer as manutenções, ou descansar no meio de 2 semanas de férias, por isso não percebo a mentalidade ( será inveja sei lá....) destes senhores.
Se eles forem espertos podem lucrar nos seus negocios (parques de campismo) com os Autocaravanistas sem os obrigarem a ir lá para dentro, e digo isto porque já parei em parques para fazer manutenção onde fui muito bem recebido e usei o restaurante do parque para jantar depois de feita amanutenção por exemplo. Se não me tivessem aceite nesse parque como aconteceu no 1º em que fui nessa ocasião não tinha lá deixado o dinheiro da manutenção e das refeições 5 pessoas, mas pronto... cada um é como cada qual.
Boas voltas a todos
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Aleluia » sexta abr 13, 2012 12:12 pm

Bons dias, companheiros.
Eu pessoalmente, penso que o interesse todo da FCMP, é os subsídios que o estado dá a estas instituições, para apoio das suas actividades. E quanto mais actividades, mais dinheiro entra !!
Será ??
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor ruca » sexta abr 13, 2012 12:47 pm

Pois companheiro pelos vistos disse tudo de uma forma muito resumida
Boas voltas
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 13, 2012 2:36 pm

Boas a todos

Na realidade e pela percepção que tenho da situação actual, posso estar redondamente enganado mas.... Efectivamente existe vontade da FCMP e inteligencia o quanto baste para reconhecer que o Autocaravanismo é uma actividade diferente e autonoma, que saí em grande parte fora do ambito da sua intervenção (FCMP), e naturalmente percebem que têm duas opções, ou abrem horizontes e tomam o poder defendendo os interesses especificos dos autocaravanistas enquanto intinerantes ou campistas o que é dificil do ponto de vista conceptual, ou perdem a influência e dominância sobre os ACS, devido a todas as entidades associativas especificas que estão a surgir e que alegam legitimamente a especificidade do Autocaravanismo, não existindo conflito de interesses directos que atentam contra a liberdade de pernoita.

O problema surge exactamente na conflitualidade desses interesses e aqui talvez estaremos todos de acordo, ou seja, vontade da FCMP existe, muito devido pela pressão exercida de parte das associadas directamente relacionadas ao Autocaravanismo, isto por um lado, por outro, que contraria e retarda os progressos da concretização da intenção anunciada, é sem duvida a outra parte das associadas que são os parques de campismo, não todos, que querem que os euros da pernoita das ACS. E aqui o conflito é inevitavel....

No entanto, como supra mencionava, não todos, mas alguns campings, percebem que o processo de enancipação dos Acs é inevitavel, e de uma forma, ou de outra, optam por fazer parte de... do que continuarem a criar anticorpos e afastarem os ACs dos seus campings, até porque já constataram que os ACs tem uma grande mobilidade e se não são bem vindos numa determinada região, simplesmente deixam-na de frequentar e afastam-se para outras paragens, e aqui perdem muito.... Assim quem tem um verdadeiro espirito empresarial percebe, que as parcerias e as interações com os ACS será a melhor via para prosperar....

O verdadeiro problema e a dualidade de afirmações da FCMP, serão sem margem para duvidas os "Velhos do Restelo" sem ofensa a ninguém naturalmente, proprietários de parte dos campings que estarão a "encazinar" todo o progresso e entendimento com os ACs, esta resistencia interna da FCMP, será o seu tendão de aquiles....

Sinteticamente serão estas cartas que estão em cima da mesa na FCMP?????!!!!!!

Relativamente aos companheiros que intervieram neste topico, fundamentalmente terão todos em parte razão, uns mais que outros, naturalmente. Devemos é no entanto tentar compreender que existem diversos meios e argumentos para atingir os nossos objectivos. Da pluralidade associativa e opinitiva, resulta a variedade estratégica, e para que isso aconteça, não devem existir ataques pessoais/institucionais até porque o efeito, segundo a opinião publica é antagónico.

Por isso afirmo, o que verdadeiramente interessa é o resultado final, e para que isso aconteça é necessário termos entidades fortes e determinadas, com lideranças coerentes e sempre concentradas nas suas bases de legitimidade. E agora pergunto eu..... será que é isto que tem acontecido? ou virá a acontecer?

O autocaravanismo precisa de todos, FPA, FCMP, CPA; CAS; CAI; CGA; ACP;TCA; ONGA; etc; e até dos campings.... ou seja, nada de monopolios ou totalitarismos, "por muito apelativos que sejam" estes sistemas apenas trazem desigualdade e prepotência..... a liberdade de escolha consta na nossa constituição, e a transversalidade do conceito é fundamental.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta abr 13, 2012 3:41 pm

Companheiro Alexandrechora:
Tem toda a razão quando afirma que «O autocaravanismo precisa de todos, FPA, FCMP, CPA; CAS; CAI; CGA; ACP;TCA; ONGA; etc; e até dos campings...».
O problema é que isso implica, como bem afirmou, «lideranças coerentes e sempre concentradas nas suas bases de legitimidade».
E, na minha opinião, há sectores da FCMP (ligados ao campismo...) que pretendem ir muito para além da legitimidade que o Direito Natural lhes concede.
Enquanto um lado da barricada reconhece ao outro o direito de existir, o inverso não é verdadeiro (recordo, novamente, a guerra judicial da FCMP contra a FPA...).
Enquanto esta dialética não for resolvida internamente e de forma credível pela própria FCMP, o problema vai subsistir e será totalmente impossível partirmos para o tal diálogo que se impõe. E isso não se faz com subscrição de declarações de princípios ou com a publicação de pareceres no boletim da caserna. Faz-se com acção no quotidiano e com reconhecimento institucional de que se estava equivocado...
Acho eu.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 59 visitantes