BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor ECosta » segunda dez 26, 2011 11:59 pm

BEM-ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARVANISMO

Companheiros com a vossa colaboração, vamos “dar vida” a este tópico, informando e informando-nos de todo o movimento positivo do autocaravanista e as autarquias

A Vila mais antiga de Portugal (PONTE DE LIMA), será palco para o “I Encontro Internacional de Autocaravanas”, a realizar nos dias 20,21 e 22 de Julho,” integrado no programa da “IV Feira da Caça, Pesca e Lazer”.
É um encontro apoiado pelo Clube Português de Autocaravanas CPA, Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos CCCB e Federação de Campismo e Montanhismo de PortugalFCMP
Aqui está uma autarquia do “BEM-ME-QUER”que compreende o AUTOCARAVANISMO-ITENERANTE.
Vamos marcar esta data na nossa agenda, não vamos faltar, vamos saber agradecer com a nossa presença este grande evento.
“1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUTOCARAVANAS”
(Promovido pelo concelho de Ponte de Lima)

Cumprimentos Pincos
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor txinho » terça dez 27, 2011 9:37 am

Bom dia,

Já estava mais do que na altura dos aurtacas de Ponte de Lima perceberem que o autocaravanismo faz muita falta para aquela vila. :evil:

Obrigado a todos os que promoveram o encontro :wink: .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Finalmente uma viragem ou nem por isso?

Mensagempor Mcas » terça dez 27, 2011 6:39 pm

Vivam!
Bem...um encontro internacional de ACs em Ponte de Lima, traz-me uma dupla perplexidade: uma por ser numa vila pouco amiga do autocaravanismo; outra, e porque vi o vídeo do youtube, é diretamente referenciado o parque de campismo local... que eu presumo como local da concentração. Pode ser sinal de que as coisas estão mudar na mente dos edis limianos ou então é mais do mesmo: autocaravanas sim... mas no camping. No caso deste encontro, nada de referências a locais de estacionamento/pernoita, só o camping local. Nada contra, note-se, pois só vai quem quer.
O vídeo do Youtube está aqui http://youtu.be/-58b0JzB3Bo

Saudações e bom Ano Novo
Editado pela última vez por Mcas em terça dez 27, 2011 6:59 pm, num total de 1 vez.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor cookie » terça dez 27, 2011 6:53 pm

a última vez que estivemos em ponte de lima com a ac foi para entrar no parque de estacionamento à beira rio, ver o sinal de proibido autocaravanas e imediatamente sair da cidade em direcção a outra. a nossa ideia era dar uma volta, comprar artesanato e uns doces típicos da zona. almoçar os rojões com arroz de sarrabulho mas nada feito.

chegados a casa enviei email à autarquia pois estava verdadeiramente indignada pela discriminação já que tudo pode lá estacionar, desde charretes, a motas, passando por ligeiros e, pasme-se... pesados... todos menos nós.

passado um bom tempo recebi uma resposta em que me foi dito que as ac eram bem vindas e que podiam estacionar noutro local, num parque de estacionamento situado um pouco mais longe do centro (julgo que a uns 10 min. do centro, o que não é muito).

apesar disso nunca mais lá voltamos porque, para nós, a pressa de colocar o sinal de proibição NÃO foi acompanhada da pressa de colocar o sinal de estacionamento alternativo... algo básico e que foi perfeitamente descurado pela autarquia... não se preocuparam minimamente em informar os autocaravanistas, em mostrar a alternativa...

pode ser que agora a autarquia esteja mais informada sobre o que é o autocaravanismo mas seriam inteligentes se usassem o imenso espaço do parque de estacionamento para criar uma área de ac, até poderia ser paga, com limite de estacionamento (48h p.ex.), com cobrança por fiscal e manter o outro parque como estacionamento alternativo para quem prefere sossego... ponte de lima tem muito para dar mas também muito para ganhar...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor joaquim » terça dez 27, 2011 8:05 pm

Plenamente de acordo! Se não nos querem, está decidido, não vamos...! Há por ai tantos sitios onde nos recebem de braços abertos, vamos por aí então...
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Teresa Paiva » terça dez 27, 2011 8:28 pm

Boa tarde

Os sinais de proibição de estacionamento a autocaravanas foram retirados,após as primeiras reuniões com os Clubes participantes nesta iniciativa de Ponte de Lima.

Saudações

Teresa Paiva
Teresa Paiva
 
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Aleluia » terça dez 27, 2011 8:49 pm

Será que quando a iniciativa acabar, voltam os sináis??
Se assim for, penso que não valerá apena participar em iniciativa nenhuma!
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Manel » terça dez 27, 2011 9:33 pm

Olá!

Aconteceu-me exactamente o mesmo que à companheira Cookie.

Fiquei com muita pena, porque gosto muito daquela maravilhosa vila.

Vamos dar o beneficio da duvida e acreditar que os "sinais" não voltem.

Força companheira Teresa Paiva e demais intervenientes na organização do evento que será muito importante até para ir mudando mentalidades.

Abraço e Bom Ano a todos
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor seco » terça dez 27, 2011 10:00 pm

Boas
Tambem a mim, e já aqui o relatei, aconteceu o mesmo que à Cookie!
Só que não reclamei, muito embora haja companheiros que já cantaram loas às facilidades de estacionamento.
Para mim não tem remissão! Tenham ou não retirado os sinais.
Ponte de Lima que tanto gostava colocou aquele sinal num estacionamento sombreado e central, para evitar que as ACs "acampassem" ali mesmo no centro! Portanto:xô xô vão lá para a periferia perto da Central de camionagem ou do recinto das feiras de gado! Aí bem longe é que é o vosso lugar!
Descobriram agora que afinal os autocaravanistas podem não ser todos feios, porcos e maus! Tarde de mais! Para mim o estrago está feito há 5 anos!
E não é por acaso que vão reunir os autocaravanistas no Parque de Campismo....
Gosto muito de Ponte de Lima, dos Limianos, das festas e da sua comida mas"finito"

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Paulo MB » terça dez 27, 2011 10:18 pm

Boa noite,

Sem mencionar nomes, nota-se que há no ar uma má vontade em aceitar que as mentalidades mudem.
Estamos perante uma autarquia, a de Ponte de Lima, que finalmente percebeu que autocaravanismo não é o mesmo que caravanismo. Deveu-se esta alteração de conceito a um frutuoso diálogo entre os seus responsáveis e alguns dirigentes do Movimento Autocaravanista.
Para a organização do evento anunciado vai ser criada uma área de serviço num espaço onde poderão estacionar cerca de 200 AC. Quanto ao famoso parque de estacionamento junto ao rio Lima, passou a estar aberto às AC em pé de igualdade a todos os outros veículos que já por lá costumam passar.
Pessoalmente faço votos para que todos saibam respeitar as boas práticas do autocaravanismo e não aproveitem esta alteração de atitude para acamparem e outro tipo de atitudes. Espero bem que as autoridades limianas tenham a mão bem dura contra esse tipo de prevaricações.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor ECosta » terça dez 27, 2011 11:15 pm

Boa noite a todos.
Companheiros no inicio do tópico pedi a vossa colaboração com informação positiva de todo o movimento autocaravanista e as autarquias.
O espaço dedicado ao futuro encontro, é um local que considero “nobre” e nada tem haver com o parque de campismo.
As actividades de campismo são por lei, proibidas fora dos locais para esse fim destinado.
Cumprimentos Pincos
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Mudar de ideias, precisa-se!

Mensagempor Mcas » quarta dez 28, 2011 1:41 am

Vivam!
Mudar de ideias é um ato de inteligência. Viva pois quem muda de ideias! É disso que o AC precisa: ideias novas que mudem as já feitas sobre o AC, desde, por exemplo, "os ACs são todos iguais" ou "autocaravanismo é campismo sobre rodas" e outras que tão bem conhecemos... Portanto, se a edilidade de Ponte de Lima mudou de ideias, como AC, só posso sentir-me satisfeito. E se foi por intervenção de "dirigentes do Movimento Autocaravanisa" tanto melhor, pois significa que fazem alguma coisa. No entanto e com algum fundamento nas atitudes da autarquia no passado (não sei como é nem como está no presente), tamanha mudança fez-me ficar algo perplexo, como já escrevi. Grande mudança!
A informação que me chegou sobre o Encontro e que incluía uma apresentação no youtube, apontava claramente para a ideia que os participantes/visitantes seriam encaminhados para o parque de campismo. Acresce que a informação postada no inicio deste tópico, para além de anunciar o evento, indicar a data, nomear os promotores e apelar à participação dos ACs, também nada mais adiantava naquilo que para nós é importante: onde ficar e em que condições. É a falta de informação que gera os equívocos e não a "má vontade". E também não ficava nada à edilidade de Ponte de Lima emendar a mão e dizê-lo claramente aos ACs.

Cumprimentos
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor cookie » quarta dez 28, 2011 11:24 am

como disse atendendo ao que encontrámos nunca mais voltámos a ponte de lima mas se mudaram de postura iremos por lá passar, sem sombra de dúvida. ficámos com o sabor amargo na boca mas acreditamos que mudar de opinião é um acto nobre e por isso daremos uma 2ª oportunidade.

se a autarquia for inteligente deixa as regras BEM claras para todos e publicita a "área" para AC junto não só dos portugueses mas também dos estrangeiros mas isso vai requerer fiscalização apertada para evitar os comportamentos campistas e os atentados ao ambiente. multa para os prevaricadores e deixem os cumpridores em paz, façam-nos sentir que são bem vindos e ganham clientela para toda a vida durante todo o ano.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Papa Léguas » quarta dez 28, 2011 12:13 pm

Saúde para todos.

Município de Ponte de Lima

A Vila mais antiga de Portugal será palco para do “I Encontro Internacional de Autocaravanas”, promovido pelo Município de Ponte de Lima, com o apoio da Federação Internacional de Campismo e Caravanismo, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do Clube Português de Autocaravanas e do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos.

O encontro Integrado no programa da “IV Feira da Caça, Pesca e Lazer”, decorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Julho.

A beleza da paisagem, a riqueza e preservação do património e a hospitalidade limiana tornam Ponte de Lima um local de elevado potencial turístico. PONTE DE LIMA ESPERA POR SI!..



São interessantes alguns dos comentários aqui feitos à pala da divulgação de uma actividade turística que pretende trazer a Portugal autocaravanistas de outras nacionalidades e, assim, promover o desenvolvimento local.

São interessantes porque assentam, essencialmente, na desconfiança. São interessantes porque ainda antes de se conhecer o Programa já especulam. São interessantes porque são, infelizmente, sectários.

O erro do Companheiro Autocaravanista ECosta foi fazer referência aos apoiantes desta actividade promovida por Ponte de Lima.

É também através de acções concretas no âmbito do autocaravanismo, nomeadamente com o apoio de associações responsáveis e, consequentemente, credíveis, Nacionais e Internacionais, que as autarquias irão progressivamente tendo uma perspectiva diferente do que deve ser o Autocaravanismo. É através do diálogo resultante dessas acções concretas que, progressivamente, irá sendo compreendida e implementada a Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade.

O Companheiro Autocaravanista ECosta não tem que se desculpar por o evento ser ou não num Parque de Campismo, ser ou não em Ponte de Lima, ser ou não apoiado por associações de prestígio. Não tem simplesmente que se desculpar. Não desanime. Deve continuar a trabalhar para que eventos desta natureza, como outros que se avizinham, contribuam para o desenvolvimento do autocaravanismo e para o respeito das autarquias. A sua intervenção não se limita a um “blá, blá” inconsequente e derrotista, mas a uma acção profícua.

O caminho que o Companheiro Autocaravanista ECosta vem trilhando, no âmbito da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade, só pode merecer apoio e elogios.

Não está sozinho! Somos muitos os que o acompanham. Eu sou um deles.

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: BEM- ME-QUER, AUTARQUIAS em festa com o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor zejorge » quarta dez 28, 2011 5:08 pm

Boa tarde

Na verdade não há volta a dar, o movimento autocaravanista vai de mal a pior........ .
Se dúvidas houvesse, bastava ler os posts de alguns assíduos participantes neste forum, relativo ao anuncio da realização de um encontro internacional de autocaravanismo na cidade de Ponte de Lima, para que elas de se esfumassem.
Leia-se por exemplo, a intervenção do companheiro Seco que afirma " Gosto muito de Ponte de Lima, dos Limianos, das festas e da sua comida mas "finito" ".......
Permita-me companheiro Seco que lhe pergunte: Também excluiu dos seus locais de destino Caminha; Concelho de Mafra; Porto Covo; Vila Real de Stº António; Nazaré e muitos outros exemplos, onde esses sinais foram colocados ? - Penso aliás, e infelizmente, restarem-lhe muito poucos locais na zona costeira, onde possa estacionar, e tendo em atenção o seu extremar de decisões, resta-lhe procurar o interior porque no litoral....."finito".
Olhando ao nick, não sei se me estou a dirigir ao companheiro Seco do Santos, fundador do Midap e colaborador em outras iniciativas, mas a confirmar-se, acho estranho a sua "agressividade", quando ainda sem saber os moldes em que o Encontro está a ser planeado afirme ""E não é por acaso que vão reunir os autocaravanistas no Parque de Campismo " ..... Pergunto eu, e se for ? - Virá daí algum mal ao Mundo ou aos autocaravanistas que nele participem ???.
Como seria de louvar, o apoio a este tipo de iniciativas, não olhando a se é organizado pelo Clube A ou B, pela Federação A ou B, mas infelizmente a realidade é bem diferente..... .
Não nos podemos lastimar da sorte que temos, apenas porque....... a merecemos.
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes