PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta ago 03, 2011 11:34 pm

cookie Escreveu:
em época balnear todos os dias via retirarem dos carros ligeiros (ditos normais) mesas, cadeiras e guarda-sois, arcas frigoríficas e mais não sei o quê para se abancarem no estacionamento a almoçarem e algumas vezes a lancharem/petiscarem depois de um dia de praia.

pela lógica que vejo aqui explanada esses veículos também têm que ser proibidos.

mas a meu ver o problema é que os sinais não proíbem os actos nem as pessoas, proíbem sim os veículos. e "javardice" tanto se faz com um camião, como com uma furgo, uma autocaravana ou um volkswagen polo.

a essa realidade assistia eu praticamente todos os dias em julho e agosto.



Boa noite

Encontro-me, neste momento no Algarve, depois de um dia de passagem pela Costa Alentejana.

Ao contrário do habitual, pernoitei apenas uma noite na Costa Vicentina, mais concretamente na Praia de Odeceixe e o que vi foi:
-Cerca de 10 autocaravanas estacionadas e algumas acampadas
-Vans de surfistas, sem WC, algumas sem cozinha, mas com o estendal todo montado à porta..
-Viaturas ligeiras com a tenda armada ao lado...

Ora o desenterrado regulamento municipal que data de 2004 de pouco ou nada serve por estas bandas... e é assim há anos...

Segui para o Algarve, mais concretamente, Armação de Pera, onde pernoitei uma noite. Levantei-me, fui até à praia e quando regressei pelo almoço, uns belgas por ali estacionados como se fossem "ciganos" e mais ao lado, embora mais discretamente, autocampistas "tugas". Abandonei o local directo a um camping...

Moral da história, para que servem as leis e o código da estrada neste país????

Para que servem as autoridades neste país????

Para que queremos mais legislação se sabemos de antemão que NINGUÉM zela pelo seu cumprimento????

Cada vez me convenço mais que o campismo de via pública não é um exclusivo de alguns autocaravanistas, pelo menos é o que tenho visto...

Deixem as autocaravanas em paz, o cerne da questão está no campismo de via pública, esse sim devia ser combatido com mão pesada pelas autoridades...

As placas de 1,8T afastam apenas determinado tipo de viaturas do campismo selvagem, e apenas onde existissem essas placas... jamais resolvem o problema de raiz que é, repito, o CAMPISMO SELVAGEM...

E já agora uma pergunta: De que serve mais um sinal se não for feito para cumprir? É que vivemos em Portugal...
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Prós e Contras

Mensagempor josegon_calves » quinta ago 04, 2011 6:31 am

Bom dia Companheiro Eugénio Rodrigues,

Passo a citá-lo:

"...
Moral da história, para que servem as leis e o código da estrada neste país????

Para que servem as autoridades neste país????

Para que queremos mais legislação se sabemos de antemão que NINGUÉM zela pelo seu cumprimento????

..."

Para responder a parte destas questões cito o que ontem mesmo escrevi:

"...
Já o afugentar este tipo de gente da Via Pública é de todo IMPOSSÍVEL!!!!
..."

E, se parte das questões já tem uma resposta a outra parte que falta, ou seja, para que servem novos sinais, novos códigos, novos regulamentos, novas conversações, novas inst... opsss!!!!

Resposta:

Para NADA! Absolutamente NADA.

A não ser dar que fazer a quem não tem nada que fazer, a não ser atribuir protagonismo a quem dele não é merecedor, qui çá, atribuir títulos por dá cá aquela palha, qui çá, rentabilizar outros objectivos, qui çá....

Tudo, TUDO, menos resolver os cernes da questão, que são apenas dois, que sempre foram apenas DOIS!

Mostra-se desta forma "trabalho feito", que não tem absolutamente valor nenhum para a causa Autocaravanista, e nem sequer para a causa pública, que essa continua como dantes, no quartel de Abrantes!!!

Assobia-se para o lado, a culpa é apenas do vizinho, passeiam-se as vaidades, mostram-se as beldades, enche-se o peito de coisa nenhuma e sobram os problemas de sempre, porque esses, não interessa seguramente resolver!!!!

Há sempre alguém que tirará partido da não resolução do problema! Disso, não tenho a mais pequena dúvida!!!

Mas haverão sempre muitos mais que serão nitidamente prejudicados.

Estes, serão os Autocaravanistas Itinerantes Responsáveis, a população em geral, os comerciantes locais, o meio ambiente, a saúde pública, o respeito pela Lei e pela Ordem pública!

Quanto ao uso da sinalética, existente no Código da Estrada, com a menção simples de " a viaturas de 1,8t" é evidente que a mesma não impede este tipo de atropelos pelos cidadãos irresponsáveis que se julgam mais que os outros!!!

Apenas impede o uso de viaturas, de gabarito igual ou superior, para a prática de tais ilícitos nos locais onde forem implantados esses mesmos sinais de trânsito.

O resto, a prática de Campismo na Via Pública, não será resolvida com Regulamentação Rodoviária! Estou farto de afirmar tal coisa. Mas há quem assim não o consiga entender, ou não queira entender!!!

A solução por mim apontada, "encontrada" em terras da Cantábria e das Astúrias, pelos responsáveis Autárquicos e Policiais, anula simplesmente a necessidade de se criar mais um pictograma para impedir apenas o acesso desse tipo de viatura representado no pictograma. Nada mais do que isso!!!

Claro que lá, seguramente, as Autoridades Policiais e Autarquicas, devem reprimir com mão pesada a prática de Campismo na Via Pública.

É que não me apercebi de sinais graves, como aqueles que se registam um pouco por toda a orla marítima deste País!!!

Não vi nenhuma concentração exagerada, de autocaravanas ou afins, em especial em locais onde cá, não normalíssimos!!!

Coincidência?? Talvez!!

Talvez seja coincidência a existência desse tipo de sinalização e a não existência de atropelos!!!

Eu, perante esse tipo de sinalização, simplesmente recuei para águas mais calmas, e não me dei mal. Gostei da limpeza!

Se com a mesma se conseguir os mesmos frutos em Portugal, será um sucesso para o Autocaravanismo Português!!!

Deixaremos seguramente de ser vistos, a médio prazo, como os feios, porcos e maus!!!

Eu, aceito Regras que sejam feitas para serem cumpridas e não apenas para benefício de uns quantos!!!

Daí que a minha cruzada passe agora por elucidar os Municípios das soluções que além fronteiras são aplicadas com resultados aparentemente muito positivos!

Se os mesmos forem alcançados em Portugal, ganha o Autocaravanismo!!!

Sem protagonismos, sem interesses, sem outros objectivos!!!

Um abraço e continuação de boas férias, nem que seja apenas com recurso ao Parque de Campismo de Albufeira, que nesta altura do ano devem faltar lugares nos Parques de Campismo para poderem proporcionar condições de acolhimento aos autocaravanistas.
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor cookie » quinta ago 04, 2011 10:44 am

os autocaravanistas mais atentos ao tema por terras de cantabria e asturias (mais nas asturias) sabem perfeitamente que existe uma franca e aberta perseguição às autocaravanas fruto, pelo que se lê nos foruns e alguma imprensa, da enorme pressão exercida pelos parques de campismo. com esta perseguição atropelam claramente a lei nacional à qual se deveriam submeter sob pena de multas e afins serem consideradas nulas pelos tribunais.

ainda era eu campista fui de tenda para as asturias e a impressão que de lá trouxe foi que os parques de campismo, à excepção dos parques dos picos de europa, deixam muito, mas mesmo muito a desejar e são caríssimos. foi experiência para não mais repetir.

de autocaravana abstenho-me de ficar nas asturias, excepto em cangas de onis (cuidado que a AS só tem 4 lugares e actualmente a polícia multa se ocuparmos outros lugares que não estes 4, mesmo que o parque de estacionamento esteja vazio; parece haver um outro parque de estacionamento alternativo mas não tenho as coordenadas).

relacionando isto com a sinalética, julgo que há necessidade de existir sinalização apropriada p.ex. para identifcar AS ou locais de pernoita para AC (como seria o caso do 2º parque de estacionamento em cangas de onis p.ex.) mas a sinalética, não interessa qual, se genérica ou específica, não vai curar o mal de que tanto se fala: desrespeito (estacionamento à balda, prática de campismo na via pública, atentados contra o ambiente etc.).

trata-se de civismo e esse, rareia...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Vergonha em Monte Gordo

Mensagempor josegon_calves » quinta ago 04, 2011 8:32 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

Acabo de assistir a mais uma humilhação, enquanto Autocaravanista, via Notícia no Noticiário da Noite da SIC, 150 autocaravanas foram corridas do parque de estacionamento em frente ao Parque de Campismo de Monte Gordo!!!

Nada seria para reflexão se não fossem os toldos abertos, as mesas, os fogareiros, os actos de campismo na via pública praticados por proprietários de autocaravanas e também por caravanas, e também por jep's todo o terreno, e também por viaturas ligeiras de mercadorias, e também, pareceu-me, viaturas pesadas de mercadorias!!!!

Tudo isto, num Parque de Estacionamento com capacidade para umas largas centenas de viaturas ligeiras!

Tudo isto, despoletado por cidadãos que viram o seu direito de aceder ao território público por um conjunto de criaturas que, segundo as suas afirmações perante as camaras de televisão, teriam todo o direito de ali estar do geito que estavam e estariam na disposição de desrespeitar as ordens de saida do local emanadas pelas forças da Ordem.

Tudo isto, despoletado pelos proprietários de imóveis nas imediações que se cansaram de assistir a este espectáculo degradante ano após ano.

Tudo isto, despoletado pelo Parque de Campismo de Monte Gordo, que não terá nem de perto nem de longe a capacidade para acolher estas unidades todas, mas que lhe degrada a imagem de um Parque de Campismo às portas de uma total bandalheira!!!

E se há quem queira surgir na Televisão, ou em outros locais da Imprensa escrita e/ou falada que lhes eleve o ego, em entrevistas programadas, e algumas encomendadas, na busca de protagonismo simples e nada mais do que isso, outros existem que aparecem sob anonimato procurando dar um tributo positivo à causa sem que o tema seja esse, outros ainda, que se vangloriam de terem todos os direitos e mais alguns sobre todos os restantes cidadãos apenas por serem proprietários de uma simples viatura que mais não é que uma autocaravana!!!

Realmente, é degratante o Autocaravanismo que se pratica e defende em Portugal!!

Começo a questionar-se se valerá a pena fazer algo por estas criaturas que ao virar de cada esquina tudo destroiem num abrir e fechar de olhos!!!

Não existem Clubes, sejam eles quais forem, por mais sérios que sejam, com capacidade de reverter este panorama nojento que grassa no Seio so Autocaravanismo em Portugal!!!

Não! Não sei se vale a pena estar aqui a perder o meu tempo, com estes proprietários de autocaravanas a arrogarem-se o direito de terem mais direitos que todos os demais cidadãos!!!

Senhores Autarcas, Senhores Agentes das Autoridades, infelizmente, vocês têm que começar a actuar com toda rigidez para erradicar de vez com este tipo de imagem que, para além de transmitir uma péssima imagem do País, degrada o relacionamento entre os utilizadores do Espaço Público!!!

É urgente a aplicação da Lei sem apelo nem agravo a todos, absolutamente TODOS, os que desafiam a própria Lei sob pena de não haver volta a dar a longuíssimo prazo!!!

Continuemos a brincar aos defensores dos nossos interesses pessoais, que a banda vai passando e alguém vai acabar por ganhar algo com o espectáculo!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Re: Vergonha em Monte Gordo

Mensagempor jotex » quinta ago 04, 2011 9:56 pm

josegon_calves Escreveu:Boa noite Companheiros e Companheiras,


Senhores Autarcas, Senhores Agentes das Autoridades, infelizmente, vocês têm que começar a actuar com toda rigidez para erradicar de vez com este tipo de imagem que, para além de transmitir uma péssima imagem do País, degrada o relacionamento entre os utilizadores do Espaço Público!!!

É urgente a aplicação da Lei sem apelo nem agravo a todos, absolutamente TODOS, os que desafiam a própria Lei sob pena de não haver volta a dar a longuíssimo prazo!!!


Completamente de acordo, a meu ver os maiores responsáveis deste autocampismo sem regras são mesmo as autoridades que não fazem cumprir a lei
Avatar do Utilizador
jotex
 
Mensagens: 171
Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm
Localização: S. João da Madeira

Re: Vergonha em Monte Gordo

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta ago 05, 2011 8:31 am

josegon_calves Escreveu:Senhores Autarcas, Senhores Agentes das Autoridades, infelizmente, vocês têm que começar a actuar com toda rigidez para erradicar de vez com este tipo de imagem que, para além de transmitir uma péssima imagem do País, degrada o relacionamento entre os utilizadores do Espaço Público!!!

É urgente a aplicação da Lei sem apelo nem agravo a todos, absolutamente TODOS, os que desafiam a própria Lei sob pena de não haver volta a dar a longuíssimo prazo!!!

,


Boas

A mim preocupa-me que um dia haja pessoas (autoridades ou não) que vejam todos os autocaravanistas e autocaravanas da mesma forma, ao ponto de nos considerarem uma ameaça e não pensarem nos benefícios que trazemos às populações.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 06, 2011 8:47 am

Companheiros:
A situação de Monte Gordo aqui relatada, era chocante por mais do que uma razão.
Em primeiro lugar chegava a colocar em risco a segurança pública devido ao quase bloqueamento dos acessos. Um jipe do Instituto de Socorros a Náufragos teria, em certos dias, muita dificuldade em aceder ao areal. Além disso bastaria um qualquer incêndio num dos veículos aglomerados (ACs e não só) para se constatar a impossibilidade de evacuação imediata e ordeira daquele local.
Em segundo lugar dava ao turista, estrangeiro e nacional, a pior imagem daquilo que somos como país, deformando injustamente a percepção global de outras áreas da nossa vida social.
Em terceiro lugar "legitimava", ainda que mal, os argumentos de certas pessoas que gostariam de ver as ACs remetidas aos parques de campismo.
Em quarto lugar demonstrava a incapacidade ou falta de vontade das autoridades responsáveis para intervirem e actuarem.
Por último evidenciava uma realidade que nos deve envergonhar: um grande número de portugueses e estrangeiros, autocaravanistas e não só (não terão sido só as ACs a ser corridas...), desconhecem ou desrespeitam as mais elementares regras de educação e civismo, dando-nos consciência do enorme esforço educacional, regulamentar e punitivo que teremos de envidar no futuro, se quisermos mesmo corrigir estas situações desde a sua origem.
De lamentar que aquela pouca-vergonha só agora tenha terminado! De benéfico apenas o sentimento (correcto?) de que desta vez não parece ter ocorrido tratamento desfavorável em relação às ACs...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado ago 06, 2011 10:50 am

Boas

Permitam-me analisar o problema desta forma:

Se numa turma de 50 alunos dez destes tiram negativa num exame, a solução para resolver o problema é reprovar a turma toda???

Se numa empresa onde trabalham 50 funcionários em que dez não são produtivos, a solução é fechar a empresa????

Mentes mentecaptas, sem sentido de oportunidade e com falta de visão estratégica pensarão desta forma...

Premiar os bons e punir os maus parece-me a solução óbvia...

Mas alguém gosta de ser tratado como porco, quando efectivamente não o é????

Desde quando alguém deve pagar por erros que não cometeu??? Só mesmo neste país , nesta "república das bananas"...

O que querem acabar é com actos de campismo e com estacionamentos abusivos de quem acampa e de quem abusa. Então e porque não acabam apenas e só com isso????

Multem quem acampa (campistas e badalhocos da via pública) e imponham rotatividade nos estacionamentos a todas as viaturas!!! É preciso ser muito inteligente, ou melhor, muito estúpido para não ver isto...

Neste país existe o dom de complicar o que é efectivamente simples...

Estou em crer que se complica porque interessa complicar... estou em crer que brevemente aparecerão parques de autocaravanas como cogumelos pelo país fora...

A autarquia de VRSA perdeu uma boa oportunidade de agir com inteligência na resolução de um problema que era imperativo resolver:

Um placar no local com as seguintes indicações seria o suficiente:

-Proibido o uso de mesas/cadeiras e quaisquer outros objectos no exterior das autocaravanas
-Proíbido foguear
-Proíbido verter líquidos na vía pública
-Proíbido permanecer por períodos superiores a 72 horas
-Proíbido estacionar a mais de 1 metro do veículo do lado

Coimas:::::: BEM PESASAS
Fiscalização: EFECTIVA

Isto sim seria justo e aplaudido por autocaravanistas itinerantes...

Em vez disto o que se faz? Insultam-se todos os autocaravanistas

Em vez disto o que se faz? Abre-se caminho a oportunistas (CAMPINGS E PARQUES DE AUTOCARAVANAS)

Em vez disto o que se faz? Sonhamos que nova legislação venha para resolver o problema!!

O dia em que perdermos a liberdade de sermos autocaravanistas, provavelmente iremos despertar, enjaulados num qualquer parque de campismo/autocaravanismo...

E termino com uma pergunta:

Se numa autarquia com 50 funcionários dez forem incompetentes a solução é fechar a autarquia?
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Mensagempor João Morgado » sábado ago 06, 2011 1:44 pm

Companheiro Eugénio,
Concordo em absoluto com tudo o que diz, só que no diz respeito ao autocaravanismo ou possuidores de autocaravanas e as comparações que faz com empresas, no meu ver não será a proporção de 10 para 50 mas de 40 para 50. Penso que no autocaravanismo, nós que nos intitulamos de responsáveis e nos quais eu também me incluo, estamos nítidamente em minoria. Por culpa de quem não sei, mas penso que começa logo pelas vendas, quando são feitas pelos representantes das marcas, que só querem é vender custe o que custar, sem se preocuparem em esclarecer o que se deve e não deve fazer. Quero acreditar que muitos dos que prevaricam o fazem sem a noção de que estão nessa situação, porque ao partirem para a compra de uma autocaravana o fizeram e sem que houvesse alguém que os alertasse, que essa era a maneira mais salutar de passar fins de semana ou férias. Claro que é uma questão de mentalidades, mas as mentalidades não nascem sózinhas é necessário incuti-las e tenho esperança que daqui a alguns, ainda muitos, anos tudo isto se modifique. Até lá vamos dentro daquilo que nos é possível fazer e sem entrar em disputas, disparando alertas para o bom comportamento.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado ago 06, 2011 10:03 pm

Boa noite

João Morgado Escreveu:...no meu ver não será a proporção de 10 para 50 mas de 40 para 50. Penso que no autocaravanismo, nós que nos intitulamos de responsáveis e nos quais eu também me incluo, estamos nítidamente em minoria.



Caro companheiro, em termos globais, infelizmente terei que lhe dar a razão: se houver 20% de autocaravanistas responsáveis já é muito...


João Morgado Escreveu:... mas penso que começa logo pelas vendas, quando são feitas pelos representantes das marcas, que só querem é vender custe o que custar, sem se preocuparem em esclarecer o que se deve e não deve fazer.


Pela lógica dos números supracitados, já viu a quantidade de clientes que estas empresas perdiam se informassem que apenas é permitido por lei acampar em parques de campismo?

Em vez disso algumas dedicam-se a promover o autocaravanismo nas falésias alentejanas e a cativar a "javardice"...

João Morgado Escreveu:Quero acreditar que muitos dos que prevaricam o fazem sem a noção de que estão nessa situação, porque ao partirem para a compra de uma autocaravana o fizeram e sem que houvesse alguém que os alertasse, que essa era a maneira mais salutar de passar fins de semana ou férias.


A "malta" chega ao litoral e vê campismo selvagem a torto e a direito... ficam com a ideia de que se comprarem uma autocaravana podem fazer férias muito baratas mesmo em frente ao mar.... A maioria pensa que está a comprar uma casa de praia muito barata comparativamente às de betão...

As autoridades tem uma quota muito grande de responsabilidade nisto...


João Morgado Escreveu:Claro que é uma questão de mentalidades, mas as mentalidades não nascem sózinhas é necessário incuti-las e tenho esperança que daqui a alguns, ainda muitos, anos tudo isto se modifique. Até lá vamos dentro daquilo que nos é possível fazer e sem entrar em disputas, disparando alertas para o bom comportamento.
Saudações


Companheiro, hajam multas pagas na hora e mão pesada sobre todos os infractores e o problema rápido se resolvia...

Só que isto, num país como o nosso, ou muito me engano ou vai resolver-se desta forma:
Autocaravanas só dentro de parques de campismo e de autocaravanismo de iniciativa privada, porque a maioria dos gestores autárquicos não acorda para o potencial do turismo itinerante e não demonstram sabedoria para gerirem os conflitos, optando pela via menos rentável...
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Avatar do Utilizador
Eugénio Rodrigues
 
Mensagens: 132
Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm
Localização: Porto

Actuação das Autoridades Policiais

Mensagempor josegon_calves » domingo ago 07, 2011 8:35 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

Tendo aproveitado a manhã de hoje para pedalar ao longo do litoral de Leça da Palmeira, constatei uma autocaravana, única diga-se em abono da verdade, com o toldo aberto, mesa logo ali ao lado montada, cadeiras esperguiçadeiras estendidas e duas pessoas ali deitadas.

Não estavam a incomodar ninguém, apesar do estacionamento ser longitudinal, paralelo ao mar. Mas entendi que não estariam a proceder correctamente num local público.

Percorridos menos de 100 metros uma patrulha da GNR em bicicleta aproxima-se e solicito paragem.

Peço-lhes educadamente para irem apenas chamar a atenção dos prevaricadores, digo-lhes que também sou autocaravanista, que também estava naquela zona com a minha autocaravana, mas em local muito mais reservado, etc., etc., etc..

Estes começaram por dizer-me que seria proibido pernoitar ali, à beira mar, em período nocturno.

Disseram-me também que se fossem lá ele iria dizer que chegou à menos de cinco minutos.

Disseram-me também que não era a zona de intervenção deles que ali seria zona da PSP.

Educadamente, solicitei-lhes que fossem lá, não autuar mas informar o dito infractor de que não deveria proceder daquela maneira. Que daquela forma estaria a transgredir, e até a deixar uma muito má imagem dos autocaravanistas e a colocar em risco de no futuro ali ser proibido o acesso pelos excessos de outrora.

Acederam passar por lá.

Eu, segui a viagem que tinha em vista, pedalar ao longo do litoral por cerca de uma hora.

Passou-se a hora de cicloturismo e regressei exactamente pelo mesmo local.

Não sei que diálogo terá havido mas o local estava limpo, incluindo de autocaravana!!!

Parabéns aos Agentes da GNR que puseram fim a uma situação que em nada dignificava o autocaravanismo, que tiveram a coragem de intervir, penso que educadamente e de uma forma persuasiva.

Presumo, que o condutor da autocaravana tenha partido em direcção a outro local porque ali não lhe foi permitido praticar campismo na via pública.

Se o mesmo for chamado à atenção sempre que entrar em transgressão, não importa a localidade onde se encontre, acabará por aprender que este tipo de comportamento não é digno de um autocaravanista.

E pode ser que estas forças de autoridades passem a intervir mais, em todos os locais onde reparem estes desvios, nem é preciso multar ou autuar, basta marcar presença que este tipo de gente foge logo e pode ser que aprenda!!!

O que é preciso, de facto, é que as Autoridades comecem a intervir, nem que seja para dizer que estão presentes, atentas!

Pode ser que assim, não seja necessário encerrar a empresa, porque uma percentagem dos seus funcionários, que não produzia como devia, foi corrigida a tempo e horas!!!

Será que ainda vamos a tempo de reverter esta degradação que assistimos?

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor ASantos » domingo ago 07, 2011 9:50 pm

Boa noite,

Na semana passada resolvi satisfazer as vontades caseiras e fomos mais para o litoral (habitualmente privilegiamos o interior). Para pernoitar escolhemos um parque de estacionamento mais afastado da linha de costa e que nos pareceu reunir algumas condições que nos são particularmente caras: Não interferir com os habitantes locais, não condicionarmos o estacionamento a mais veículos e que fosse discreto. Simplesmente trata-se de um estacionamento para algumas centenas de viaturas e que se situa relativamente perto da localidade/praia, não na primeira linha mas, as pernas servem para serem utilizadas, ou no nosso caso, prioritariamente a bicicleta.

No domingo fomos surpreendidos pela atitude de um proprietário de uma auto-caravana que estando estacionado num pedaço de terra junto do asfalto, simplesmente decidiu abrir a válvula de descarga das águas cinzentas e nesse local fazer a descarga.

Obviamente que as pessoas que passavam ao perceberam o que se estava a passar abanavam a cabeça em sinal de reprovação mas não passava disso.

Pela minha parte o desconforto começou a aumentar e por momentos pensei em obter o contacto da GNR e solicitar a sua intervenção.

Mas ao perceber que o dito senhor estava a arrumar as rampas que tinha utilizado para nivelar a auto-caravana (esta arrumação foi realizada com dificuldade já que o chão era agora um enorme lamaçal que dificultava que o dito conseguisse deslocar-se sem sujar os pés) decidi, com a oposição da minha mulher, deslocar-me junto do individuo e explicar de forma cordial e calma o seguinte:
- Existia uma área de serviço a 7 km de utilização totalmente gratuita.
- O seu acto iria motivar que de futuro seriamos impedidos de estacionar nesta localidade.

Foi-me solicitado que explicasse onde era a dita área de serviço e fiquei a saber que o trajecto que ele pretendia seguir passava precisamente por essa localidade.

A despedia foi “seca” e limitada ao mínimo já que o senhor ficou visivelmente incomodado com a minha intervenção.

Ao ler a mensagem do Companheiro José Gonçalves decidi descrever esta situação em que fui interveniente.

Na minha opinião o problema da sociedade é de postura/conduta social e não de leis, qualquer que seja o sector (autocaravanista ou outro). Nunca vão existir agentes da autoridade suficientes para assegurar que cada auto-caravanista/homem/mulher tenham uma correcta conduta.

Isto é um problema de senso comum e na minha opinião pessoal, todos somos responsáveis por aquilo que acontecer de futuro com o auto-caravanismo. Tal como já anteriormente escreveram neste fórum, não podemos esperar que sejam os clubes ou quaisquer entidades a resolver este problema, até porque os clubes também não estão imunes a que nos seus associados possam existir elementos com a postura acima descrita.

A resolução deste problema terá de começar em cada um de nós!

Cps
ASantos
ASantos
 
Mensagens: 52
Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm
Localização: Merceana

Prós e Contras - Comportamentos Indevidos

Mensagempor josegon_calves » segunda ago 08, 2011 12:35 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,


" VINDAGES DANS LES DUNES

Je me permets de vous faire parvenir un petit article paru dans le quotidien « La Voix du Nord » du 4 Juins 2011.

« Merlimont : les nombreux camping-cars vus d’un mauvais œil.

Accusés de jeter leurs déchets dans les dunes, de faire leurs vidanges n’importe où, les camping-cars sont dans le collimateur de certains habitants qui déplorent leur augmentation dans la station depuis quelques années. Aucune aire ne leur étant dédiée dans la commune, la plupart stationnent sue la place de la gare, devant un départ da randonnée aménagé dans des dunes protégées. La maire a un projet d’aménagement, mais évoque un tarif de 5.000 à 10.000euros par emplacement. »

Si des camping-caristes ont réellement un tel comportement, c’est vraiment lamentable et cela ne sert certainement pas notre activité de loisir. Malgré la pauvreté de l’offre en matière d’aires de services dans la région Nord-Pas-de-Calais, il faut respecter l’environnement et offrir de nous une bonne image aux riverains. Je pratique depuis trois ans seulement et il est rare de voir cela, bien heureusement.

Daniel Marcq, Dunkerque (59)."

Notícia inserida na revista "Le Monde du Camping-Car" Nº. 234 Agosto/Setembro 2011.

Está em francês mas creio não haver necessidade de a traduzir.

Poderia estar em alemão, em inglês, em italiano, em espanhol ou português, que exemplos idênticos não faltam por essa Europa fora.

Alguém já referiu que deveremos ser apenas uma franja de 20% os que utilizam uma autocaravana com espírito Autocaravanista Itinerante Responsável!

Custa-me admitir essa realidade. Custa!

Defender outro tipo de sociedade onde o respeito pelo meio ambiente e o respeito pelas pessoas é algo de dispensável, não faz parte do meu horizonte, nem a longo prazo!!!

Mas enfim! Cada um deve responder pelas afirmações que faz e pelas atitudes que pratica quando a bordo de uma autocaravana.

O motivo desta transcrição de notícia, prende-se única e exclusivamente para combater aqueles que sistemáticamente defendem que "o lá de fora é que é bom!".

Em França, como em quase toda a Europa, existem Áreas de Serviço, onde os atropelos são gritantes e graves, onde os abusos de certos condutores de autocaravanas ultrapassam os direitos de todos os outros.

E se existem Áreas de Serviço onde a prática de Campismo é permitida, outras existem, a larga maioria, onde tal prática é absolutamente proibida.

E aqui levanta-se uma questão:

- São contra entidades que, alegadamente, defendem e representam exclusivamente o Campismo, mas exige-se o direito de o poder praticar em "Áreas de Serviço", ou em locais específicos para Autocaravanismo!!!

Ficamos onde????

No meio da ponte para a todo o tempo dançarmos o fandango consoante as necessidades de cada um???

Não entendo estas posturas!

Mas ainda não é essa a questão que aqui trago com a transcrição da notícia.

A questão é:

Em França, e em muitos outros países, existe sinalização específica que, alegadamente, regula esta modalidade.

Pergunto:

- Lá não existem os mesmos conflitos entre pessoas que não cumprem sistemáticamente os mesmos???

- Por aquelas bandas não se ouve falar de atropelos cometidos por condutores de autocaravanas?

- A Sinalética criada alterou em algo o mau ambiente criado pelos que nada respeitam e tudo exigem???

- Então, porque em certas zonas, as de maior conflito, os chamados "locais do costume", as entidades Administrativas tiveram que recorrer a limitadores de altura para afugentar esta praga???

Cá, pelo menos alguns, souberam ser mais espertos e copiar apenas o que interessa, não a sinalética que nada resolve, mas os limitadores de altura, que aí efectivamente funcionam e não carecem de Legislação tipo XPTO ou mesmo autorização dos Senhores Políticos da Assembleia ou seja de quem for!!!!

Outras formas existem de afugentar, entrando directamente no bolso dos infractores, e aí, certamente, terão um efeito muitíssimo mais efectivo e, quem sabe, mais pedagógico!!!

É pena que não estejamos em convergência de esforços e seja necessário extremar posições para que no Futuro haja o direito de circular com responsabilidade. É pena!!!

Continuo a aplaudir todas as Autarquias e todas as Entidades de Segurança que usam os meios ao seu alcance com o intuito de terminar simplesmente com pragas indesejáveis e que nada contribuem para coisa nenhuma, quanto mais para a Economia!!!

Se tiver que ser impedido de aceder a um local, porque alguém agiu inconscientemente e irresponsávelmmente, que esse óbice seja motivo de correcção dos comportamentos futuros.

Terá valido a pena essa luta e essa privação!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Re: Prós e Contras - Comportamentos Indevidos

Mensagempor João Morgado » segunda ago 08, 2011 1:00 pm

josegon_calves Escreveu:...Cá, pelo menos alguns, souberam ser mais espertos e copiar apenas o que interessa, não a sinalética que nada resolve, mas os limitadores de altura, que aí efectivamente funcionam e não carecem de Legislação tipo XPTO ou mesmo autorização dos Senhores Políticos da Assembleia ou seja de quem for!!!!

Outras formas existem de afugentar, entrando directamente no bolso dos infractores, e aí, certamente, terão um efeito muitíssimo mais efectivo e, quem sabe, mais pedagógico!!!

Caro companheiro,
Não concordo em absoluto com a criação de barreiras, pois aí sinto que é perseguição ao autocaravanismo e pagam todos pela mesma moeda e se eu fôr de carro e fizer todos esses disparates (mesas, cadeiras, grelhadores, espreguiçadeiras, etc.) passo um dia ou uma tarde sem que ninguém me chateie.
Já com a 2ª hipótese estou completamente de acordo. Se é proibido, penalizem-se os prevaricadores e aí já só paga quem não cumpre.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Luis Nascimento » segunda ago 08, 2011 2:33 pm

Eu penso que a sinalética é muito importante assim com também é importante que o prevaricador pague pelas suas infracções.
Estou farto de pagar pelos erros dos outros.
No código da estrada é o que acontece, quem prevarica paga por isso. Caso contrário teríamos situações caricatas como; se os automóveis circulam com excesso de velocidade em determinada artéria, proíbe-se aí a circulação.

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes