por decarvalho » sexta jun 26, 2009 6:03 pm
carissimos Mario, Aleluia e Vitorino,
Nao gostaria de entrar em analises politco partidarias pois tal podera merecer censura do moderador do forum, e pesssoalmente sempre tratei do tema autocaravavanismo nos foruns, em termos institucionais...
Isto é: divulguei a iniciativa de uma senadora espanhola, por ser senadora, e nao por ser a Sra Chacon do PSOE...e do mesmo modo a directiva do 1º Ministro Villepin de França sem sequer refrir o seu enquadramento politico.
Do mesmo modo, com o MIDAP e com o CAB, e CPA, realizou-se um almoço de trabalho com o Presidente da Subcomissao de Turismo da AR ( e nao, por ser com o deputado Mendes Bota por ser do PSD), e quando transcrevi o Parecer da Comissao dos Assuntos Economicos citei a assinatura que o firmava de Rui Vieira Presidente e do Deputado David Martins, que indicam PS a seguir a assinatura.
Por outro lado, tenho o maior respeito pela instituição parlamentar, e pelos deputados na sua funçao que desempenham, assim, não posso criticar a atitude de qualquer deputado seja do PS ou do PSD, ou de outro partido, que cumpra instruções do seu partido e pelo qual foram eleitos. Essa é a logica portuguesa: o mandato depende de eleições, mas so se elege quem os partidos indicam...
Em conclusão:
O que se perdeu foi tempo, pois ate ao fim da legislatura poderia ainda o projecto baixar à comissao especializada, e ai serem introduzidas as alterações desejaveis. Alias, o parecer da comissao dos Assuntos Economicos menciona o parecer do CAB e do Rui Narciso, e depois no discurso do deputado Mendes Bota (na integra na Newsletter) se refere a total disponibilidade para aceitar em comissao, as propostas de melhoria do texto, desde logo aumentando o estacionamento das 48H para o limite de 72h.
O que é estranho é ter havido uma maioria ( e basta a maioria absoluta de um so partido) que tenha como aqui se diz e bem, vetado o PJL, nem sequer admitindo que ele fosse aprefeiçoado na espcialidade, artigo a a artigo.
O que admira , e isto é um comentário poltico, e nao partidario, é que quem se opos nao tivesse, num caso, lido o diploma correctamente, e nos outros casos nao tivessem apresentado propostas alternativas nos sentido de dar seguimento às razoes de eventuais discordancias.
O que se assistiu foi a um não, porque não, e pronto!.
E quando alguem diz que nao sabe por onde vai, so sabe que por aí não vai...é bonito poeticamente, mas é inutil do ponto de vista da resposnabilidade social e da governance.
Ja em anterior post, e mais em detalhe no Blog Newslletter, desenvolvi o tema que nao vou deixar cair, apesar de freneticos autocaravanistas que vêem na ausencia de lei uma vitoria para a liberdade dos autocaravanistas, o que todos os que estao de boa fé e pensam seriamente no tema, não podem nunca subscrever. Ausencia de Lei, é o mesmo que viver na Lei da Selva.
Neste momento, diria que o balanço é de assinalar nunca o autocaravanismo atingiu um ponto tão alto de notoriedade publica por bons motivos, nunca no orgao de soberania maximo, a AR se registou tão unanime reconhecimento da importancia do autocaravanismo, e ate da necessidade de ser regulado (seja pelo Governo, seja pela AR)
Por tudo isto ha que esperar de facto ( e ja não se partirá do zero...):
as eleições legislativas,
a recomposição da AR
a substituição do Governo
e ate lá, os autocravanistas sérios terão que se congratular com o empenho de varios deputados nomeadamente:
Mendes Bota que aceitou debater num almoço de trabalho o tema, e que depois subcreveu um projecto de diploma 778/X
Camara Pereira, que apresentou um anteprojecto e que o depois retirou a fvaor e para co-subscrever um novo como PJL 778/X
David Martins relator da Comissão de Assuntos Economicos, edo parecer favoravel ao agendamento do projecto
Hortense Martins pelo interesse em se esclarecer no tema na audição pública da Subconmissao de Turismo,
Rui Vieira, Presidente da Comissão dos AE, pelo mesmo motivo do parecer favoravel,
Jaime Gama, Presidente da AR, que determinou logo apos a recepçao do projecto 778/X a sua numeração, e distribuição oficial.
Na Newsletter serena e tranquilamente, continuaremos a tratar destes temas, como sempre o fizemos quando divulgamos publicamente os contactos da Federaçao de CAmpismo, com a AR, sem que estivesse na altura estado presente nenhum representante do Movimento Autocaravanista.
Quanto ao mais basta acrescentar...a autocaravana passa ....e passará! nós continaremos a discutir sempre ideias e ideais, nunca pessoas e raramente apenas coisas...
e fica o pensamento de Teilhard de Chardin...quanto mais elevado é o pensamento maior é a convergência e a harmonia!
Ora boas voltas e reviarvoltas de autocaravana e de neuronios...