O tamanho ideal da AC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

O tamanho ideal da AC

Mensagempor seco » terça Oct 07, 2008 10:45 pm

Boa noite

É uma questão importante e na ordem do dia!
Cada vez se assiste mais a uma reacção interessante: Há um retorno aos pequenos e compactos integrais (e mesmo aos furgões adaptados) e em simultâneo as AC de grandes dimensões ganham adeptos e só não têm mais pela dificuldade da carta de condução de pesados.
Se fosse como nos States em que a carta dá para conduzir qualquer veículo.....haveria muitos destes "bichos"

Mas digam lá se o Porche não é um mimo...

http://www.riepert.de/31373.html

Quanto a preço pois.... a partir de 320.000€ (sem Porche) e na Alemanha.... 8) 8) 8)
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Paulo » terça Oct 07, 2008 11:09 pm

Boa noite,

Parece-me ser um caso do tipo "compra 1 e leva 2" :D !

Penso que o grande problema de um veículo mais longo é, essencialmente, o estacionamento nas grandes cidades que visitamos. Aqui as dificuldades aparecem, pois a escolha de lugares é difícil já per si, e nestes casos será acrescida pelo comprimento da AC. Recordo com saudade a Suíça, mas não me esqueço de algumas dificuldades na procura de estacionamento compatível.

Relativamente à habitabilidade, nada mais vejo do que vantagens. No final teremos de pesar todos estes factores e aderir ao modelo que se mostre mais enquadrado na utilização que pretendemos dar ao nosso "Hotel *****".

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta Oct 08, 2008 9:29 am

Efectivamente é complicado escolher a AC ideal em termos de equipamento e disposição e se a isso ainda juntar-mos o fator tamanho... . É que o espaço não pode ser mágico, como uma cena de um dos filmes do Harry Potter em que a personagem entra numa tenda vulgar e dá-se conta que afinal por dentro é um palacete :lol:

Também acredito que seja um pouco por "modas". As integrais nos ultimos anos foram alvo dos sonhos de muitos autocaravanistas, como agora se começa a ver muitas, vai de mudar a moda e começar a "encolher" as opções de compra. No final, cada um deve reflectir bem se vale a pena andar ás voltas á procura de lugar e pagar uma fortuna por médias de consumo elevadas quando secalhar com algo mais "simbólico" já ficaria bem servido de uma forma mais prática de condução e economica na bomba de gasolina.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor siroco » quarta Oct 08, 2008 10:52 am

O tamanho ideal é o que cada um quiser ! isto é uma discussão que pode facilmente descambar em "a minha é melhor que a tua". Depende das necessidades e objectivos de cada um.

À partida a escolha da ac "certa" depende de muitos factores, começando logo pelo orçamento disponível, e continuando por muitos outros, mobilidade, habitabilidade, consumos, etc...

Pessoalmente, e após ponderar muito bem os prós e os contras, optei por uma camper, ou micro-ac, que é a mais se coaduna com o uso que lhe damos. Mas só posso dizer que é a ac ideal para mim, tal como os "navios" de 7m também serão as ac's ideais para quem os escolheu.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor seco » quarta Oct 08, 2008 11:12 am

Boas

Alem da brincadeira do Porche, o que se pretendia era mesmo que cada um desse a sua opinião sobre as vantagens que encontrou nesta ou naquela "dimensão".
Julgo que o Siroco interpretou exactamente a minha ideia!
Não há melhores nem piores, nem novas nem velhas!
O que existe é a nossa AC, de que tanto gostamos, que se adapta ao estilo de vida que petendemos e que corresponde ao que imaginámos.
Grande ou pequena tem sempre 5 estrelas.
As questões do consumo e do estacionamento são acessórias e servem de desculpa na maior parte das vezes!
seco

O tamanho ideal da AC

Mensagempor jorge santos » quarta Oct 08, 2008 11:45 am

Companheiros,
Desculpem a petulância e eu, não sou nem melhor ou pior que os amigos companheiros. Mas não estamos a esquecer um "factor" muito importante? Acho muito bem que nos pronunciemos e, eu tenho muito a dizer sobre as que já tive... Fica para mais tarde.
Agora, quem faz o almocinho e o jantarinho ?
Quem faz a caminha ?
Quem é que deita os miúdos ? Vai lá ter com êles durante a noite ?
Quem é que arruma os tachos e as panelas ?
Quem é que limpa o chuveiro ? A sanita ? Escolhe os tapetes e as roupas da cama ?
Quem é que diz, vai para a esquerda e nós com o nosso sentido de orientação vamos para a direita - Ás vezes até estamos certos !!!
São elas não são ? Nós conduzimos, talvez, 5/6 horas, portanto 18/19 horas para as 24 do dia, em que estamos parados.
"Elas" devem também pronunciar-se !!! Ou manteem-se em silêncio. Eu falo assim, porque a minha "critica favorita" grita mais alto do que eu ...
Além de que falando em espaço, ocupa tanto ou mais do que eu...
Desculpem, estraguei a festa... Batam depois, devagarinho. Olhem que eu não posso aparecer em casa com marcas !!! Senão, apanho mais...
Um abraço
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta Oct 08, 2008 11:48 am

seco Escreveu:

As questões do consumo e do estacionamento são acessórias e servem de desculpa na maior parte das vezes!

Poderei dizer que raramente servem de desculpa, para não dizer nunca. Servirão de desculpa porque? As AVs teem vários factores positivos mas um dos factores negativos é exatamente o preço de aquisição, quase equiparado a uma AC "normal". No entanto e para que sirva de exemplo, em 15 dias de férias que tive este ano com a Vermelhinha, foram muitas as vezes em que se tivesse uma AC um pouco maior, já andaria ás "aranhas" com as manobras. E se eu tivesse de "alimentar" médias de 11/12L como muitos o fazem podem ter a certeza que ainda andava de Pluma atrelada ao Fiesta :lol:

Mas uma coisa é certa: cada um tem no seu veiculo uma expansão da sua personalidade e para nós é sempre a melhor AC do mundo 8)
Pluma Vermelhinho

Mensagempor siroco » quarta Oct 08, 2008 1:23 pm

Detalhando a nossa opção:

Vantagens:

- Passa em todo o lado.
- Cabe na nossa garagem !
- Mais discreta.
- Serve de veículo do dia-a-dia, logo elimina outra viatura e respectivos custos de manutenção.

Desvantagens:

- Não tem duche.
- Pouca autonomia, logo maior dependencia dos parques (no nosso caso não é uma desvantagem porque por questões de segurança preferimos mesmo dormir em parques).

Jorge, essa generalização é um bocado forçada, no nosso caso, e acho que só devemos falar por nós, a divisão de tarefas não tem nada a ver com a que descreve.

No fundo o que interessa é que cada um seja feliz com a sua ac !
siroco

Mensagempor tonyV » quarta Oct 08, 2008 1:56 pm

Aqui em casa tenha 5 ou 8 metros de comprimento é indiferente quer na altura de colocar na garagem, quer em circulação (só temos de ter em atenção 4 factores principais: o peso, o "efeito leque", os ângulos mortos (câmaras ajudam) e a altura).
Uma vez que aqui em casa a norma nas viagens é parar primeiro no parque de campismo e depois visitar a grande cidade, nunca houve grandes problemas de estacionamento e os transportes públicos nunca nos deixaram mal.
Por isso o ideal aqui para casa será uma AC com espaço q.b. (algo entre 7/8 metros), sem consumos muito exagerados (entre 10-14L/100), rodado simples, sem "pala" em cima da cabine (ou pelo menos reduzida) e menos de 2,85m de altura.
tonyV

Registado: terça ago 26, 2008 4:00 pm

Mensagempor seco » quarta Oct 08, 2008 4:18 pm

Boas

Bom tambem vou dar a opinião porque senão até parece mal.....
Quantos às divisões que o Jorge fala, e com razão, tambem na escolha foi feita a meias....
Começámos por alugar diferentes tipos e versões.
Ajudou-nos imenso a decidir o esquema de implantação ideal!
Chegámos à conclusão que dávamos importancia maior ao espaço de dia - sala e cozinha.
Embora viajando a dois, queriamos espaço para cada um se esticar a ler ou a ouvir musica!
Uma cozinha grande.
Detalhe final e que levou à escolha da actual - o duche de um lado e o WC do outro lado do corredor.
Feitas as contas deu 7,40 e uma garagem grande (mas onde não cabe um Smart :P :P :P ).
Passar em sítios mais apertados....nada que a copiloto não controle e o pé devagarinho no acelerador não consigam!
Estacionar: duas voltas à praça e sempre se arranja um lugar! Mesmo para quem não gosta de andar a pé e goste de ter a AC mesmo à porta.
Consumos: se a cabeça tiver juízo a carteira não se ressente :lol: :lol:
seco

Mensagempor pressler » quarta Oct 08, 2008 7:49 pm

Boa noite companheiros!

Companheiro Jorge Santos, desculpe mas tá tramado: a teoria muda quando é ela ao volante e ele a fazer a cama e a lavar a casa de banho :twisted: :twisted: Apesar disso faço a comidinha e trato da loiça. A escolha foi de ambos tendo em conta comprar o mais nova possivel com o $$$ que tinhamos. Não foi levado em conta o consumo, porque o que se gasta em gasoleo equilibra-se não pagando portagens, hoteis e restaurantes.
Como é pequenita (5,40m) vai a todo o lado e cabe em qualquer buraquito apesar de ser capucine. Tambem não preciso de ter sempre o lugar à porta do centro comercial, mais à frente tem um lugar só para MIM!!!
Cabe no quintal e ADORO A MINHA AC(Bichinha)!!!:wink: :wink:
Quero trocar para maior por causa de mais espaço para os animais (garagem), prancha de surf do Rui e uma cama diferente para a Diana a quem tenho de acordar cedo, sobre grande protesto, para poder tomar o pequeno almoço. Adolescente precisa de dormir muuuiiito para crescer para os lados... :oops: :oops:
Já me ando a imaginar a fazer manobras de marcha atrás a uma AC de 7 metros e adoro a ideia!!! Creio que uma cama à largura ao fundo da AC(com garagem por baixo) e uma sala e cozinha mais espaçosas para convivio e lazer. Se for alta de rodas abana mais com o vento, se for baixa bate mais com a traseira na lombas... nenhuma é perfeita.
Mas a minha é!!! Porquê? Porque é a minha bichinha, companheira de viagens que me leva onde quero e posso ir! :wink: :wink:
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

ideal?

Mensagempor decarvalho » quarta Oct 08, 2008 8:14 pm

Vivam

vou muito na solução que a pressler sugere.
MAs nao é a que tenho, pois alcança-se o que se pode, e nem sempre o que se quer

cada um tem a sua preferencia, por mim ela evoluiu conforme o agregado familiar e a idade, e disponibilidade pessoal...e espero ainda poder evoluir mais...daqui a 2 naos, lá para 2010 quando a crise passsar

Entretanto fica aqui um modelo recentissimo, inovador e ...curioso

Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor siroco » quinta Oct 09, 2008 1:18 pm

Para inovador prefiro esta:

http://www.verdier.ca/

:o
siroco

Mensagempor seco » quinta Oct 09, 2008 3:40 pm

Boas tardes

Especialmente a pensar no meu amigo Pluma aqui deixo (em jeito de compensação) dois modelos de dimensões mais adequadas às suas necessidades.....
Imagem
Esta é japonesa
Imagem
E esta é europeia....não está lá o Smart???? :roll: :roll:

PS: Assim talvez me redima do "Porche" apresentado inicialmente 8) 8)
seco

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta Oct 09, 2008 11:18 pm

Companheiro Seco, essa... coisa japonesa :lol: é realmente muito engraçada! Há modelos com volante do lado esquerdo? :lol: :lol:

Fora de brincadeiras, embora possa não ser lá grande coisa, neste mundo há mercado para tudo. Essa geringonça é basicamente a Pluma Weekend que tive mas em versão autocaravana... e com mais algum espaçito e extras e mais facil de estacionar e conduzir. Afinal lá tem alguns atributos :wink: E até tem um utilissimo porta-bicicletas. 8)
Pluma Vermelhinho

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes