Autocaravanismo no JN de hoje (26/08/2008)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor time_out » terça ago 26, 2008 1:29 pm

Zito Escreveu:Bom dia companheiros

Não vou perder muito tempo com o "nosso" representante federativo.

Apenas vou recordar o que meu pai dizia quando surgiam situações iguais a esta:

"A IGNORÂNCIA É MUITO ATREVIDA".

E neste caso o sr. Jorge Vieira foi de um "INORME ATREVIMENTO".

Um Abraço
Zito


Boa tarde

Num país de "brandos costumes" esse é o caminho. Não há nada pior do que ter de ler comentários ao que se escreve. Por isso penso que é tempo de se encher a caixa do correio da Federação com o que nos vai na alma.

Um simples email não custa nada e quem sabe se o velho ditado "AGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA" não poderá vir a ser uma realidade.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor time_out » terça ago 26, 2008 1:33 pm

Boa tarde
Para informação aqui fica cópia do email enviado para a Federação:

Caros Senhores

Foi com espanto e indignação que li os comentários do Sr. Jorge Vieira, ilustre director daquela que se diz Federação dos designios do Autocaravanismo Nacional, ao JN.

A infeliz frase "O que é proibido - porque configura campismo selvagem - é parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoitar" demonstra total desconhecimento do que é o autocaravanismo na sua essencia, do que é o turismo itinerante e também do código da estrada.

Com responsáveis do sector como este vosso director é bem melhor passar sem nenhum pois já bastam os maus exemplos vindos de autocaravanistas sem qualquer bom senso nem educação para acenderem a polémica agora instalada no nosso país.

Nenhum AUTOCARAVANISTA (leia-se turista itinerante) gosta de assistir às cenas que, infelizmente, são cada vez mais comuns junto daqueles que praticam campismo selvagem ao ar livre sem qualquer respeito pelos outros.

Não sei se sabem mas existe em Portugal quem se interesse e defenda o Turismo Itinerante. Venham falar com quem sabe e deixem de falar do que não sabem (ou não estão interessados em saber).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Zito » terça ago 26, 2008 2:13 pm

Boa tarde Companheiros

Para informação aqui fica cópia do email enviado à momentos para a Federação:

"Exmos Senhores

É com enorme preplexibilidade que ao ler a reportagem do Jornal de Notícias do dia 28/08/2008 sobre autocaravanismo, deparo com as declarações do sr. Jorge Vieira, director do FCMP.

Sobre estas declarações não me alongarei muito a não ser recordar o que o meu pai dizia em situações semelhantes:

"A IGNORÂNCIA É MUITO ATREVIDA"

E neste caso o sr. Jorge Vieira foi de um "INORME ATREVIMENTO".

Um conselho final:

No futuro, quando surgirem oportunidades para falarem nos Orgão da Comunicação Social, sobre assuntos que não dominam completamente, seria de bom tom entrarem em contacto com os responsáveis de Fórum e de Clubes de Autocaravanismo, para vos ajudar nessas mesmas entrevistas.

Despeço-me até uma próxima oportunidade."
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Avatar do Utilizador
Zito
 
Mensagens: 93
Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor pressler » terça ago 26, 2008 2:26 pm

boa tarde Companheiros!

Quem me pode fornecer o email da FCMP?

Apesar de não ser federada nem sócia de nenhum clube, sou autocaravanista e sinto-me lesionada. Tb quero dizer de minha justiça.
Obrigado
Ana Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor jbmendes » terça ago 26, 2008 2:51 pm

Pressler :!: Quem é que a lesionou :?:
É que pode contar comigo para lesionar quem a lesionou :D
Desculpe a brincadeira :oops: É só para descongestionar a pressão :evil:
Já enviei o E-mail.
E-mail da FCMP

autocaravanismo@fcmportugal.com
ou para
geral@fcmportugal.com
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor pressler » terça ago 26, 2008 3:27 pm

Aqui fica o email enviado:

Boa tarde!


O que é proibido - porque configura campismo selvagem - é parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoitar"

Lamentavelmente esta é a posição da Federação, seja na pessoa do presidente ou do director!!!
.
A afirmação deste senhor é deveras inteligente! Passa por cima de todas as camaras Municipais e Juntas de freguesia que criaram locais de pernoita em As pelo nosso país!!!
Então são todos incompetentes por gastarem dinheiro do Estado na criação de infraestruturas ilegais!! !
Ainda este ano foi construida uma AS privada em Obidos. Foi aprovada e inscrita em acta a decisão do presidente de Obidos. Seguindo a corrente de pensamentos do sr. Jorge Vieira
este autarca será um prevaricador ao incitar o não cumprimento da Lei, já que passa despacho de algo ilegal?
Monte Corvo, Aldeia da Luz, Terrugem, Abrantes (Ah! Abrantes! Esses senhores de Abrantes construiram duas areas de pernoita para autocaravanas!!!) Segundo as suas palavras : feitas à margem da Lei?
A meu parecer uma Area de Serviço e pernoita não é um parque de campismo.... Como resolve então o senhor esta situação? Que respostas tem para me dar?

Ana Cristina Pressler O.Duque
Autocaravanista


Companheiro JBMendes, sempre um cavalheiro!
Estou a sofrer mas é da psico!!! Eu sou loira pintada, mas os burros são eles!!!
Acabaram de levar com o penso. Se ele se atravessa na frente da minha AC fica lá coladinho e depois lá tem o Rui muito que esfregar para tirar a porcaria (dos Bugs).

Ana Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor pressler » terça ago 26, 2008 6:39 pm

Caro JBMendes!

Uma nota só : apesar de todo o seu cavalheirismo é lamentavel que para aceder ao seu Blog seja obrigatoria a inscrição com login.
Pensei que o espirito dos autocarvanistas fosse de entre ajuda...
Quiçá uma comparação breve : Se queres ser autocaravanista vais para o parque de campismo / Se queres participar no meu Blog tens de te inscrever.... Pagamentos ou moedas de troca.
Decido pelo que acho justo: não pago campings e não faço Login! :evil: :evil:

Ana Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor jbmendes » terça ago 26, 2008 8:03 pm

Carissima Ana, o Blogue está aberto a quem o queira visualizar. Penso eu de que! O Forum, depois de algumas atribulações ficou KO. Espero poder em breve ter tempo para lhe dar alguma atenção. A intenção nunca foi a de pedir registo! O dito é que o faz sem autorização. O que faz isso é ser gratis gratis. Eu tenho acesso directo, mas ao que parece nem todos têm, com ou sem registo.

De qualquer forma agradeço a recomendação.
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Transit81 » terça ago 26, 2008 9:56 pm

Companheiros e companheiras.

Também estranhei que o blog "Autocaranismo" estar bloqueado.

Mas, vai daí o companheiro estava ocupado, tem ajudado muito o Autocaravanismo.

Se vai reactivar o seu blog é óptimo e o forum melhor ainda.

Até mais logo.

Abraços
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 27, 2008 8:57 am

Ora aqui está o meus mail enviado á FCMP,

Bom dia estimados Senhores,

Venho por este meio prestar um esclarecimento no que refere á actividade AutoCaravanismo, pois analisando as recentes declarações do Sr. Jorge Vieira, Director da FCMP, a vossa instituição não está de todo, esclarecida quanto á mesma.

AutoCaravanismo é uma actividade onde deve imperar o respeito e o civismo, á semelhança de qualquer outra actividade social, seja ela praticada em grupo ou isoladamente. Como tal, desde que respeitando o espaço público envolvente a uma AutoCaravana estacionada (não fazendo uso, portanto, de toldos, mesas e cadeiras exteriores, fogareiros, estendais de roupa e afins), não está o AutoCaravanista em questão a violar algo de sagrado: a Liberdade dos outros cidadãos. Uma Autocaravana estacionada na via pública está em seu pleno direito, pois é um veiculo ligeiro como outro qualquer, que está obrigado a cumprir o Código da Estrada e a pagar os devidos impostos. Acrescido a isso, o AutoCaravanista deverá ser exemplar nas suas acções perante o “grande público”.

Posto isto, muito me admira a posição da FCMP, na pessoa do Sr. Director Jorge Vieira, ao declarar que é ilegal acampar fora de parques de campismo. Efectivamente é ilegal faze-lo mas não é ilegal pernoitar num veiculo ligeiro, ainda mais quando esse veiculo tem todas as condições para uma ou mais pernoitas em perfeita autonomia no que refere a condições de sono, alimentação e higiene. Uma AutoCaravana não é uma tenda... .

Quando se declara que existem 9 parques de campismo da FCMP, julgo que se está a desvirtuar completamente a própria actividade campista. Uma Federação de Campismo não consegue possuir e gerir mais do que 9 parques para um país com uma extensão de costa de mais de 600Km? E se a isso for somado o Interior do país... . Como quer a Federação sequer poder contar com a presença de AutoCaravanistas com uma oferta limitada a 9 parques? Este numero não pode ser apresentado como “solução” para o AutoCaravanismo, como se quer fazer parecer nas declarações ao JN.
Será um cidadão obrigado a pertencer a um clube ou Federação para poder acampar? Julgo que não, tal ideia é inaceitável.

Para mais, quanto ás condições dos parques de campismo que esses sim, devem ser o principal alvo das preocupações e acções da FCMP, a esmagadora maioria é lastimável. Desde violações gravíssimas á segurança (com parques hiper-lotados todo o Verão e alguns todo o ano) a Caravanistas Residentes que fazem da sua Caravana uma “barraca” residencial permanente (desvirtuando completamente da actividade campista) são infelizmente exemplos bastante comuns e que em nada vejo a FCMP agir. Será que a FCMP apenas controla os seus parques e nada faz pela legalidade e condições dos restantes? Julgo que assim será. A razão talvez seja o facto de os responsáveis da FCMP (tanto os actuais como todos os anteriores) não se quererem aborrecer em fazer algo que deveria ser a sua prioridade, pelo cargo que ocupam: fazer algo em prol do Campismo. É fácil gerir apenas o “nosso quintal” e fechar os olhos aos restante, mas é uma atitude deplorável... .

Não me irei alongar mais, apenas irei referir que para uma próxima oportunidade a que seja a FCMP chamada a prestar declarações acerca da actividade AutoCaravanista, que remeta o assunto para o Clube Portugues de AutoCaravanas, para o CampingCar Portugal ou para o Movimento Independente para Desenvolvimento do AutoCaravanismo em Portugal, para o “grande público” ser esclarecido de forma correcta por quem pratica e logo, conhece o AutoCaravanismo Portugues.

Cordialmente,

Jorge Ribas, Campista, Caravanista e AutoCaravanista.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Paulo » quarta ago 27, 2008 10:33 pm

A título de complemento de informação, tomo a liberdade de aqui colocar a cópia da mensagem que o companheiro Ruy Figueiredo (Presidente do CPA) disponibilizou no fórum do respectivo clube:

foi com a mesma indignação que a maioria dos nossos associados que o C.P.A. sentiu e de imediato foi feita uma resposta ao J.N. no entanto tivemos que optar por apenas uma noticia de 900 caracteres como resposta.
Espero que saia no jornal de amanhã, dia 28 de Agosto.
Segue a missiva enviada.

Autocaravanas á margem da lei

O Clube Português de Autocaravanas, não pode deixar de se pronunciar sobre uma realidade crescente. Reconhecendo comportamentos menos cívicos que repudia, há, em Portugal, uma enorme desinformação das autoridades sobre o uso de autocaravanas em espaços públicos. O CPA tem vindo a colaborar com várias autarquias, conscientes da mais valia que o autocaravanismo traz às localidades, na construção de áreas de serviço para autocaravanas. Várias já existem, estando previstas uma dezena. Não se entendendo ser este um assunto a tratar, favorecer-se-á o autocaravanismo selvagem com o que traz de mau. A falta de legislação e condições não permite que se actue, numa actividade que faz parte do turismo. Rejeita o CPA que se considere os autocaravanistas uma praga, quando o que se passa é o acordar tardio para uma realidade. Estamos atrasados e mais ficaremos com autoridades a fecharem os olhos.
Ruy Figueiredo
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes