Teste de aerogerador Rutland 913

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Teste de aerogerador Rutland 913

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 24, 2011 12:12 am

Boas

Para o conhecimento de todos estou a testar em minha casa um aerogerador Rutland 913, que poderá vir a ser utilizado em autocaravanas.

Nesta fase, já estou a utilizar para todas as minhas bricolages, a energia fornecida e acumulada em bateria de ácido normal de 95ah, por este pequeno aerogerador.

Para os mais curiosos aqui fica o link para a datasheet.

http://www.google.com/search?q=datashee ... 1I7SNYK_en

Para já estou a testar diversos aspectos:

1 - Amperagem versus velocidade do vento
2 - Voltagem e regulação de carga (Com o regulador solar de 12Ah)
3 - Travão electrico
4 - Vibrações e ressonâncias

Cumps
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Mensagempor cookie » quinta fev 24, 2011 8:29 am

os aerogeradores são uns complementos interessantes para conseguir energia na ac a qualquer altura do dia/noite, desde que para tal haja vento.

nas nossas saídas normalmente apanhamos vento, muito vento...

aguardamos com muito interesse as conclusões desta experiência.
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Mensagempor RuckFules » sexta fev 25, 2011 7:32 pm

Boa tarde a todos.

Um dia bem passado com o companheiro Alexandre, a instalar um painel solar, carregador "inteligente" e bateria AGM na minha AC, onde, entre furos e passagens de cablagens, houve também algumas trocas de ideias e informações sobre energia a bordo de uma AC.

De salientar que, toda a electricidade utilizada nesta montagem (berbequim, serra tico-tico, ferro de soldar, etc) foi gerada pelo Rutland, armazenada numa bateria, e convertida a 220VAC pelo inversor Effekta de 1000W.

Mas como este tópico é referente ao aerogerador, e como uma imagem vale por mil palavras, com a devida autorização do companheiro Alexandre, aqui ficam não uma, mas três imagens.

O Rutland 913:
Imagem

Em grande rotação, e nem sequer havia muito vento:
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O sistema de fixação:
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Mensagempor Aleluia » domingo fev 27, 2011 10:10 pm

Boa noite, companheiros.
Já agora um esclarecimento em relação aos aerogeradores.
Os mesmos quando estão em rotação não fazem um zumbido incomodativo??
Saudações.
Aleluia
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Primeiras Conclusões

Mensagempor alexandrechora » terça mar 01, 2011 11:10 pm

Boas a todos

Após 5 dias de testes deste aerogerador, posso adiantar algumas conclusões:

1- O desempenho do aerogerador na produção de amperes versus velocidade do vento, está muito proximo com os valores anunciados pelo fabricante, até talvez superando os valores anunciados, é que com rajadas de 50 km/h vi o bicho a fazer 16Ah com uma tensão de 13,5volts.

2- O regulador de carga necessário para gerir a carga das baterias, basta o regulador simples de 25eur, também testei com o regulador computorizado, que efectivamente tem uma carga mais eficiente das baterias sejam elas quais forem. O aerogerador para funcionar normalmente não precisa dos reguladores de carga dispendiosos que o fabricante aconselha.

3- Adaptei um travão electronico, que não é mais que um shunt de curto circuito, que trava o aerogerador em caso de emergência ou simplesmente por vontade do utilizador. A sua utilização deve ser equacionada quando o aerogerador diminui a velocidade entre rajadas e sempre quando está a fazer não mais de 5ah, se não respeitarmos esta norma, arriscamo-nos a simplesmente de destruir o rotor, devido a uma paragem demasiado brusca, não tendo consideração pela inercia envolvida no processo.


No curto prazo postarei mais conclusões e companheiro Aleluia, não me esqueci da sua interrogação, estou a testar e a tentar encontrar soluções, a sua preocupação como deve calcular também é minha.

Ao companheiro Ruckfules o meu especial obrigado pelas excelentes fotos que postou.

Cumps

Alexandre
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Novas conclusões

Mensagempor alexandrechora » domingo mar 27, 2011 10:12 am

Boas a Todos

Passados 30 dias de testes, e após diversas tentativas na resolução de algumas questões relacionadas com a ressonância do aerogerador em carga, ainda existe um som emitido pela produção energética do rotor, que é detectavel e durante a noite, no silencio é incomodativo, ao ponto de se ter de accionar o travão electronico do aerogerador, para podermos descansar no silencio.

Efectivamente não se trata de um defeito do aerogerador, até porque este quando está a rodar livre sem estar a carregar baterias, as pás em rotação são silenciosas. A questão da ressonância apenas surge quando se inicia a carga, e depende da velocidade do vento e da carga da bateria, ou seja é tanto mais intenso quanto maior é a velocidade do vento e menor é a carga da bateria.

O Rutland 913, é dos melhores micro aerogeradores do mercado, com 910mm de diametro do rotor e 10,5kg de peso, com uma construção de excelente qualidade. E com uma produção energética que se coaduna com as nossas necessidades enquanto autocaravanistas, no entanto na minha opinião não serve os nossos interesses enquanto ACs Ligeiras.

Ainda assim, para pequenas aplicações estáticas como, casas de campo, iluminação de jardins, pequenas aplicações como bombas de água, torres de comunicações, vedações electricas, portões electricos, etc. O Rutland 913 pode assegurar o seu funcionamento adequadamente.

Como potencial solução dentro da gama dos micro aerogeradores, após algum tempo de investigação, surge apenas o mais pequeno aerogerador produzido industrialmente. O Rutland 504, este pesa cerca 3,5kg que é excelente para a utilização pretendida em AC, no entanto e segundo a produção energética anunciada pelo fabricante, não serve os nossos interesses e necessidades energéticas, ainda sob pena, de fazer também a tal ressonância em carga, tal como o 913, mas com uma agravante produz um 1/3 da energia deste.

Pelos factos observados e adquiridos com 913, ainda estou a ponderar se encomendo o 504 para fazer testes.


Concluo nesta fase que a melhor solução para a autonomia energética em autocaravanismo, passa inevitavelmente por ter capacidade de produzir energia fotovoltaica, e ter capacidade de armazenamento em baterias AGM, em amperes sucientes para o tipo de aplicação que cada um de nós tem.

Para os companheiros, a titulo de curiosidade quiserem vir ver o aerogerador em funcionamento podem contactar-me e observarem presencialmente o que afirmo... talvez até surgam novas ideias e sugestões, que possam ajudar a resolver a questão da ressonância em carga do aerogerador.

Cumps

Alexandre
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Re: Novas conclusões

Mensagempor bushman » terça abr 05, 2011 10:19 pm

alexandrechora Escreveu:
Como potencial solução dentro da gama dos micro aerogeradores, após algum tempo de investigação, surge apenas o mais pequeno aerogerador produzido industrialmente. O Rutland 504, este pesa cerca 3,5kg que é excelente para a utilização pretendida em AC, no entanto e segundo a produção energética anunciada pelo fabricante, não serve os nossos interesses e necessidades energéticas, ainda sob pena, de fazer também a tal ressonância em carga, tal como o 913, mas com uma agravante produz um 1/3 da energia deste.

Cumps

Alexandre


Caro Alexandre

Como me desafiou á pouco por telefone :lol: , aqui fica a minha opinião e ideia tambem para todos os utilizadores.

Como sabe sou entusiasta das energias renováveis, como tal, continuo como disse a pensar no Rutland 504 (seguindo a sua opinião).
Concordo com a pouca potencia do 504, mas este vai servir como complemento ao painel solar que tenho ( 8) ainda não coloquei as fotos :P ).
Segundo as informações da Marlec, o 504 debita uns 2 a 3 Ah com ventos de 20 a 25 knots, normalmente é esta a velocidade de vento que utilizo para fazer kitesurf, é frequente estar 20 knots, assim sendo o Rutland 504 está a produzir 2 Ah por exemplo durante a noite, quando o painel não está a produzir nada e quando existe maior consumo na AC.
O meu painel produz normalmente uns 2,5 a 4 Ah, nunca o vi fazer melhor, pelo menos até agora.
Em termos da resonancia desconheço totalmente, mas com o habito provavelmente torna-se habito :roll: ou não ? :P

Estou a ponderar ir a Londres em Maio buscar o 504 e se for, prometo istalar de imediato, para postar aqui a minha experiençia.
Poderá ve-lo in loco a 17 e 18 de Junho na prova de orientação aí em Peniche, espero que nessa data sopre a brisa habitual que aí costuma estar :D


Um abraço e boa trip. :wink:
bushman
 
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