Uma vinheta para as ACs

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Uma vinheta para as ACs

Mensagempor Mcas » quarta jan 12, 2011 12:51 am

E que tal uma vinheta (obrigatória) para os autocaravanistas "colaborarem" na construção e equipamento das AS? A sugestão vem de França, onde, como sabemos, as coisas fervem primeiro e mais depressa do que aqui, e foi expressa num relatório de dois deputados franceses à Assembleia Nacional.
O que acham?
A proposta é referida no editorial de uma revista francesa da especialidade.
http://viajantelusitano.wordpress.com
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

vinheta

Mensagempor decarvalho » quarta jan 12, 2011 5:49 am

Parabens MCAS

Interessante e importante tema.
Parabens! Este tema não deve ser ignorado mas antes debatido e reflectido entre os portugueses também.
Não faltará quem (fundamentalista) não se revolte logo contra potenciais atentados contra a total libertinagem do uso da autocaravana a todo o tempo, em qualquer local, de qualquer maneira e gratuitamente.
Espero porém, que a maturidade do Movimento Autocaravanista, e dos seus leaders de opinião responsaveis, possa encarar este tema em profundidade e com serenidade.

Boas voltas e reviravoltas, e também de neurónios...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor txinho » quarta jan 12, 2011 10:16 am

Tema bastante interessante e oportuno tendo em conta os tempos que decorrem para o autocaravanismo, alguns municipios vedam a entrada ás AC's outros abraçam-nas, jornalista escrevem sem informação, etc.
Com a criação dessa vinheta "imposto" :roll: (na minha opinião não deve ser obrigatória, somente para quem quiser ajudar e utilizar as AS em Portugal) seria uma forma de regulamentar definitivamente o Autocaravanismo em Portugal e acabar com a ideia errada que a população em geral tem dos Autocaravanistas (paga o justo pelo pecador :twisted: ).
Tenho uma certa certeza que com a criação de um fundo para ajuda na criação de AS (isto será mais dificil de gerir do que parece 8)) não faltaram municipios que queiram aderir para impulsionar o turismo, mesmo os que neste momento não nos querem lá :wink:.
Em resumo é minha opinião e penso que da comunidade Autocaravanista em geral tudo que venha a criar melhores condições, serao politicas smpre bem-vindas :lol:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor cookie » quarta jan 12, 2011 11:36 am

desculpem mas ainda não percebi como é que a tal vinheta funcionaria...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

vinheta

Mensagempor decarvalho » quarta jan 12, 2011 12:30 pm

Parabens Txinho!
é assim mesmo! os problemas tem de ser encarados de frente, sem apriorismos, e com objectividade!

quanto a vinheta....ainda esta o assunto muito verde!!! e em França onde o problema se levantou ( e que o Blog do MCAS divulgou) não ha sequer propostas de regulamentação ....e por isso mesmo, deixei um comentario no blog do MCAS, e que vou retomar e publicar muito em breve com mais comentarios pessoais.

Porem...o tal selo, vinheta (imposto) poderia ser por exemplo, cobrado pelo Estado mas redistribuido as CM (como um adicional ao imposto de circulação) mas com todo o cuidado garantias, por ex:
1) so seriam distribuidos a CM com areas gratuitas existentes
2) poderiam servir para financiamentos de CM (Freguesias, institutos públicos) que fossem criar areas de AC
3) idem para privados (empresas, associações etc)

mas da discussão séria é que nasce a luz!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Helder » quarta jan 12, 2011 1:34 pm

Boa tarde
No meu ver, acho que a tal "vinheta", além do seu custo ( mais uma despesa), resolvaria o problema. E aqueles que não adquirirem a vinheta, como é?, e os estrangeiros que frequentam o nosso cantinho?
Muitos autocaravanistas utilizam parques de campismo, como é, vão ter que comprar também?
Não acho solução mas sim problema
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor siroco » quarta jan 12, 2011 2:13 pm

Mais um imposto?!? :shock: Nesta altura é o que menos se precisa.

E para onde é que ia o dinheiro? Provavelmente para onde vão as outras taxas e impostos. Não obrigado, já dei para esse peditório.

Ah! Já sei, tinha de ser regulado, controlado e fiscalizado, de preferencia tão bem como o foram o BPN e o BPP... :roll:

Mas sempre servia para se criar mais um Instituto/Observatório com os respectivos administradores. :twisted:
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor cookie » quarta jan 12, 2011 2:24 pm

siroco Escreveu:Mais um imposto?!? :shock: Nesta altura é o que menos se precisa.

E para onde é que ia o dinheiro? Provavelmente para onde vão as outras taxas e impostos. Não obrigado, já dei para esse peditório.

Ah! Já sei, tinha de ser regulado, controlado e fiscalizado, de preferencia tão bem como o foram o BPN e o BPP... :roll:

Mas sempre servia para se criar mais um Instituto/Observatório com os respectivos administradores. :twisted:

num país como o nosso provavelmente era isso que aconteceria... :roll:
não sei porquê mas não me parece que fosse funcionar...
cookie

Mensagempor RuckFules » quarta jan 12, 2011 5:17 pm

siroco Escreveu:Mais um imposto?!? :shock: Nesta altura é o que menos se precisa.

Amén!

Mais impostos, mais bolsos para encher (o resto nem é preciso acrescentar...vive-se em Portugal. Na minha modesta opinião, talvez um pouco diferente de França)

Já para não falar na disparidade que cada utilizador deste tipo de veículos tem, e a injustiça que seria um imposto uniforme. Há quem saia uma vez por mês (logo usaria uma área de serviço por mês), há quem saia com bastante regularidade, logo uma maior utilização das AS.

Sou antes a favor de uma maior fiscalização nos abusos dos "auto campistas", em elevadas coimas para quem fizer despejos em locais indevidos, e para as restantes infracções respeitantes ao autocaravanismo. Quando todos forem obrigados a "andar na linha" e a usar as devidas áreas de serviço, com o crescimento que se tem vindo a demonstrar no autocaravanismo, as áreas de serviço passarão a pagar-se a elas próprias. E aí sim, sou completamente a favor do pagamento pelo uso dessas AS, mas das que eu usar!.

Nota: sou a favor da utilização das AS (pagas) para a devida manutenção das ACs, não para nos acantonarem onde bem lhes apetece.
Acho que a maioria optou por este meio de estar/viajar pela liberdade que lhe concede.

Cumprimentos
Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor cookie » quarta jan 12, 2011 6:09 pm

RuckFules Escreveu:Amén!

Mais impostos, mais bolsos para encher (o resto nem é preciso acrescentar...vive-se em Portugal. Na minha modesta opinião, talvez um pouco diferente de França)

Já para não falar na disparidade que cada utilizador deste tipo de veículos tem, e a injustiça que seria um imposto uniforme. Há quem saia uma vez por mês (logo usaria uma área de serviço por mês), há quem saia com bastante regularidade, logo uma maior utilização das AS.

Sou antes a favor de uma maior fiscalização nos abusos dos "auto campistas", em elevadas coimas para quem fizer despejos em locais indevidos, e para as restantes infracções respeitantes ao autocaravanismo. Quando todos forem obrigados a "andar na linha" e a usar as devidas áreas de serviço, com o crescimento que se tem vindo a demonstrar no autocaravanismo, as áreas de serviço passarão a pagar-se a elas próprias. E aí sim, sou completamente a favor do pagamento pelo uso dessas AS, mas das que eu usar!.

Nota: sou a favor da utilização das AS (pagas) para a devida manutenção das ACs, não para nos acantonarem onde bem lhes apetece.
Acho que a maioria optou por este meio de estar/viajar pela liberdade que lhe concede.

Cumprimentos
Carlos

concordo plenamente.
cookie

Mensagempor joaquim » quarta jan 12, 2011 6:46 pm

Ponham-se com "ideias" ponham e depois vão ver o que vai acontecer...Sou a favor de um pagamento, justo, pela utilização das AS...agora, "vinhetas", impostos, vai lá vai...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor José Queirós » quarta jan 12, 2011 6:59 pm

Boa tarde.

Penso que neste País será preferivel incrementar as AS pagas.
É talvez um dos equipamentos a que melhor se aplica a filosofia do utilizador/pagador. Também se resolve a questão do pagamento dos companheiros estrangeiros que nos visitam. E evitam-se as burocracias!
Por outro lado os promotores das AS também verão mais garantidamente o retorno do seu investimento... É que isto da fiscalização e regulação é muito dificil por estas bandas... e não tem resultado muito bem, pois não?...

José António Queirós.
José Queirós

Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Mensagempor caraujo » quarta jan 12, 2011 7:52 pm

Boas noites,

Ah pois é! Como sería de esperar é um assunto difícil.

A minha opinião é que o pagamento de uma taxa de utilização, desde que JUSTA...aqui está logo mais um problema...o que é JUSTO, para mim pode não o ser para outro utilizador...ora vejamos, quanto poderá custar a sua utilização:

-despejo de águas cinzentas...limpeza da zona de despejos, se assim se justificar e necessitar e que devería sempre acontecer, faltando para isso normalmente condições (10-20lt água)
-despejo e limpeza de uma cassete WC (10lt água)
-encher a A/C de águas limpas (100-120lt de água)....

Pois é, só aqui já gastámos entre 120 a 150lt de água, ora e quanto custa 120lt de água? E pior ainda, sabendo nós que as tarifas de água têm por base no seu custo, por metro cúbico, o ser mais caro, quanto maior é o seu consumo...já estamos a ver que as contas não são fáceis, mas por certo não são baratas.

E agora a manutenção das infraestruturas, reparações de vandalismos, etc, etc...

Meus amigos a execução e manutenção de uma AS, não fica nada barata e temos que ter isto em mente, sempre que andarmos por aí a reclamar que não há AS suficientes no nosso país, e realmente não há...pelo menos com distribuíção homogénea.

Muito se tem feito, e estou certo que muito se vai fazer, através da "nossa pressão" indivídual ou colectiva, mas o facto é que, de uma maneira, ou outra, temos que pagar e estou certo que ninguém ache justo que o dinheiro para isso venha do ESTADO (aquela entidade que tanto "paira" sobre o nosso imaginário português e que tem, à boa moda portuguesa culpa de TUDO...).
Ora vindo de fundos pagos através de impostos...e lá vamos nós (à boa maneira portuguesa, nada iguísta) dizer, "mas se eu não uso as AS, porque tenho que pagar as AS dos outros?" (...será que essas pessoas não têm razão?) ou pagos através de uma vinheta, ou de uma taxa fixa de utilização, tanto faz, mas se ajudar a contrinuir para a melhoria, então tem que ser feito.

Temos que ter em mente que em muitos países as AS são, maioritáriamente, pagas e o mais engraçado é que quanto mais rico o país mais eles cobram (caso genérico dos países nordicos)...será que eles não sabem o que andam a fazer????

Conclusão:

-Vinheta com pagamento anual: porque não! Desde que justificasse a sua utilização, não vejo mal nisso...ora mas se utilizar poucas vezes, então pago quando utilizo a AS...e assim deixava de haver a questão do efeito psicológico, ou real, de pensarmos que andamos uns (aqueles que usam pouco) a pagar para os outros (os que usam muito). Os estranjeiros, tinham o mesmo tratamento, ou seja, à entrada no país podem comprar a vinheta, ou então pagam por cada utilização.

Já lá vão muitos anos, em que um senhor disse, mais ou menos o seguinte: "não perguntem o que o País pode fazer por vós, mas sim o que nós podemos fazer pelo País"....

Tudo isto sería bonito e genuíno, mas........eu sei, eu sei, mas já ninguém acredita nesta cambata de GOVERNANTES, que logo á partida são tudo menos GOVERNANTES, mas sim POLÍTICOS PROFISSIONAIS, pois se eles realmente fossem bons GOVERNENTES (gestores), estavama a trabalhar e a ganhar o bem bom numa Multinacional...e por isso logo começamos a pensar que o nosso dinheiro iria servir para encher os bolsos a mais uma meia dúzia de Srs...e talvez com razão!

Peço desculpa por me ter alongado tanto, mas por certo que muito mais havia para dizer.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Re: vinheta

Mensagempor RuckFules » quarta jan 12, 2011 9:07 pm

decarvalho Escreveu:[...]
Não faltará quem (fundamentalista) não se revolte logo contra potenciais atentados contra a total libertinagem do uso da autocaravana a todo o tempo, em qualquer local, de qualquer maneira e gratuitamente.
[...]

Se eu entendi bem, o assunto em questão tem a ver com áreas de serviço, não com o uso da autocaravana.
Porque no que toca ao uso da autocaravana, sou totalmente contra a libertinagem, mas faço questão de ter a minha liberdade de usar a minha autocaravana todo o tempo que eu quiser e entender, limitado apenas à minha disponibilidade. Sou a favor de a utilizar em qualquer local, que eu bem entender, respeitando sempre o código da estrada, não causando incómodo a ninguém, e tendo atenção às dimensões do veículo em questão. Sou a favor de o fazer gratuitamente (parqueamento), tal como o faria com o meu veículo automóvel onde o estacionamento não seja pago, nem haja interdição à circulação de veículos automóveis.
Se isso é ser fundamentalista, eu sou.
Se eu quisesse que me limitassem as minhas opções de escolha de onde ficar, e ter que pagar, teria comprado uma caravana (bem mais barata na aquisição e manutenção), não uma autocaravana.

O problema em questão, dificilmente será ultrapassado, pois a principal solução dependeria do bom senso, algo cada vez mais escasso no ser humano.

São criados diariamente taxas e impostos, alguns de uma criatividade tão hilariante que não lembrariam a ninguém, a não ser a estes nossos (des)governantes. À parte que me toca já chega. É que a mim custa-me a ganhar.

O assunto para mim é tão simples como:
Usa a AS : Paga!

Despeja águas no chão? Paga coima.

Acampa na via pública ? Paga coima agravada, e por mim daria até cassação da carta de condução! E iam ver como entravam na linha.

Desculpem o desabafo, mas eu sou daqueles que quando se falam em mais impostos salta um bocado a "carica". Se calhar sou fundamentalista.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

AS

Mensagempor psalreta » quarta jan 12, 2011 9:46 pm

Não concordo com essa ideia. Na minha opinião deverá ser utilizado o critério do "utilizador-pagador". Quem utilizar as áreas de serviço paga o serviço, isso sim é justo.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes