Separador de corrente

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Separador de corrente

Mensagempor danibeja » sábado mai 01, 2010 12:17 pm

Bom dia,

Gostava de saber se algum companheiro possui um separador de corrente, pois numa casa de material para barcos disseram-me que era a solução que utilizavam para que um alternador carregue até três baterias de forma separada e ao mesmo tempo.

Gostava de saber a opiniões....

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

O que me foi explicado, foi que os fios positivo e negativo do alternador (da esquerda para a direita, sendo o negativo a ranhura) ligam directamente ao aparelho e depois saem positivos (os três parafusos da direita) que ligam ao pólo positivo das baterias, o negativo da bateria faz massa no carro/AC.

Poderá estar aqui uma excelente solução para mim... , só que custa cerca de 200 Euros!?!?

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor KOBRA » sábado mai 01, 2010 9:19 pm

Boas :

E sabe ate que potencia de bateria aceita esse aparelho??
Tem outras soluçoes mais economicas que sao os separadores da scheiwer que pode acopolar baterias ate 300 W.
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

separador corrente

Mensagempor danibeja » sábado mai 01, 2010 9:38 pm

Boa noite,

Pelo que eu percebi este separador de corrente está dependente do debito de energia por parte do alternador, se o alternador está preparado para carregar baterias de 90amperes, é essa a capacidade de carga, que com o efeito de separação, se duas das três baterias estão carregadas, a energia será apenas recebida pela bateria que está com pouca carga, não passando pelas outras duas.

Mas continuo com muitas duvidas em relação ao seu funcionamento, se o companheiro Kobra sabe onde posso encontrar um aparelho com estas características agradecia que me informasse.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor caminheiro » sábado mai 01, 2010 10:45 pm

Boa noite companheiro Danibeja
Quem não tem cão caça com gato.
Pode-se estar equipado com uma parabólica automática mas também vemos TV com uma manual.
A maior parte dos frigoríficos trivalentes não são de comutação automática mas também teremos cerveja fresca fazendo nós a comutação manual da fonte de energia.
Eu tenho parabólica e frigorífico automáticos mas no que respeita a baterias não quero nada de automatismos e muito menos de baterias em paralelo. Tenho 2 baterias para alimentação de célula mas a carga ou o débito é feito por uma só bateria (a bateria de serviço) e a outra é a de reserva. Raramente tenho necessidade de recorrer à bateria de reserva e por isso de tempos a tempos inverto o regime de funcionamento das baterias para lhes dar um desgaste homogéneo. Esta solução é valida para qualquer número de baterias de alimentação da célula e é realizável com os corta corrente de bateria há venda na Nor…. . Quando a bateria de serviço está prestes a esgotar é preciso ligar manualmente o corta corrente da segunda e desligar o corta corrente da primeira.
É um sistema de carregar pela boca mas da máxima fiabilidade e muito barato. Infelizmente não é automático.
Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor KOBRA » domingo mai 02, 2010 11:13 am

Boas Danibeja :

Se for a campovana na margem sul e falar com o Rui ele explica-lhe tudo e fornece/monta o aparelho que e muito pequeno e trabalha na perfeiçao eu ja montei dezenas deles e nunca deu problemas de ordem alguma e nao nessecita de andar a chuva quando uma bateria for abaixo :lol:
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

Mensagempor danibeja » terça jun 07, 2011 7:11 pm

Boa tarde,

Depois de muito pesquisar e inventar (com diodos), hoje fui à DND na Doca da Belém (casa de material Náutico), e encontrei exactamente o que procurava e a muito bom preço.

Agora o facto de ter baterias de diferentes amperagens já não é um problema, já posso ligar as baterias todas da AC ao Alternador...

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que mais esta alteração, sirva para os companheiros tirarem ideias para solucionar os vossos problemas...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Separador de Corrente

Mensagempor Joaquim Silva » terça Oct 25, 2011 6:54 am

Bom dia
Preciso de saber onde fica a CAMPOVANA, pois não encontro nem na Net nem nas pag. amarelas. Se souber o contacto, morada, telefone, ou outro modo de lá chegar, agredeço.
cumpts

KOBRA Escreveu:Boas Danibeja :

Se for a campovana na margem sul e falar com o Rui ele explica-lhe tudo e fornece/monta o aparelho que e muito pequeno e trabalha na perfeiçao eu ja montei dezenas deles e nunca deu problemas de ordem alguma e nao nessecita de andar a chuva quando uma bateria for abaixo :lol:
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva

Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm

Mensagempor jgomes » terça Oct 25, 2011 8:25 am

Bom dia

O companheiro KOBRA escreveu: «campovana na margem sul e falar com o Rui».

O companheiro Joaquim Silva precisa saber e não encontra a campovana.

Não será SOLVANA, pois o gerente é o Rui!?

Um abraço
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Separador de Corrente

Mensagempor Joaquim Silva » terça Oct 25, 2011 5:18 pm

Boa tarde
Companheiro JGomes, é de certeza isso mesmo. houve troca de nome pois são semelhantes e sería uma grande coincidência.
Obrigado, vou passar por lá.

jgomes Escreveu:Bom dia

O companheiro KOBRA escreveu: «campovana na margem sul e falar com o Rui».

O companheiro Joaquim Silva precisa saber e não encontra a campovana.

Não será SOLVANA, pois o gerente é o Rui!?

Um abraço
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva

Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes