Companheiros:
Na sequência do que prometi atrás neste tópico, escrevi (por correio electrónico) ao Sr. Provedor de Justiça manifestando-lhe a minha opinião acerca do assunto.
Não querendo abusar da vossa paciência, deixo aqui a quem interesse o essencial da minha carta.
Sei que me arrisco a ser "maltratado" por algum companheiro que discorde de mim, mas não me importa. Fiz apenas o que me dita a minha consciência e considero que a expressão das minhas convicções não é dirigida a atingir ninguém uma vez que a todos quero respeitar.
Eis então a carta:
-----------------------------------------------------
Exmo. Senhor Provedor de Justiça:
Excelência:
Tive conhecimento, através de fóruns na Net nos quais participam autocaravanistas, que a Provedoria de Justiça terá sido solicitada a pronunciar-se sobre a existência ilegal ou não regulamentada de sinalética em Portugal relativa a autocaravanas.
Essa sinalética, por regra implantada na via pública por iniciativa das autarquias, impõe habitualmente restrições ou interdições ào estacionamento e à circulação de autocaravanas em determinados locais, em claro desrespeito pelo princípio da igualdade de direitos, uma vez que não são simultâneamente aplicadas as mesmas disposições a veículos automóveis com características idênticas (nomeadamente quanto às dimensões e peso).
Casos há até em que nos locais em que se interdita a permanência e a circulação de autocaravanas (na maioria veículos ligeiros) não só não se interdita a permanência e a circulação de outros tipos de veículos ligeiros semelhantes às autocaravanas, como não se proíbe expressamente a permanência e circulação nesses espaços de veículos pesados!
Trata-se, no fundo, de um "conflito" com origem em interesses económicos muito particulares que não cabe aqui discutir.
Tanto quanto julgo saber, V. Exa. ter-se-á oposto à filosofia que dá crédito a esse tipo de sinalética "persecutória" anti-autocaravanista, nomeadamente no âmbito do Plano de Ordenamento da Costa Vicentina, posição essa com a qual não posso deixar de me congratular.
Acontece que é meu anseio, enquanto autocaravanista, a exemplo do que tenho constatado em outros países da Europa por onde viajo, que passe a existir no meu país sinalética relativa às autocaravanas, devidamente regulada por legislação que lhe respeite, mas destinada muito pelo contrário a "informar e a proteger" os autocaravanistas (e não a persegui-los). Portugal enferma, como facilmente se percebe, por omissão dessa sinalética que me atrevo a classificar como "simpática" para os autocaravanistas, de um atraso em relação à realidade europeia que não tem passado despercebido a quem nos visita.
Alguma da sinalética a que me refiro pode ser, por exemplo, consultada num link oficial francês trazida a um dos fóruns autocaravanistas por um dos seus participantes mais activos, e que por isso tomo a liberdade de trazer aqui em segunda mão:
http://a.ccl.free.fr/actions/etapeslibe ... signal.htm
Face a tudo isto acredito que está em causa não só o respeito pelo princípio da igualdade de direitos, muito bem defendido por V. Exa., como a própria imagem do país e a necessidade de uma certa harmonização legislativa com o resto da Europa relativamente a esta matéria.
Não representando eu ninguém no universo autocaravanista, e por isso invocando aqui apenas as minhas convicções pessoais, venho muito respeitosamente solicitar a melhor atenção de V. Exa. para este assunto.
Com os melhores cumprimentos