Contra a Criação do Sinal

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Contra a Criação do Sinal

Mensagempor errante » segunda abr 12, 2010 1:43 am

Contra a criação de um sinal de trânsito com o pictograma de uma autocaravana.

Divulga-se nesta nota o texto da mensagem que foi enviada para o e-mail do Sr. Provedor de Justiça. Todos aqueles que concordem com o seu conteúdo só têm 2 coisas a fazer:1ª-- copiam o texto seguinte e enviam-no para o email: provedor@provedor-jus.pt (não se esqueçam de primeiro se identificar no final do texto)2ª-- reenviam a mensagem aos vossos amigos autocaravanistas convidando-os a fazerem o mesmo.O autocaravanismo itinerante e livre agradece o esforço que isto possa representar para vocês.-

___________________________________________________________________________Exmº
Senhor Provedor de Justiça,

Dr. Alfredo José de Sousa

Através do Blog associado ao Alenquer Camping (http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ao-de.html ), tomei conhecimento de que o Dr. Luís Nandin de Carvalho, autor do referido Blog, apresentou a V.Exª (em 16 de Março de 2010) uma queixa por considerar haver uma “omissão de sinalização adequada às autocaravanas”, reclamando de V.Exª que se digne providenciar a criação de “novos sinais de trânsito com o pictograma de autocaravanas no RST – Regulamento de Sinalização e Trânsito”.Excelência. Estou absolutamente seguro de que o Senhor Provedor avaliará com a sabedoria a que nos habituou a pretensão do Dr. Nandin de Carvalho. Todavia, como cidadão e como autocaravanista que sou, sinto ter o dever de junto de V.Exª testemunhar que:

1. O signatário da queixa não dispõe de qualquer tipo de mandato que lhe confira algum tipo de representatividade para falar em nome dos autocaravanistas portugueses.

2. Embora também eu não disponha de qualquer mandato dos autocaravanistas, cimento o meu testemunho no acompanhamento do que se tem passado nos últimos anos no movimento associativo, no contacto pessoal regular que tenho com autocaravanistas, assim como na leitura dos fóruns, blogs e sites da internet que frequento. Em consequência estou em condições de lhe assegurar que a ideia de criar um sinal específico que individualize o espaço de estacionamento das autocaravanas, apesar de muito esgrimida na internet por Nandin de Carvalho, não corresponde de modo nenhum a uma aspiração dos autocaravanistas. Pelo contrário, foram muito mais as vozes que publicamente se manifestaram contra tal ideia. Que além do mais iria criar uma desconformidade com a sinalética internacional de trânsito.

3. Na mesma base lhe direi que a grande ambição dos autocaravanistas é poderem estacionar as autocaravanas no espaço público em condições de igualdade com os restantes veículos ligeiros, obviamente no escrupuloso respeito pelo Código da Estrada e demais legislação que regula o comportamento dos indivíduos no espaço público.

4. Salvo melhor opinião jurídica, entendo que para ver a ambição supra referida assegurada, não é necessário nenhum novo sinal, muito menos um sinal que possa vir a ser utilizado para discriminar negativamente o estacionamento das autocaravanas.

5. Mais informo V.Exª que o problema recorrente com que neste domínio os autocaravanistas se confrontam é com a proliferação de sinais de proibição de estacionamento às autocaravanas, normalmente “suportados” por Regulamentos Municipais elaborados a coberto da competência que o Governo delegou nas Autarquias para regulamentarem o “campismo ocasional”. Abusivamente, a nosso ver, as Autarquias definem autocaravanismo como uma modalidade de campismo, para, consequentemente, considerarem que a pernoita em autocaravana fora dos campings se trata de campismo selvagem, este sim punível, e bem, pela lei geral. Como é fácil de ver, o entendimento internacional de autocaravanismo nada tem a ver com o conceito de “campismo ocasional” que levou o legislador a sentir necessidade de o regulamentar e licenciar.

Certo do bom uso que fará deste meu testemunho, informo V.Exª que o considero de natureza pública, pelo que o divulgarei na comunidade autocaravanista.

Apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,

Nome, profissão e Nº BIMorada
errante

Registado: quarta mar 26, 2008 1:06 am

tretas....

Mensagempor decarvalho » segunda abr 12, 2010 9:16 am

Ora vivam leitores atentos do Forum!

Caso pretendam pronunciar-se sobre a questão da necessidade de sinalizaçao favoaravel as autocaravanas, quer quanto a identificaçao de areas de estacionamento e pernoita, quer quanto a estações de serviço... evidentemente que podem escrever e apoiar o Provedor de Justiça nas diligencias ja feitas quanto a necessidade de um pictograma com o simbolo da autocaravana.

Como resulta clarissimo de outro topico deste forum (plano de ordenamento do Sudoeste alentejano e Costa Vicentina)
esta em: http://www.campingcarportugal.com/forum ... highlight= vêm aí tempos favoraveis aos autocaravanistas, que se devem em grande parte a comprovaçao (juridica) da inconstitucionalidade da regulamentação dos POOC quanto a sua discriminação negativa do estacionamento das autocaravanas, e que em boa hora apresentada sob a forma de queixa ao Provedor de Justiça teve bom seguimento ... ( e ja teve acolhimento na CM de Cascais quanto a Area protegida de Cascais/Sintra, conforme divulgado no I Seminario Nacional do Autocaravanismo de 2009)

Ora, ninguem de bom senso e de boa fé podera recusar que tais areas reservadas a autocaravanas não devam ser sinalizadas de forma clara e explicita, e entendivel por nacionais e estrangeiros, pelo que se torna indispensavel a utilizaçao dos sinais e pictogramas comunitarios claros, que todos nós que viajam bem conhecem das estradas europeias.

Pretender o contario....é desinformação...e favorecer o autocampismo, o campismo selvagem, a politica de terra queimada, e o laxismo de quanto pior melhor, e ainda criar situações de conflito entre autocaravanistas e populações e autoridades. Ou seja, situações que nada abonam para a boa imagem dos autocaravanistas cumpridores, e que a comunicaçao social e os inimigos do verdadeiro autocaravanismo itinerante não deixarão de explorar. Recusar a necessidade de existencia de sinalizaçao para autocaravanas, é objectivamente assumir uma atitude anti-autocaravanista de bota abaixo

Atente-se, aliás,que já vários organismos do Estado reconheceram que sinais adequados as autocaravanas estao em falta em Portugal, embora existam em varios paises Europeus, como todos os autocravanistas que viajam reconhecem a sua utilidade.

Não ha pois motivo para alarme social entre os autocaravanistas bem formados, e bem informados e esclarecidos, como é o caso dos leitores atentos deste Forum, que bem sabem ler, e portanto reconhecem como despropositada a alegação de que "a criação de um sinal de trânsito que só serve para nos acantonar nos campings" ou para perseguir os autocaravanistas....

Basta saber ler sem tresler, para ninguem de boa fé se deixar infectar por esta virose que ataca o movimento autocaravanista responsável, sempre defendido neste forum.

Para mais informação dos verdadeiramente interessados, ver o link:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... cioso.html
Editado pela última vez por decarvalho em segunda abr 12, 2010 4:55 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda abr 12, 2010 11:48 am

Companheiros:
Não vejo, sinceramente, onde possa estar o problema de se criar sinalização específica para autocaravanas, como já sucede alías por essa Europa fora, e já acontece no nosso próprio país em relação a determinadas classes de outros veículos.
Preocupa-me, isso sim, que já exista sinaléctica referente a autocaravanas em Portugal, mas sem qualquer enquadramento legal, ainda por cima sistematicamente para nos descriminar pela negativa.
Considero que toda a sinalética que for criada em Portugal relativa a autocaravanas, sobretudo se estiver compaginada com aquilo que de melhor se vai vendo lá por fora, só pode resultar em benefício para a nossa causa.
Acredito que essa sinalética, revestindo-se de valor essencialmente informativo (e provavelmente de menor valor regulatório), pode ajudar os autocaravanistas a encontrarem e a usarem espaços especificamente destinados à prática do turismo itinerante e actividades logísticas associadas.
Não receio que a existência dessa sinalética represente um risco de exclusão, porque não vejo acontecer isso na Europa. Continuarei a poder estacionar a minha AC na via pública e a pernoitar nela desde que cumpra as disposições legais, com o benefício de uma "protecção" acrescida à sombra dessa sinalética autocaravanista, à imagem do que encontro nos outros países. Quem quer vai para as áreas de serviço, mas não estamos impedidos de frequentar os mesmos espaços de veículos com características semelhantes aos nossos!
Reconheço que essa regulação sinalética vai dificultar a vida aos "autocampistas" uma vez que lhes será mais difícil encontrar um alibi para os seus comportamentos, mas isso é problema deles, não meu.
É nisto que eu acredito e procederei em conformidade, tendo em consequência decidido manifestar esta minha opinião pessoal ao Sr. Provedor de Justiça.
Boas rotações a todos.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Carlos Lopez » segunda abr 12, 2010 3:01 pm

Boa tarde

Tem que existir regras para ambos os lados, e estas tem que ser claras para não criar dúvidas na sua interpretação.
Não é admissível que alguns quando abandonam o local de pernoita deixem para trás lixo de qualquer espécie e os outros que se lixem. Se queremos que nos respeitem temos que ser os primeiros a respeitar. Com regras e as estruturas necessárias e bem sinalizadas para a manutenção das nossas viaturas será o pricípio do fim daqueles comportamentos que todos condenamos. Deixa de haver desculpas e poderá começar a existir penalizações para os menos bons autocaravanistas.

Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Placas... nem nos dentes!...

Mensagempor ANTRES » segunda abr 12, 2010 3:37 pm

Caríssimos
Nem quero acreditar... Quem se sinta um ''utilizador'' de AC, venha propor aos legisladores a criação de placas que se viram contra esses utilizadores...
Anda por aí muito AC ''travestido''... que nem o nome divulga nem a careta apresenta... uma tristeza...
Surgem... com objectivos ''encobertos'' mas... cândidamente apresentados como se de um ''rebuçado'' atirado a ''saloios''... para lhes adoçar o paladar... e depois... todos choram.
HÁ QUE TER UM POUCO MAIS DE DECÊNCIA E DE VERGONHA... coisa que vai caindo em desuso...
Se há quem transgrida... AUTUE-SE... já temos leis mais que suficientes para tal...
- Suja? Não pode... Não sou ''bufo''... mas a Autoridade que actue e autue...
- Faz descargas... Não pode... Idem... idem...
- Faz barulho... grita??? Mal educado... Não haverá placa que resolva...
- Ocupa mais de um espaço no estacionamento? Compete às autoridades actuar.
FORA - ABAIXO com os ''sem vergonha''...
Até lá... vou viajando que é para isso que tenho uma AC!...

E quanto às ''Trêtas Tuas!... Trinta e Duas!!!...''
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

placas e sinais

Mensagempor decarvalho » segunda abr 12, 2010 4:17 pm

Vivam e ainda bem que haja quem percebeu o que esta em causa.

Esta em causa apoiar o Provedor de Justiça em recomendar aos serviços de revisão do regulamento de sinalizaçao, e de acordo com uma lacuna ja detectada pelo INIR e pela ANSR (bem como por todos os autocaravanistas que não são adeptos nem do campismo selvagem, nem do autocampismo, um sinal identico aos europeus que todos os autocaravanistas conhecem:

Ou seja um sinal azul, rectangular ou quadrangular de permissao ou de autorizaçao e de conteudo informativo, e não um sinal redondo e de proibição e vermelho

claro que ha daltónicos, para quem tudo é vermelho....por isso aqui fica um desenho!
Imagem

Ou seja...
o mesmo sinal que encima esta página do forum....(nova base de dados...) para identificar areas ou estações de serviço para autocaravanas, e que com as devidas adaptações também serve e pela positiva, para indicar parques de autocaravanas, para pernoita ou estacionamento, e que sendo também azuis...significam...permissão...autorização...e informação aos veiculos que discriminam positiva e afirmativamente...no caso concreto as autocaravanas.

Não vale a pena teimar em contrario, pois até vem tudo explicado no código da estrada (para quem quiser ler, e não tresler por incofessaveis propósitos)

Decarvalho
(simplesmente)
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Re: Placas... nem nos dentes!...

Mensagempor Cunha » segunda abr 12, 2010 5:46 pm

ANTRES Escreveu:Caríssimos
Nem quero acreditar... Quem se sinta um ''utilizador'' de AC, venha propor aos legisladores a criação de placas que se viram contra esses utilizadores...
Anda por aí muito AC ''travestido''... que nem o nome divulga nem a careta apresenta... uma tristeza...
Surgem... com objectivos ''encobertos'' mas... cândidamente apresentados como se de um ''rebuçado'' atirado a ''saloios''... para lhes adoçar o paladar... e depois... todos choram.
HÁ QUE TER UM POUCO MAIS DE DECÊNCIA E DE VERGONHA... coisa que vai caindo em desuso...
Se há quem transgrida... AUTUE-SE... já temos leis mais que suficientes para tal...
- Suja? Não pode... Não sou ''bufo''... mas a Autoridade que actue e autue...
- Faz descargas... Não pode... Idem... idem...
- Faz barulho... grita??? Mal educado... Não haverá placa que resolva...
- Ocupa mais de um espaço no estacionamento? Compete às autoridades actuar.
FORA - ABAIXO com os ''sem vergonha''...
Até lá... vou viajando que é para isso que tenho uma AC!...

E quanto às ''Trêtas Tuas!... Trinta e Duas!!!...''

Embora o seu arrazoado não me seja dirigido, não posso deixar de tecer o meu comentário:
Desculpe, mas a sua linguagem não me parece adequada para este forum! Como autocaravanista há mais de 30 anos, lamento.

Pelo seu texto, parece-me que afinal a questão ofende os utilizadores de autocaravanas, como parece ser o seu caso! Sabe, ser autocaravanista vai muito para além disso, mas aceito que ainda não tenha conseguido interiorizar o espírito autocaravanista e se situe no patamar de "utilizador de autocaravana".

No entanto, como cidadão ficar-lhe-ia bem praticar o que aconselha aos outros: MAIS DE DECÊNCIA E DE VERGONHA.

Passe bem

A. Cunha
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Visões

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 12, 2010 5:53 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Já o disse uma vez, volto a repetir aqui neste Fórum. Não queria comentar este tema em concreto por entender, mera opinião pessoal, que este assunto ultrapassa em muito os meus direitos e deveres enquanto cidadão ou autocaravanista que seja!

Não sou contra o "Sinal" nem sou a favor do dito "Sinal".

Antes de avançar com a minha perspectiva sobre o assunto, quero apenas alertar (será que era necessário alertar?), que este "Sinal" existe e está patenteado por uma Federação que por sinal diz que o Autocaravanismo é nos Parques de Campismo! Disse-o publicamente em Orgãos de Imprensa, até desmentido em contrário no Orgão Informativo Oficial dessa Federação, para mim, é essa a única verdade até ao momento, ou seja, Autocaravanismo é nos Parques de Campismo, segundo essa Federação que teima em não desmentir Oficialmente!

Este sinal existe em Verde, em Azul e em Amarelo. Qualquer uso indevido poderá ter consequências indesejáveis, apenas e sómente segundo os direitos legais dos seus proprietários.

Saltando esta questão de existência ou não, de posse ou não, vamos então ao sexo dos anjos!

E começo com várias questões. Quem tiver as devidas respostas, agradeço.

Existe no nosso País, sinalização de proibição de circular a mais de 120 Km hora. Alguém a respeita?

Existe, no nosso País, legislação que proibe e pune o Roubo. Será que este não existe no nosso País?

Existem vários locais onde é proibida a paragem e estacionamento de toda e qualquer viatura. Porque será que lá estacionam todos os que se dão à comodidade de não andar mais 20 metros?

Poderia ir por este Caminho de colocar questões indefinidamente sem que as mesmas obtivessem uma resposta concreta e consisa, quanto mais consensual!!!

Este tipo de "Sinal" existe no estrangeiro. Será que todos o respeitam? Será que o mesmo transforma os possuidores de Autocaravanas em Autocaravanistas?

Quero com isto apenas e tão somente alertar que, venham os sinais que vierem, legais ou ilegais, inventem-se as regras e normas com força de Lei que inventarem, façam o que quiserem e bem lhes apetecer, NADA, absolutamente NADA resolverá assunto nenhum enquanto as Autoridades não se dicidirem a fazer cumprir as Normas, os Regulamentos, as Leis!

Existem neste preciso momento Leis que pura e simplesmente não são cumpridas neste tema e as Autoridades nada fazem!

O nosso problema, que de facto resulta da completa falta de Civismo de uns poucos, que se arrogam no direito do quero posso e mando, assenta fundamentalmente no laxismo em que as nossas Autoridades se deixaram envolver ao longo de anos e anos, e mais anos!!!

Se autuassem de pronto, e não fossem contrariadas depois com recursos e mais recursos, muitas vezes infudamentados e esfarrapados, mas legais, e com o tempo, pura e simplesmente desautorizadas, por força de outros valores quando valores mais alto se levantam!

Há interesses que muitas vezes se sobrepõem à Lei e à Nação, e ninguém faz nada. Há interesses económicos que tudo fazem para nos acantonar nos Parques de Campismo e nos Hoteis. Há tudo e mais alguma coisa a lutar pelos seus objectivos.

E agora surge a questão, o cerne, quem nos defende? Quem nos representa?

Individualmente, duvido que alguém "ouça" a sua palavra. Duvido!!!

Fiz em tempos uma reclamação mais que fundamentada, sustentada, legal, ao Provedor de Justiça. Já lá vão uns largos anos. A resposta deve ter ido de férias!!!

Já por diverssas vezes apresentei queixa na ASAE, sobre diversas matérias devidamente documentadas e fundamentadas, a resposta, infelizmente, foi sempre a mesma, "...trata-se de relações entre consumidor e prestador de serviço que não podemos dirimir."

Quererão agora, a titulo individual, impor o que quer que seja???

Não! Não entro nessa guerra! Cansei!!!

Continuo a acreditar em Instituições, acredito que só estas poderão dar um "murro na mesa" e impor o que de legal houver para impor.

Mas não acredito de todo que o ACP venha algum dia a representar os meus interesses enquanto Autocaravanista. Ele deixou de representar os meus interesses enquanto Automobilista a partir do momento que se "transformou" numa plataforma de compra e venda de produtos e serviços de terceiros. Deixou pura e simplesmente de me representar e apenas a ganhar com actos de compra por mim praticados. Nada mais do que isso!

É a minha opinião e apenas a minha opinião!

Sinais não significam que deixarão de existir incumpridores!

Educação não significa que deixarão de existir os arrogantes e prepotentes.

Qual o caminho a seguir???

No fundo, quem souber responder a esta última questão descobrirá finalmente o sexo dos anjos. Daqueles que muitas vezes travestidos aqui defendem o oposto da prática!

E mais não digo que já vai demasiado longa esta minha reflexão!

Haja Civismo e Respeito e não será necessário criar mais guetos nuna sociedade que está cheia deles!

Um abraço a todos e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Sinalética

Mensagempor Cunha » segunda abr 12, 2010 6:58 pm

Caro companheiro José Gonçalves,

Acabei de ler o seu tópico com o qual concordo, em parte.
assim:
Penso que em relação ao sinal, apenas se tratará de adoptá-lo em Portugal, evitando-se assim que proliferem por esse país sinais e mais sinais, das mais variadas formas e feitios, ao livre arbitrio da entidade que o manda colocar. Um sinal normalizado, oficial e cuja colocação obedecerá a normas precisas e universais, sempre será melhor do que a actual situação, não acha?
Quanto à propriedade do dito cujo, parece-me que a tal federação ainda não terá tal poder que lhe permita sobrepor-se ao Estado, logo desde que constante das normas oficiais, cairá a propriedade privada, ou não? Bem, neste país... nunca se sabe!

Claro que a sinalética desde que oficial e colocada segundo as regras da sua colocação será para ser respeitada, embora todos saibamos como é que isso funciona por cá! Mas, pelo menos, não dará azo a interpretações diversas.

Claro que se uma autarquia resolver colocar um sinal de proibição de ACs, assumirá as consequências daí resultantes. Aliás, actualmente diversas autarquias já colocam sinais de proibição a seu livre arbítrio e todos estamos carecas de saber que são ilegais e nem por isso deixam de os colocar. Havendo a oficialização, pelo menos deverá haver regras iguais para todos, penso eu.

Mas, para mim, o mais importante é a existência de sinalética indicativa ( o tal sinal azul) para orientação dos autocaravanistas, principalmente estrangeiros.

Quanto à representatividade do movimento, é óbvio que enquanto não nos congregarmos numa entidade supra clubística, ninguém pode arvorar-se em representante dos autocaravanistas. Quando muito pode representar os sócios da sua colectividade. Isso não invalida, penso eu, que qualquer autocaravanista, associado ou não de qualquer club, possa assumir iniciativas individuais que pense poderem vir a resultar em benefício colectivo. Estávamos bem tramados se estivéssemos à espera que as colectividades ou associações fossem as únicas entidades com faculdades de iniciativa, não acha?

Assim, quanto ao sinal, parece-me bem que haja iniciativas tanto num sentido como noutro, cada qual esgrimindo os seus argumentos, sempre de uma forma elevada.

Haver sinalética oficial ou não dependerá da percepção que da sua necessidade tiver o legislador com poderes. Eventualmente essa percepção ser-lhe-há transmitida pelos interesses em presença, não lhe parece? De qualquer forma, como o assunto nos diz directamente respeito, acho que nos devemos pronunciar, que mais não seja a título individual.

Por mim, será mais um sinal que terá o mérito de clarificar a actual barafunda. Quanto ao seu respeito, todos sabemos no país que estamos!

Em relação ao ACP poder representar-nos... bem eu sou sócio e a minha ideia é que, se calhar, vai representar mais os interesses de algum sector, mas dificilmente o interesse colectivo, pelo menos com a actual orientação que os responsáveis imprimem actualmente ao ACP. Mas isso, se calhar, serão contas de outro rozário!

Concluindo, quanto ao sinal, venha lá ele, que mais não seja para assistir ao seu total desrespeito, como acontece com os demais existentes!
Um abraço

A. Cunha
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

os sinais da federação

Mensagempor decarvalho » segunda abr 12, 2010 7:06 pm

Vivam

desta vez foco apenas a questao dos sinais da Federação porque quanto ao demais a desinformação aqui veiculada ja está desmontada.

Trata-se de uma questão importante e que na devida altura não mereceu atenção das isntituições que conheço ligadas ao autocravanismo. Paciência,havera que dar a volta por cima, e penso que tal é possivel.

Com estudo, serenidade e tranquilidade de espírito e mas firmeza de propósitos.

De facto, afigura-se-me sustentável juridicamente, (havera neste forum algum jurista que queira ajudar?) que os registos obtidos pela federação são nulos, e que pro isso podem ser impugnados a todo o tempo, quer por instituições ligadas ao autocaravanismo, quer pelo proprio Estado.
E isto por uma razão maior: são elementos do dominio público não apropriaveis particular e individualmente, acham-se em suso em variso Estados da União Europeia.

Mas mesmo que assim não fosse, sempre poderiam ser criados outros sinais...e se aprovados no Regulamento do Codigo da Estrada, teriam a força legal de serem sinais aprovados pelo poder legislativo

a titulo de mero exemplo!

Imagem
semovente...
em:
decarvalho

Ponto final

Mensagempor josegon_calves » segunda abr 12, 2010 8:13 pm

Boa noite Companheiro Cunha,

O Companheiro concorda comigo e eu concordo com o Companheiro, pelo menos na essência da questão.

Há pequenas divergências que são sanáveis, penso eu.

Quanto ao mais, como disse, não devo envolver-me enquanto pessoa individual por correr o risco de ser mais prejudicial que benéfico para a causa em questão. Pelo meno é esse o meu entendimento. Por isso estou associado a algo.

Fiquemos então por aqui para não levantar mais atritos que não nos conduzem a lugar algum!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

PS:
Sobre este tema em concreto, haja o que houver, não volto a comentar.
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

legislação

Mensagempor danibeja » segunda abr 12, 2010 8:57 pm

Caros companheiros,

Vou começar pelo final : Estou de acordo que se crie sinalização em relação as Autocaravanas (tenham atenção que é um sinal de informação), principalmente pelos motivos expostos, alteração dos POOC, ainda por cima, muito provavelmente é inconstitucional.

Já reparei que todos nós temos dado muito pela nossa causa, o que muitas vezes provoca opiniões diferentes, daí vir a este "nosso" fórum dar também mais uma vez a minha opinião, da qual certamente muitos vão discordar, mas com certeza todos me entenderam.

Se já temos sinais de informação que nos proíbem de estacionar (com placa adicional ex: manta rota), é de todo o interesse dos Autocaravanistas que se crie um sinal de informação que permita o estacionamento e pernoita, mesmo que esse sinal sirva posteriormente para nos proibir de estacionar; toda a publicidade seja positiva ou negativa, nos favorece; Esta sinalização vertical irá ficar permanentemente a fazer publicidade ao Autocaravanismo Itinerante ; não tenho dúvida nenhuma que exista ou não um sinal que permita/proíba o estacionamento de ACs , as Autarquias vão sempre impor formas de nos descriminar, tal como hoje, no futuro independentemente de existir legislação ou não, hei-de ter mais de 50 anos de Autocaravanista e assistir a discriminações .

Mas a minha verdadeira ideia em relação a este tema é que deveria terminar e começar-mos a pensar mais alto........ por exemplo um decreto lei ou uma portaria que regulamentasse toda a actividade do Autocaravanismo.

Para fundamentar a minha ideia, não existe forma mais simples, neste momento nós é que somos diferentes, praticamente todos os outros veículos especiais tem decretos ou portarias que os regulamentam, vejam-se os exemplos : taxis; Transporte de doentes (não bombeiros e Cruz Vermelha); transportes escolares ;prontos socorro; e muitos outros.... não quero dizer que tivéssemos que fazer cursos para ficar com habilitação para conduzir Autocaravanas, mas alguns se calhar até precisavam :D ....

Agora imaginem as regras de ouro colocadas na lei, é verdade que como alguns companheiros já disseram essas leis iriam ser violadas, mas pelo menos quem cumpre não levava o rótulo de prevaricador como sucede hoje em dia, somos vistos como iguais e no fundo somos muito diferentes.

Estou convicto que a população passaria a ver as pessoas que conduzem autocaravanas, da mesma forma que vêem os outros condutores, pois a sua grande maioria iria saber quando uma AC está em infracção directa, o que não se passa hoje em dia, principalmente com a comunicação social que temos, salvo raras excepções; a grande maioria da população ainda pensa que o lugar das Autocaravanas é nos Parques de Campismo.

Gostei especialmente dos comentários dos companheiros Carlos Lopez e Henrique Fernandes, pois dizem muito do que eu penso...

Em tom de brincadeira e para terminar:
Não consigo responder as questões iniciais colocadas pelo Companheiro Josegon_calves e ainda bem, pois de outra forma perdia o Emprego
:D :D :D

Grande abraço

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Paulo » segunda abr 12, 2010 9:01 pm

Caríssimos,

Relativamente aos posts iniciais referentes a este tópico, lamento que não tenham sido colocados de modo mais afável, discutindo as ideias e não as pessoas, tal como sempre fizemos, e fazemos questão, que assim seja neste Fórum. Agradeço reflexão sobre esta situação, pois não pretendemos que ocorram futuras situações.

Relativamente ao tema, considero que não há motivo para em Portugal não adoptarmos o sinal CE-24, à imagem do que é feito por outros países da Europa. É claro que a adopção do sinal levará à adopção do pictograma da AC, podendo ocorrer depois, legalmente, sinais que hoje não têm valor jurídico.

Como bem sabem, os municípios não necessitam do pictograma da AC para limitar o estacionamento das autocaravanas. Os sinais de informação tipo H1a – Estacionamento Autorizado - com a indicação adicional através de uma placa M10a anotada com “Excepto Autocaravanas” também o fazem. Se é legal ou não, constitucional ou não, se há ou não cobertura plena do Código da Estrada, teremos de aguardar a decisão da ANSR, relativa a algumas contestações apresentadas.

No entanto, mais tarde ou mais cedo, teremos de assumir que a luta contra as acções discriminatórias faz-se através de associações ligadas ao sector e, se for caso disso, no tribunal, mas só e apenas após esgotadas as negociações possíveis. Até ao momento esta luta é individual, pois as associações da nossa praça são apenas pequenos clubes, sem representatividade, ou noutros casos clubes que não têm demonstrado interesse por estas matérias. A solução terá de vir fora da vida “clubista” pura, isto é, terá de envolver clubes, importadores, vendedores e afins, com peso económico, mas cuja acção seja a criação de condições, a negociação com os municípios e não o desconto no seguro e no pneu, ou os encontros.

Todos conhecemos os exemplos e modelos de sucesso que operam lá fora…
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Sinalética

Mensagempor decarvalho » segunda abr 12, 2010 10:02 pm

Ora vivam....

Como dá gosto ler as ultimas intervenções construtivas!

Imagem

Fica aqui um link interessante (francês) sobre sinalética...oficial e particular:

http://a.ccl.free.fr/actions/etapeslibe ... signal.htm

E não resisto a colocar mais este contributo...(foto abaixo).....esperando que um dia ele se multiplique em Portugal... haja esperança que cada vez mais decisores, a nivel de serviços publicos, e a nivel de camaras municipais recorram a este forum, e aqui encontrem sempre motivos favoraveis à criação da imagem correcta que o autocaravanismo deve ter, e que a maioria dos autocaravanistas merece!

Imagem

e boas voltas e reviravoltas...
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo abr 18, 2010 10:05 pm

Companheiros:
Na sequência do que prometi atrás neste tópico, escrevi (por correio electrónico) ao Sr. Provedor de Justiça manifestando-lhe a minha opinião acerca do assunto.
Não querendo abusar da vossa paciência, deixo aqui a quem interesse o essencial da minha carta.
Sei que me arrisco a ser "maltratado" por algum companheiro que discorde de mim, mas não me importa. Fiz apenas o que me dita a minha consciência e considero que a expressão das minhas convicções não é dirigida a atingir ninguém uma vez que a todos quero respeitar.
Eis então a carta:

-----------------------------------------------------

Exmo. Senhor Provedor de Justiça:
Excelência:

Tive conhecimento, através de fóruns na Net nos quais participam autocaravanistas, que a Provedoria de Justiça terá sido solicitada a pronunciar-se sobre a existência ilegal ou não regulamentada de sinalética em Portugal relativa a autocaravanas.

Essa sinalética, por regra implantada na via pública por iniciativa das autarquias, impõe habitualmente restrições ou interdições ào estacionamento e à circulação de autocaravanas em determinados locais, em claro desrespeito pelo princípio da igualdade de direitos, uma vez que não são simultâneamente aplicadas as mesmas disposições a veículos automóveis com características idênticas (nomeadamente quanto às dimensões e peso).

Casos há até em que nos locais em que se interdita a permanência e a circulação de autocaravanas (na maioria veículos ligeiros) não só não se interdita a permanência e a circulação de outros tipos de veículos ligeiros semelhantes às autocaravanas, como não se proíbe expressamente a permanência e circulação nesses espaços de veículos pesados!
Trata-se, no fundo, de um "conflito" com origem em interesses económicos muito particulares que não cabe aqui discutir.

Tanto quanto julgo saber, V. Exa. ter-se-á oposto à filosofia que dá crédito a esse tipo de sinalética "persecutória" anti-autocaravanista, nomeadamente no âmbito do Plano de Ordenamento da Costa Vicentina, posição essa com a qual não posso deixar de me congratular.

Acontece que é meu anseio, enquanto autocaravanista, a exemplo do que tenho constatado em outros países da Europa por onde viajo, que passe a existir no meu país sinalética relativa às autocaravanas, devidamente regulada por legislação que lhe respeite, mas destinada muito pelo contrário a "informar e a proteger" os autocaravanistas (e não a persegui-los). Portugal enferma, como facilmente se percebe, por omissão dessa sinalética que me atrevo a classificar como "simpática" para os autocaravanistas, de um atraso em relação à realidade europeia que não tem passado despercebido a quem nos visita.

Alguma da sinalética a que me refiro pode ser, por exemplo, consultada num link oficial francês trazida a um dos fóruns autocaravanistas por um dos seus participantes mais activos, e que por isso tomo a liberdade de trazer aqui em segunda mão:

http://a.ccl.free.fr/actions/etapeslibe ... signal.htm

Face a tudo isto acredito que está em causa não só o respeito pelo princípio da igualdade de direitos, muito bem defendido por V. Exa., como a própria imagem do país e a necessidade de uma certa harmonização legislativa com o resto da Europa relativamente a esta matéria.

Não representando eu ninguém no universo autocaravanista, e por isso invocando aqui apenas as minhas convicções pessoais, venho muito respeitosamente solicitar a melhor atenção de V. Exa. para este assunto.

Com os melhores cumprimentos
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes