Autocaravanismo em debate

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanismo em debate

Mensagempor Papa Léguas » sábado jan 16, 2010 10:55 am

Jornadas técnicas decorrem na quarta e na quinta-feira e encerram com um debate sobre as referidas temáticas.
Os temas campismo rural e auto-caravanismo são o mote para duas sessão de trabalho que terão lugar na quarta e na quinta-feira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, e no Auditório dos Paços do Concelho, em Lagos, respectivamente.
A iniciativa (em ambos os casos) tem início marcado para as 14h30 e insere-se no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) – Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) – “Algarve Sustentável”.
Estas Jornadas Técnicas têm por base a mais recente legislação sobre a matéria, bem como exemplos de boas práticas e estratégias a adoptar, e são dirigidas a promotores privados, autarcas e técnicos de entidades públicas.
O evento conta com as intervenções de Jorge Vieira e Francisco Leitão (ambos da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal), que falarão sobre o tema "Campismo, Caravanismo e Auto-caravanismo: Áreas de Serviço, Legislação em vigor". Também marcará presença Alexandre Domingues (da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), que abordará o tema "A realidade do Auto-caravanismo no Algarve: estratégias de acolhimento".
As jornadas encerram com um período de debate aberto a questões.


Transcrito de “Jornal do Algarve – (2010-01-15)”
Fonte acessível em http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.aspx?id=13344
Sublinhados nossos

Impossibilitado de comparecer a estes debates, não só pela distância a que me encontro, como por razões familiares e para o qual, tanto quanto sei, não foram convidados a intervir alguns dos mais directos interessados (os Autocaravanistas), deve, mesmo assim, merecer a atenção das entidades e das individualidades que se reclamam do autocaravanismo, entendido como uma modalidade de turismo itinerante.

Pelo menos os autocaravanistas do Distrito de Faro devem criar as condições para poderem participar activamente no próximo dia 20 e 21 de Janeiro nestes debates.

Não sendo contra a realização de debates, antes pelo contrário, não posso deixar de protestar contra a realização de um debate que se vai realizar em horário dito laboral, o que não cria condições de igualdade de oportunidades para todos os interessados (autocaravanistas, comerciantes) poderem comparecer. A não ser que a intenção fosse mesmo essa, o que não quero acreditar.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Mario » sábado jan 16, 2010 3:37 pm

Olá

Se necessário fosse a acreditar na transcrição trazida pelo Pápa-Léguas que desde já lhe agradeço,temos aqui a confirmação da falta de representatividade institucional do autocaravanismo.

Partido do pressuposto óbvio que não haverão muitos praticantes de autocaravanismo em Portugal a reconhecer á "Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal" a necessária independência e isenção no tratamento das especificidades inerentes á prática do autocaravanismo, perante a constatação, a confirmar-se a ausência de algum representante institucional directamente ligado á prática em questão temo sinceramente pela validade das conclusões a retirar de tão "amplas" jornadas técnicas.

A ligação intrínseca do autocaravanismo ao campismo é o estigma que me recuso a aceitar,por esse facto não reconheço a Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal, competências sobre o autocaravanismo luso.

Naturalmente que esta postura corresponde a um ponto de vista pessoal tão legitimo com qualquer outro.

Quanto á ausência de interlocutores válidos, na óptica do pensamento desenvolvido anteriormente, nas "Jornadas Técnicas" resultará de um lapso,ou da falta de reconhecimento por parte dos órgãos institucionalizados da existência das mais variadas "designações "que por aí existem que poderão começar em CPA e.......acabar num qualquer observatório sobre autocaravanismo.

Haverá certamente muitos jubilados com competências técnicas e quiçá disponibilidade para ajudarem em estreita colaboração com os mais dedicados a libertar do espartilho em que se encontra o autocaravanismo luso,no pressuposto que os autocaravanistas Lusos nutram algum interesse na alteração do actual estado.
Editado pela última vez por Mario em sábado jan 16, 2010 7:37 pm, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Paulo » sábado jan 16, 2010 7:24 pm

Boa tarde,

Olhando para a entidade interveniente (FCMP), a vertente do autocaranismo que apenas posso esperar ver tratada pelos respectivos representantes será o campismo em autocaravana, o qual apenas o entendo dentro de parques de campismo, ou seja, dentro dos espaços que os associados da FCMP, e ela própria, exploram.

A vertente do autocaravanismo sem recurso a campings, isto é, baseada na viagem e nas paragens breves (desejavelmente, mas não obrigatóriamente) em espaços reservados a autocaravanas, nunca a vi defendida nem considerada pela FCMP. Até seria uma defesa difícil de entender pelos seus associados - donos dos campings - pois estes consideram que as ACs fora dos parques são lucros que eles perdem.

Esta visão é no mínimo idiota, pois no dia em que os autocaravanistas forem obrigados a pernoitar em campings, a curva de visitas estrangeiras e a venda de autocaravans em Portugal cairá para valores muito baixos. Será nesta altura que os autocaravanistas irresponsáveis e o importadores tomarão consciência do tempo que perderam e do que não investiram na defesa desta actividade turística. Mas aí será tarde.

Tenho muita pena de não poder estar presente nestas jornadas, dado que são de acesso livre, mas por motivos profissionais estarei nessa altura em Lisboa, tal como é frequente. De qualquer modo, acredito que deverão estar presentes pessoas pertencentes às diversas organizações de defesa do autocaravanismo (clubes, movimentos, observatórios, etc), e a presença desses é que será realmente importante.

Aguardemos pelo resultado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

perplexo

Mensagempor decarvalho » sábado jan 16, 2010 8:01 pm

Partilho das reflexões do Mário e do Paulo...mas com umas nuances!

1) O organizador é quem? : A iniciativa (em ambos os casos) tem início marcado para as 14h30 e insere-se no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) – Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) – “Algarve Sustentável”.

2) A CCR do Algarve não terá sido ouvida ou chamada a participar? e esta nao tem conhecimento do sector do autocaravanismo? pelo menos aquando do relatorio...

3) Pena foi de facto em 2009 no pico do ano parlamentar se ter gorado uma hipotese de estruturaçao do Movimento dos Autocaravanistas... agora, a retoma a exsitir precisrá de outras mãos!

4) e em alternativa, não sera um dia possivel ter em Portugal, na ausencia de uma Federaçao de Clubes Autocaravanistas (pois há pouco cá disso,não é?) Uma Federação como a Francesa que apesa de tudo se preocupa com o autocaravanismo, mesmo fora dos parques de campismo...(embora pouco)
Ver FFCC http://www.ffcc.fr/65/html/camping-cars ... -cles.aspx
e
FFACC http://www.ffaccc.fr/accueil

5) Ao menos, não haverá quem no Algrave queira e possa lançar um Clube Autocaravanista Regional do Algarve... ou se for de estirpe mais antiga... um Clube de Autocaravanistas do Reino dos Algarves?

Ora boas voltas e reviravoltas....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » domingo jan 17, 2010 3:02 pm

Caro Decarvalho,

A questão que aqui se coloca (autocaravanismo) vai decorrer no Algarve mas poderá ter um impacto global, pois quem vai discutir o assunto é uma entidade que não a perfilha, não a partilha e não tem know-how sobre a mesma.
A sua lista de perguntas revela uma busca de soluções onde elas não existem.

Não é a CCDR que tem a obrigação de defender o autocaravanismo, pois é uma entidade interveniente, mas pela informação disponibilizada, opinará sobre a vertente técnica.

Não é a criação de mais clubes que resolve esta questão. Se poderão aparecer no Algarve ou em Alenquer, não sei, pois não pretendo, nem tenho disponibilidade profissional, nem familiar, para participar em qualquer desses movimentos ou dos que existem - resumindo: não pretendo cargos de tipo algum. Espero que isto responda directamente à sua questão indirecta. O meu contributo para esta actividade é, e tem sido, a colaboração neste Portal, e as suas actividades, enquanto possa esticar o meu pouco tempo. Tenho a consciência tranquila de que faço e tenho feito o que me tem sido possível, aqui na Internet e para além dela!

A questão referente a este evento é uma questão pratica - não é um evento fútil, nem um sonho - é uma oportunidade para esclarecer quem deve ser esclarecido e impedir que as autoridades presentes sejam grosseiramente envolvidas por quem fala do que não sabe e pretende sim defender os negócios dos seus associados.

É a altura dos que dizem representar o autocaravanismo e dos que se pretendem candidatar a cargos inerentes a esta defesa, aparecerem e mostrarem as suas aptidões e assumirem as suas responsabilidades.

Recordo que:
Estas Jornadas Técnicas têm por base a mais recente legislação sobre a matéria, bem como exemplos de boas práticas e estratégias a adoptar, e são dirigidas a promotores privados, autarcas e técnicos de entidades públicas.


E sobre este tema, em concreto, a ver vamos o que decorrerá e se não será mais um tiro nesta actividade turística, em que emagrecerão muitos (comerciantes locais, importadores,...etc) em favorecimento dos empresários dos campings...

Abraço,
Editado pela última vez por Paulo em segunda jan 18, 2010 10:55 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

?

Mensagempor decarvalho » domingo jan 17, 2010 6:05 pm

Carissimo Paulo,


Ha muitas questões no seu reply que me ultrapassam, e excedem o meu post, onde nao fiz perguntas indirectas ou implicitas, e em que tudo começou com uma pergunta expressa sem resposta.

Quem organiza mesmo esse encontro?
- porque a partir daqui podera perguntar-se por mais perguntas do que por respostas...quem organiza, convidou quem?

Quanto ao mais estou 100% de acordo consigo... não quero cargos ou funções e tenho o tempo limitado (felizmente), e em Alenquer (que nao se compara com o Algarve) não me consta que haja quem quer que seja interessado em criar um clube de AC... :lol:

O meu contributo para o autocaravanismo hoje resume-se, serenamente, a ser autocaravanista, manter um blog, e a colaborar episódicamente em foruns, ou em outras iniciativas se, e apenas se, convidado...

bom resto de fds!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor seco » domingo jan 17, 2010 11:54 pm

Boas

Concordo com o que o Mário disse de não nos sentirmos representados pela Federação de Campismo, no entanto e no estado actual das coisas, quando quiserem interlocutores oficiais vão à Federação. Isto é definitivo e está correto no quadro actual.
Aquilo que nós somos é turistas itinerantes então criemos clubes de turismo AC que não têm nada a ver com o campismo e em consequencia coma a Federação de Campimo e Blá e Blá. Nacionais , regionais , locais ....mas muitos!
E talvez a prática desta actividade turistica e não desportiva possa ter outra tutela e outro enquadramento.
Quanto a quem organiza, e que tanto angustia o decarvalho, tanto faz! os destinatários estão lá expressos e os conferencistas só poderiam ser aqueles....
Estamos muma altura importante em que devemos manifestar a nossa união. Mesmo sem ser sócio espero que o CPA reflicta bem e não se deixe embalar por tiradas demagógicas mas se afirme como um Clube de Autocaravanistas sem o temor de perder representatividade.
OS "interessados" foram convidados para o banquete; saibamos ser dignos e não esmolar o que temos de direito As organizações deveriam em conjunto ou individualmente enviar um protesto por, mesmo não sendo convidadas, fossem pelo menos informadas do evento e da sua importancia face ao público a que se destina.
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Papa Léguas » segunda jan 18, 2010 9:11 pm

Acerca deste tema e considerando o que foi dito no Fórum do “CampingCar Portugal” um nosso companheiro de Guimarães escreveu um comentário também sobre este tema no Blogue do “Papa Léguas” (http://papaleguaspt.blogspot.com/2010/01/autocaravanismo-em-debates.html) de que aqui realçamos o seguinte trecho:

(…) com uma agravante, alguém, de nome Jorge Vieira, afirmou publicamente, em letra de imprensa, que "dormir em autocaravana em estacionamento público é prática ilegal de campismo.”

Registe-se que Jorge Vieira é membro da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Mais adiante e sobre o debate que vai ter lugar no Distrito de Faro diz ainda, desanimado, este nosso companheiro:

O "tema" a ser debatido no Algarve, não será certamente em prol do autocaravanismo e a AG de Fátima creio que não o virá a ser também!
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor fluis » terça jan 19, 2010 12:31 am

Boa noite,


Pela importância do que me parece vir a ter estas Jornadas técnicas, e apesar da minha manifesta falta de disponibilidade das últimas semanas, sinto-me obrigado a vir dar a minha opinião.

Neste evento irão estar presentes representantes dos municípios, um representante da CCDR Algarve (O nosso já conhecido Alexandre Domingues), e, para meu espanto, representantes da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Lembro que a CCDR Algarve foi o autor de um completo estudo sobre o autocaravanismo, dando algumas soluções sendo que algumas delas mereceram reparo das várias entidades ligadas ao autocaravanismo, estando do outro lado uma Federação que sempre fez Zero pelo desenvolvimento do autocaravanismo, que nem sequer se dá ao trabalho de publicar na sua revista, noticias importantes que lhe chegam sobre o mesmo, nem tão pouco, e isto não passa de pura regra de boa educação, a dar uma resposta que seja.

Uma das pessoas que vai estar presente é Jorge Vieira director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o autor destas inacreditáveis declarações ao JN de 26/08/2008 as quais coloco aqui para recordar:

"O que é proibido - porque configura campismo selvagem - é parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoitar", sublinha Jorge Vieira, director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. "Parar a autocaravana, abrir o toldo, instalar uma mesa e ocupar a via pública é inaceitável", sublinha.


Se concordo em absoluto com a 2ª parte, como é obvio, tenho de discordar completamente da primeira, e ficar apreensivo com o que irá resultar deste evento. Quem irá a FCMP defender? O autocaravanismo? Certamente que não! É claro que quem a federação defende são os seus associados, nem mais nem menos que os donos dos parques de Campismo. Então que soluções para o autocaravanismo na região do Algarve irão sair destas jornadas técnicas? Certamente que a Federação irá aconselhar ao incentivo de utilização de parques de campismo e porque não, a criação de mais e provavelmente o reforço de fiscalização para obrigar os autocaravanistas a não cometerem a ilegalidade de “parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoitar”

Está previsto debater "a mais recente legislação sobre autocaravanismo". Mas qual legislação? A portaria que era para se aplicar a áreas de serviço de campismo para autocaravanas? Ou afinal a Federação irá tentar a sua aplicação noutro âmbito?

A juntar a isto não podemos esquecer a reserva de alguns sinais feita por parte da Federação, reserva essa que nunca ficou bem explicada qual era o objectivo.

Tudo isto, somado à ausência de entidades que de facto nos defendam nestas Jornadas Técnicas, faz-me temer pelas consequências que irá ter para o autocaravanismo na região do Algarve, e que possivelmente mais tarde não deixarão de se reflectir no resto do país.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Fluis

Mensagempor decarvalho » terça jan 19, 2010 4:48 am

Ora viva...
apenas deixo aqui curta msg de concordância,em especial quer pelas reservas à federação e pela nota sobre a CCDRA.

abraço e boas volats e reviravoltas
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » terça jan 19, 2010 6:04 pm

É interessante, mas triste, ver como as dificuldades nem sempre aguçam o engenho.
Repare-se neste editorial do Jornal do Algarve (13/01/2010), em que é mostrada, com toda a clareza, a crise aos seus vários níveis. Mesmo assim, temo que a ganância de alguns não queira ver a oportunidade que temos em aproveitar aquilo que recebemos, mesmo sem nada fazer - OS AUTOCARAVANISTAS.

Com os actractivos que temos poderíamos ter ainda mais procura, potenciando as condições de acolhimento e criando regras, que todos conhecemos e estamos habituados a cumprir, quando passamos a fronteira. Não me refiro a condições delimitadas por "arame farpado" nem regras que condicionem a liberdade de escolha de cada um, nem nos empurrem para desterros que nos privam do nosso consumo no comércio local e do centro das localidades.

O modelo francês, ou italiano, de acolhimento do Turismo Itenerante em Autocaravana tem provas dadas, em que as Áreas de Serviço convivem com os campings, sendo cada uma escolhida pelo autocaravanista em conformidade com o seu interesse e o local.

É claro que esta modalidade de negócio não é conhecida em Portugal pelos representantes dos empresários dos campings (FCMP), pois estes talvez nem sejam nem campistas nem autocaravanistas...talvez sejam montanheiros...

13-1-2010/11:5 |

Na última semana recorremos às estatísticas para explicarmos que temporais como o que tem varrido a região nas últimas semanas se enquadram dentro da alternância cada vez mais frequente entre Invernos suaves e Invernos muito rigorosos, que não são mais do que uma consequência das alterações climáticas provocadas, sobretudo, pelo “efeito de estufa”. Infelizmente, este Inverno está incluído na categoria dos que mais prejuízos têm provocado no país e, principalmente, no Algarve, particularmente ao nível da agricultura.

Só os produtores de citrinos reclamam prejuízos que rondam as 50 mil toneladas de fruto, o equivalente a cerca de 10 milhões de euros, enquanto os proprietários de estufas se queixam de perdas podem ascender a dois milhões de euros. Um desastre, para um sector já de si bastante débil.

Aguardam-se, por isso, as indispensáveis ajudas, já prometidas e sem as quais será impossível aos agricultores enfrentarem os problemas.

Se a esta situação juntarmos as dificuldades que enfrentam os pescadores, que se têm visto privados de ir ao mar buscar o seu sustento e nem sempre por causa do mau tempo, como acontece com os pescadores da Fuseta, impedidos de pescar devido ao assoreamento de uma barra que, como muitas outras no Algarve – a do Guadiana, por exemplo – esperam há anos por obras de desassoreamento e se a isto acrescentarmos, ainda, o panorama da crise que vive o turismo, com uma quebra de entradas de cerca de menos 300 mil turistas estrangeiros e com muitos hotéis fechados, temos razões para dizer que não estamos a entrar com o “pé direito” em 2010, o que poderá ter reflexos na recuperação económica que todos desejamos rápida.

No que concerne ao turismo, é evidente que a quebra tem a ver, sobretudo, com a substancial redução do afluxo de turistas britânicos, o que acentua a necessidade, urgente, de há muito reclamada, de se procurarem mercados alternativos e susceptíveis de estarem menos à mercê das crises e gerarem maior receita, mas que, por circunstâncias várias, ainda não foi convenientemente agarrada, apesar de existir a consciência de que, hoje mais do que nunca, o turismo não é só “sol e praia” e de se terem dado alguns passos interessantes nesta direcção, com propostas de qualidade ao nível da cultura, gastronomia e actividade artística.

Oxalá a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que hoje se inicia, nos traga ideias novas e propostas que mudem, definitivamente, o rumo do nosso turismo.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor joaquim » terça jan 19, 2010 6:30 pm

Estamos em Portugal..."jardim á beira mar plantado" onde nada se faz a bem do turismo, seja ele qual fôr...nada não é bem assim, o engenho vai para, "sacar" o guito aos ingleses, alemães e outros, é a maneira mais fácil de facturar...Ai os nossos politicos e governantes..........
Abraço!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Sacar o guito

Mensagempor josegon_calves » terça jan 19, 2010 7:07 pm

Pois é!

Por enquanto, os responsáveis pelo "turismo" no Algarve ainda podem sacar o "guito" aos alemães, ingleses, franceses, etc..

Por enquanto!!!

Com o desenvolvimento das actividades marginais naquela região, com a procura de explicações por parte das autoridades exigidas pela Suiça e pela Inglaterra, com o rumo que aquilo está a tomar...

Um dia destes ainda nos vão pedir por favor, voltem!!!

Ou então, continuarão tão casmurros que continuarão a tapar o sol com a peneira e a cuspir para o ar e assobiar para o lado!!!

Não sei bem qual será a escolha, mas que a vai haver, ai isso vai!!!

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor Paulo » quarta jan 20, 2010 9:29 am

Bom dia,

Ora aqui temos algo mais concreto e que vai no sentido das nossas preocupações. Não é o regular nem o criar condições que é preocupante - é como vão ser operacionalizadas estas acções.

Por exemplo, a CMTavira prevê um Parque de Autocaravanas em Cachopo!!! Alguém sabe onde fica Cachopo? Fica longe de tudo o que é motivação para os os autocaravanistas que visitam Tavira!

Cachopo fica a 40Km de Tavira.

A técnica é sempre a mesma: empurrar os autocaravanistas para longe da vista. No entanto, não penso que longe da vista também é longe do coração das localidades, onde eles gastam todos os dias o seu dinheiro.

O comércio local e os restaurantes é quem irá sentir mais esta situação.

Será que estes foram ouvidos??

Debate sobre infra-estruturas para acolher auto-caravanas em jornaldas a realizar no Algarve


A criação de infra-estruturas apropriadas para acolher auto-caravanas vai estar em debate nas jornadas técnicas de Campismo Rural e Auto-Caravanismo, a realizar quarta e quinta-feira em Tavira e Lagos.

As jornadas são organizadas pela Algarve Sustentável, detentora da estratégia de eficiência colectiva para as zonas de baixa densidade do Algarve, criada no âmbito dos Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), e contam com o apoio das câmaras das duas cidades e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

João Madeira, da Algarve Sustentável, explicou à agência Lusa que "a região tem problemas de ocupação indevida de espaços por auto-caravanas, mas não dispõe de infra-estruturas para acolher este tipo de turismo".

"Estas jornadas não são propriamente para debater esta ocupação indevida. São dirigidas a técnicos das autarquias que têm que licenciar espaços para acolher auto-caravanas e a promotores que têm ou querem criar parques de campismo para estes turistas", sublinhou.

João Madeira adiantou que entre os oradores estão dois representantes da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e "vão abordar a legislação que regula os parques de campismo para caravanismo, que não é específica em todos os requisitos e deixa muitos deles ao critério dos promotores".

"Vão ainda ser apresentados casos de boas práticas e participará também um técnico da CCDR que vai apresentar um estudo feito sobre esta matéria e que identifica áreas preferenciais para a instalação de parques de caravanismo", acrescentou.

João Madeira disse que "esse trabalho já está feito no litoral, mas ainda falta fazê-lo no interior e a Associação Ambientalista Almargem (promotora da Algarve Sustentável) está a ajudar a identificar os melhores sítios para a sua instalação, numa lógica de concentração e não de dispersão", acrescentou.

Fonte da Câmara de Tavira disse à Lusa que a autarquia "apresentou uma candidatura para a construção de um parque de auto-caravanas na zona de Cachopo, porque o concelho tem um problema grave de campismo selvagem".

"Já encerrou um parque que era utilizado indevidamente por muitos proprietários de auto-caravanas e tem estado a realizar acções de sensibilização para evitar situações deste tipo", adiantou.

"A GNR também tem realizado acções de fiscalização, mas é preciso criar alternativas para os turistas que se deslocam ao concelho em auto-caravanas e evitar que ocupem indevidamente outros espaços", frisou.

O encontro tem início às 14:30, com intervenções de dois representantes da FCMP, Jorge Vieira e Francisco Leitão, que vão falar sobre "Campismo, Caravanismo e Auto-Caravanismo: Áreas de Serviço e Legislação em Vigor.

A partir das 15:30, será a vez de o técnico da CCDR Algarve Alexandre Domingues abordar o tema "A realidade do auto-caravanismo no Algarve: estratégias de acolhimento". O encontro termina com um período de debate aberto a questões dos participantes.

Quarta-feira, as jornadas realizam-se em Tavira, no auditório da biblioteca municipal Álvaro de Campos, e na quinta-feira em Lagos, no auditório Municipal dos Edifício dos Paços do Concelho Século XXI.

(Agência Lusa)
09:06 quarta-feira, 20 janeiro 2010


Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Provere

Mensagempor decarvalho » quarta jan 20, 2010 4:53 pm

Ora vivam....

parece mesmo que o epicentro dos interlocutores do Autocaravanismo esta no programa PROVERE e na CCRDA ( que me levou tempo a descobrir....).

SE assim for ja se saberá (só agora) a quem é que os descontentes ou pró activos cidadãos autocaravanistas se devem dirigir...

O programa pode ser visto com uma grande lista de investimentos em:
http://www.ccdr-alg.pt/poalgarve21/prov ... ntavel.pdf

de que se destacam:

Parque de campismo rural + destilaria medronho + venda produtos locais +
animação Aljezur Privado 2009 150.000,00
Parque autocaravanas Lagos Privado 2009 60.000,00 PRODER
Agência de Viagens
Melhoramento do parque de campismo rural - Quinta Odelouca-
Parque de Campismo Rural Silves Privado 2008 196.871,00
Parque de campismo Rural de Vale de Odre - Empet - Parques Empresariais
Parque de autocaravanas a dinamização do parque temático - Inst.
Solidariedade Social da Serra do Caldeirão Loulé Privado 30.500,00
Parque de merendas e autocaravanas do Pereiro - Município de Alcoutim Alcoutim Publico 2009 200.000,00
Parque de merendas e autocaravanas na ribeira da Foupana, junto à Barrada -Município de Alcoutim Alcoutim Publico 2011 100.000,00
parque de campismo com animaçao (actividades no ria Guadiana, agroturismo)- Lewis e Lisa Overdrop Alcoutim Privado 2009 450.000,00
Parque de autocaravanas com quiosque rural em Algoz e Destilaria combungalows em Messines - Horácio Manuel Belchior Silves Privado 2009 262.384,00

Ou seja...........faz mesmo falta a criaçao de um Clube de Autocaravanistas do Algarve...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 75 visitantes