Barragem de Montargil

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Barragem de Montargil

Mensagempor majv » segunda ago 10, 2009 5:33 pm

A propósito do tópico de Vila Praia de Ancôra e de tantos outros:
Este fim de semana, de sábado para domingo, pernoitei na Barragem de Montargil.
Indecisos entre esse local e o Fluviário do Açude do Gameiro, e já cerca das 20 horas, mal vimos uma AC estacionada a cerca de 300m do paredão e do lado oposto á povoação que dá o nome á barragem, toca a ficar por ali, que já havia companhia.
Junto a essa AC, com toldo aberto, mesa e cadeiras..., um jeep, um barco e uma tenda montada, espaço não faltava, e toca a assentar arraiais.
Jantar, e como de TV nem sinal havia, foi dia de deitar mais cedo.
Cerca das 23 horas, ouço um jeep a chegar, e espeitando, vi que era a GNR.
Ordem para os nossos vizinhos desmontarem a tenda e recolher toldo, bem como mesa e cadeiras.
Palavras do GNR: "para acampar, há ali um parque do outro lado..."
E deseguida foi mandar desmontar mais umas 2 dezenas de tendas que bordejavam a margem da barragem.
A nós nada foi dito, e também nada haveria a dizer pois nada tinha para o exterior da AC.
Portanto, e pelo menos em Montargil, parece que a GNR já não mete as AC's todas no mesmo pacote, e, desde que estacionadas ordeiramente, nada dizem...
Ainda vale a pena ser civilizado.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

GNR

Mensagempor decarvalho » segunda ago 10, 2009 6:41 pm

meu caro amigo Manuel Vitorino, e demais leitores do forum

é assim mesmo, quer do ponto de vista autocaravanista, quer do ponto de vista da GNR

Parece que valeu mesmo apena na altura, e atempadamente (como esta noticiado no blog do MIDAP) a reuniao havida no comando geral da GNR, em Lisboa, e em que participaram a ANA PRESSLER e eu proprio, tendo na altura sido explanada detidamente a posição teorica com documentaçao, e dai ter surgido a promessa de uma informaçao do comando da GNR para os comandos distritais, sobre o que era o verdadeiro autocaravanismo.... distinguindo-o totalmente do campismo selvagem e separando as aguas...

Assim vale a pena, nao so ser civilizado, como lutar serenamente, fundamentadamente e objectivamente por ideais e ideais...só assim o autocaravanismo ganhará o respeito institucional a que tem direito, mas só, e apenas desde que o saiba conquistar....!

um abraçao amigo,e bem haja pela noticia!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor seco » segunda ago 10, 2009 8:52 pm

Meus Amigos

Estes posts vêm demonstrar que vale a pena sonhar.
Havemos de conseguir o respeito pelo Turismo itinerante e parques para os campistas em autocaravana.
Ou então fazer com que resipeitem as regras.... Se calhar é mais fácil!
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor majv » segunda ago 10, 2009 9:03 pm

Companheiro Decarvalho,
Ensinaram-me desde miúdo, que as verdades são para se dizerem.
Tal como já critiquei o facto das autoridades meterem tudo no mesmo saco, também há que dizer bem daqueles que têm dois olhos na cara, e, possivelmente já com indicações superiores, fruto do trabalho das formiguinhas do MIDAP, já vão conseguindo distinguir os infractores, dos cumpridores, e não se pondo a distribuir "fruta" a torto e a direito.
Também posso acrescentar que, no sábado anterior, e em conversa com um amigo GNR de Coruche, ele também criticava os excessos de alguns donos de auto-caravanas, e que os outros não podiam pagar por isso.
Enfim...Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Boas voltas
MV
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Mensagempor Aleluia » segunda ago 10, 2009 9:50 pm

Uma atitúde sensata a da GNR.

Só é pena, as forças policiais não actuarem da mesma forma em todo o país.

Este fim de semana, estive em Portimão, não queiram saber as atropelias que se passaram por lá; desde toldos abertos, mesas para refeições; grelhadores; etc; chegando ao ponto, de sairem do lugar e por garrafões de água ou grelhadores a ocupar o lugar, para quando chegarem de volta, ter o lugar disponivel.

Isto tudo, num parque de estacionamento público, no meio da cidade.

Depois de apreciar condignamente o que se estáva a passar, cheguei á triste conclusão, que a maior parte das situações, era de pessoas que tinham adquirido carros importádos, já com alguns aninhos, tendo inclúsivamente, uma das viaturas só pegádo de empurrão, sairam meia dúzia de vezes, um tinha sido a primeira vez, mas que não se preocuparam em saber quais as regras minimas, do bom comportamento.
Fiquei com a ideia, que as pessoas pensam que o que é preciso é comprar um carro, depois as atitudes são as mesmas de quem está num parque de campismo.

E naquela zona, não eramos poucos. Deviam estar umas 40 ou mais autocaravanas.

Enfim, como a esperança é a ultima a morrer, façamos votos, que as mentalidades e a consciência das pessoas, se vá esclarecendo.

Companheiros, boas voltas;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Carlos Martins » segunda ago 10, 2009 10:17 pm

Companheiro Aleluia

Esta questão vai da formação das pessoas porque também comprei o ano passado uma AC de 1992 e Importada, a minha primeira AC portanto muito novato, e não é por isso que tenho atitudes menos sensatas e positivas.
A verdade é que me imformei sobre atitudes e bom comportamento, mas posto isto se calhar o "culpado" destas atitudes será o "governo"... vamos é esclarecer as pessoas em vez de chegar e lhe aplicar as multas, vamos educar primeiro... afinal o Autocaravanismo está a começar a crescer à pouco tempo...
Um Abraço
Carlos Martins

"Êta Mundo Bom"!
Avatar do Utilizador
Carlos Martins
 
Mensagens: 29
Registado: terça fev 17, 2009 3:34 pm
Localização: Abrantes

Mensagempor Aleluia » segunda ago 10, 2009 11:14 pm

Bem haja, companheiro Carlos Martins.

Fico contente, por teres tido a preocupação de te informares sobre as atitudes e os comportamentos a ter. Critico sim, é aqueles que não o fazem.

Eu com o meu post, não quis incluir todos aqueles, que adquiriram carros importados, longe de mim, tal ideia. Mas sim, os que o fazem, não tendo depois, o cuidado de se informarem, para ver como a coisa funciona.

Em relação ao governo, ponho as minhas dúvidas, pois já há legilação, onde se diferência o parquear do fazer campismo.

É só, os interessados se informarem.

Saudações Autocaravanistas;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Luis Nascimento » terça ago 11, 2009 10:58 am

É bom saber-se que as autoridades começam a separar o trigo do joio, foi excelente a actuação em Montargil, já não o é , quando proíbem a circulação ou o estacionamento das auto caravanas para reprimir o abuso de alguns.
Eu penso que a grande maioria dos iniciados, procura informar-se acerca das boas praticas do auto caravanismo, e hoje, graças às novas tecnologias, temos estes fóruns que são excelentes meios de formação. Depois de se ler calmamente o conteúdo do fórum, um individuo quase que passa de principiante a veterano.
O problema está nos que vêm no auto caravanismo uma forma barata de fazer campismo, uma vez que ficam fora dos parques, neste grupo devemos incluir também alguns estrangeiros, e não são nada poucos.
Era bom que entretanto saísse legislação pois seria um forte contributo para a dignificação da imagem do auto caravanista.

Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor JorgeUMM » terça ago 11, 2009 1:09 pm

Boas Companheiros

Gostaria de agradecer em primeira instância o relato feito por majv, que comprova que se faz jus a um ditado popular "Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura". Ou seja, aos poucos percebe-se que os comportamentos estão de forma gradual e paulativa a alterar-se, inclusivé da GNR.

Seja-me permitido, no entanto, manifestar a minha não total concordância com dois comentários inseridos neste post.

O primeiro foi feito pelo companheiro seco, quando afirma: "Havemos de conseguir o respeito pelo Turismo itinerante e parques para os campistas em autocaravana." Sendo relativamente novo (à cerca de 1 ano) na prática do autocaravanismo, opto quase sempre por efectuar a pernoita em parques de campismo, por questões relacionadas com a segurança, sobretudo tendo em conta os filhos que me acompanham nas minhas viagens. Esta opção deliberada, não me exclui naturalmente doq que se convencionou apelidar de Turismo Itinerante.
Sinto-o na plenitude.

Por outro lado, permitirme-ei imiscuir no comentário do companheiro Aleluia: "Depois de apreciar condignamente o que se estáva a passar, cheguei á triste conclusão, que a maior parte das situações, era de pessoas que tinham adquirido carros importádos, já com alguns aninhos, tendo inclúsivamente, uma das viaturas só pegádo de empurrão, sairam meia dúzia de vezes, um tinha sido a primeira vez, mas que não se preocuparam em saber quais as regras minimas, do bom comportamento."
Penso que a maior parte dos comportamentos menos apropriados, são tidos pelas pessoas por manifesto desconhecimento. Isto é, penso que as mesmas estarão absolutamente convencidas, que não existe nenhuma prevaricação nas atitudes que adoptam.
Confesso publicamente sem qualquer pejo que, também eu muito provavelmente seria um dos prevaricadores, se antes da compra da autocaravana e de me iniciar nas lides do autocaravanismo, não tivesse tido a preocupação de me informar, nomedamente atrvés da consulta deste fórum.
Por outras palavras, o que estou a tentar dizer é que mais do analisar criticamente, compete-nos a todos aqueles que nutrimos particular carinho por esta nobre actividade, o dever de procurarmos elucidar todos aqueles que têm comportamentos menos adequados.
Eu faço-o.
Boas viagens
Jorge Figueiredo
Avatar do Utilizador
JorgeUMM
 
Mensagens: 67
Registado: quarta Oct 01, 2008 11:24 am
Localização: Carregal do Sal

Falta de Respeito

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » segunda ago 17, 2009 12:42 pm

Este fim de semana dei um saltinho as termas de São Pedro do Sul e pude observar a boa área de serviço para autocaravanas que la existe assim como os estacionamentos para as mesmas perto.
Esses estacionamentos estavam desertos mas no geral junto ao rio num estacionamento marcado para ligeiros estavam varias autocaravanas atrevassadas a ocupar no minimo 3 lugares acampados, a dar uma má imagem e a revoltar todos os visitantes que em pleno agosto procuram os poucos estacionamentos existentes.
É uma falta de civismo tremenda, tem condições mas querem mais.
Assim continuamos a não ir a lado nenhum, continuamos a falar e a lutar, mas cada vez que saio me recordo que sou uma minoria muito pequena.
CCLV-CANOAGEM
 
Mensagens: 61
Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor edurana » terça ago 18, 2009 10:31 am

Bom dia Companheiros:
Estive a semana que passou em Monte Gordo, num espaço em frente ao parque de campismo e junto á praia. Vi dezenas de autocaravanistas ali estacionados e vi, especialmente por parte dos portugueses um cuidado, para que as regras não fossem ultrapassados, infelizmente, poucos e em especial estranjeiras(inglesas) não estavam a cumprir as regras.Mas uma autocaravana portuguesa (citroen), assim que chegou baixou logo a tenda, pôs o cãozinho preso no exterior e pendurou no toldo uma gaiola com 3 canarios. Pergundo o que merecia este "companheiro"?, e nos que lá estavamos?. Depois digam que a GNR chateia.
Um bem haja ao GNR de Montargil, eu tambem já lá pernoitei 2 vezes na vila e não tive chatice.
um abraço
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Mensagempor jorgefgoncalves » terça ago 18, 2009 12:10 pm

Bom dia,

Não me admira que algumas forças policias não destingam os verdadeiros prevericadores, pois também os autocaranistas não fazem por isso quando se ralatam situações como a do companheiro Aleluia em que (mesmo sem querer) se está a discriminar os que têm AC nacionais ou importadas, sendo estes ultimos os prevericadores o que em minha opinião não corresponde minimamente á verdade, ainda há bem pouco tempo estive no Camping Orbitur de Quartueira, e deparei-me com um verdadeiro acampamento junto a praia (algumas AC no areal de acesso a praia tal como ligeiros), NACIONAIS, IMPORTADAS, ESTRANGEIROS, NOVAS, SEMI-NOVAS e VELHAS, havia para todos os gostos.

Desculpem a minha franqueza, mas além de iniciado também tenho uma AC Importada, velhinha 7 aninhos, ( não €€€ dá para mais), mas nem por isso me considero Autocaravanista de 2ª, e muito menos prevericador por ter AC importada.
Cumprimentos,
_______________________________________
Jorge Gonçalves
Avatar do Utilizador
jorgefgoncalves
 
Mensagens: 40
Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor edurana » terça ago 18, 2009 4:33 pm

Penso que o companheiro Aleluia não quis atingir nada nem ninguem. Eu tenho 57 anos ainda estava na barriga da minha mãe já fazia campismo, e em Outubro comprei uma autocaravana usada. De imediato comecei a consultar os foruns, e adaptei-me de imediato ás regras de bom comportamento quando estamos em autocaravana. Apaquei de imediato os hábitos de campista.
Como exemplo, está o que escrevo mais abaixo, a autocaravana dos canarinhos é nova e comprada em Portugal. Eu trabalho com a Opel e sei ler as matriculas ( o que aliás não é dificil).
Um abraço expecialmente ao companheiro Aleluia, possivelmente escreveu o que não pensa.
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Mensagempor Aleluia » terça ago 18, 2009 11:30 pm

Bem haja Edurana. parece que compreendeste o meu post.

A minha ideia, era simplesmente descrever o que vi.

Pode não ser 100% verdade, mas o que vi, foram meia dúzia de autocaravanas importádas, em que o comportamento dos seus donos, deixava muito a desejar.

Critico sim, é as pessoas adquirirem um carro, para fazerem Autocaravanismo, e depois não se preocuparem em saber quais as regras, em que o mesmo se rege.

Atenção, com isto, não estou a dizer, que todos os companheiros que adquirem carros importádos, tenham o mesmo comportamento. Mas o que relatei, foi um facto.

Saudações a todos;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor caminheiro » quarta ago 19, 2009 6:14 pm

Companheiros,
Pairam nuvens negras sobre o turismo itinerante que corre o risco vir a ser extinto vitima da sua popularidade e massificação. Em qualquer forum, Português, Espanhol, Francês,etc. são relatadas todos os dias as restrições ao autocaravanismo. Os culpados não se identificam com a idade ou proveniência das autocaravanas. Os culpados são os "AUTOCAMPISTAS" que espalham a de falta de civismo e imundice por onde quer que passem, independentemente da sua nacionalidade, idade ou condição social. Certo é que o máximo de selvajaria ocorre no mês de Agosto com o número de "autocampistas" selvagens a aumentar escandalosamente. Acho que nós, os autocaravanistas de bem, devemos continuar a chamar a atenção dos "autocampistas" para a sua conduta imprópria. Nós, os aposentados, devemos, se possível, prescindir do litoral em Julho e Agosto para dar lugar aos companheiros que ainda estão em actividade profissional. Os "autocampistas" fazem-me sentir cada vez mais um proscrito e autocaravanista envergonhado. É culpa das autarquias?
Infelizmente isto ainda vai acabar mal e não só em Portugal.
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes