por josegon_calves » sexta mai 08, 2009 8:55 pm
Boa noite,
Venho desta feita informar a todos os Companheiros que, normalmente, todas as Empresas que vendem mercadoria a pesam à saida ou à entrada das suas fábricas, cá no Norte cheguei à conclusão que são quase todas as do ramo Textil e algumas do ramo de cablagem automóvel, possuem os chamados Instrumentos de Pesagem de grande tonelagem, que têm de estar Homologados, Certificados e Aferidos anualmente.
Quem procede à Aferição Anual e sua Certificação também anual são normalmente as Delegações Regionais do Ministério da Economia ou mesmo o Instituto Português da Qualidade.
Sem estes documentos não podem efectuar transacções intracomunitárias. O que quer dizer que são tão válidos, os seus resultados de pesagens, como qualquer outro. É só uma questão de mais luta ou menos luta mas chega-se ao resultado pretendido.
Em última análise recorre-se ao Instituto Português da Qualidade, aí na Costa da Caparica, que é o Organismo máximo que tutela os pesos e sistemas de pesagem cá em Portugal. Este era o Caminho que estava delineado para eu seguir no prazo que dispunha, isto, antes de um "santo" me "cair" ao caminho!
Mas como nem sempre os "santos" andam para ai a cair... o melhor mesmo é saber os passos a dar.
Como eu já aqui reafirmei devemos previamente efectuar uma dessas pesagens (paguei 2€ pela 1ª. e grátis a 2ª.), por descargo de consciência primeiro, para eventuais rectificações que precisemos realizar em segundo, e para protestar de imediato a eventual anomalia em última instância.
A mim... não me apanham noutra!!! Ainda por cima com esta devidamente documentada...
Espero que um dia, se for o caso, repesquem a minha ocorrência e façam dela prova de que os Centros e os seus Técnicos também podem falhar. E como eles FALHAM!
Nem sempre a razão lhes assiste.
Até sempre,